O poder das asas que nem sabíamos possuir.( Textos de Ana Macarini)

11:07:00

A maior parte do que realmente importa para nos manter conectados à essência de nós mesmos, do outro e do mundo, não tem lógica alguma e nenhuma garantia. É do caos que nascem as ideias geniais. É dos conflitos que brotam as intersecções e os questionamentos necessários para nos tirar da paralisia emocional. É da incoerência que nascem as inquietações exatas para nos fazer questionamentos precisos sobre nossas supostas verdades, crenças e certezas.

Um dia você se dá conta que fez algumas escolhas estranhas, outras previsíveis, outras excessivamente planejadas. Fica parado um instante para contemplar-se e permanece ali, matutando sobre quem é, o que é que tem feito de extraordinário ou de ordinário, no que é que acredita e o que refuta, no que te move ou te anestesia. E, a depender das respostas que for capaz de se devolver, ficará satisfeito, insatisfeito, orgulhoso ou envergonhado sobre sua própria trajetória.

O problema maior, nem é descobrir que essa vida que anda levando não é nada daquilo que você sonhou. O problema maior é descobrir que você se acostumou a abrir mão do sonho, que você virou uma pessoa para a qual “tanto faz”, que a rotina conseguiu matar dentro de você o desejo pelo desconhecido.

O desconhecido é aquele motivo além do óbvio que faz a gente ser curioso, atrevido e saudavelmente irresponsável. Triste de quem evita o amor por medo de um dia sofrer a perda. Triste daquele que abre mão da travessia por medo da instabilidade do barco. Triste daquele que se habitua à solidão por medo dos desafios do convívio.

O convívio é oportunidade de descobrir dentro de nós alguém que é capaz de ouvir, enfrentar a própria urgência em detrimento da urgência do outro, entregar em outras mãos o nosso fardo para que ele tenha um significado de aprendizagem, além do peso.

E, tudo bem se você for meio desastrado e tiver uma alma volúvel que se apaixona facilmente. As paixões são excelentes professoras da arte de se conhecer. É por meio delas que vamos nos reinventando a cada vez que uma fogueira se apaga e deixa uma brasa remanescente para fazer surgir uma nova chama.

Paixões são gatilhos de alegria; e devem morar nas pequenas e nas grandes coisas. Devem ser reveladas numa casquinha de sorvete partilhada no fim da tarde, num toque de mãos que se entrelaçam, na descoberta de um novo talento, numa excitação interior que brota por nada. Estar apaixonado, por algo ou por alguém, faz a gente compreender que absolutamente todas as nossas experiências nos constituem e transformam.

No fim das contas, o que nos interessa mesmo não é ter nenhum poder; é quantidade de vezes que perdemos o fôlego, seja pelo riso que afrouxa as cordas da tensão de existir, seja pelo arrebatamento de uma forma bonita de afeto que nunca se havia experimentado, seja pelo enfrentamento de algum risco que tenhamos passado a vida inteira a evitar.

É na hora do salto que perdemos o chão para descobrirmos que nossas asas não ficam nas costas. Elas ficam dentro de nós, guardadas em nossa infinita capacidade de voar além dos medos, das limitações e das ilusórias garantias de segurança.

Um ótimo fim de semana!
Até a próxima postagem!
Um abração!







"Somos as escolhas que fazemos, e as que omitimos. A audácia que tivemos, e os fantasmas aos quais sacrificamos. A possível alegria, e até pessoas a quem amamos; a vida que abraçamos e a que desperdiçamos. Em suma, fazemos a escritura da nossa complicada história."(Lya Luft)
Para quem gosta do U2 assim como eu: É só ligar o play!


Postagens Passada

123 comentários

  1. Olá Smareis
    Se perdemos a capacidade de sonhar é por já deixamos de viver
    Os sonhos são combustíveis que nos impulsionam nas trilhas da vida
    Um texto forte que nos faz refletir. Uma agradabilíssima leitura
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gracita. É o sonho que nos mantêm vivos. Que alimenta as forças em direção às nossas metas.
      Beijos e boa semana!

      Excluir
  2. You are perfectly right. Big ideas are born in moments of crisis / chaos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Happy with your Catalim presence. Thank you!
      A good week for you.
      Hug!

