A água do mundo

15:11:00

Vou correndo, como se isso me fizesse escapar dos pingos da chuva que se inicia. Menos tempo na chuva, pode ser ilusório, mas tenho a impressão de que ficarei menos molhado, de que chegarei menos ensopado. Com o canto do olho observo o senhor que com a mangueira termina de limpar a calçada, mesmo sabendo que a chuva há de modificar todo o cenário nos próximos instantes. Ou vai trazer de volta toda a sujeira que ele está tirando ou vai lavar outra vez o que ele acabou de lavar.
 A água que cai do céu cai purinha, purinha, é o que penso enquanto corro dela.
A água que cai do céu. Lembro-me do livro da Camille Paglia em que ela afirmava, ou pelo menos foi o que me recordo de ter dali subtraído, que o homem havia optado por viver em grupo por temor aos fenômenos naturais: chuvas, clima, terremotos etc.
Foi preciso se unir contra as forças da natureza. As forças amorais na natureza. Quando passa um furacão levando tudo, bons ou os maus, estão todos ameaçados. Quando chove muito e tudo começa a inundar, anjos e demônios poderão estar, em breve, igualmente submersos.
Quando a água falta, senhores e escravos morrem da mesma sede. Há forças mais poderosas que a maldade humana.

Os destinos turísticos são, em sua maioria, lugares interessantes por causa da água. Praias, lagos, rios, cachoeiras: somos naturalmente atraídos pela água. A simples vista para o mar ou rio já torna um ambiente mais interessante. Parece óbvio o que digo mas se levarmos em conta que grande parte do planeta é tomado por água isso passa a ser, sim, digno de nota: vivemos em meio a tanta água e ainda somos tão fascinados por ela! Nosso organismo é também, em sua maior porção, água. Somos água, viemos da água, para a água voltaremos e, enquanto tivermos como aproveitar a vida, queremos fazê-lo perto de alguma fonte de água límpida, na beira de um rio ou mar. Navegando, que seja. Queremos água.

Vivemos, porém, sob o alerta de que a água pode acabar. É preciso economizar. Parece absurdo pois a água é absolutamente indestrutível! Se você toca fogo ela vira fumaça e depois volta  a ser água, se congela ela derrete e volta a ser água, seja lá o que se faça com ela, a água volta a ser água depois de um tempo, pura e cristalina. E na mesma quantidade! Pois é. Mas pode voltar salgada. Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar? O prejuízo maior que a água pode sofrer é a poluição. Uma vez poluída a água pode demorar muitos anos para voltar ao seu estado natural, potável, como os pingos da chuva lá do início.

Volto ao início e ao senhor que tentava varrer uma folha de árvore, pequenina, da porta de seu prédio, segundos antes da chuva começar. Quantos litros de água pura ele desperdiçava naquela tarefa imbecil? Não seria mais fácil varrer a folhinha ou pegá-la com a mão? Aquela água correria para o bueiro e se juntaria ao esgoto cheio de substâncias químicas e de lá iria parar sabe-se lá onde, mas, poluída, demoraria um tempo enorme para voltar para o reservatório d'água da cidade. Este tempo é que pode ser o suficiente para uma cidade entrar em caos por não ter o que beber. A água não vai "acabar" nunca, mas talvez, um dia,  não possamos usufruir dela onde e como gostaríamos. Talvez as grandes desgraças naturais não nos metam tanto medo porque o que nos vai derrotar mesmo sejam as folhinhas nas calçadas. Aguadas de estupidez.

Autor: Leo Jaime
Leo Jaime escreve no Blônicas às quartas-feiras

Postagens Passada

135 comentários

  1. Mas é que tu escreves mesmo bem!!!

    É banal, eu sei, mas a água é fonte de vida:) E não lhe damos a devida importância:(

    ResponderExcluir
  2. Já faz tempo que os alertas são expedidos, mas parece que o ser humano não atenta para o fato. Estamos perdendo nossos rios, as mudanças climáticas estão sendo provocadas pela destruição das matas... e continua-se a desvalorizar tudo que é responsável pela nossa sobrevivência.
    O texto traz um inconformismo muito bem expresso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. 。♥ Smareis ♥。, muito interessante essa sua postagem. De fato a água continua, mas poderemos bebê-la até quando!?
    Beijos no seu coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto de Léo Jaime.Um alerta para a água onde tudo começa e termina.Se cada um fizer a sua parte, talvez ainda haja tempo!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. "Talvez as grandes desgraças naturais não nos metam tanto medo porque o que nos vai derrotar mesmo sejam as folhinhas nas calçadas. Aguadas de estupidez."
    Gotas de sabedoria. Muito bom!

    Bjos querida.

