O poder da música

15:26:00

 Rob Hefferan
Com essa correria no dia-a-dia, muitas vezes a pessoa nem consegue tirar algumas horas para ouvir uma música que tanto lhe faz bem... Cantar pode até não assustar os males, como anuncia o ditado popular, mas a utilização de sons, ritmos, compassos e melodias ajudam a restituírem a saúde de muitos pacientes, isso é o que garantem médicos das mais diferentes especialidades, que utilizam a “musicoterapia” como recurso terapêutico no tratamento multidisciplinar de inúmeras doenças. A música age diretamente ao sistema límbico do cérebro (região responsável pelas emoções, pela motivação e pela afetividade), contribuindo para a socialização e até mesmo aumentando a produção de endorfina. Pode ser usada principalmente no combate à depressão, ao estresse, à ansiedade; no alívio dos sintomas de doenças como hipertensão dores crônicas, e tantas outras doenças. Com o mundo cada vez mais barulhento, elas se tornam cada vez mais necessárias, até porque, além de relaxar, alegrar e trazer à tona lembranças e saudades, a música transforma completamente o estado emocional. A meu ver um mundo sem canções com certeza seria algo sem graça, pois, as melodias e harmonias fazem parte desse nosso universo e parte dos nossos momentos vividos. Eu não saberia viver sem a música. Cada momento especial de minha vida eu monto uma trilha sonora. Sou bem eclética em relação a estilo musical. Às vezes você começa ouvir um acorde e em poucos segundos é tomado por emoções que acalmam, fazem você atravessar no tempo e relaxar. Outras vezes dá vontade de dançar, cantar. Quem nunca sentiu mais contente, depois que ouviu sua música preferida, ou ainda colocou uma musica calma só para relaxar? Os Acordem aliviam as dores, ao atingir o sistema nervoso, por meio da produção equilibrada de substâncias químicas (os chamados neurotransmissores) provoca o alívio da dor. 

Segundo pesquisadores, a música traz resultados surpreendentes ao nosso corpo e mente. A técnica usada é tão eficiente que, ao reduzir a dor e a ansiedade, reduz-se também o consumo de analgésicos e sedativos. O repertório para ser usado no tratamento pode ser variado, indo do rock ao jazz, sertanejo ou MPB, samba pagode. As músicas são escolhidas pelo paciente e vão depender do seu gosto, cada paciente tem seu ritmo preferido para relaxar, animar, e ajudar na concentração. Muitas canções, através de suas palavras e notas musicais remetem a uma sensação de paz e felicidade transportando para um estado até mesmo de graça.
Não é de hoje que o homem descobriu que a música faz bem para a sua saúde. Desde a Grécia antiga já havia estudos sobre isso. O filósofo Aristóteles, no século V a.C, percebeu que as canções causavam uma influência positiva sobre o corpo humano e passou a utilizá-las para ajudar pessoas que sofriam com problemas psicológicos. Conforme pesquisas, em 1500 a.C, Papiros de Kahun, já sabia que a música trazia benefícios a mulheres grávidas e passou a usufruir dela, para ajudar durante a gestação. Mas, foi somente após a primeira guerra mundial, que as melodias passaram a serem utilizadas em hospitais como terapia para veteranos de batalhas. A partir de então, essa ciência não parou de evoluir. Respeitando o gosto de cada um e não abusando da altura do som, a música só tende a lhe te fazer o bem. 

Bem curioso, que a música estimula até o crescimento das plantas, principalmente as músicas clássicas. As plantas são muito sensíveis a vibrações, portanto à voz humana e a música estão sendo usada em estufas profissionais para estimular o crescimento das plantas... No livro “as vidas secretas das plantas” vemos os resultados de experiências fascinante com as exposições de variadas espécies de plantas com diversos tipos de música. Pesquisadores colocaram vários sons de músicas para ver o qual as plantas ia se identificar. Teve várias que gostaram de músicas clássicas, e outra até de rock. 
Os animais também adora música clássica. Pesquisas indicam que quase todos os animais gostam de música, ou pelo menos reagem a ela. E há ritmos específicos que ajudam a relaxar, principalmente gatos e cachorros. Como eles não são nada bobos é de "Mozart" que eles gostam, enquanto que os bois e vacas gostam mais de "Vivaldi e Beethoven". A recomendação do zootecnista Paulo Parreira, professor de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A audição de cães e gatos é bastante sensível. Além de captarem sons em outras frequências, que ultrapassam o espectro sonoro humano, eles também conseguem ouvir ruídos até quatro vezes mais longe do que o homem. O que é alto para nós torna-se insuportável para os animais. Portanto, o mais indicado é optar por um volume ambiente ou baixo. O que é alto para nós torna-se insuportável para os animais. O certo é que, embora tudo pareça demonstrar que as pessoas têm gostos diferentes dos animais de estimação, em matéria musical, compartilhamos o gosto por escutar uma boa música, de acordo com os parâmetros de cada um. Então fique  atento ao volume do som, se seu animal de estimação estiver no mesmo local que você.

Reconhecendo esse poder que a música tem sobre todos nós seres, desse planeta. Então! Ouça, cante, dance, sinta todo o poder que um som pode trazer. Porque na música, até o próprio silêncio tem ritmo...

Um grande abraço!
Até a próxima postagem!