      Excluir
  3. Somos o produto das nossas escolhas. Uma verdade do tamanho do mundo, quando temos liberdade de escolher. E meio mundo não tem. No Yémem e na Síria, todos os dias morrem centenas de pessoas a quem não foi dado nenhuma hipótese de escolha. Em África a fome mata milhões todos os anos, e ninguém lhes deu a chance de escolher.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sofremos quando fazemos escolhas que nos afastará daquilo que verdadeiramente deseja nosso coração.
      Boa semana Elvira.
      Abraço!

      Excluir
  4. Mas tanto e tanto se deixa de fazer por medo , pelo desconhecido, por cobardia .
    Se é verdade que o medo só existe na nossa cabeça , também é ele o gatilho para a nossa defesa . Mas coarta a liberdade , os sonhos . E acomodamo - nos à rotina . Por ser fácil . Porque dá trabalho a mudança . E se o povo diz que “ quem muda , Deus ajuda” é porque há - de haver um fundo de verdade .
    Parar é morrer . Não fomos feitos para parar . Até meditar não é estar parado . É um trabalho intenso . É através do pensamento voamos . O poeta diz “ pelo sonho é que vamos “ e é nas asas do sonho que temos que fazer as cavalgadas para atingir outros horizontes . Quantas vezes ignoramos a força que temos ! É só a valorizamos quando nos sentimos realizados pelo ímpeto que nos fez voar : desconhecemos os nossos próprios dons , dizem .
    Mas os que temos , são meros acasos para muitos
    Olha , minha querida Smareis, como sempre os teus posts são crônicas com que nos brindas para refletir . E tanto !
    Obrigada por voltares com as asas de sempre . Tinha saudades ❤️
    Um grande Xi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes o perigo existe de verdade quando optamos por algumas escolhas, mas o medo é fruto da nossa imaginação, somos nós que escrevemos nossa história. Nunca é bom duvidar da própria capacidade, pois não sabemos qual o tamanho da força e do talento que estamos escondendo.
      Boa semana Manoela querida.
      Um beijo e um sorriso!

      Excluir
  5. Olá Smareis, td bem?
    Que bela reflexão, realmente precisamos de algo que tire os nossos pés do chão, que nos faça buscar o desconhecido, que nos motive a sair da rotina, refletir sobre nossas escolhas e o que fazemos com elas. Adorei o texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Tudo bem Alécio...

      As vezes o medo do desconhecido paralisa, e isso é totalmente prejudicial porque a pessoas acaba perdendo a chance de realizar seus objetivos. O fator principal é superar o bloqueio do medo inicial, superando esse medo, fica mais fácil e natural para fazer melhor as escolhas.
      Boa semana!
      Beijo!

      Excluir
  6. Querida Smareis

    O título do texto é bem sugestivo: "O poder das asas que nem sabíamos possuir". Acordando-nos para o poder da descoberta, daquilo que somos e do que somos capazes.

    Muitas vezes, ficamos num marasmo sem dar o passo que poderia fazer a diferença, quando a realização dos nossos sonhos estaria ao virar da esquina.

    E a paixão, como bem diz o texto, tem um papel fundamental nisso tudo. Temos de estar apaixonados pela Vida para que cada dia seja pleno, para que os mais pequenos momentos nos tragam satisfação e alegria.

    Bom domingo, minha amiga.

    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse marasmo Olinda, que muitas vezes impede a pessoa de dar um passo importante ao desconhecido. As vezes só de pensar em algo que gostaria de fazer, mas que só de imaginar causa uma ansiedade grande e o medo de não conseguir, a pessoa enfraquece. Isso acontece porque o inconsciente tenta proteger a pessoa do possível perigo do desconhecido. São tantos os questionamentos que fazemos a nós mesmo durante a vida, e as respostas, muitas delas nem sempre são satisfatórias. Muitas nos frustras. As vezes a mente cria o medo do desconhecido, de voar alto, limitando a pessoa a tantas coisas... eu sempre digo: Somos do tamanho da nossa escolha.

      Boa semana minha amiga!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Hello, what a wonderful post. We do make our own choices but I feel if they are one decisions we can change. Thanks for sharing your thoughts. Happy Sunday, enjoy your day and new week ahead.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Truth Eileeninmd, we can often change our choices. It is they who tell us where we are going and what we will be in the future.
      Good week!
      Hug!