    ResponderExcluir
  6. A água é mais uma obra de Deus inexplicável. Gostaria de saber de onde vem toda a água do mar, por exemplo...
    Dependemos dela pra viver e outras coisas
    Bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Perfeito o texto do Leo Jaime. Dá um medo tão grande ver como a conscientização ambiental têm sido falha em algumas pessoas cuja mentalidade é de que nossos recursos são inesgotáveis...e o reflexo q isto poderá nos causar...ou por vezes, já está nos causando.
    Muito bom ler esta postagem, Smareis!
    Um beijo grande. =***

    ResponderExcluir
  8. As folhinhas que não são retiradas vão para os bueiros que entopem e não temos sistemas de armazenamento das águas da chuva, então...,então... e então vamos fazer a nossa parte? Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  9. Los desastres naturales, desastres del hombre, en la naturaleza de todas las cosas. Conciencia, amor se esta necesitando como esa agua para saciar la sed. Así, quizás, tal vez algo pueda mejorar.

    Un abrazo y lindo fin de semana.

    ResponderExcluir
  10. Belo texto!
    Beijos amiga!
    Feliz dia criança!!

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Smareis,

    Que texto maravilhoso acerca de um assunto que deve ser bem refletido através da conscientização e da educação. Obrigada!


    Beijos com carinho e belíssima noite amiga.

    ResponderExcluir
  12. Cette eau si précieuse... Il faut seulement s'en souvenir... et pourtant pour certains c'est l'oubli...
    gros bisous

    ResponderExcluir
  13. Smareis,
    ótimo texto escolheste!
    Aqui em casa temos uma preocupação enorme com a questão ecológico, temos aquecimento da água por placa solar, quando lavamos a louça, depositamos aquela água num balde e colocamos nas plantas (que ficam maravilhosas!), banhos curtos, nunca lavamos calçadas ou molhamos a grama, e banhos o mais curto possível. Quando vejo alguém desperdiçar água, aquilo me dói.

    Beijinhos e ótimos dias! :)

    ResponderExcluir
  14. Hola Smareis. El agua es vida, cierto. Pero no la cuidamos como es debido. Deberiamos hacer conciencia sobre este tema tan importante. Besos, cuidate.

    ResponderExcluir
  15. Mágica e Sensível Amiga de Sonho:
    Um belo texto sobre a água. Com a sua assinatura todos os textos são sucesso garantido e aplaudido.
    Bebo imensa água. Até demais.
    Feliz pela sua deliciosa amizade, um texto extraordinário e útil que escreveu a pensar nos amigos e na sua saúde.
    No maior respeito, estima e consideração pela grandiosidade do seu harmonioso talento.
    Beijinhos de pureza miga. Muitos.
    Sempre a admirá-la imenso.

    pena

    Fantástica. Linda. Perfeita.
    Adorei.
    MUITO OBRIGADO por se não ter esquecido de mim.
    É um prazer estar aqui.
    Adorei, maravilhosa e doce amiga de sonho. Fantástica.

    ResponderExcluir
  16. Smareis..! Buenas reflexiones.¡Somos parte de ella!..

    Un cariñoso Saludo..

    ResponderExcluir
  17. Hi there. I just saw a video on plastic water bottles, and how company's can drain water sources, then of course charge money..expensive. But we are going to stop using plastic bottles. This was a thoughtful post..it is true about how we are made partly of water and amazing how much we depend on it. The elements are fascinating and baptisim is of both fire and water.
    Are you able to use my language translator? I can't understand your comment on my blog (sorry). Let me know if you find a better translater because I can't compare them. Wishing you a wonderful day-

    ResponderExcluir
  18. " A CRIANÇA APRENDE O QUE VIVE" VOCÊ GOSTOU DESTA MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS NÉ? PERCEBI EM SEU COMENTÁRIO. MAS É A PURA VERDADE NÃO É MESMO? CRIANÇA É A MESMA COISA QUE UMA ÁRVORE QUE CRESCE, SE PODAMOS E QUEREMOS ELA EM FORMATOS DIFERENTES CONSEGUIMOS FAZER ISSO.

    UM LINDO RESTINHO DE SEMANA PRA VOCÊ TAMBÉM

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  19. Texto"belo reflitido"
    Abraço e otimas dias,Willy

    ResponderExcluir
  20. Sem água: sem vida.

    Tudo que é essencial, para muitas pessoas passa despercebido.

    O texto é muito rico.

    Um bom dia para você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Texto bem escolhido, para tão urgente alerta....
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Uma bela reflexão! A-do-rei!!!
    Beijos e abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  23. Smareis,
    encanta-me ler os textos que escolhe, todos eles nos fazem refletir...
    Paulo Coelho disse:Para ver o arco-íris, é preciso não temer a chuva.
    Pena que o ser humano continue a teme-la

    Bjs.Celeste

    ResponderExcluir
  24. Realmente temos que cuidar da água do planeta,,,água é vida,,,e tão gentilmente nos é doada em forma de chuva pela natureza,,,que nos molha e nos refresca a alma...grande beijo de bom dia pra ti .

