Estamos carente de água!

Imagem daqui
Muito calor por aqui, não chove faz tempo e a água do reservatório está diminuindo dia após dia...
Com esse calor acima do prognosticado, chuvas que não caem como em anos anteriores, e com o consumo elevado da população e os reservatórios em baixa chegando marcas históricas negativas, todos esses fatores somados resulta urgentemente de racionamento de água na Região Sudeste.
A situação está ficando difícil e as pessoas  já estão estabelecendo uma nova forma de pensar e agir, inclusive mudando seus hábitos, usos e costumes. 
Dizem que a água doce um dia vai acabar, mas nem governantes, e nem população tomaram consciência dessa gravidade. Então, a quem cabe a maior responsabilidade?
Todo ano é a mesma coisa em relação à água, e vem piorando ano após ano. Então, porque desde o início o governo já não veio tomando atitude para mostrar para a população o que poderia acontecer e que providencia ambos tomaria para que isso não ocorresse?
A mídia responsabiliza governos pela ausência de investimentos no setor. O partido pró e contra defendem ou atacam conforme a conveniência e a população reclamam de todos afirmando que pagam suas contas em dia e, portanto, não aceitam abrir mão do direito de ter água nas torneiras e chuveiros sempre que quiserem fazer uso dela.

Afinal, é o fenômeno climático, o maior responsável pelas altas temperaturas e pela ausência de chuvas, mas depender totalmente dos ciclos de chuva para abastecer os reservatórios, apenas revela um despreparo, falta de investimentos e planejamentos muito grande causando todos esses problemas que realmente assusta o cidadão Brasileiro.
A região Sudeste do Brasil é a mais populosa do País. Aliás, se fosse um país, seriam o décimo quinto mais populosos do mundo. Se o calor e a falta de chuva permanecer por mais alguns dias estamos sujeito ao colapso no abastecimento de água no Estado. Estamos correndo o risco de ficar sem água, os reservatórios estão secando devido o forte calor e a falta de chuva.  
Imagine a falta de muitos serviços que temos à disposição dentro das nossas casas. Pense que durante um período você ficará totalmente sem energia elétrica, sem telefone ou mesmo sem dispor da internet, da televisão etc e tal. Muito ruim sem dúvida e que podem trazer prejuízos diversos. 

Agora reflita sobre a total ausência de água... Água é vida! 

O Corpo Humano saudável não aguenta mais que cinco dias sem água antes de entrar em choque. Agora imagina uma pessoa com problema de saúde, não conseguiria sobreviver se quer um dia sem água. Todo o nosso corpo depende da água, mais a água potável não estará disponível infinitamente. Ela é um recurso limitado. Parece inacreditável, já que existe tanta água no planeta!
Nossas funções orgânicas necessitam da água para o seu bom funcionamento. Em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo conforme estudos. Diariamente, ele deve repor cerca de 2 litros e meio. Esse líquido precioso está nas células, nos vasos sanguíneos e nos tecidos de sustentação.

O ser humano não sobrevive sem água...

Água não é apenas vital para o dia a dia, pessoal ou profissionalmente como tantos outros, é basicamente uma questão de sobrevivência. Estudos tem demonstrado que, se o corpo perder apenas 2,5% do seu peso em água, pode perder 25% de sua eficiência. Isso significa que: uma pessoa de 80 quilos, provavelmente já desenvolverá problemas caso perca 2 litros da água corporal. Essa “pequena” desidratação pode engrossar o sangue, isso faz o coração trabalhar mais e circulação ser menos eficiente, prejudicando a oxigenação do corpo. Isso é um sinal de alerta!

Você já percebeu que as imagens mais lindas da terra sempre têm a água em sua composição: As ondas do mar, as cachoeiras, um riacho cristalino, a neve sobre as montanhas, os lagos espelhados, a chuva caindo sobre as plantas, o orvalho... Essas imagens são agradáveis aos nossos olhos, nos aguça a imaginação, enfeita o nosso universo, é um convite ao relaxamento...
Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso sabe o que vai acontecer em breve, se nenhuma atitude for tomada a esse respeito. Hoje o problema é a água, amanhã será a energia, assim como a questão dos resíduos, poluição e tantas outras coisas que já estão batendo na nossa porta... Não se devem esperar milagres, mas a participação de todos e muito importante.
Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela periodicamente. Significa usá-la sem desperdício, considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada, saudável, nunca falte em nossas torneiras.  É importante cuidar da água, assim como de tudo que você considera importante.
A conscientização e a educação do povo, do consumidor, são fundamentais.
Muitas pessoas até riem quando ouve falar em economizar água. Elas não conseguem imaginar um mundo sem água doce... Então por favor, assista a esse Vídeo nesse link uma hora que puder, pode até parecer bobagem no começo, mas se assistir até o final, seus pensamentos irão mudar. 

