Como você lida com a solidão?

19:46:00

Solidão! Todos nós de alguma forma já nos sentimos sozinhos, outros se sentem sós com muita freqüência. Mesmo quem diz não ter tempo para se sentir sozinho, que solidão é sinal de depressão, doença, coisa para quem não tem amigos, família, com certeza já se sentiu só em alguma fase da vida, em alguma situação. Quem nunca ficou até mais tarde no trabalho, não porque tem algo a fazer, mas na verdade mesmo ficou por não querer ir para casa? Ou saiu do trabalho e foi logo se encontrar com os amigos? Quem nunca se sentiu só após uma separação? E quem nunca entrou em casa e foi logo ligando a TV, o rádio, o computador? Fazemos isso por querer saber as notícias, ouvir música, receber e-mails, conectar-se com outras pessoas? Nem sempre, essas podem até ser as justificativas que a maioria diz, mas lá no fundo, o que desejamos mesmo é fugir da solidão!
Mas será mesmo que é fugir da solidão ou fugir de própria companhia e dos sentimentos e lembranças que poderão aflorar? Pois estar só significa estar acima de tudo em nossa própria companhia e, infelizmente, muitos não conseguem ou sequer se dão conta do real motivo que estão sempre em atividade. É, a solidão é antes de tudo a oportunidade que temos de nos confrontar com tudo que está bem dentro de nós e, assim, nos conhecer, cada dia um pouco mais. Mas para algumas pessoas, talvez a maioria, estar consigo mesmo, se conhecer, é sentido como algo doloroso, difícil, e até mesmo, insuportável.

Muitos moram com outras pessoas, não porque gostam de estar com essas pessoas, mas para não se sentirem sós. Outros mantêm seus relacionamentos pelo mesmo motivo e não por sentirem amor com quem dividem a mesma casa e a mesma cama. Mas por qual motivo a solidão é tão temida, causando verdadeiro pânico, fazendo com que pessoas mantenham relacionamentos destrutivos, infelizes?
Desde pequenos somos ensinados a sermos amigos de todos, a quem devemos dividir nossos brinquedos, sermos bonzinhos; na adolescência, o que mais desejamos é ter muitos amigos e com isso nos sentirmos aceitos; vamos crescendo, casamos, temos filhos, e conforme o tempo vai passando, surgem as separações, perdas, decepções e, por opção ou falta dela, muitos vão continuando seus caminhos sozinhos. Mas o que fazer com quem é um total desconhecido de nós mesmos? Passamos anos valorizando o que os outros querem, sentem, falam e parece que se esqueceram de nos ensinar a olhar para dentro de nós; portanto, não se culpe se você não sabe ficar só, é natural. Mas sempre é tempo de aprender. Aprender a se ouvir, se conhecer.

Como é natural também sentir medo de olhar para quem você sequer foi apresentado. Como querer conhecer alguém que só ouviu críticas a respeito de si, fazendo-o sentir que tudo que faz, pensa, fala, sente, é errado? Não, não é nada fácil! A própria sociedade discrimina quem não tem tantos amigos, sendo muitas vezes taxado como anti-social. Os tímidos que o digam... como sofrem por serem mais fechados. Os extrovertidos, sim, estes têm muitos amigos, parecem agradar a todos e, por isso, são felizes. Será? Esses mesmos alegres crônicos também chegam em casa, e muitos se deparam com o silêncio como companhia. E será que continuam se sentindo tão bem quanto demonstram? Nem sempre. Sem falar que mesmo acompanhados podemos nos sentir sozinhos, e isso parece doer ainda mais. Que paradoxo, não? Quando estamos sós queremos companhia e, mesmo com companhia, continuamos a nos sentir sozinhos.