      Excluir
  8. malos tiempos para la esencia de nosotros mismos....mucho ruido y dispersion alrededor no?. saludos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Smareis!
    Penso que uma das coisas que mais tolhe o ser humano, é o medo de sentir dor. O medo de sofrer. Este medo atravanca o caminho das grandes realizações de sonhos...quando tivermos fé em nós mesmos e no Criador, que tudo de bom quer para nós, estaremos perto da sabedoria de viver com entrega. A dor virá, por certo, pois é mestra para os caminhantes, tanto quanto o amor. Mas quando queremos algo de verdade, sabendo que vale a pena, ultrapassamos este e outros limites. Um texto realmente maravilhoso e instigantes.
    Adoro U2 ...e One é a música que mais deles que mais gosto... : )
    Um feliz domingo e ótima semana vindoura!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Nós ser humano temos medo qualquer que seja o sofrimento. É esse medo é o que interrompe as maiores realizações do sonho de uma pessoa. Se a pessoa acreditar e ter fé, ela vai longe em suas realizações.

      Eu adoro U2 . One é umas das melhores, gosto também da With Or Without You.
      Boa semana Bíndi e Ghost
      Abraços!

      Excluir
  10. Que texto lindo Smareis!
    Sonhar com asas da imaginação,que levá-nos para outros mundos,jamais ter medo de sonhar esse é o meu pensar.
    Bjs,obrigada pela visita e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O medo do desconhecido, da decepção e de recomeçar sempre nos impede de dar passos maiores. Boa semana Carmem!
      Beijos!

      Excluir
  11. O sonho e a imaginação comandam a vida. Saibamos geri-los no sentido certo
    .
    * Orlas do Alvorecer ... em silêncios de amor *
    .
    Votos de um domingo feliz

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, a perca da motivação é a negação do viver, a vida é uma aprendizagem continua que nos ensina qual o melhor caminho a seguir, se queremos um caminho com muitos curvas ou sem as mesmas, a escolha deste é essencial para conseguir os objectivos com facilidade ou com mais dificuldade, de qualquer modo, só se consegue lá chegar com motivação.
    Os U2 é uma perfeita escolha musical.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com motivação, fé e confiança, o caminho a gente faz andando, sem ensaio e sem rascunho, rumo a realizações dos sonhos.

      Sou mais do rock AG.
      Adoro o U2 e tantas outras bandas maravilhosa.
      Pearl Jam eu também adoro.
      Boa semana amigo!

      Excluir
  13. ¡Hola Smareis!!!

    Sin duda es un excelente texto que da para una buena reflexión, me ha gustado un montón leerlo, abre la puerta a todas las formas de ver y actuar y tomar decisiones en el camino de la vida.
    Súper interesante. Felicidades, y gracias por compartir algo tan importante.

    Ha sido muy placentero pasear por tu espacio.
    Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
    Se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Mariana, este texto es muy reflexivo y de gran enseñanza.
      Buena semana.
      Un beso.

      Excluir
  14. Sem dúvida - parar é morrer.
    E parar de sonhar é não usar, desistir das asas que nos foram dadas para podermos voar bem alto.
    Há condicionalismos, é certo, mas muitos podem ser ultrapassados, desde que não nos deixemos cair no marasmo do "deixa andar", e nos atrevamos a arriscar.
    Um belo texto merecedor da maior reflexão. =D7

    Gostei muito do vídeo, que não conhecia.

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto estivermos vivos, não podemos parar de sonhar Mariazita. Se as asas nos foram dadas, então, que voamos alto rumo ao desconhecido. Vá com medo, vá sem medo, mas vá!
      É muito melhor viver em meio a um, ou outro tropeço do que não viver nada.
      Boa semana!
      Beijos

      Excluir
  15. Boa tarde Smareis,
    Gosto muito dos textos da Ana Macarini!
    Por algumas razões nos sentimos impedidos de voar,
    mas redescobrir que podemos e devemos alçar voo,
    traz renovo aos nossos sonhos e esperança aos nossos dias...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto Clau. Os textos da Ana Macarini são de grande ensinamento.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  16. Faça uma escolha em sua vida, lembre-se de seus sonhos, seus entes queridos, não tenha medo da adversidade, basta vencê-los. Eu realmente gosto de ler seus pensamentos. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É através da adversidade que nos reinventamos.
      Boa semana Giga!
      Saudações!

      Excluir
  17. Smareis,
    Que deliciosa postagem!
    Sempre muito bom ler
    por aqui.
    Feliz nova semana.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou. Eu também gosto muito de te ler.
      Feliz semana pra você Catiaho.
      Beijos!