Obrigada  a todos!
Juntos por mais um ano!
Até a próxima postagem!


 Um Abraço!



"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."(Mahatma Gandhi)
                                                                                                                            

49 comentários:

  1. Querida amiga

    Nossa inteligência
    nos fez chegar a um nível
    de consumo,
    que a inteligência superior
    que inspira e a alimenta a vida
    assustou-se.
    Cuidar da vida,
    é o novo
    e antigo ensinamento.
    Cuidar da água
    é uma forma de amar a vida.

    Que ainda haja estrelas em seu coração,
    é o que deseja minha vida para a tua.

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, que bom vê-la de volta aqui com esta postagem sobre a crise de abastecimento de agua. Uma crise anunciada em prosas e musicas, mas que muitos julgavam impossível a curto prazo, na ilusão de que o Brasil era um imenso manancial. Nunca fomos educados para o uso racional da agua e agora estamos sendo forçados a mudar de comportamentos. Talvez você tenha lido o livro Não verás país nenhum de Inácio Loyola Brandão, uma ficção no ano 2070 e creio que esta carta vem da leitura deste livro da década de 70, portanto faz muito tempo amiga.
    Estamos vivendo momentos críticos de alteração da natureza e estamos pagando caro pelas destruições desta.
    Mas seja bem vinda e que ainda possamos fazer algo em pro desta mãe.
    Um lindo fim de semana a você.
    Meu terno abraço amiga.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Tendo lido o seu magnifico texto, escrito sobre o importante liquido, água, o qual para o bom funcionamento do nosso organismo, não pode faltar.fez-me lembrar uma anedota, de um indivíduo que foi a uma consulta ao médico, o qual e depois de o ter examinado, o resultado do diagnóstico indicava uma cirrose de água. Diz o indivíduo para o médico, não pode ser senhor doutor, eu só bebo vinho. Pensava ele que era vinho, tendo, então, refletido. Ah! malandros têm-me enganado toda a vida! O nosso organismo aquenta mais tempo a fome do que a sede! Aqui em Portugal por enquanto água há muita, este inverno tem chovido bastante! Desejo para você amiga Smareis, uma bela noite e bons sonhos, um beijo,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Muitas alterações climáticas se devem à incúria e à maldade humana.
    Quanto mais florestas destruídas menos água no planeta, depois temos o mau uso que se faz de muita água.
    É urgente ensinar os meninos e todas as pessoas para a importância da água na vida das pessoas e de como devemos respeitar a floresta que ajuda a renovar as nossas reservas naturais.

    ResponderExcluir
  5. I do not necessarily expect mankind to destroy itself at some point in time, but it would not surprise me if it did. Earth is a living, breathing, regenerating organism. Someday, it will die a natural death. Before that time, however, it may succumb to a plague created by the carelessness of we, the creatures which inhabit it.

    Your words, as always, reflect wisdom, gentleness and concern, Smareis. Whether or not they are heard and acted upon by those who call Brazil their homeland will be answered in the days and the years ahead. Mankind cannot always take; it must give, as well.

    Take care and stay safe, Smareis. My wishes are for Mother Nature to be kind, with the gift of rain to you and to your neighbors.

    ResponderExcluir
  6. Oi Smareis!
    Ótimo texto amiga.
    Como está sendo difícil conscientizar o povo para que algo pior não aconteça, mas parece que está sendo em vão tanto esforço!
    Um ótimo dia amiga!
    Beijo,
    Mariangela

    ResponderExcluir
  7. A água é um bem necessário, de tudo o que temos de cuidar!
    Saludos!

    ResponderExcluir
  8. Precisamos mudar as atitudes e ter consciência! Cada vez mais vemos desperdícios e isso nos deixa tristes! Lindo fds! bjs,chica

    ResponderExcluir
  9. Samareis..¡Cuanto tiempo sin verte por tu espacio!
    ..Deseo que llueva pronto para que solvente todo ahi..
    En estos tiempos sería dificil no tener agua..
    Es un bién natural necesario.
    ¡Buen fin de semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Smareis.
    Esse tema me agrada.
    Água é essencial para toda espécie de vida na Terra.
    Já faz tempo que escrevo sobre esse tema e falo na questão de conscientização quanto a boa utilização da água. Infelizmente parece que precisa acontecer algo grave para que: governantes e a população tomem um rumo diferente para preservar e fazer bom uso da água. Gostei muito do texto. Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Es asi, no sabemos consumir el agua, desperdiciandola o infestandola
    Cariños

    ResponderExcluir
  12. Olá, moça.