    ResponderExcluir
  25. Olá Smareis!
    Gostei muito desse texto, precisamos dar valor a preciosa água que temos.
    Minha filhinha é super econômica e quando nos vê escovando os dentes com a torneira aberta, corre pra fechar e dá lição de moral...rsrs. Adoro isso, pois ela aprendeu direitinho que precisamos cuidar bem da nossa água.
    Um beijo e um abençoado dia.

    ResponderExcluir
  26. el hombre se unio contra el agua, pero me temo que ese no es el mayor enemigo, hoy nos peleamos por el agua, y al final el agua tendra derecho a unirse contra nosotros, no??.saludos

    ResponderExcluir
  27. Querida Smareis lindo poema.
    Morris
    Cartatadiresche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Smareis,

    Boa reflexão! Obrigada.
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  29. A mídia traz tanta informação sobre a importância de se economizar água, no entanto, alguns insistem em achar que isso é banalidade. Um desrespeito à natureza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Linda!!
    Amei sua visita... esta semana vou fazer mais atualizações, pois estava um pouco enrolada.

    Adoro passar por aqui também, seus textos são divinos!

    Beijinhos
    Drica

    ResponderExcluir
  31. Bom dia,Smareis!!

    Falta consciência ecológica nas pessoas!Mesmo com tanta informação, ainda encontramos muitas cenas como esta, pessoas lavando as calçadas, os carros com litros de água potável senso desperdiçadas...
    é triste!
    Bela reflexão querida!
    Beijos!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  32. oi amiga paz
    lindo texto, um maravilhoso dia na presença de Deus, bjs

    ResponderExcluir
  33. Cierto. Vivimos en un mundo de agua, somos de agua, hay que cuidar el agua.

    ResponderExcluir
  34. Hola Smareis!
    Hablar de estos temas ayuda a que tomemos conciencia acerca de la importancia de cuidar los recursos naturales a nuestro alcance. El agua potable apenas llega al 1% del total del planeta y es absolutamente necesaria para nuestra vida. ¡Cuidémosla!

    Un gran abrazo
    Maribe

    ResponderExcluir
  35. Olá Smareis!
    Sempre belos textos, que nos ofereces em cada postagem, e este é especialmente belo, porque fala no líquido mais precioso, que existe ao cimo da terra, a água, é vida, porque sem ela nada existiria. Sempre que vou para um piquenique, tenho que ficar sempre perto de água, seja do mar de um rio, duma barragem.
    E tive a felicidade ao longo da minha vida,de ter vivido sempre perto de água.
    Até tenho um poema sobre a água, que começa assim.

    Nasci perto a uma Ribeira
    vivi ao pé do Rio Arado
    agora moro em Quarteira
    juntinho ao mar salgado

    Até quando tive na Tropa em África, o Quartel era junto ao rio Monssoa.

    Um grande beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  36. La falta de conciencia por parte del hombre lleva a estos cometidos que jamás recuperaremos. En vez de replantar, conservar ciertas tradiciones y aprender de las culturas más antiguas. Desean quemarlas como si lo de ahora fuese lo mejor...
    Nunca el ser humano fue tan despiadado tanto con la Naturaleza que como las Culturas de ciertas tribus... Algún día cuando se den cuenta, la existencia tendrá que partir de cero.

    Muy bella narración. Felicitaciones.

    Beijos dende Galiza.

    ResponderExcluir
  37. Smareis...

    Bem oportuno e de suma importância este teu texto...

    O cuidado com a água reflete educação e desenvolvimento, coisa também escassa por aqui. Não há consciência sobre a importância do uso racional e a necessidade de proteção dos rios e das águas subterrâneas através do adequado afastamento e tratamento do esgoto doméstico e industrial.

    É necessária uma profunda mudança no entendimento e nas iniciativas da sociedade como um todo para encarar o sério problema da água que já estamos enfrentando e poderá se agravar muito, mesmo em nosso país tão bem servido por este bem impagável, mas onde ainda persiste a falsa cultura da abundância e do desperdício.

    Os mananciais vão rareando e a espécie humana continua agindo de forma irresponsável. Se não forem mudados alguns comportamento será uma tragédia para a humanidade.

    Cuidar da água é cuidar da Natureza, da vida na Terra e, especialmente, do ser humano.

    Como muito bem escreveste Guimarães Rosa: “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade; só tem valor quando acaba”.

    Una settimana felice per te ... Un bacio...

    ResponderExcluir
  38. A água berço da civilização, matéria prima da vida...

    Belo texto...