      Excluir
  18. Que texto interessante, Smareis! Relações sempre são complicadas depois da fase em que "vemos borboletas no estômago", particularmente penso que é para os fortes, que não foi meu caso rs.
    Não fugiria de um amor, mas também não inventaria um amor que ainda por cima tiraria minha paz que venero, odeio conflitos de todo tipo.
    E o que falar desse som do U2? Eles têm muita música linda , mas essa é a número 1 para mim, amo!!
    Abraço e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso da mesma forma Dalva.Relacionamento sempre é muito complicado. Vendo por esse lado penso que sou forte kkkk. Preservo muito minha paz, meu bem estar e meu silêncio, mas conflito, Deus me livre!
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  19. hola llego a tu bloc a darte las gracias por dejar tu huela en el mio, tienes un bloc interesante me encanta el mar eso me ha llamado la atención tu decir al entrar aquí naci junto al mar, gateé en su arena y sin el no podría vivir así que ya hay una cosa en común feliz noche besitoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por la hermosa presencia, me gusta mucho el mar, él es mi punto de inspiración. Su nacimiento debe haber sido mágico, nacer en la orilla del mar, debe ser especial.
      Una buena semana.
      Un beso.

      Excluir
  20. Totalmente de acuerdo Ana, un texto que nos lleva a la reflexión.
    Genial texto, felicidades.
    Gracias por venir a mi blog y dejarme tu huye, me quedo aquí y me llevo el enlace para seguir leyendote.
    Feliz semana.
    Bss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por la presencia
      Este texto de Ana Macarini es de gran enseñanza
      Yo ya me convertí en seguidor de su blog
      Buena semana
      besos

      Excluir
  21. Lindo texto, amiga! Muitas vezes nem sabemos o poder das nossas asas porque não nos aventuramos a fazer-nos ao voo. O chão pesa-nos nos pés, mas, no entanto, se experimentarmos veremos como as asas nos tornam leves ao voo.
    Gosto muito desta música!
    Beijinho. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes por não sabermos o tamanho da força que temos, não alçamos voos altos. A mente cria esse medo do desconhecido, nos limitando em muitas coisas.
      Boa semana Fá!
      Beijos!

      Excluir
  22. Olá Smreis ! Realmente é nos momentos de caos , de desespero que descobrimos a força que temos . Também já abordei esse assunto relacionando-o com uma enchente que deixou muitos desabrigados e onde os moradores precisavam de uma fora força que os motivassem a prosseguir apesar das mazelas .Texto muito bom e reflexivo . Obrigada pela visita . Bom final de domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Edite. É diante das adversidades que encontramos força, coragem para seguir em frente...
      As enchentes deixam as pessoas perdidas e desmotivadas. Sei o que é isso.
      Boa semana!
      Abraços!

      Excluir
  23. Eu penso que é bom termos medo. Não medo de amar, não medo de viajar de barco, de avião, de comboio ou de carro. Mas medo de arriscar em demasiadas aventuras que sabemos desde logo à partida que não teremos hipóteses de salvação se as enfrentarmos por sermos demasiado afoitos! Quem bem sabe nadar não terá, tanto, medo de enfrentar uma onda gigante. Mas quem mal sabe nadar de certeza que a não enfrenta, porque tem medo. E esse medo pode salvar-lhe a vida. Gostei do texto. Tudo o que nele está escrito, é real e não ficção!
    Tenha uma boa noite amiga Smareis, e continuação de boa semana!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você que as vezes o medo pode salvar vidas. Eu sou um pouco medrosa em relação os voos altos Edu. O medo é uma reação de alerta que é fundamental na sobrevivência dos seres humanos. O problema é que, em alguns casos, ele pode se tornar paralisante. Por mais que possamos parecer fortes e corajosos, tem sempre alguma coisa que nos dá medo, e o medo, a gente sabe, consegue nos paralisar.
      Boa semana!
      Um abraço!

      Excluir
  24. Excelente tu texto, una delicia disfrutar de tus letras.

    Besos enormes.

    ResponderExcluir
  25. There seems to be a limitation on how much knowledge an individual can hold within the memory banks of his mind .... at least, that is what I find is true for me, Smareis. In a sentence, I think I have lived too much during my life -- experienced too many life-altering events, read too many books, known too many women, worked too many jobs, taken too many risks, on and on and on. When I was a teenager, I said I wanted to experience all there was in life by the time I had lived twenty-five years and, in a sense, I had done exactly that.