    Que bom tê-la de volta, ainda temos muito que aprender em matéria de Educação Ambiental.
    Obrigado pela visita, um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  13. O problema é muito sério, pois afeta duas coisas que nos afetam demais: água e energia! No caso da energia, faltaram investimentos, e a conclusão de obras que já estavam previstas, como usinas termelétricas. A questão da água é mais difícil, e depende mais da natureza. Teria que haver economia antecipada, e talvez racionamento, para diminuir o consumo.
    Agora, somos reféns do clima! Oremos!
    Bem colocado, Smareis!

    ResponderExcluir
  14. Verdadeiro, estamos carente de pessoas responsáveis preocupadas com nosso país, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  15. Amiga mia,eres joven,eres inteligente,te gusta la fotografia y coleccionar amigos.
    Saludos desde Andalucia

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga Smareis!

    Mudou o visual, ficou maravilhoso!! Uau amiga!!!

    A crise da água que é vital para o homem, que por muitas vezes não tem consciência que a mesma é um bem de maior valia, sem a mesma não fazemos nada, água e vida, nosso corpo tem a mesma proporção de água ao do planeta Terra, que a população de uma maneira geral deixe de jogar lixo na rua, as indústria deixem de jogar dejetos químicos na água e por ai vai, pois a natureza dá o troco.E tem uma reflexão que fiz estes dias, será que a região sudeste está com o clima controlado pelo homem, pois podem fazer isto, de uma certa forma, tb acho que não houve investimentos dos governantes. O clima tb pode ser manipulado. Sei disto, pois sou Geógrafa. Pode ser econômico/político, ou pode ser que a natureza não aguenta mais tanta mudanças feitas pelo homem.

    Muito bom seu texto. Gostei!!

    Amiga te achei no blog do Felis, fiz outro blog, aquele já era , recomeçando novamente.
    http://umaalmapoetica.blogspot.com.br

    Feliz final de semana para vc amiga. Saudades
    Beijokas no coração
    Nati

    ResponderExcluir
  17. Amiga, estou a seguir vc, mas minha foto não apareceu. Ah, não aparece em nenhum que sigo, somente nos comentários.

    Bjs
    Nati

    ResponderExcluir
  18. Saúdo o seu regresso, sentimos a sua falta.
    O seu escrito é de grande oportunidade e toca num mal que nos deve afligir a todos. Os recursos hidrográficos não são controlados como deveriam, e todos nós nos descuidamos e esquecemos que amanhã pode ser tarde demais.
    Muito oportuno.
    Por cá estamos agora com Agua e frio a mais. Que saudades do Sol.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  19. Voltouuuuuuuuuuuuuuu ! Que alegria ter você de volta Smareis ! E de cara com um texto reflexivo desse ! Ja estava na hora de acordamos,.. e agora acordar de verdade de um pesadelo !Verdade demais esse texto ! Obrigado por ter ido em Curvas , retas e esquinas ! beijossss

    ResponderExcluir
  20. Olá, Smareis ...
    sim,água é vida...a estiagem que assola São Paulo já era prevista, sem que houvesse planejamento e investimentos em novas fontes de captação, e será necessário diminuir o consumo, até que recuperem o tempo atrasado,recuperando os sistemas de captação ou seja, quer gostemos ou não, rundo ou não,concordando ou não, teremos de racionar e como dito, não significa ficar sem ela, e sim usar de forma consciente...agradeço pelo carinho , belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
  21. Realmente a crise está muito séria. Os governos não fizeram nada para prevenir e agora exigem sacrifício da população. É claro que todos têm que colaborar, mas ao invés de construírem estádios, deveriam ter construído reservatórios e aperfeiçoado as usinas hidrelétricas.
    Bjux

    ResponderExcluir
  22. Oi Smareis! A questão da água já é um desafio que eu peço a Deus que sejamos capazes de enfrentar e vencer.

    Sua casa está com um visual ainda mais lindo.

    Beijo e ótimo fim de semana!

    Renata

    ResponderExcluir
  23. e por aqui, tanto frio,
    bom fim de semana.
    beijinho
    :)

    ResponderExcluir
  24. Aqui está frio e tem chovido relativamente pouco.

    A água é um bem precioso a que todo as pessoas têm direito, embora um Director da Nestlé ache que é só quem tem dinheiro para a comprar pode beber!!