    ResponderExcluir
  39. Felicitaciones a Leo el autor y a ti por compartirlo
    un texto reflexivo sin duda

    abrazo grande para esta semana

    ResponderExcluir
  40. Muito boa essa sua contribuição pessoal para o futuro da agua no nosso mundo. mas ainda falta a conscientização das pessoas em se aderir a essa ideia genial. nos surpreende como de um simples problema ambiental surja um texto tão rico em poesias que gritam, clamam por ajuda do mundo.
    parabéns pelo seu post!

    agora vou responder seu comentario no meu blog!

    Olá amiga Smareis!!!

    A psicologia é nossa grande mãezona... nos protege e nos indica maneiras de procurarmos acertar nossa decisões... só ela mesmo para facilitar nossas escolhas. obrigado pela visita... adorei te receber!
    excelente restinho de semana pra você também!
    beijos

    ResponderExcluir
  41. El agua es vida y es pura magia.
    Como dijo Bruce Lee "Be water, my friend"

    Abrazos de agua salada desde el mar de Valencia,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  42. Smaries, son muy importantes artículos como el que nos presentas. Es preciso recordar el valor fundamental que tiene el agua para la vida, es imprescindible. Y la contaminación y el consumo desmedido pueden acabar, a medio y largo plazo, en un gran desastre natural. De ahí la relevancia de preservar el medio ambiente.
    Gracias Smaries por llamar la atención sobre este tema.
    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Passando para deixar meu beijinho no seu coração.
    Elogios nem precisa, vc sabe que é bela na alma e reflete isso no que escreve.
    Bjs
    Nicinha

    ResponderExcluir
  44. É sempre bom alertar quanto à problema tão sério. Muito oportuno. Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Linda reflexão Smareis! A água é mesmo vital para nossa vida.
    Precisamos nos conscientizar a cada dia da sua real importância, e cuidarmos dos nossos mananciais de forma responsável.
    Nada mais lindo que o mar, os rios e lagos,
    um verdadeiro descanso para nossa alma!
    Parabéns e um beijo grande!
    Marangela

    ResponderExcluir
  46. Importante alerta que não pode ser esquecido. Dentre as inúmeras ofensas que fazemos ao meio-ambiente a poluição das águas é das mais constantes.Temos de fazer coro com todos que clamam por respeitar a natureza e deixar um legado de vida digna p/ as próximas gerações.
    Adorei a partilha, Smareis.
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
  47. Buena reflexion la que nos dejas, gracias por tu visita a mi blog, con cariño desde Guatemala tu amigo SL

    ResponderExcluir
  48. Belíssimo texto do Leo!

    Obrigada por compartilhar com a gente.

    Há que se refletir!!

    Smareis, te desejo um lindo e feliz restante de semana.

    Fique bem, fique com Deus.

    Jinhos meus,

    Cid@

    ResponderExcluir
  49. Maravilhoso este texto do Léo Jaime...falta consciência mesmo, entre a maioria das pessoas, que dizem ter medo das catástrofes que as águas causam e até de num futuro(que eles no fundo acham que seja muito distante) ela venha a faltar. Desperdiçam e não cuidam deste bem tão precioso de todos nós, lamentavelmente, um desrespeito à natureza.
    Smareis minha querida, tenha uma doce tarde...beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  50. Un texto excelente, que nos alerta del peligro que ocasiona la poca conciencia del ser humano, para cuidar los recursos del planeta, sobre todo el agua, que es vital.
    Ya han habido advertencias, pero los seres humanos ni caso, ¡cuanto nos falta aprender de los animales!...
    Besitos en el alma
    Scarlet2807

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde Samareis,

    O texto de expressão crítica e bem desenvolvido.
    A natureza quando se irá trás grandes calamidades aos povos.
    Certo que a água nunca acabe, mas é como diz o texto: "um dia, não possamos usufruir dela onde e como gostaríamos." Aí é que será tarde de mais para querer corrigir a desgraça.
    Tem certas atitudes do ser humano que deveriam ser deixadas de lado, assim ajudaria nem que seja um pouco a natureza. É bem semelhante na vida pessoal de cada um, certas e boas atitudes são capazes de mudanças.

    Abraço, tenhas um abençoado dia!

    ResponderExcluir
  52. Dizer o quê? Formidável, queridona! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  53. Como que no me habia puesto a pensar en esa idea de que la vida puede venir con el agua pero tambien la muerte, no solo son las sequias tambien las inundaciones

    buen post

    suerte! ;D

    ResponderExcluir
  54. Postagem muito importante. Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  55. Olá, Smareis.
    Que extraordinária reflexão sobre a água. Como os gestos insignificantes podem arruinar a Vida!