Mas o fato é: como lidar com a solidão? Será que o mais apropriado não é: como lidar com nossa própria companhia? Nessa pergunta, creio que já está a resposta. O fato não é como lidar com a solidão, mas sim como lidar com nós mesmos. Sim, é muito bom estarmos com outras pessoas, principalmente com aqueles que nos amam e que amamos também, mas nem sempre isso é possível e pelos mais diversos motivos. O que é preciso refletir é que não se pode estar na companhia, de quem quer que seja, apenas para não ficar só, isso sim é pura falta de coragem para olhar para dentro de si e enfrentar os mais diversos sentimentos que tal encontro poderá despertar. É perder a oportunidade de se conhecer e aprender a valorizar tudo que viveu até aqui.
A solidão pode doer para qualquer pessoa, mas dói muito mais para quem não gosta de si mesmo, quem não se admira, não vê em si mesmo qualidades, quem não percebe seu próprio valor, não se ouve, não aprendeu a se amar e se respeitar. A busca por ter outras pessoas por perto pode também demonstrar uma enorme necessidade em ser aceito, reconhecido, amado.

Creio que o maior antídoto para a solidão seja exatamente isso: autoconhecimento. Para isso, procure se observar mais, valorizar suas conquistas, identificar seus sentimentos, ouvir sua própria voz e respeitar aquilo que ouve e sente. Assim, aos poucos irá conhecendo um pouco mais sobre você mesmo e gostando desse ser especial que é você.

Na verdade, só se sente sozinho quem não aprendeu a apreciar a própria companhia! Espero sinceramente que você aprecie estar acima de tudo consigo mesmo!

Autora: Rosemeire Zago

Postagens Passada

186 comentários

  1. Solidão é sim quando estamos ausentes de nós mesmos...
    Esse texto é lindo e verdadeiro. E engraçado e que postei sobre a solidão virtual. Seja como for, solidão dói demais mesmo, pois fugimos do nosso próprio eu.
    Beijokas doces Smareis

    ResponderExcluir
  2. La soledad no es tan mala, siempre que te conoscas bien a ti mismo y te guste tu compa;ia.
    Aunque para muchos...es terrible.
    Un inmenso abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Hola Samareis..Buena reflexión sobre la soledad..
    Te dejo mi gratitud.
    Feliz semana.

    ResponderExcluir
  4. Todos vivemos já dias amargos de solidão e abandono.

    às vezes é bom para darmos valor às pessoas e momentos de felicidade.
    Nada acontece por acaso e devemos trabalhar para que não se entre por essa porta.

    Na vida é preciso fazer as nossas escolhas e há sempre as duas versões:
    A boa e a ruim. Optemos pela primeira sempre e em tudo.

    ResponderExcluir
  5. Smareis, la soledad es un tema profundo y con muchas variantes. La soledad en si misna no es mala y en algunos casos es necesaria. Para crear, para reflexionar, para encontrarse con uno mismo, etc. Pero la soledad no deseada, como bien explica tu entrada, produce depresión. El ser humano por naturaleza necesita relacionarse con los demás para enriquecerse y ser él mismo en plenitud. Y siempre debe procurar las estrategias necesarias para no habitar en un mundo solitario. Cultivar los amigos, las relaciones familiares, realizar actividades que implique la cooperación y colaboración con los demás.
    Muy interesante la reflexión sobre la soledad, sobre todo en una sociedad cada vez más interconectada por redes virtuales.
    Gracias por publicar temas de gran importancia para el bienestar emocional.
    Un gran abrazo Smareis

    ResponderExcluir
  6. ..Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada.
    Josh Billings.

    Querida Smareis
    As vezes necessitamos sim de ficar só
    para um momento de reflexão ou de meditação ,ficar no vazio só na contemplação.

    Lindo texto
    Lindo início da semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi que a solidão pode ser boa também para reflectir..Mas quando se trata de uma ruptura é doloroso principalmente porque acaba toda uma rotina diária..existem sítios comuns que agente evita,Existe a ressaca de todo um sentimento que morreu que ocupava todo um espaço e agora não existe mais.é importante procurar novos estímulos ..bj

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto que dà para refletir...

    Smareis acho que você faz a pergunta chave: como lidar com a solidão? Será que o mais apropriado não é: como lidar com nossa própria companhia?
    eis a questão???