    Abraço de bom fim de semana

    ResponderExcluir
  25. SI MI AMIGA, LA ESCASES DE AGUA, YA ESTÁ HACIENDO ESTRAGOS EN MUCHOS SECTORES DEL PLANETA.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  26. Hello ,Smareis.
    Nature- Mankind-Nature
    Take a little-----Give a little!!!!
    Good to find human kinds,concern about mother earth!
    XX ------ Willy

    ResponderExcluir
  27. Oi querida Smareis, é um assunto bem sério, realmente. Espero que tenho um final feliz...
    Tenha uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  28. (^‿^)✿

    ✩ ✩ ✩ Un petit coucou ensoleillé pour toi Smareis !!!!

    MERCI pour cette jolie publication !!!!

    ✿✿ミ GROS BISOUS d'Asie et bon dimanche ! ° ·. ✿⊱·.

    ResponderExcluir
  29. É a pura verdade querida Smareis, espero em Deus que as chuvas cheguem e que não mosrramos de sede.
    Um abraço cara amiga.

    ResponderExcluir
  30. Querida Smareis
    Este é um problema muito sério, a que as autoridades competentes não estão a prestar a devida atenção.
    E se é verdade que a Natureza produz, diariamente, o necessário para o consumo no Planeta, também não é menos verdade que o Homem comete excessos que conduzem a situações precárias...
    Muito pertinente esta sua postagem.

    Bom Domingo

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  31. Mais uma empreitada no aprendizado que já deveria ter acontecido! Agora, às duras penas, bjsssss

    ResponderExcluir
  32. Olá Smareis! Como está?
    Penso que o que temos não é falta de água, mas de planejamento consciente do que fazemos com ela e de investimento governamental a longo prazo para os reservatórios. A destruição dos mananciais, o desmatamento, a poluição, assoreamento de rios são alguns exemplos do que o homem sem juízo provoca e agora enfrenta a escassez do bem mais precioso. Mais do que água, o homem precisa criar vergonha do que faz e escolher outros rumos se ainda quer viver neste maravilhoso planeta água.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Água é vida...
    Não acredito que um dia a água doce irá acabar... acho que continuará com essa escassez, e as nascentes têm que ser preservadas.
    O ser humano precisa ter consciência de que economizar água é questão de educação e inteligência. Assim como preservar o meio ambiente e não sujar a Terra como tem feito.

    Smareis, uma ótima semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá, Smareis
    O problema da falta de água é muito grave e está afligindo uma grande parte do Planeta.
    Bom seria que, quem tem para isso poderes, tomasse medidas enquanto é tempo.

    Agradecendo a presença no meu canto, deixo...
    Um beijo
    MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

    ResponderExcluir
  35. Um verdadeiro drama, real e alarmante.
    Parece que a génese do problema começa (sempre) na educação que se não tem.
    O Texto é magnífico e alerta para as demandas que nos virão a cada dia.
    Reflectir, parece ser pouco. Necessitamos de mais que isso.



    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  36. Minha Amiga Querida.
    Quanto tempo estive aqui no final de 2014 hoje saudosa venho lhe deixar meu carinho...
    Li sua postagem referindo - se a água é triste de ver a situação que enfrenta todo Estado de SP.
    São muitas cidades grandes e nunca teve nada de prevenção ,,
    chove na cidade mas na região onde fica as represas a chuva
    passa e nunca chove por lá.
    Vi também em Vitória esta em crise também isso nos deixa a pensar muito mais em novas gerações.
    Que Jesus te abençoe um carinhoso abraço,..
    Evanir

    ResponderExcluir
  37. Querida Smareis, ainda hoje comentávamos sobre a falta de chuva em algumas regiões e os temporais e inundações e outras, com aconteceu a pouco aqui no finalzinho do R.G. do Sul! E como entendemos, que tudo está interligado e que não podemos pensar num mundo melhor e equilibrado sem conscientização, responsabilidade e respeito pelo mundo em que vivemos, precisamos urgente, pra ontem, mudar nossa forma de usar os bens preciosos que nos são oferecidos pela natureza! Sem água não podemos sobreviver! Você teve uma grande inspiração quando escreveu esse texto! Gostaria de compartilhar no Facebook, isso é possível? Tenha uma linda semana! Muita luz! Abraços...

    ResponderExcluir
  38. A água e o ar são os dois maiores bens que tem.
    Mas parece que pouco gente sabe disso, pela maneira que tratam um e outro.
    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  39. Situação preocupante, sim, Smareis. Acima de tudo, como você disse, água é vida. Mais do que isso... sustenta a vida! Boa semana, belo post.