Hoje pra finalizar deixo um vídeo...
Essa música ficou linda na vós do Zé Ramalho. Eu gosto muito de "chão de giz" que está lindo também.Tenho um vizinho que toca todos os dias as músicas do Zé Ramalho, que a gente acaba aprendendo a gostar de tanto ouvir, embora não seja muito meu estilo musical. Zé Ramalho ganhou espaço na MPB com seu estilo marcante e original desde 1970, e tudo que canta vira ouro. Nessa apresentação foi tudo de bom! 




Zé Ramalho - Sinônimos

Quanto tempo o coração leva pra saber
Que o sinônimo de amar é sofrer?
No aroma de amores pode haver espinhos
É como ter mulheres e milhões e ser sozinho
Na solidão de casa descansar
O sentido da vida encontrar
Quem pode dizer onde a felicidade está?

O amor é feito de paixões
E quando perde a razão
Não sabe quem vai machucar
Quem ama nunca sente medo
De contar o seu segredo
Sinônimo de amor é amar

Quem revelará o mistério
Que tem a fé
E quantos segredos traz
O coração de uma mulher?
Como é triste a tristeza
Mendigando um sorriso
Um cego procurando a luz
Na imensidão do paraíso

Quem tem amor na vida,
Tem sorte
Quem na fraqueza sabe
Ser bem mais forte
Ninguém sabe dizer onde a
Felicidade está

O amor é feito de paixões
E quando perde a razão
Não sabe quem vai machucar
Quem ama nunca sente medo
De contar o seu segredo
Sinônimo de amor é amar

Postagens Passada

132 comentários

  1. A música acalma. Quando minha neta era bebé, chorava muito de noite. Os pais mudavam a fralda, davam biberon e nada. Ela chorava na mesma. Um dia o pai pôs uma música baixinho no quarto e ela calou-se. Depois disso cada vez que ela chorava assim sem motivo, punha-se a música e pronto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da música, a criança se acalma e dorme melhor. Hoje em dia você encontra DVDS com músicas apropriadas para acalmar crianças e animais. Muito legal né? Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música.
      Um beijo e dias pra ti.

      Excluir
  2. One of the poets / playwrights I admired during my college days was the Englishman William Congreve. He had at least two memorable lines which often are quoted today. One is: "Musick has charms to soothe a savage breast." The line is from his play, "The Mourning Bride."

    He was right then, Smareis, just as you are right today and, as you noted, just as Aristotle was right before both you and Congreve.

    I do know the effects of music on me, which is why I often listen to it late into the night searching for serenity or why I loudly "rock out" while exercising. It serves both as a sedative and a stimulant for me, depending on my need at the time.

    Your post forms good advice, Smareis. The power of music is great, and more people should utilize it, especially when searching for a few moments of calmness and peace of mind.

    I shall save Congreve's second memorable quote for another day ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Music has this calming function. Even my dog loves music, he sleeps when he hears my music, whether at home or in the car he is always calm. I do not know how the world would be without music. I believe it would only Fram sadness. I'm very eclectic musical style, the more I like the rock, although hear many other styles as well. Music has a great effect on my life, especially my inspiration of the day.
      A good weekend Fram!
      Smiles for you!

      Excluir
  3. Olá,Smareis
    tive a oportunidade de conhecer a musicoterapia em um hospital e o bacana mesmo é esse poder , o próprio paciente, de escolher as músicas , pois, a música tem algo de sublime capaz de nos elevar aos Céus...meus aumigos e miaumigos devem ter o mesmo gosto musical que eu,e nem "reclamam" da tonalidade... Não sou um bom cantor e tampouco tenho qualquer tipo de formação musical, mas já andei cantando em alguns karaokês da vida J-Pop ...existem certos tipos de músicas que me incomoda,mas é assim mesmo, gosto é gosto,não se discute!Bacana re-ouvir Zé Ramalho!Belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A musicoterapia ajuda em vários tratamentos, pacientes que sofre de algumas doenças crônicas. Eu conheço algumas pessoas que já passaram pelo tratamento e foram bem sucedidos. Eu também já cantei em alguns karaokês. Não importa o que a gente canta, o importante é que faz bem danado. Eu sou bem eclética, mais sou mais do Rock. Embora também gostar de vários outros ritmos.
      Dias bons pra você Felisberto!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Verdade, Smareis, a música tem poder de curar e relaxar, como também estimular quando estamos depressivos.
    Muito linda a música selecionada, obrigada pela partilha, felizes dias, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música auxilia muito paciente depressivos.
      Bom fim de semana MariaTeresa!
      Abraço grande!

      Excluir
  5. Se eu lhe disser que até na casa de banho ouço música acredita?
    É a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito Pedro, tenho amigos que são assim como você, ouve música em todos os lugares que vão. Tenho um primo que deixou de usar a sauna de um clube que a gente frequenta, só porque não tinha música no local. Em toda área do clube tem música, menos na sauna.
      Bom fim de semana Pedro!
      Dias bons pra você!

      Excluir
  6. Hola Samareis..Me encanta tu post sobre la música. Y que las plantas fuesen sensibles a ella.
    Tengas una feliz semana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias mi amiga Juolina
      Contenta de que gustado el post
      Buen fin de semana
      abrazos

      Excluir
  7. Amo música. A música expressa aquilo o que é inenarrável, sem ao menos precisar de palavras. E essa música chão de giz tem muitas interpretações, a composição foi muito bem pensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Érika, chão de giz é uma música linda, poética, com algumas metáforas. Por este motivo, existem também várias interpretações possíveis. Existe ainda a interpretação que a música retrata as coisas efêmeras da vida, e como essas coisas passageiras se apagam da nossa vida com facilidade, assim como o giz é apagado do chão.
      Com certeza muito bem pensada essa composição.
      Bom fim de semana!
      Abraços!