    Bjs.Celeste

    ResponderExcluir
  9. Excelente o teu texto! A solidão é um sentimento que às vezes é preciso passar. Até para meditação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Concordo 100% com o que foi escrito neste post. Só uma dúvida: O que desencadeia esse medo das pessoas a ponto de não quererem se conhecer antes de preferir ficar arrodeado de pessoas mesmo que as mesmas não as fazem "feliz"? Você acha que nossa cultura acaba acarretando tais ações?
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi dizer que se não gostarmos da nossa própria companhia, ninguém mais há de querer estar conosco.
    Aprecio momentos esporádicos de solidão, são essenciais para a auto reflexão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Uma linda reflexão! Eu preciso de momentos de solidã, preciso de estar a sós comigo, mas só o qb, porque depois também preciso de vida e barulho à minha volta! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Querida Smareis!
    Penso que todos nós um dia ou outro passamos por esse sentimento...eu pratico esporte e procuro sempre estar "de bem" comigo!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. A pior das solidões é aquela que sentimos apesar de acompanhados!...

    Beijos!
    AL

    ResponderExcluir
  15. Oi Smareis. Quantas verdades neste post importantíssimo. Identifiquei-me profundamente com as suas palavras. É isso mesmo. Eu valorizo demais o autoconhecimento e para isso é necessário silêncio. Beijos e meu carinho.

    ResponderExcluir
  16. Eu vivo sozinho. E creio que a soledade è boa, mais si vocè tem a posibilidade de ficar con algueim cuando quizer.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Creio que é isso mesmo, quando a gente a aprende a apreciar a própria companhia tudo fica mais fácil. Acredito que a auto estima precisa mais ser valorizada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Nous avons tous des moments de solitude... Des moments à vide.
    Je pense que la plus grande et cruelle solitude est celle de la vieillesse car elle devient irréversible.
    L'espoir, le bonheur, l'amour comblent la solitude...
    Il y a tant à dire...
    gros bisous et merci pour cette belle publication.
    Gros bisous

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto reflexivo sobre a vida em si, pois só sempre estamos, nascemos só e iremos daqui também assim, portanto temer a solidão é mesmo temer a si mesmo!
    Abraços amiga.
    Ivone

    ResponderExcluir
  20. Somos seres gregários!
    A vida de relação é o nosso meio.
    Mas por vezes temos necessidade de nos isolarmos.
    Isolamento pode tornar-se necessário.... solidão é sempre depressiva!

    ResponderExcluir
  21. Texto perfeito. Não adicionaria nem mais uma vírgula.

    Há uma enorme diferença entre estar só e sentir solidão.
    Está-se muitas vezes só no meio duma multidão.
    Solidão é um estado de alma sempre contornável.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Smareis,um texto profundo e verdadeiro!Ficar só não significa necessariamente sentir- se só!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  23. Olá Smareis!
    Pois então, solidão buscada é uma delícia,mas a imposta ou aquela que sentimos quando uma multidão nos rodeia é muito doída.
    Gosto da solidão,é gostoso ficar ali ouvindo o silêncio e se descobrindo na solidão de si mesmo.
    Um beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  24. Esse texto é claro e objetivo. Toca no real fundamento da solidão. Em muitos momentos da vida, pode-se senti-la, mas não de forma destruidora. Se não criamos vínculos conosco, com nossos desejos; se não estabelecemos prioridade para nós mesmos, fazendo o que nos dá prazer, vamos cair nesse estado. Somos únicos, não importa se sós ou acompanhados e precisamos valorizar isso.

    Grane beijo!

    ResponderExcluir
  25. la soledad... eterna compañera junto a esperanza

    pues juntando retazos de aqui y de alla y buscar esas cositas por las que vale la pena seguir adelante

    un abrazo chica, que sea una buena semana

    ResponderExcluir
  26. Reflexivas tus palabras. yo si me quiero, he aprendido a amarme. Besos.

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito dos textos da Rosemeire Zago, ela busca no histórico os findamentos para o presente e o faz muito bem.
    De fato, a solidão não é pra ser combatida, mas entendida; ou melhor, entendermo-nos( a solidão em nós) em autoconhecimento necessário como pausa e avanço na caminhada.E, com equilíbrio pesarmos os bons momentos em conjunto e os bons momentos sózinhos(as).
    Obrigada pela partilha, Smareis.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  28. Às vezes temos medo da solidão, porque eles estão com ela, muitas vezes falam do que por conveniência nós escapamos em nossas vidas.