    ResponderExcluir
  40. Não se está conscencializado, parece, para o verdadeiro terror que seria/será viver sem água. Ela jorra nessas cataratas de sonho, mas tem que fazer o seu ciclo para visitar todas as formas dde vida. O sermos já tanta água, mostra de donde viemos e de que necessitamos. Tudo concorre para que as alterações do clima nos leve para uma viagem sem retorno para poder remediar tanto mal! Lembrar que os glaciares se despreedem como nunca e que há ilhas que desaparecerão, que há praias que serão comidas pelo mar, que há peixes em fim de espécie, que tipo de animal, afinal somos?
    Uma racionalidade tristemente medonha!
    Grande postagem para acordar, minha querida e doce Smareis. Quanta saudade!
    Um grande abraço
    Beijinhos meus!

    ResponderExcluir
  41. Es increíble que un país/continente como Brasil sufra estas alteraciones. Es posible que las transformaciones del medio sean las culpables de estas alteraciones pero, especialmente, en Brasil la deforestación es más peligrosa que la contaminación atmosférica porque la aumenta sin control. Es indudable que a este fenómeno, totalmente producto de la ambición del hombre, debemos sumar las alteraciones de la corriente del Niño y las alteraciones en los Polos. La solución no es construir grandes presas que inundan extensiones inmensas de terrenos que arrasan los bosques y la vida animal y humana. La solución es una concordia con la Naturaleza y la repoblación forestal a gran escala dejando los monocultivos herbáceos utilizados par transformar en proteínas animales el medio destruido.

    Un cariñoso abrazo, querida Smareis.

    ResponderExcluir
  42. Os media portugueses têm feito eco do que se passa com a seca no Brasil, mais concretamente na região do sudeste.
    É uma tragédia que, se continuar por mais alguns dias, terá consequências devastadoras, pois a água faz muita mais falta do que à primeira vista poderemos pensar.
    Mas espero que tudo se resolva rapidamente com umas boas chuvadas, ainda que a atitude de todos (povo, governos, etc.) tenha que melhorar.
    Bom fim de semana, querida amiga Smareis.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  43. OI QUERIDA BOA NOITE
    Feliz começo de semana. Hoje aqui caindo uma chuvinha boa graças a Deus.Indispensável para a sobrevivência humana, a água é um bem que infelizmente encontra-se em escassez por diversas regiões do planeta. Para evitar que a situação chegue a um nível mais crítico ainda nos próximos anos, é preciso mudar hábitos e começar a usá-la com responsabilidade e consciência. Maravilhoso texto.
    Um bj
    Ana

    ResponderExcluir
  44. Querida Smareis
    Eis um tema que nos toca a todos. Sim, a água potável não é inesgotável. Todos sabem isso e quem de direito não faz praticamente nada para travar o desperdício. E o aquecimento global vem agravar tudo isso. Diz bem, o ser humano, constituído na sua maior percentagem de água, não aguentará um mundo com falta de água. É preciso que tomemos consciência disso e façamos tudo, cada um em sua casa providenciar para que se poupe a água.
    Bom fim de semana.
    Bj
    Olinda

    ResponderExcluir
  45. Espero que os Deuses da chuva, já, tenham ouvido!

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde minha querida Smareis..
    pois é.. um assunto delicado de se falar até.. pois a garganta seca e muitos não tem nem a agua na torneira para matar esta sede..
    acho que tudo que esta acontecendo é para fazer as pessoas tomarem consciência realmente..
    precisam mudar seu modo de pensar e esbanjar tudo que cruza o seu caminho..
    a energia está mudando para quem mudar com ela tb..
    beijos meus querida.. tenha um lindo domingo.. até sempre

    ResponderExcluir
  47. Tenho seguido com muita preocupação o problema de falta de água
    nalgumas zonas no Brasil. A água é dos bens mais preciosos para
    a Humanidade e nem sempre tratado com a atenção que merecia.
    Espero que haja uma bencão dos céus e que choca o suficiente para
    minorar esse grave problema.
    Um bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  48. Olá Smareis ! Que bom tê-la de volta entre nós blogueiros . Seus textos são sempre reflexivos deixando sempre profundas marcas de reflexão em quem os lê . Muito bom este texto sobre a importância vital da água para todo o planeta . Tenho visto pessoas consciente e já estão se adaptando a uma nova modalidade de consumo da água . Em compensação tb vejo ainda muito desperdício e que gera revolta . Ainda a população tem muito que aprender sobre o uso racional desse bem maior que é a água . Bjs .

    Ah, inaugurei um novo kantinho e quero convidá-la a conhecê-lo
    http://kantinhodasmensagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Olá Smareis,
    boa noite,
    um texto maravilhoso,
    uma escrita que nos ajuda a tomar consciência

    Um beijo e um abraço gigante,
    Espero que você esteja bem
    bênçãos

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!