      Excluir
  8. O meu mundo é feito de literatura, musica e natacao...tenho andado a escutar bastante o jazzman José James adoro, e a  symphonie nº 3 de H. Górecki. Um abraço 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto também José James. A natação também é meu esporte preferido. Adoro.
      Abração!

      Excluir
  9. Sem musica a minha vida era a preto & branco.
    Gostei bastante de ouvir o Zé Ramalho que não conhecia.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.
    Andarilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também Francisco.
      Uma abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  10. Interessante esse poder da música!
    Tenha um bom dia.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música é tudo de bom!
      Ótimo fim de semana pra você Nina!
      Beijo!

      Excluir
  11. Eu também não saberia viver sem música!
    Não aprendi nenhum instrumento, ou mesmo canto, mas aprecio muito!
    Quando mais jovem passava horas deitada no chão da sala com uma pilha de discos de vinil fazendo minha seleção. Hoje já não consigo esse tempo... ouço no fazer de outras tarefas mas sempre que posso, reservo um momento só para a música e nada mais.
    Adorei aprender que a música clássica faz plantinhas crescerem mais rápido e felizes!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo atrás, assisti um documentário sobre plantas medicinais no Discovery. Além da adubação equilibrada e essencial para a segurança das plantas, eles usavam a música também. Tinha o resultado antes, e depois da música. Muito legal mesmo!
      Ótimos dias Ana Paula.
      Beijos!

      Excluir
  12. Bom dia Smareis
    Meu emocional vive a serenidade e a calma que a música transmite
    Em minhas aulas uso música clássica que acalma as crianças e possibilita a concentração. A suavidade das notas musicais penetra no cérebro e gradativamente vem o relaxamento e o corpo está pronto para a atividade. Com isso consigo reduzir o déficit de atenção e o ambiente se torna acolher e sereno mais propício à aprendizagem
    Música é uma bênção e os diversos ritmos se aplicam à situações diversas do nosso cotidiano
    Este texto é uma pérola. Obrigada pela partilha
    Beijokas com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal esse domínio que algumas músicas exercem no ser humano Gracita. A música clássica e bastante usada em escola hoje em dia, e a atividade da criança melhora bastante. A música é um presente divino do Criador.
      Fico feliz que gostou do texto.
      Beijos e ótimo fim de semana!

      Excluir
  13. OI Smareis eu estava tirando um período para descansar e agora retorno encontrando um post maravilhoso. A música tem imenso poder e usada corretamente nos momentos certos é divina.
    Bonita esta música de Zé Ramalho.
    um grande abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voltou Élys, estava sentindo sua falta.
      Muito linda essa música do Zé Ramalho.
      Dias bons pra você!
      Grande abraço!

      Excluir
  14. Los buenos sonidos son bienvenidos
    Lastima que la juventud este bombardeada por acordes tan agresivos
    Cariños

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La juventud de hoy como que los estilos más fuertes
      buen fin de semana
      abrazos Abuela

      Excluir
  15. Lovely post!! Yes, music does bring therapy and healing to the heart and body. I love it and have played the piano all my life. It speaks to my heart. I can't imagine life without the melody.

    Thank you for sharing and also for stopping by and your kind comment and new following. I am trying to follow you here too but so far, the link is not letting me through. I will keep trying. Have a wonderful rest of the week. Hugs and Blessings!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Music therapy is very good for the heart and mind. I also love the piano, and could not live without music in my life.
      Great weekend for you Celestina
      A kiss on the heart!

      Excluir
  16. Sin música la vida sería muy triste. Calma nos da vida y nos hace sentirnos bien.
    Besos desde Béjar 🌹🙋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí Laura, la vida muy triste y sin música.
      Un buen fin de semana
      Abrazos!

      Excluir
  17. Uma voz de trovão muito boa com simplicidade verdadeira.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente música Manuel. A voz do Zé Ramalho é bem marcante. Ele continua com o mesmo estilo de sempre, não mudou em quase nada. Uma das músicas mais tocada dele é o "Chão de Giz", muito linda.
      Ótimos dias!
      Bjs!

      Excluir

  18. Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.
    Porque não há quem não feche os olhos ao cantar a música favorita... Lindíssimo texto poetico... bj em seu coração ótima semana...grato pela visita em meu espaço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wonder. Que bom que gostou.
      Beijos no coração!
      Ótimo fim de semana!