    Obrigada pela visita ao meu blog. Volta sempre. Também já estou seguindo o teu.
    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  56. A água é a mãe da alma vivente. Não há vida sem água...

    abraço
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  57. Querida, una entrada muy interesante, abarca varios temas, pero me centraré en su gran interrogante¿Hay fuerza de mal poderosa que la que origina la naturaleza?
    Teológicamente le contesto: Sí, la del hombre que cae en pecado, su fuerza destructora es para sí mismo causa de eterna condena de no ver a Dios.
    Las fuerzas destructoras de la naturaleza.aun causando enormes daños, no piensan , ni sienten,tan solo se resienten del mal que el hombre le ha hecho y en defensa actúa con tantas agresiones. Pero los huracanes, volcanes, maremotos, terremotos, etc, existen desde que el mundo es mundo.No sé si he sabido explicarme
    Gracias
    Con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  58. Como sempre, um belo texto. Eu sou fascinado pelo universo aquático.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  59. O Leo é um grande escritor e está sempre preocupado com as questões ambientais.Este, então, muito oportuno. Abração.

    ResponderExcluir
  60. Oh, Smareis! me enoja y me da muita raiva de ver como a água é desperdiçada.
    Nem se preocupa com o espaço público. Nós ainda não entendemos que devemos ser cuidadosos. A preguiça me incomoda muito.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  61. Olá, Smareis
    Hoje venho convidar-te a participar numa brincadeira que me foi endossada pela minha amiga Carla Ceres.
    Vai AQUI
    para te inteirares.
    Espero que a ideia te agrade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  62. Es evidente que debemos tomar conciencia pronto sobre el cambio climático.
    Nos enfrentamos a serias consecuencias.

    Un saludo enorme.

    ResponderExcluir
  63. Smareis, minha querida, esse texto do Léo Jaime é fantástico! Sempre admirei esse moço.
    Energias lindas e positivas para ti também!Beijinhos!

    ResponderExcluir
  64. Ufa!!!!Que congestionamento prá chegar aqui,amiga!

    Minha querida Smareis,eu desconhecia esta faceta do Léo Jaime e adorei...vou passar a lê-lo sempre.E você,amiga,tem um olho clínico para textos interessantes,que me encanta.Daí a fila de comentários,né?
    Um belo final de tarde para você,querida e uma linda noite povoada de sonhos(com água).
    Bjsssssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  65. Como me encantei aqui.
    Cheguei até a emocionar-me .
    Ah se a maioria descobrisse logo essa estupidez exagerada.
    Talvez houvesse mais mãos juntando folhas nas calçadas.

    Beijo querida.
    Parabéns o texto foi uma bela escolha.

    ResponderExcluir
  66. Querida muito obrigada pelo carinho. És água benta que cura um pouco o amor do nosso coração.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  67. Smareis, aprendemos desde cedo que a água é a essência da vida, mas, pela nossa estupidez e egoísmo, não lhe damos o valor devido. A consequência deste descaso é a escassez que se exacerba a cada dia. Em alguns países europeus, e, sobretudo, asiáticos e africanos, a água vele ouro.
    Temos o hábito de desperdiçar aquilo que nos é abundante num momento e valorizar quando perdemos.

    Muito e oportuno texto, como sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  68. Minha querida

    Como sempre um texto para reflectir no que estamos a fazer a nós próprios e aos que nos seguirem, adorei ler e deixo um beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  69. Olá Smareis,obrigada pelo carinho no blog Artesanatos,seja bem vinda sempre
    que puder!
    Parabéns belo texto,toca profundamente,
    que a pessoas façam uma reflexão sobre!
    A natureza mostra-se descontente!
    Paz e luz para humanidade...
    Amar...apoiar...confiar...confraternizar

    ResponderExcluir
  70. É o egoísmo e a estupidez que levam o ser humano a esse tipo de procedimento. Pessoas que visam somente o seu bem estar, pouco se importando que poderá faltar água para os seus semelhantes, inclusive, netos, bisnetos, etc.

    Belo e verdadeiro texto do Léo Jaime. Ótima escolha amiga.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  71. Olá Smareis, tudo bem com voce?

    Foi tão bom ter conhecido o seu blog, cada dia
    gosto mais de tudo o que escreve aqui.

    Esse texto sobre a água, é lindo e verdadeiro,
    adorei.

    Eu não sabia que o Leo Jaime também escrevia
    coisas tão lindas.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  72. Apesar de todo descalabro que existe com os despojos do homem frente a natureza, ainda há um certo equilíbrio. Mas até quando?
    Espero que o homem que se diz racional realmente vivencie de fato esse dito ser racional.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  73. Toda a água existente no mundo é, com toda certeza, obra divina!
    E não podemos negar que ela é maravilhosa!


    Beijinhos,
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  74. Belissimo ...Parabéns...Adorei já to seguindo...textos e imagens de muito bom gosto!

    Obrigada pela visitinha no meu blog e o carinho do comentário!