    There once was a robot on a television show who sometimes would say: "That does not compute." Those words are what my mind occasionally tells me these days when I try to make sense of myself, my life and the world around me. My memory banks have become overloaded. I agree with all you wrote, but I am in a maze and need to find my own way out one way or another.

    I have been listening to Johnny Cash music the past few days, including his version of the song, "One." I am not sure which rendition I prefer, the one by Cash or the one by U2 .... both are absolutely fantastic ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. People limit themselves very much in fear of the risk they can take. I'm pretty scared of high flights.
      I know the lack of courage in having initiative makes us miss incredible moments. People who have learned to take risks responsibly and intelligently, exhibit desirable traits. They know how to make decisions, show initiatives. They take responsibility for their choices. They are able to examine their behavior, evaluate their environment accurately, and formulate their own rules for a full and happy life. Where there is fear, there will never be realized dreams.
      Johnny Cash was able to make a very good version of the song "One". His ability to turn it into his own style was incredible. Both versions were very good. U2 really likes it.

      Good week Fram!
      A handful of smiles.

      Excluir
  26. O maior salto que dei na vida trouxe-me de Portugal para Macau.
    E se valeu a pena!!!
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um salto que com certeza mudou sua vida Pedro.
      Correr riscos é melhor do que passar o resto da vida arrependido por não ter tentado.
      Boa semana!
      Beijos!

      Excluir
  27. Um magnífico texto de reflexão. Sim, somos imperfeitos, somos incoerentes mas temos sonhos e eles nos dão asas para voarmos até ao lugar onde se perdem as sombras...
    Uma boa semana, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Graça, todos nós temos sonhos, alguns pequenos e outros gigantes.
      Os caminhos até um sonho realmente não são fáceis. O medo do desconhecido sempre assusta, mas isso faz parte, fortalece, vai levando para o caminho da conquista.
      Bom fim de semana minha amiga!
      Um beijo!

      Excluir
  28. Bom Dia Smareis! Como sempre, palavras que provocam o pensamento. Muito bem, meu amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mario!
      Quanto tempo!
      Obrigado pela presença!
      Fico feliz que tenha voltado atualizar o blog.
      Bom fim de semana. Passo logo por lá.

      Excluir
  29. Por aquí se suele decir que el que no se arriesga no pasa el río, y lo cierto es que hay que intentar conseguir las metas que nos propongamos en la vida, lo lógico es que tienen que ser apropiadas a nuestras capacidades puesto que, en caso contrario, podíamos caer en la frustración.
    Lo importante es no dejar de soñar, los sueños son un maravilloso estímulo para lograr algo y también para sentirnos vivos.
    Hoy tu entrada es toda una lección para la vida.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas veces el miedo a lo imprevisible nos hace querer desistir, y eso nos impide realizar nuestros sueños. La osadía y el coraje son las principales características de las personas que logran realizar sus sueños. Desistir jamas. Seguir adelante siempre ... Buen fin de semana!
      Abrazo Kasioles.

      Excluir
  30. Oi Smareis!Que gigante de texto! Reflexivo e grande contexto sobre a arte de se viver. Cada um tem um jeito de levar a vida, e as escolhas são da maior importância, pois elas são quem ira decidir, se são bons os ruins os caminhos. Eu tenho medo de muitas coisas, e esses são medos que podam, mas tambem são medos que fazem crescer....Quanto aos amores, as vezes escolhemos mesmo a solidão como opção , e não como correntes de um carcere.Como dizia o grande poeta : A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.
    (Fernando Pessoa) Esse homem sabia muito bem o que dizia e escrevia. Viva la vida! Que voemos, mas sem asas com plumagens coladas de cera. que sejamos livres, e conhecedores da liberdade dos outros. Beijos e carinhosos abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho meus medos, que não são poucos. Cada um tem a sua história e mostra sensibilidade em relação a alguns aspectos mais do que com outros… Se para alguns é fácil ou simples enfrentar certa situação ou se expressar de determinada forma, não significa que para o outro também tenha que ser assim…
      A vida nos obriga a todo instante fazer escolhas, esta é a maior prova de que viver a prova da vida é uma eterna escola e não é nada fácil.
      Beijo grande e uma ótima semana Beto.