      Excluir
  19. Hei Smareis querida demais! Então vamos falar de musica ? Amo muito ! Penso que a musicoterapia, nem e´algo inventado pelo homem e sim, de uma natureza tão primordial, quanto a musica em si... Imagino que quando o altíssimo criou a musica, também foi com o sentido de abraçar a nossa alma, e nos acalentar . Antes disso a musica sempre foi para o seu louvor e gloria, e então, não poderíamos esperar menos de seus respingos sobre nós mortais. Eu adoro escrever ouvindo musica! Quando quero algo alegre procuro ouvir canções alegres, e de qualidade. Quando estou emotivo demais , o Blues se casa comigo. Toda aquela melancolia são de bemóis que nos atravessam a alma, e a inspiração flui emotivamente. A musica tem esse efeito sobre mim. E tem aquelas canções calmas, que nos embalam; não é mesmo? "Sem a musica, o universo seria um vazio, sem a rima melódica da poesia. A musica pra mim , é a expressão da poesia entre tons e semitons . Agora quero os petiscos e o refrigerante vice! rsrsrs Por enquanto curvas, retas e esquinas esta sem atualização, mas logo teremos nova postagem . pra você, meu musical carinho ! beijos e abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha, você não esqueceu? Então, senta-se! O que deseja?
      Refringente geladinho chegandoooo Beto! Qual o petisco deseja? Tem bolinho de camarão, e canapés, kibe recheado com queijo, Risos! Ah, melhor deixar você escolher e se servir vice! Sinta-se a vontade, a casa é nossa!
      Seu comentário bem sábio e inteligente, como todos que você faz Beto... Com essa alma linda que você tem não poderia ser de outra forma.
      Meu pai tocava vários instrumentos, e sempre quando o fazia dizia que era para honra e gloria do altíssimo. Deus sempre quis ser adorado por meio da música, os salmos dão muito destaque ao uso de instrumentos musicais na adoração a Deus. Há quem afirme que o instrumento musical é meramente uma ajuda ao cântico, mas no Antigo Testamento, no entanto, o instrumento era usado especificamente para louvar a Deus, e não apenas para ajudar a cantar. A música foi um presente muito valioso pra nós mortais, e eu, não saberia viver sem ela.
      Ludwig van Beethove certa vez disse: “Milhares de pessoas cultivam a música; poucas, porém têm a revelação dessa grande arte.”

      Beijos e abraços bem apertados, e um punhado de sorrisos.
      ótimo fim de semana!
      Sucesso ai no projeto Beto!
      Estou só aqui torcendo!

      Excluir
  20. Desde o tempo das cavernas que existe musica . O homem podia não lhe dar , ainda , esse nome , mas era - o .
    Cá em casa além da leitura há o " vicio " da música. Mesmo os gatos .
    Tenho uma preferência muito acentuada por jazz e amo alguns dos vossos cantores e compositores .


    Obrigada Smareis pela óptima abordagem a um tema tão caro .

    Beijo grande,
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um yorkshire que quando ligo a música seja em casa ou no carro, ele se acalma e logo dorme.
      Eu também gosto do jazz Maria!
      Fico feliz que curte algumas de nossas músicas. O Brasil tem boa música, eu só não curto o funk. Nada contra, só não faz parte de meu estilo musical.
      Ótimo fim de semana!
      Beijo grande!

      Excluir
  21. Smareis
    Ouvi a um verdadeiro melómano que:"a música é a voz de Deus". Se nos basearmos nisto fica tudo dito. No entanto, conforme o gosto de cada um, sempre a música predispõe bem, até como fundo quando se escrever. Acredito que o teu magnífico post tenho sido escrito ao som da música do Zé Ramalho. Gostei da interpretação.
    Reportando-me: confesso-me brasileirão, tenho todas as razões e mais uma para gostar do Brasil, onde só fui em Maio de 2015, ao Nordeste. É que em 1968 e 1979 entrei numa empresa dum grupo brasileiro foi pena a empresa ser vendida, porque jamais consegui ser um trabalho tão compensador, quer em gostar do que fazia (campo editorial), quer em instalação ou compensação monetária. Depois de mais oito empregos, em sete anos, achei que mais nenhum patrão ou chefe me valia e criei a minha própria revista de Filatelia. Como tinha já cariz lusófono, o primeiro estímulo veio de São Paulo, do que viria a seu meu grande amigo Américo Tozzini, que além de promover a minha revista na Rádio Bandeirantes, me escreveu semanalmente, 30 anos, ou seja o resto da vida. Guarda uma pasta de recortes de jornais, do Brasil, que falam de mim ou da revista. Agora de dez livros, oito têm capa, ou capa e prefácio de artistas e escritores do País irmão. Um dos livros - ENCONTROS DE POESIA LUSO - BRASILEIRA, é em dueto com a poetisa brasileira Ma Socorro.
    Por último, no próximo Novembro, deslocar-me-ei a João Pessoa, onde serei "eleito" escritor lusófono do ano a 26 de Novembro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Daniel, cada um com seu gosto e estilo.
      Foi sim escrito sim, ao som do Zé Ramalho o post, você acertou risos. A mais conhecida dele é o "Chão de Giz", linda e bem curiosa à letra.
      Não sabia dessa tua história aqui no Brasil. Muito legal! O Brasil é um País maravilhoso.
      Então em novembro você estará em João Pessoa. Que bom!
      Parabéns Daniel!
      Na verdade eu ainda não adquiri seu livro. Na época que me falou como fazia para chegar até mim, eu acabei me ausentando da internet por vários meses por problemas pessoais. Vou dá uma olhada nos seus livros e vê qual eu quero que me envie.
      Ótimos dias pra ti Daniel!
      Sucesso nos seus projetos!
      Beijos!

      Excluir
  22. Hello, I found music to be very everything you want it to be. It can be relaxing and peaceful, upbeat and cheerful. What a thoughtful and wonderful post. Thanks for sharing. Enjoy your day and the week ahead!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glad you liked the post
      Music soothes and is good for heart and soul
      Good weekend
      A big hug Eileeninmd

      Excluir
  23. Respostas
    1. Um presente para nós mortais...
      Um bom fim de semana Beija-flor!

      Excluir
  24. Ola minha linda,
    Plagiando "rir é o melhor remedio", "musica é o melhor negocio". Eu amo musica tanto para dançar, como para cantar e principalmente escrever.Aqui no RJ algumas clinicas ja adotam a musica como forma terapêutica de dependência química.
    A musica é a poesia em forma de notas.
    Uma primavera cheia de harmonia e um beijo carinhoso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música é tudo de bom Bandys!
      Um beijo carinhoso!
      Feliz primavera!