    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  75. Belíssimo texto de Leo Jaime, é hora de refletir atentamente e valorizar o que estamos fazendo em benefício da vida, a importância, os cuidados e os benefícios...há muitos anos alertas são divulgados com relação a água, mas muitos tem ignorado e continuam o desperdício... em muitos países água é escassez, há um controle em seu uso... não me refiro a água do mar, da chuva, o que a natureza envia, digo aquela que nos usufruimos...e talvez desperdiçamos por qualquer motivo, é preciso refletir sim e mudar nossos hábitos... num momento de castratrofes ambientais a água limpa e cristalina é valorizada, pois sempre há limitações e ai a população valoriza.. mas é preciso ser contínua e não apenas momentânea...devemos ficar atentos...
    Um grande abração pra ti.
    Giovanna

    ResponderExcluir
  76. SIEMPRE UN PLACER LEER L0O QUE USTED NOS COMPARTE.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  77. hermoso texto.bom fin de semana para ti...beijos

    ResponderExcluir
  78. Oi, Smareis,

    Um dos melhores momentos que experimento é quando posso me molhar na chuva e andar chutando poças d`água. Obrigado por comentar meu blog.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  79. Oi, Smareis. Aquele verso do Djavan colocado na crônica (sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar?)é para mim o possível desfecho desta nossa geração ou das que vamos deixar aqui no planeta água. Cobra-se pelo tratamenro da água que utilizamos e muitos acham que o ato de pagar por ela os exime de conservá-la para usos posteriores. Esta faltta de consciência vai sair muito cara (já está saindo) para todos, indistintamente.

    PS: não sabia que o Leo Jaime era tão bom cronista.

    Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  80. Olá amiga, Bom dia pra vc e todo meu carinho. Bela reflexção! A agua é nossa maior riqueza. È preciso cuidar do planeta, se amamos temos que cuidar da água e todo planeta. O planeta água de Léo Jaime é uma oração! Bjos flor e lindo fim de semana pra vc com todo carinho. Obrigada pela amizade e visitas carinhosas!

    ResponderExcluir
  81. Primeiro que tudo lindo texto! Muito bem escolhido.
    Agora, apesar de correr o risco de me tornar banal, este é um tema que tem realmente preocupado o mundo.
    Corremos realmente o risco de um dia não termos este bem tão precioso.
    Contudo as pessoas continuam na ilusão de que nunca irá acontecer.(Pelo menos a nós)! Esquecem os Países aonde as pessoas dariam tudo por um pouco de àgua limpida

    ResponderExcluir
  82. Até as montanhas são lindas porque a água nelas existe!

    ResponderExcluir
  83. Gracias por este ensayo sobre la lluvia y la vida.

    Te dejo mi aplauso.

    mariarosa

    ResponderExcluir
  84. Eu me sinto culpada, flor, porque não sou exatamente uma pessoa ambientalmente responsável.

    =\

    Um beijo grande, adorei o texto.

    ResponderExcluir
  85. Olá Smareis,
    Excelente e oportuna escolha. A crônica é muito bem elaborada e manifesta um inconformismo natural de um cidadão consciente.
    Todos estamos sendo continuamente alertados para a necessidade da preservação da natureza e de seus elementos e mesmo assim ainda há quem extrapola em ignorar tais alertas. Mister se faz que mudemos nossa cultura enquanto é tempo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  86. adormecimento coletivo no estado líquido.
    impossível não concordar em absoluto.
    beijo, smareis!

    ResponderExcluir
  87. Correr da água é uma grande bobagem, pois somos nós quase que completamente líquidos. Agredir a natureza também é das maiores tolices, já que ela está 100% em nós. Linda postagem, meus parabéns. Obrigado pelo simpático comentário na Tenda das Palavras.

    ResponderExcluir
  88. Cierto, Smareis, el agua de lluvia es pura y cae llenando espacios que son entornos tan bellos como útiles. Cuando la sed llega a matar a poderosos y siervos siempre existe un resquicio para que los poderosos mueran los últimos. Sin ellos no podrían vivir los siervos.
    Cuando se contaminan arroyos, ríos y mares, el mal se le hace a quienes disfrutan de un medio libre, bello y útil.
    Los contaminadores siempre destruyen sin ver la belleza. El agua debería ser su fin.

    Un cariñoso saludo, Smareis.

    ResponderExcluir
  89. Smareis minha querida, um beijo nesse seu coração. Coração que tem a sensibilidade para falar de algo vital para a vida, a água. Uma música do cantor Guilherme Arentes traduz a importância da água como nunca vi antes, chama-se, Planeta água, não sei se conhece. Parabéns pela relevante publicação minha querida.

    ResponderExcluir
  90. Valeu, dear! Ótimo fds pra vc tb!!!! Beijo!!!