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Majestosa e Brilhante Amiga:
    Fala sobre solidão de forma significativa e um alcance nunca desejado.
    Creia que já senti uma solidão imensa, mas falei com ela e ela devolveu a sua magia.
    Podemos entabular diálogo, desabafar com ela, apaziguar duvidas, seremos nós próprios.
    Um texto genial que só podia ser seu.
    Sabe, adoro a solidão, apesar de ser esquisito pensar isto. Silêncio e solidão interligadas.
    É brilhante e fabulosa.
    Parabéns.
    Beijinhos amigos cristalinos, transparentes e puros.
    Com respeito pela sua magia no meu blog. Tanta ternura e carinho.
    Sempre a admirá-la.

    pena

    É notável, amiga extraordinária.
    Bem-Haja, pela doce amizade.
    Adorei.

    ResponderExcluir
  30. Esta é uma questão controversa para mim, eu realmente tenho medo da solidão, me sinto mal nela. Sofro quando estou sozinha por muito tempo, lá vem aquele sentimento desde a infância. Este é um processo de aprendizagem que debo hacer...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  31. Ay soledad!!!Una mala compañera si no se desea, pero para una monja como yo, sin soledad para estar con Dios , me mustiaría.
    Gracias mi entrañable amiga por estar a mi lado
    Con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  32. Amiga,
    Um texto bem completo e verdadeiro sobre a solidão. Para meditar profundamente.
    Há momentos nas nossas vidas em que a solidão se faz presente de uma ou outra forma e em que sentimos tanto a falta de alguém.
    No entanto, eu necessito de estar só, em silêncio, para me encontrar, para sentir paz.
    Mas há solidões cruéis, o abandono dos idosos, por exemplo...
    Um beijinho e muito obrigada pelos temas magníficos que partilha.
    Ailime

    ResponderExcluir
  33. Oi minha querida, que coisa boa ter sua companhia nesta minha outra casa...te acompanharei daqui também.
    Muitíssimo importante este texto.
    A dias atrás fiz um post falando justamente sobre carência, que tem muito a ver com solidão. E creio que em ambos os casos, fica bem visível o quanto temos dificuldades de estarmos sozinhos e bem, diante de nossa solitude.
    Penso que termos uma boa autestima nos ajuda e muito enfrentarmos tanto a carência, como a solidão.
    Claro que é maravilhoso estarmos na companhia de outras pessoas, mas precisamos aprender a conviver e muito bem conosco. Um aprendizado a ser feito, mesmo a pequenos passos, mas, com certeza muito transformador em nossas vidas.
    Beijinhos e feliz semana amiga, grata por compartilhar otimos temas...
    Valéria

    ResponderExcluir
  34. Olá Smareis, tudo bem?

    De vez em quando é bom ficar sozinho,

    para refletirmos, mais ter solidão

    deve ser horrível.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  35. Oi, Smareis...

    É difícil sentir solidão. Acho que a pior de todas é qdo estamos acompanhados e mesmo assim nos sentimso sozinhos. Fica um vazio, um buraco, um oco...
    Isso acompanha a depressão, e nem sempre temos forças pra vencer isso. E nem sempre quem está do nosso lado percebe que precisamos de ajuda.
    É difícil!

    Beijossss
    Ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  36. La soledad, companera del mondo humana!
    Lindo texto significativa....
    Abraço& cyberkiss,Willy

    ResponderExcluir
  37. Oi querida amiga Smareis,
    Quanto mais conheço esse trabalho, mais entendo a profundidade do significado das palavras: amor, fraternidade e humanidade.
    Um grande abraço,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  38. Olá! Boa noite! Penso que a solidão pode ser boa para refletir..Porém, quando se trata de uma separação é doloroso, e é importante procurar novos estímulos para sua vida.
    Não perdendo vínculo familiar, amizades, não ter vergonha de pedir ajuda, quando necessário, são caminhos para lidar com a solidão!
    É isto!
    Boa semana!
    beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  39. Creo que no es saludable estar solo, necesitamos vivir en sociedad, pero a veces, un poquito es necesario, para aprender a estar con una misma. A mi me gusta estar conmigo, jaja, eso es bueno, hay que aprender a estar bien con uno mismo para después estar bien con los demás!!!
    Besitos preciosa, bello texto!!!
    Roos

    ResponderExcluir
  40. Querida que lindo e verdadeiro texto.Lidar com a solidão nem sempre é fácil, mas quando aprendemos a conviver com a nossa companhia, viver só, torna-se agradável e compensador.
    Valeu amiga! Bjs no coração Eloah