      Excluir
  25. There is music for every mood and can be very relaxing.
    Great post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surely my friend, the music of various styles and for various tastes.
      Good morning to you

      Excluir
  26. Smareis, acredito plenamente no poder da música.
    Há uns anos tive ataques de pânico que acalmavam com a meditação e música, nomeadamente mantras.
    Pena que tanta gente não tenha acesso ou não acredite nestes benefícios.

    Um beijinho grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Fê, a música já me auxiliou em muitos momentos da minha vida. A música é parte da minha vida.
      Ótimos dias !
      Beijos!

      Excluir
  27. Oi Smareis,
    Que postagem ótima!
    A música traz muitos benefícios mesmo,
    eu também tenho minha trilha sonora
    e ouço música todos os dias!
    Que possamos usufruir dessa terapia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu monto uma trilha sonora para quase todos os momentos especiais de minha vida Clau. O que importa não são as notas da música, mais sim, as sensações produzidas por elas. A música está em tudo... Eu ouço todos os dias, principalmente a noite.
      Ótimo fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  28. Olá Smareis,
    Também gosto muito de música, assim como poesia, tem algumas que nos falam à alma.
    Meu neto de 8 meses se aquieta quando colocamos música ou o pai toca violão.
    Frequento uma casa espirita que toda semana tem um coral maravilhoso,saio de lá enlevada.
    Um abraço,
    Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música e a poesia devem ser irmãs gêmeas porque nos faz um bem danado. Criança gosta muito de música, principalmente no violão ou piano. Que bom que seu neto tão novinho já esta tendo contato com a música. Isso é bom demais.
      Um abraço Sônia!
      Ótimo fim de semana!

      Excluir
  29. Boa noite Smareis! Ah, que música maravilhosa essa de Zé Ramalho, foi tema de uma novela igualmente linda...me traz lágrimas aos olhos...quer prova maior da influência da música sobre nós? A boa música vai direto à nossa alma, sem disfarces, subterfúgios, é um raio que atravessa todas as camadas e nos desarma. Felizmente Deus nos deu esse presente para adoçar nossas vidas.
    Um feliz, lindo final de semana! Feliz primavera.
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Bindi e Ghost!
      Muito linda essa música né? Ele teve algumas músicas que foram trilha sonora de novela. “Mistérios da meia noite" foi trilha sonora nacional da novela Roque Santeiro. Fez bastante sucesso.
      "Entre a Serpente e a Estrela" foi utilizada na trilha sonora da novela "Pedra Sobre Pedra." E teve outras também. Ele tem muitas outras músicas bonitas. Como o Chão de Giz que é muito bonita. Eu não curtia muito as músicas dele, mais a gente vai ouvindo e acaba se identificando e gostando.
      Que bom que recebemos esse presente de Deus para nos acarinhar o coração e a alma.
      Um beijo grande no coração!
      Ótimo fim de semana!.

      Excluir
  30. Olá prezada Smareis, grato por lá passar e teu gostar deixar, e por compartilhar tão bela postagem acompanhada de bela música. Zé Ramalho sempre cantando pura poesia, e como você disse Chão de giz é também belíssima, é uma pena que não me deixam trabalhar ouvindo música, mas música é tudo de bom. Desejo que você e todos em volta tenham dias deveras abençoados, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que veio Sotnas, estava sentindo sua falta. Zé Ramalho e pura poesia. "Chão de Giz" pra mim é a melhor dele.
      Bons dias pra você amigo.
      Um abraço!

      Excluir
  31. A música serve também para ser tema de postagens excelentes como esta!
    Ela não faz parte apenas do universo humano, mas também é significativa para os outros animais e para as plantas. Eu já vi uma reportagem na TV sobre um fazendeiro que toca música clássica para suas vacas, e elas parecem adorar!
    Já minha cachorra deve ser roqueira, pois faz muito barulho. Kkkkkkkkkkk!
    Parabéns, obrigado pelas informações.
    Abraços, Smareis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leonel, fico sempre muito feliz quando te vejo aqui. Eu também já assisti essa reportagem, e olha, que elas aumentaram até o volume de leite. A música clássica tem esse poder sobre as plantas também.
      Então sua cachorra deve gostar de rock roll, meu cachorro também gosta rsrsrsrs.
      Bom fim de semana!
      Abraços Leonel!

      Excluir
  32. Cara Smareis

    A nossa vida sem música seria triste, estéril. Como bem demonstrou todo o ser vivo ama a música, o que quer dizer que estamos todos em consonância com o Universo.

    Seja música moderna ou clássica, dependendo do gosto musical de cada um, é Felicidade pura podermos encher a nossa existência de música, ouvindo-a, cantando e dançando. Até me admiro como não o experimentamos mais vezes, se transportamos connosco o mais belo instrumento de todos: a nossa Voz.

    Adorei este seu post, Smareis.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Olinda, a vida sem a música seria muito triste. Eu acredito que, tudo que faz parte desse universo gosta de música.
      Que bom que gostou da postagem!
      Um bom fim de semana!
      Um beijo no coração!

      Excluir
  33. ¡Hola Smareis!!!

    Que sabias letras nos dejas, amiga: y totalmente de acuerdo contigo. La música hace milagros mientras la escuchamos apartamos a un lado los contratiempos de la vida y saneamos un poco la mente, es como una medicina espiritual que nos eleva y devuelve el bienestar.

    Que sería un mundo sin música? No tendría sentido. Por cierto me encantó el vídeo esa voz preciosa del artista con la canción propicia.