    ResponderExcluir
  91. Cada vez que veo la lluvia caer, tengo que dar gracias a Dios por bendecirme una vez mas. Si la gente supiera realmente y entendieran la maravilla de ser mojados por el cielo, de cierto este mundo seria distinto. Muy bonito tu escrito. Bendiciones

    ResponderExcluir
  92. El agua lo es todo,sin ella no hay vida:)

    te dejo mis saludos♥

    ResponderExcluir
  93. No decorrer e milhões de anos de evolução, Smareis, o que os seres vivos fizeram foi compartimentalizar o meio aquático em seu interior.
    Estranho que hoje em dia se dê tão pouco valor à água.
    Ela nunca irá faltar, mas os recursos energéticos que são usados para tratá-la, esses sim, tornar-se-ão mais e mais custosos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  94. Adorei sua visitinha e teu cantinho é lindo!!! Bjão linda :D

    ResponderExcluir
  95. hola Smareis,
    un tema que la gente lo hace complejo pero es tan fácil. Cuidar de ese recurso natural tan importante para la vida de todo ser viviente.
    Debemos despertar de una vez por todas.

    un abrazo^^

    ResponderExcluir
  96. Smareis,não conhecia esse texto do Leo Jaime e adorei!Um alerta para a questão da água tão gritante sua escassez em nosso mundo!bjs,

    ResponderExcluir
  97. Ótimo texto!
    Se não cuidarmos... um dia pode acabar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  98. Pata ti:
    °º✿
    º° ✿✿♥ ° °º✿
    º° ✿✿♥ ° ·.
    Beijos floridos!!

    ResponderExcluir
  99. El agua es la fuente de la vida; podemos vivir algun tiempo sin ingerir alimentos, pero no podemos sin tomar agua. El agua, el oro liquido de la vida que no cuidamos como es debido, esperemos comprenderlo a tiempo antes que sea demasiado tarde.
    Linda reflexión.

    Abrazos desde El Salvador.

    ResponderExcluir
  100. Não conhecia o texto. Adorei!

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  101. Um texto que é um manifesto. Con cordo com tudo. Nós descuramos a importância da água...até ser tarde demais para desfazer o mal que já foi feito.
    Te agradeço...em nome da Terra!

    ResponderExcluir
  102. ººº
    Escrita intensa. O Jota gostou da cadência deste texto. Excelente tom narrativo. (Credo até pareço um professor de estudos portugueses).

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  103. Um sábado repleto de paz e muito carinho pra ti minha amiga,,,beijos flores e poesias....

    ResponderExcluir
  104. A água! Inodora,incolor,sem sabor, transparente! É a água de que precisamos e que faz parte de nós. Nós e a Natureza. Sem ela não há vida possível.Contudo, temos tão pouco cuidado quando lidamos com ela, quando a esbanjamos, quando a poluímos!

    Este texto vem alertar-nos. A água é um bem e que pode acabar. Há lugares no mundo que não têm água potável.

    Tema para muita reflexão!

    Bjo

    Olinda

    ResponderExcluir
  105. ¡Qué razon tienes¡.Señres y esclavos moriran de la misma sed.Preciosisimo.Besos enormes de luz.

    ResponderExcluir
  106. Hoje estou passando para desejar
    um feliz final de semana.
    Deixar um carinho meu como
    sempre tento fazer sempre.
    Em cada blog onde encontrei carinho
    e amizade sincéra.
    O amor por você nasce desse contato
    simples que sempre tento passar .
    Gosto de ver você no meu blog ,
    mais sei que nem sempre é possivel.
    Graças a Deus você tem uma infinidade de amizades.
    Bjs,no coração e na alma.
    Evanir.
    Um feliz dia do professor
    caso ñ for essa sua profissão
    não importa um dia todos nos tivemos um.

    ResponderExcluir
  107. Excelente reflexão.
    Amiga hoje deixei no meu cantinho “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” - http://maria-selinhos-presentesdosamigos.blogspot.com/2011/10/selo-de-qualidade-este-blog-e.html - um miminho especial é o “Selo de Qualidade”, o seu cantinho merece pois é um espaço onde a qualidade e o bom gosto estão sempre presentes em todos os posts.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  108. Bom sábado querida e feliz sábado!!
    Obrigada pelo carinho!!
    :D

    ResponderExcluir
  109. Que texto pra ler num dia que eu tô azeda por que tá chuvendo..rsrsr...garoinha chata....
    Mas o texto é lindo...chuva, Camille Paglia que eu adoro, Léo Jaime, ecologia..tudo no mesmo balaio literario...acho que vou começar a olhar a garoa teimosa que ta caindo com mais simpatia..srsrsr
    Um abração Smareis e bom final de semana, mesmo molhado...

    ResponderExcluir
  110. Um bem sem o qual a vida não existe. E há tanta gente a estragar água, com uma inconsciência, que arrepia.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  111. Agua é vida para nosso planeta...beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  112. ola
    vim agradecer sua visita e dizer q estou seguindo tbm

    obrigada

    bjk

    ResponderExcluir
  113. Água
    é a joia mais preciosa que temos
    e estamos desperdiçando .