      Excluir
  31. Relevante lo que propone sustancialmente el texto sobre el caos de la vida, que se nos ofrece para reordenar el mundo. Y ese reordenamiento, es una especie de jugar con la utopía. Ay¡ de aquel que ya no tenga sueños ni utopías: está muerto en vida. UN abrazo. carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Carlos. Una buena semana y un excelente mes de abril.
      Abrazo.

      Excluir
  32. La vida sería insulsa, si no existieran los sueños. Los sueños son los que te hacen progresar y alcanzar la meta que un día despierta soñastes alcanzar.

    Agradecida por tu visita y comentario en mi blog.

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias querida. Me quedé muy feliz con su comentario y su visita.
      Beso y buena semana.

      Excluir
  33. Querida amiga, à medida que ia lendo este belo texto e ia reflectindo e cheguei à conclusão, aliás há muito que assim penso, que sou pequena demais paea entender os mistérios da vida e muito menos esse tal " poder de escolha ' que se diz que temos; é certo que alguma coisa depende das nossas opções, mas a maioria delas é a vida que decide; como disse a nossa amiga Elvira, a desgraça que se vê na Siria e em putros mundos, não foi opção nem das crianc, nem de todos aqueles civis que morrem todos os dias; foi, sim e conginua a ser opção dos poderosos. Também há certos acontecimentos na minha vida que nāo consigo explicar, mas que questiono muitas vezes; será destino?, Será coincidencia? Será a mão de Deus? E Deus, onde anda Ele? Isto a propósito do voluntariado que faço, que é visitar uma idosa de 89 anos que vive sozinha e não tem filhos. Inscrevi-me nesse projecto " palavras e afectos " e foi-me destinada esta senhora; nas primeiras conversas que tive com ela, começou a falar de coisas que eu já conhecia e, questionada sobte isso, disse-me quem era o marido dela já falecido. Resultado: ele foi um grande amigo do meu pai e os dois tinham estado na festa de bodas de ouro que os meus pais fizeram aqui em Portugal. Como sabes, amiga, os meus pais moram no Brasil e, infelizmente agora só a minha mãe. Muitas vezes me questiona como fui parar a uma senhora amiga dos meus pais? Não me lembro de os ter visto na festa, mas recordo de ouvir o meu pai falar no nome do marido desta senhora. Sabes Smareis, contei este caso, mas há outros que me deixam perplexa e com interrogações, mas aprendi a aceitá-los com normalidade, pois os mistérios são muitos, a nossa capacidade é extraordinária tanto para o bem como para o mal e a nossa pequenez perante as forças do universo também é muita, portanto, vivamos sempre de coração aberto, com muito respeito por tudo, por todos e tambem por nós mesmos. Nuca seremos caoazes de entender o poder da VIDA. Beijinhos e obrigada pelo texto de grande reflexão
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é um grande mistério Emília, e o desconhecido me assustam e muito. Muitas vezes a vida nos tira o poder de escolha, e coloca na mão de outra pessoa, temos que concordar, e não podemos fazer nada. A guerra é exemplo disso. As pessoas não tem como escolher, está ali num abismo sem fim. Até mesmo o fato de não escolher, já é uma escolha. Ninguém quer está nesse inferno, mais a única escolha é estar. Alguém fez essa escolha pela pessoa. Decisões importantes devem sempre ser pensadas antes de serem tomadas. Feliz daquele que tem o poder de escolha, e mesmo assim muitos acabam errando na escolha. O filósofo francês Sartre disse certa vez que: "Viver é isso: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências." Ele realmente tinha razão. Toda escolha que fazemos em nosso dia a dia determina o rumo de nossa vida toda. Elas são de extrema importância e muitas delas precisam de cautela antes de ser tomadas. Todos nós, literalmente, colhemos as consequências pelas escolhas que plantamos. A todo instante fazemos escolhas em nossas vidas. A vida é feita o tempo todo de escolhas, até pra comer, dormir, levantar, sair, passear etc e tal é uma escolha que temos que fazer. É grandioso o que você está fazendo por essa senhorinha, com certeza você vai receber um galardão de Deus por esse trabalho. O poder da vida é um mistério Emília.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  34. O desequilíbrio é a mola da mudança...
    Um excelente texto, para ler e reflectir. Obrigado pela partilha.
    Continuação de boa semana, amiga Smareis.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. Um texto belíssimo (com um título poético...), a
    nos convidar a desnudar à alma, um voo por dentro
    de nós e como existe o receio deste mergulho por
    dentro, na minha opinião, o primeiro universo que
    deveria ser caminhado, nesta possibilidade de
    intimidade conosco, saberemos com isso, um pouco ou
    muito das nossas capacidades de voos (sonhos) e forças
    nas batalhas diárias em que a vida nos impulsiona
    neste aprender: Ser, Viver, Amar e Desapegar!...
    Apreciei muito a imagem escolhida (linda!) e o
    vídeo-música encantador!...
    Grata por este momento aqui, que sempre encontro a
    sua alma especial nas suas escolhas (imagem, texto
    e vídeo-música) no ato generoso das
    suas partilhas preciosas, querida Smareis.

