Como você vê o egoísmo e o orgulho?

17:53:00

Tenho observado, ultima mente em lugares por onde ando, televisão e outros veículos de noticias, pessoas que muitas de suas atitudes, me deixam a meditar bastante.
Pessoas que pensam somente em si próprio como centro do mundo. Isso causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo. Por causa desse egoísmo desmedido nosso progresso moral anda a passos lentos, quase parando... Se todos tomassem consciência como é maléfico o egoísmo, o mundo seria diferente, as pessoas seriam mais instruídas, e a educação não seria tão ruim quanto é hoje, sobretudo no nosso País.

O egoísmo e o orgulho andam de mãos dadas, e isso faz a vida serem mais corrida, os lugares mais concorridos, as coisas mais ambicionadas, e quem vencerem será o mais perspicaz. Uma luta de interesses muito grande.
Você pode observar nos transportes coletivos abarrotados, pessoas na corrida por um assento. Não se respeita idosos que tem tantas dificuldades em seu equilíbrio, deficientes que lutam pelos direitos de ir e vim. Gestante e mulheres com crianças no colo. São simplesmente atropelados, e muitas vezes até espezinhados, afrontados. Se a preocupação com os próprios méritos fosse menor, poderiam ser encontradas formas de resolver o problema. Numa sociedade em que a grande maioria está despreocupada com o bem-estar coletivo, as disparidades crescem. Relacionar-se com um indivíduo egoísta é como cometer suicídio pausadamente. Quando uma pessoa consegue ver o próximo como semelhante, torna-se mais humano e mais solidário. A dor do vizinho dói tanto quanto a sua. A miséria e o desemprego em qualquer família são tão trágicos como se fossem na sua.
O egoísmo é a causa central dos problemas que há entre pessoas. O egotismo é a doença que deve ser  estudada com mais carinho.
Enquanto eu acreditar e caminhar sentido a isso, eu vou evoluir, posso não chegar à perfeição, mas o mundo melhora e muito, se nos importássemos mais com o nosso próximo.

PS. Todos nós carregamos um pouco disso tudo. Mas tem ser humano que extrapola, ultrapassa seus limites, e essa semana presenciei um acontecimento que me deu asco.

Um ótimo começo de semana!
Abraços!
Smareis

                                                                *****

Li uma análise num texto algum tempo atrás que dizia assim:
Na Sociedade o egoísmo faz o que quer. O orgulho faz como quer. O bem faz o que pode, acima das próprias obrigações. 
Na Equipe o egoísmo atrai para si. O orgulho pensa em si. O bem serve a todos.
Na Responsabilidade o egoísmo foge. O orgulho tiraniza. O bem colabora.
Na Amizade o egoísmo utiliza as situações. O orgulho clama por privilégios. O bem renuncia ao próprio bem.
Na Dor alheia o egoísmo esquece. O orgulho condena. O bem ampara.
Na  o egoísmo aparenta. O orgulho reclama. O bem ouve.
No Estudo o egoísmo finge que sabe. O orgulho não busca saber. O bem aprende sempre, para realizar o melhor. 


Postagens Passada

29 comentários

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!