    Ha sido un placer pasar por esta tu casa y leerte, eres un solete con tus letras. Y te felicito

    Te dejo mi inmensa estima y mi gratitud.
    Un abrazo y ten un feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdad Marina
      La música es muy bueno para la mente y el corazón. Nuestros aumentos que nos deja en un estado de armonía y alegría.
      La voz de Zé Ramalho y diferenciada, así roca que parece un trueno.
      Contento de que hayan disfrutado el poste
      Un gran fin de semana!
      ¡Un fuerte abrazo!

      Excluir
  34. Oi Smareis! Sou suspeita para falar de música, sempre fui apaixonada, desde os tempos de menina quando cantava com meu pai as músicas do tempo dele.
    Tenho um gosto bem diversificado, vai do clássico ao imortal rock and roll. Já tive vários ídolos e meu último foi a Amy Winehouse, sinto falta das canções que ele ainda não havia feito...A música torna até o mais difícil da vida ser suportável, embala nossos amores, lembranças e momentos de alegria.
    Ah, adoro Zé Ramalho e Chão de Giz é minha preferida dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Eu também quando pequena curtia muito as músicas de meu pai Dalva. Ele tocava alguns instrumentos musicais, e sempre tinha uma cantoria nos finais de semana. Então não tinha como, não aprender, e curtir as músicas dele. Eu gosto muito do rock and roll também, mais não aquelas muito pesada.
    A música tem muita influência na vida da gente. Sem ela seria bem triste a vida.
    "Chão de Giz" também é a minha preferida do Zé Ramalho.
    Um bom fim de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. A música é, também, uma forma de poesia onde as palavras (versos) podem ser sustidos, apenas, na imaginação de cada um.
    Muito bom e saudável este teu Post. Parabéns.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melodia é a vida sensível da poesia.
      Boa semana Sol!
      Beijo!

      Excluir
  37. Eu dantes ouvia horas de música por dia! Agora ouço muito menos, nem se compara!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. A música é mesmo muito boa para as pessoas e para muitas outras coisas.
    Não conhecia o Zé Ramalho (acho que não chegou a Portugal...). Mas gostei de ouvir a música do vídeo.
    Magnífico post, como sempre.
    Smareis, bom resto de domingo e boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zé Ramalho e muito conhecido, e um excelente cantor. Carrega uma multidão em seus shows.
      Boa semana Jaime!
      Beijos!

      Excluir
  39. Maravillosas tus palabras. Yo no puedo vivir sin la música!!
    Besos!

    ResponderExcluir
  40. Gracias por visitar Anne
    Voy a pasar a través de su blog para una visita
    Me alegro que te gustara mi blog
    Buen fin de semana
    abrazo

    ResponderExcluir
  41. gracias Leovi
    No sé cómo vivir sin música
    Buena semana
    besos

    ResponderExcluir
  42. E eu que gosto tanto de música!

    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Muito bom ouvir Zé Ramalho.
    A música é uma forma de nos acalmar e dos deixar preparados para a reflexão que precisamos de fazer nas nossas vidas. Desde sempre quase todos soubemos isso. Quando os psicólogos o descobriram já muita gente fazia essa auto-terapia. Mas gostei de ler o seu texto. Tantas coisas que eu não sabia...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem Graça.
      Um bom fim de semana !
      Beijos!

      Excluir
  44. Olá, Moça, Gostei muuto!
    Realmente a música é bálsamo para muitas dores, todos os dias tenho aula de alongamento com uma bela música de fundo. Obrigado pela visita e também pelo comentário. Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  45. eu costumo dizer, que seria deste mundo sem música.
    a música acalma e é uma boa terapia para manter o equilíbrio em nossos dias.
    boa semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem imagino como seria o mundo sem a música.
      Bom fim de semana.
      Beijos!

      Excluir
  46. Só para te dizer que concordo em gênero, número e grau, Smareis; sou um apaixonado pela música! :) Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  47. Belíssimo post! Eu, particularmente, adoro música, principalmente a orquestrada, bem baixinho.

    Abraços,

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bem eclética em relação a música, gosto de vários ritmos.
      Abraço e bom fim de semana Furtado.

      Excluir
  48. Amo demais música, Smareis. Não dirijo sem ouvir, aliás. É tudo que há de melhor. E também amo planta, diga-se. Ótima postagem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ligo o carro e o som em seguida. São duas coisas que adoro fazer. Dirigir e ouvir música.
      Bom fim de semana Sérgio!
      Beijos!

      Excluir
  49. Bom dia, a musica faz parte da vida, sou um consumidor de musica diariamente, sinto-me bem com a mesma.
    Oiça a boa musica portuguesa, se me permite, aqui vai! Os Quatro e Meia - Se Eu Pudesse Voltar- https://www.youtube.com/watch?v=mFc0ISlubtY

    Resto de boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo link AG. Linda a música "Se Eu Pudesse Voltar com Os Quatro e Meia". Eu ainda não conhecia o trabalho dos músicos. A letra é muito bonita. Eu também gosto do António Zambujo e Miguel Araújo com a música "No Rancho Fundo", ficou muita boa na vós do dois.Tony Carreira também é um grande cantor, gosto muito.
      Bom fim de semana!

      Excluir
  50. Amo Música!

    Irrita-me , porém, este hábito de agora todos os espaços terem música ( e alguma a metro , só para destruir o silêncio).

    Aprecio Zé Ramalho.