    Um final de semana luminoso em voos para você!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suzete pelo bonito comentário!
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  36. Um excelente texto que merece reflexão.
    E que seria de nós sem nossos sonhos?!
    Bom fim de Semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sonhos a vida se torna ainda mais, amarga.
      Boa semana Piedade!
      Beijos!

      Excluir
  37. Gracias por tu comentario en mi blog, amiga...
    Tu reflexión me llega al alma. Hay que tener coraje, pasión y riesgo para seguir adelante con nuestros sueños. Realmente es así. La vida no es el tiempo vivido, sino la intensidad de lo vivido.
    Te dejo mi abrazo y mi cariño por tu profundidad y claridad.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me quedé muy feliz con su presencia María
      Me gustó mucho conocer su blog.
      Gracias!
      Buena semana
      besos

      Excluir
  38. Olá, querida!
    Voar é preciso e subir muito além do que se vê, do que fica nítido, do que nos é pedido até...
    Um salto de qualidade pequeno que seja já nos faz enormes em nosso modo de ser, sentir, julgar e ver tudo e a todos.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosélia, pelas palavras de carinho.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  39. A vida é para ser vivida, por isso há alturas em que temos de "arriscar", de ir mais além, de abrir as nossas asas e voar mais alto.
    Excelente reflexão.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  40. As asas que possuímos, sempre nos "convidam" a voar. Muitas vezes apenas queremos pairar. Noutras, tornamo-nos Ícaros ambiciosos e de responsabilidade inapropriada.
    Apenas devemos ser conscientes e decididos.

    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre consciente e determinado.
      Boa semana Amigo!
      Beijo!

      Excluir
  41. Belo post, Smareis, com o qual não posso deixar de concordar! Realmente, é no verdadeiro Eu que estão as nossas asas; e como é gostoso voar! Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  42. O sonho comanda a vida, sem dúvida. Beijinho e feliz semana.

    ResponderExcluir
  43. Magnifico texto que nos hace pensar en como y de que manera queremos vivir, muy interesante, muchas gracias. Besos.

    ResponderExcluir
  44. Oi Smareis que linda leitura.
    Coisas e experiências é o que somos...
    Achei bonito quando o texto fala desse arrebatamento de uma forma
    bonita de afeto; a vida é um experimento... lindo isso.
    Bom feriado de páscoa.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, somos um pouco disso tudo.
      Adoro os escrito da Ana Macarini, e esse texto é um deles.
      Boa semana minha amiga!
      Beijo!

      Excluir
  45. Smareis Minha querida tenho notado seu sumiço, e espero que tudo esteja bem vice! Temos postagem nova por lá. Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Beto, acabei ficando um pouco ausente.
      Aqui ta tudo certo vice!
      Irei passar por lá.
      Beijo e abraço apertadinho.

      Excluir
  46. Smareis passei para lhe desejar uma Páscoa muito Feliz
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo que sua páscoa tenha sido de muita paz e benção com os teus Maria.
      Boa semana !
      Um beijo!

      Excluir
  47. Olá amiga, um texto para ler e refletir. Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  48. Olá Smareis, quanto tempo? Ando um pouco distante de vida virtual... Sempre lindos teus textos... Voemos amiga, voemos... Sem jamais desistir dos sonhos e ideias!!! Abençoada Páscoa! Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo Nyce!
      Feliz em te ver.
      Seja bem vinda de volta.
      Uma boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  49. Querida amiga, no dia de Páscoa consigo acessar sua página, pois no Chrome não consigo mais, há sempre um erro de segurança. Então vim para o IE e estou feliz por poder lhe desejar uma Feliz Páscoa real de renovação em nossos sentimentos, pensamentos e esperanças. Tudo de bom amiga e que esteja bem e na paz de espírito.
    Um texto maravilhoso este de incentivo ao ser e não ter medo de ser feliz, a vida é por si um risco deste que a concepção até a mudança de plano.
    Apareça amiga tenha uma bela semana leve e alegre.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já te enviei um e-mail a respeito do Chrome. Por isso até troquei o layout por esse. Espero que consiga entrar com o navegador do chrome agora.
      Espero que sua páscoa tem sido de muitas alegrias com os teus.
      Já passei pelo teu blog.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
    2. Com permissão da dona dessa
      pensão eu queria deixar um
      abraço para o Toninho, amigo
      de todos nós.