    Hoje a chuva foi intermitente
    uma sensação de alívio .

    Um bom final de semana

    bjs

    ResponderExcluir
  114. Smareis querida amiga.ótimo texto é bem-vindo,água é a nossa fonte de vida,o corpo humano tem o mesma quantidade de água, e a natureza é generosa,mas muitos não valor devido à água,desperdicío sem noção que um dia a nossa maravilhosa água pode acabar.Espero que todos tomem consciência do valor da água.Sem água o ser humano não vive.Um feliz domingo para você.Flores e beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  115. água
    chuva sempre
    amei dançar,correr
    andar na chuva
    me trás boas lembranças
    linda noite
    maravilhoso domingo
    bjs

    ResponderExcluir
  116. Voltei...para te desejar um bom domingo

    ResponderExcluir
  117. Gracias por visitar mi blog, he estado en Lisboa.

    No entiendo el idioma, pero intentaré leer conel traductor

    Un beso

    ResponderExcluir
  118. Olá! Eu gosto muito do Leo Jaime e do que ele escreve ou compõe. Este texto é bom para refletirmos sobre nossos usos sem responsabilidade! Um beijo!

    ResponderExcluir
  119. Lindo o texto. A imagem ficou perfeita com a linguagem. Parabéns

    ResponderExcluir
  120. No son las catástrofes naturales las que me aterran, sino aquellas que los humanos provocamos con nuestra insensatez.
    Belo texto, amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  121. Minha querida,enfrentei novamente o congestionamento,mas consegui chegar...para desejar-te uma semana feliz e abençoada.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  122. Uma grande verdade
    A arrogância do Homem será com toda a certeza a causa do grande deserto que acabaremos por criar...no mundo...no coração.
    brisas frescas para todos

    ResponderExcluir
  123. Oie Smareis, eu procuro economizar água e energia elétrica sempre e fico revoltada qdo vejo pessoas desperdiçando essas riquezas.

    bjiimm e ótima semana

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  124. Gostei muito! Acho que meu blog voltou ao normal, mas se ainda não consegue acessar, me mande um email me avisando, ok!
    Alequejo@hotmail.com
    Kisses

    ResponderExcluir
  125. Buenasss...
    Adivinha quem está aqui????
    Sou eu...tua querida...tua cheirosa...tua anjinha!!!
    O que???
    Não sabes quem sou ???
    Para,ne????
    Favor abrir teus olhinhos,pois já joguei fora minhas plumas,lantejoulas,paetês,meus saltinhos de pedrinhas de brilhantes...para não te ofuscar com meus brilhos...rsrsrsrs...soltei meus cachinhos loiros dourados,tirei minha roupinha de seda....heheheeeeeee...EU SABIAAAAAA...pensou em me ver pelada...vaptivupiti...abristes os olhos rapidinho,ne???
    Bem,agora já vou...passei aqui só para te dar um cheiro...
    Beija-te, tua Olhos Azuis!!!

    ResponderExcluir
  126. Olá!
    Água é vital, em alguns países africanos a falta de água é um grande transtorno. É preciso saber usar, senão vai faltar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  127. Que testo tan fascinante sobre la vida porque el agua es la vida para todos los seres vivos de este planeta. Que buena reflexión si todos nos parasemos a reflexionar en como hacerlo mejor para cuidar el planeta en vez de sin conciencia destruir lo que dios nos ha otorgado, todo seria diferente. Se extinguen animales, plantas,se secan los ríos , hasta las personas van desapareciendo. Pueblos que durante siglos han existido y vivido en las diferentes selvas del mundo están siendo arrasados por la codicia del ser humano. Así que reflexionemos e intentemos por nuestro propio bien hacer un mundo mejor para todos.
    Gracias por tu visita y tu cariñoso comentario.
    Te dejo un gran beso.

    ResponderExcluir
  128. Bela escolha, Smareis. Gostei! :) Boa semana.

    ResponderExcluir
  129. Oi, Smareis!
    Voltei aqui para ingerir um pouco mais de seu texto sobre a água e lhe agradecer pela visita e comentário no meu link.

    Obrigado, minha grande amiga!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  130. Lindo e agradável texto. Gosto da chuva, Smareis, principalmente da terra molhada...

    ResponderExcluir
  131. A paz seja contigo!
    Venho deixar-lhe o meu abraço, com o desejo de que Javé lhe abençoe e lhe mantenha sob sua maravilhosa Graça durante toda a semana.
    Que seu domingo seja abençoado!

    http://www.youtube.com/watch?v=VPZLpgkgpkE

    Blog Yehi Or!
    http://hajalluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  132. Domingo findando e eu passando, para te desejar um inicío semana maravilhoso.

    Beijinho amada.

    ResponderExcluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!