    Beijinhos e bom resto de semana

    ResponderExcluir
  51. Eu já gosto muito de ouvir música de fundo nos blogs São! Não fico irritada, porque assim acabo conhecendo um pouco o gosto musical do autor do blog. Se a música não me agradar ou atrapalhar a leitura, eu desligo o play. Aliás quase nunca faço isso, porque gosto de fundo musical pra leitura.
    Um bom fim de semana São!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  52. Acabo de regresar después de unas largas vacaciones de verano, y estoy tratando de visitar a todos aquellos que me habéis dejado unas letras de cariño en mi espacio, durante mi ausencia. Mil gracias por haberte acordado de mí.
    Después de leer tu entrada, entiendo perfectamente los poderes que tiene la música, no es de extrañar que en Medicina se use para distintas terapias y ayude en la depresión, ansiedad y demás.
    Tenemos la suerte de disponer de cantidad de piezas musicales, unas estimulan y otras proporcionan calma y relax.
    Aprovecho para dejarte mis cariños en abrazos.
    Kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegro de que estés de vuelta Kasioles
      Estaba con nostalgia
      Te he echado de aquí en el blog
      Un buen fin de semana
      Un abrazo

      Excluir
  53. Olá, Smareis,
    Muito bom o seu texto, a música é mágica, tenho o privilégiom de ouvir a música dos pássaros na horta que tenho no quintal da minha casa.
    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe coisa melhor do que ouvir os pássaros cantando né Geraldo? Eu também tenho esse privilégio de ouvir o cantar dos pássaros todos os dias. Atrás do meu prédio tem um clube com muitas árvores, e por lá os pássaros faz morada. Acordar ouvindo o cantar dos pássaros é muito gratificante.
      Bom fim de semana!
      Abraços!

      Excluir
  54. OI SMAREIS!
    PODERIA OUVIR MÚSICA O DIA INTEIRO, MAS É LÓGICO NÃO É POSSÍVEL, MAS GOSTO MUITO.
    ZÉ RAMALHO, VOZ MARAVILHOSA E ESTA MÚSICA EMOCIONA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Zilani, ouviria o dia todo se pudesse.
      A música do Zé Ramalho é tudo de bom!
      Bom fim de semana!
      Abraços!

      Excluir
  55. Adoro ouvir música, o género depende muito do meu estado de espírito.
    Um post excelente, como sempre nos oferece.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bem eclética em relação a música Maria. Mais dependendo do momento, sempre tenho uma música especial.
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  56. Post muito interessante, Smareis, como sempre. Sei dos beneficios da música e prometo sempre a m7m mesma ligar o rádio quando estou em casa, mas nunca o faço. Escuto só quando vou no carro com o meu marido. Gosto de todo o tipo, mas procuro logo entender a letra ( se for em Inglês), pois interessa-me sempre a mensagem. Há canções que nunca mais esqueci por causa das letras. Há dias fiz um comentário num blog amigo e, como vinha a propósito do tema, aludi à canções de Guilherme Arantes, terra, planeta água e xixi nas estrelas. Imagina há quanto tempo elas foram cantadas pela primeira vez. O titulo do meu blog tb foi escolhido pela canção de Ivan Lins Começar de Novo. Esta que nos apresentas aqui não conhecia, mas gostei muito. Vou procurar a " chão de giz ", pois deve ser muito bonita, um dia ouvi a Adriana Calcanhoto dizer que achava um exagero haver música em todo o lado, salas de espera de consultórios, etc, etc e que gostava do silêncio; parece-me que sou como ela, amiga, embora reconheça que fico bem quando ligo o rádio Mas ... cada um é como é, não é verdade? Obrigada pelas interessantes informações e tudo de bom. Um beijinho
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de conhecer a letra da música que estou ouvindo, principalmente em outros idiomas. Tem letras de canções que parecem que foram escritas para gente Emília. Acho que todo mundo tem uma música em especial.
      Planeta Água de Guilherme Arantes, foi à música do seu trabalho que mais fez sucesso, e ainda faz até hoje, foi muito bem construída a letra dessa música.
      Eu quando fui à primeira vez no teu blog, percebi que o nome poderia vir da Música do Ivan Lins. “Começar de novo”. Muito linda essa canção, e você escolheu bem o nome do seu blog.
      Chão de giz é uma música linda, e a letra tem várias interpretações.
      Pois é, falando sobre música em consultório, acho até bacana, mais a música precisa ser suave e bem baixinha. Eu acho que cada pessoa reage à música de um jeito, e tem momento que o silêncio é bem vindo, principalmente em algumas repartições públicas.
      Um beijo e ótima semana Emília!

      Excluir
  57. Eu não posso imaginar a vida sem música. Ele acalma e acalma, ela alegra o coração. * Obrigado por me postar. É bom que você pensa de mim. Eu sinto muito que eu não era antes, mas eu estava de férias. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida sem música é muito triste.
      Fico feliz que já esteja melhorando. As férias sempre é necessária.
      Cumprimentos Giga.

      Excluir
  58. Que minha demora não seja tão longa
    a ponto de me esquecer.
    Que minha saudade me de forças e coragem
    para visitar pelo menos de vez em quando.
    Que possas acreditar que essa distancia
    é motivada por um sofrimento ,
    que é desnecessário dizer.
    Peço apenas que acredite sempre
    fui amiga de verdade.
    Um Domingo abençoado.
    Bjs..Evanir..
    Amiga Zé Ramalho para mim é um dos melhores cantores brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Ramalho é tudo de bom mesmo, Evanir. Eu gosto muito de chão de giz. Linda música.
      Beijos e boa semana!