      Toninho, tamojunto, irmão.
      (tamo junto é junto, portanto...)



      .

      Excluir
    3. Você manda poetaaaaaaaaaaaaaa. Fique a vontade, tem água, refri, chá, café. Sirva-se. Pelo jeito o Toninho gosta de café.
      Fuiiii. Bjs!

      Excluir
  50. Amiga querida.
    Fiquei super triste sem PC justo quando dava inicio
    as visitas de Pascoa.
    Obrigada pelo seu carinho e amizade..
    Que a Pascoa esteja em nossos corações,
    que o amor de Cristo nos abençoe todos
    os dias das nossas vidas.
    Te abraço com carinho.

    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar sem PC é triste né?
      Espero que tudo esteja bem com você, e que sua páscoa tenha sido de muitas alegrias.
      Boa semana!
      Um abraço!

      Excluir
  51. Olá, querida amiga Smareis!
    Obrigada pelo lindo comentário que me dexou no blog noutro dia e passo, hoje, para desejar-lhe uma Oitava de Páscoa feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida pelo carinho!
      Desejo que sua páscoa tenha sido de muitas alegrias e benção junto com os teus.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  52. Las grandes ideas, de muchos soñadores, es lo que ha hecho que la civilización avance.

    Besos

    ResponderExcluir
  53. OLá Smareis ! Que texto lindo com uma imagem tão sugestiva . Muitas vezes deixamos presas nossas asas temerosos do que vamos encontrar pela frente . Mas é preciso ousar e soltar as asas , claro que a prudência nunca é demais , mas não fiquemos presos em nós mesmos , muitas vezes desconhecendo nosso pr´prio potencial . Abraços . Obrigada pela visita no meu Kantinho . Boa noite !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Edite. Estava com saudades.Obrigada pela presença.
      Um beijo e boa semana!

      Excluir
  54. OLÁ, Smareis. Há muito tempo não passava por aqui. Muito bom mesmo esse seu texto. Nossas asas ficam dentro de nós.Legalllllllllll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Geraldo, quanto tempo você não aparece. Ja sentia tua falta.
      Boa semana, passo por lá pra ver as novidades.

      Excluir
  55. Minha adorável Smareis. Desculpa
    se te puxei para fora da sala de
    conversa, mas é que você quase me
    matou de rir falando em Bruno &
    Marrone. Só você, adorada criatura.
    Quando aparece alguéem lá para fa-
    lar com o mesmo humor que você fa-
    la eu fico assim, oh! Todo fora de
    mim.

    Um beijo, garota. Um beijo só, mas
    desse tamanhão...


    .

    ResponderExcluir
  56. Pois é Silvio, rir é a melhor solução principalmente numa segunda-feira... E vêm mais risos!!!
    Você é muito criativo quando escreve. Um grande comediante. Às vezes coloco meu bedelho sem perceber, quando vejo ja foi risos... Ainda bem que você não liga kkkk. Adoro seus textos.
    Obrigadaaaaaaa grande poeta.
    Beijussss.
    Pego emprestado aquele(.)




    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se precisasse me falar
      do (.) dito cujo.
      Beijos e boa noite ou até
      já, sei lá.



      .

      Excluir
    2. ...mas vc sabe, Smareis.
      Antigamente havia como
      esconder o pontinho, mas
      hoje não vejo como.

      Beijos, de novo.



      .

      Excluir
    3. Isso eu tenho que concordar poeta. Abafa! Risos!
      Bjusss!

      Excluir
  57. No fim das contas, o que me interessa mesmo é não ter nenhum poder. Exelente texto. Obrigado pela visita. Você tem razão, você já tinha lido o texto e feito um comentário que me alegrou. Tive que deletá-lo há um tempo atrás e publiquei novamente. OBRIGADO.

    ResponderExcluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!