    ResponderExcluir
  41. La soledad duele. Tu entrada es un profunda e inclina a reflexionar
    Abrazo

    ResponderExcluir
  42. Hace poco he sufrido la pérdida de un ser querido, y su desaparición provocó en mí una sensación de soledad y desesperanza .Me encontré perdida, sin ese punto de referencia en el que me apoyaba cotidianamente. Pero reuní fuerzas,y busqué cubrir parcialmente ese vacío estableciendo nuevas relaciones, dedicándole un tiempo para relacionarme con los demás y un tiempo para mi soledad, para contactarme con lo más profundo de mi ser.

    ResponderExcluir
  43. «Será que o mais apropriado não é: como lidar com nossa própria companhia?» E o que mais se pode dizer quando tudo já está escrito? Uma óptima semana!

    ResponderExcluir
  44. Olá querida! Já estava com saudades de ler essas maravilhosas reflexões vindas do seu coração. Tenha uma bela noite! Um beijo.

    ResponderExcluir
  45. Samotnym być na czas odpoczynku, to przyjemne, ale w życiu nie chciałabym być samotna. Wspaniałe zdjęcie.Pozdrawiam. *** Ser solitário no tempo de descanso, é agradável, mas na vida eu não estaria sozinho. Grande imagem. Seu.

    ResponderExcluir
  46. Puxa,concordo plenamente com o texto.Graças a Deus nunca tive medo da solidão nem de estar comigo mesma.Meu lema é "Antes só que mal acompanhada".Sinceramente é assim que eu penso.Bjos!

    ResponderExcluir
  47. Muito lindo o texto amiga. A solidão às vezes vive dentro de nós.

    Um beijo grande XD

    ResponderExcluir
  48. A solidão é uma coisa difícil de lidar. Assim como a saudade!

    Aw, obrigada pelo elogio de post, Smareis!

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  49. Boa noite Smareis,

    O texto é bem interessante, descreveste bem algumas atitudes para amenizar a solidão. Como lido com a solidão? Quando me sinto assim, ligo o computador, assisto tv, leio algum livro, oro, sempre busco algo pra mim distrair. Ah, busco visitar os amigos que amo e alguns familiares. Companhia é sempre um bom remédio, conversar, debater assuntos faz o tempo passar rapidinho sem notarmos.

    Abraços, abençoada semana pra ti e toda tua casa! =)

    ResponderExcluir
  50. Olá, amiga. Lindo texto e grandes verdades! Na realidade todos estamos sós. A sensação de estar só muito nos machuca.Devemos procurar viver com alegria e ter fé na vida. Bjos e boa semana Smareis!

    ResponderExcluir
  51. Solidão a dois na minha opinião é a pior...
    Que blog lindo ,que gravuras lindas.
    obrigada pela visita ,já estou aqui lhe seguindo
    bjs

    ResponderExcluir
  52. Por vezes, os momentos de solidão ajuda-nos à concatenar as ideias e nas tomadas de decisão. belo e verdadeiro texto amiga. Ótima escolha.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  53. Oi querida amiga Smareis. Que texto você conseguiu hem.... choveu comentários. Eu consigo lidar muito bem com a minha solidão pois ou um andarilho sem destino. Desde que minha mãe morreu em 86 eu vivo sozinho, mas agora, nos últimos 8 anos com meu fiel companheiro Bolinha não sinto assim tanta solidão. Mas sou obrigado a reconhecer que não é fácil conviver com esse sentimento, de solidão, de vazio. Um grande beijo. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  54. UN TEMA DE MUCHO CUIDADO E INTERESANTE.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  55. Hola amiga, muy reflexivo el texto que compartes. En lo personal me gusta estar en soledad y silencio. Besos, cuidate.