      Excluir
  59. Boa semana, Smareis; aguardo o próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa semana pra você também Árabe.
      Daqui a pouco o novo post chega...
      Abraço amigo!

      Excluir
  60. A música tem muito poder de transformar, mudar e influenciar...Infelizmente tem pessoas que a usa pra mal, mas no geral ela é usada para sentimentos bons. Amoo musica, ñ vivo sem ela. Bjs, Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música é muito poderosa, mexem com os sentimentos, pensamentos, filosofias, corpo e na interação social.
      Ótima semana!
      Beijos Patrícia.

      Excluir
  61. Me encanta la música clasica y la romántica. También me gusta bailar, todo esto alegra el espíritu y ayuda a conectarnos con personas positivas.
    Un abrazo gigante y feliz finde.

    ResponderExcluir
  62. Goethe reconoció que hay que poner en remojo a aquellos que no les gusta la música. La música apacigua a los neuróticos, luego la música, es la terapia para ciertas nerviosas y mentales. UN abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  63. Oi Smareis lindíssima! estou meio sumido por estar escrevendo o segundo volume de uma trilogia. sempre que posso posto algo novo la no blog.Coração caipira espera por você vice! rsrs Que correria tremenda e´a vida...Mas sempre encontramos um tempinho para carinhos né? beijos e um apertado abraço !

    ResponderExcluir
  64. Aguardo o próximo post, Smareis. Boa semana!

    ResponderExcluir
  65. Muy acertado tu post sobre la música que es tan importante.
    Paso a dejarte un "hola" y agradecer tus cálidas palabras en mi blog...
    Besitos en el alma, Scarlet2807

    ResponderExcluir
  66. Boa semana, Smareis; aguardo o próximo post.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia, Smareis!
    Há um tempo li um artigo sobre o poder da música nas plantas e fiquei curiosa exatamente por algumas gostarem de rock rsrs. Minha avó dizia que as plantinhas gostam quando conversamos com ela e meu tio dizia que isso é coisa de louco, mas eu acredito que o som, não só da música como o da voz, tem o poder de acalmar ou excitar e por isso vemos reações.
    Quando chega final de ano, com todos aqueles fogos, meus peludos ficam muito estressados, então coloco um CD com som de águas e música branda, sei que acalma.
    E encontramos bastante coisa sobre a influência da música no humor. Na Bíblia, por exemplo, Saul mandou buscar Davi para que tocasse harpa e acalmasse sua mente e coração atormentado. Quando Davi começou a tocar, Saul se acalmou.

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia minha querida Smareis..
    e a mesma tem um poder imenso sobre nós,
    principalmente as classicas... teno musicas espirituais,
    sons de notas musicais. naõ escrevo nada sem ´música.. sempre foi assim, ela me leva mais adiante... beijos meus e até sempre querida amiga

    ResponderExcluir
  69. Concordo cada fase da vida escolhemos uma melodia!!!!
    Bjbj Lisette.

    ResponderExcluir
  70. Vuelvo para dejarte un fuerte abrazo.
    He creído que habías publicado algo nuevo.
    Estoy convencida de que, la música, es capaz de calmar hasta las fieras.
    Más cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  71. Gostaria de partilhar contigo a postagem que publiquei no dia 19/10/16, no meu blog A CASA DA MARIQUINHAS/, que assinala o meu regresso à blogosfera após as férias.
    Desde já o meu “Bem hajas!”
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    PS – Desculpa o “copy & paste”

    ResponderExcluir
  72. Ahora que traes a colación la música, no sólo desde el bienestar que trae al espíritu como solaz y esparcimiento,sino también como terapia para sanar el cuerpo, leí por estos días, los efectos benéficos de la música clásica en las plantas ornamentales, y para apaciguar la fiereza de animales, y mi acuerdo, según los relatos biblícos, que David (tengo dudas de si era él), apaciguaban su ira con música de laúd. UN abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  73. Queridissima smareis tudo bem? Passando para deixar abraços e beijos vice! Vejo que não tem postagem nova, mas estamos no aguardo! Tem coisa nova la´em Curvas, retas e esquinas! Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  74. A música sempre foi a minha válvula de escape. Onde encontro a minha paz ou, inclusive, a resposta que tanto procuro. Belíssimo texto. Beijinhos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  75. Amiga gostei muito deste seu post.
    Eu não saberia viver sem música.
    Estou a trabalhar e tenho que estar
    a ouvir algo suave, sobretudo piano.
    Desejo muito que se encontre bem.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  76. Do you see any clouds in the sky, Smareis?

    Remember, when they appear, I always am just behind one of them.

    You and your words always are drifting like clouds in the sky through my mind, and my hand always is ready to reach out to you.

    ResponderExcluir
  77. Estoy de acuerdo. La música es un bálsamo, quizás porque la música es más natural, y menos artificiosa que las otras artes. Lo dices, la naturaleza está colmada de sonidos, que bien pueden ser una armonía musical. El mar chocando sus olas contra arrecifes, la lluvia cayendo, en golpeteos, silencios, y volver a caer, muy bien tienen que ver con la escritura de un pentagrama.
    Yendo a la canción de ZeRamalho, asumo que el amor es esa paradoja de querencia y sufrimiento. A propósito me trajo, este cantante la imagen de Moustakis. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  78. Amei o post Smareis,
    a música é uma paz a alma.
    Adoro ouvir sempre antes de dormir.
    Ze Ramalho é uma boa pedida .
    Bjinho moça 😘

    ResponderExcluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!