    ResponderExcluir
  56. Tens razão: e muitas vezes isolami-nos porque não queremos ser julgados, porque ão queremos ser rotulados. Quando sempre nos criticam acabamos por nos isolar e isso porvoca a solidão. Ou quando somos incompreendidos...issso é solidão. Depois refiguiamos.nos em nós mesmos: vendo TV, lendo...quase não saindo de casa... E isso , com o tempo ...vai gerar depressão. Sei bem o que é solidão: dá um aperto no peito uma vontade de gritar...de raica de revolta, de cor...
    Te abraço, querida. BS

    ResponderExcluir
  57. Smareis

    Interessante crónica de reflexão. A verdadeira solidão existe e mais na velhice, quando acontece ficar-se só, sem alternativas que não seja a de almas caridosas a prestarem companhia. Depois a solidão provocada por timidez, escrever outro acto de solidão, essa voluntária. A solidão de se estar no meio de uma multidão, querer sentir-se só, etc.
    O fundo é este: quem tem amigos, os cultiva, nunca se sentirá solitário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  58. Extraordinario post.

    Yo soy de naturaleza solitaria.

    Y es cierto, la sociedad tiende a excluir a los solitarios, por miedo, creo yo.

    En la soledad aparecen los demonios pero también los ángeles, los ángeles sobre todo de la independencia.

    Un gran beso,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  59. Não sei lidar muito bem com a solidão não.. é difícil...

    muito obrigado por seus votos lá no blog, beijos e bom dia linda.

    ResponderExcluir
  60. Solidão é um tema que todos gostamos, todos escrevemos, sonhamos com ela, refletimos, poetizamos, acredito eu que toda solidão é igual, por isso tanta identificação das pessoas, muitas vezes ela é reflexiva, muitas vezes doloridas, mas sempre será solidão, aquele momento que se percebe o quanto é imenso o mundo....beijos de bom dia pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  61. Solidão... confesso que tremo nas bases de medo de ficar solitário um dia, mas nada como orações para nos livrar dela não é? abraço

    ResponderExcluir
  62. Por vezes a solidão é essencial para nosso encontro mental...
    Mas solidão em demasia e por largos períodos... essa não!

    Bjs

    ResponderExcluir
  63. Belíssimo texto,

    Não é fácil lidar com a solidão, mas acho que a pior delas , é aquela que sentimos acompanhados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  64. Quanto tempo amiga não venho no seu blog?.
    Demorei por motivos alheios a minha vontade.
    Deparei com um texto muito profundo que pretendo analisar tudo que sinto.
    Nesse texto de extrema reflexão vou tentar fazer um analise melhor de mim mesma.
    Uma semana linda beijos.
    Evanir

    ResponderExcluir
  65. O MELHOR JEITO DE LIDAR COM A SOLIDÃO É PRATICAR O DESAPEGO.
    OBRIGADO PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  66. Um texto realmente muito bem escrito sobre solidão.
    Adorei!!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  67. Agradeço, agradeço imenso esse seu comentario **

    beijinhos pensando com arte.

    ResponderExcluir
  68. Vivo sózinha há trinta anos...e ainda tenho como lema: antes só que mal acompanhada!!

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  69. Tenho uma poesia que fala de solidão, vou compartilha-la, contigo Smareis:

    Quanto à solidão

    Há solidão?
    Nunca se está sozinho
    Se dentro do coração
    Carrega-se aquele benzinho
    Benzinho de si
    Bem de si, amor
    Que faz tudo ter sentido
    Tudo ter valor
    Mesmo quando não há mais
    Razão para confiar
    Há solidão?
    Vamos combinar
    Na minha definição:
    Solidão
    É a ausência de si mesmo
    Dentro do coração

    Juliana Perudá

    Um beijoo de luz a tii... ^^

    ResponderExcluir
  70. A solidão é,às vezes, considerada um castigo. Mas 'conviver' com alguém por falta de opção, apenas para fugir da solidão é possível garantir que é uma tortura.
    A solidão no entanto é boa companheira, desde que não seja por muito tempo...
    Abraços, Smareis!

    ResponderExcluir
  71. Querida amiga,
    ...e que tema hoje tao denso,tão querido, imenso!
    Sabes que a solidão(não a imposta!) é a minha melhor companhia! Já fui muitas vezes incompreendida por este meu maravilhoso estado de puro êxtase de relaxamento e meditação. Claro que não falo na solidão depressiva. Falo na solidão saborosa em que me delicio com a minha música acompanhando o meu estado de alma. E é aqui onde me descubro, me leio, num eterno aprendizado de vida.
    Porque nunca sabemos demais...
    Maravilhoso o teu post!
    Maravilhosa companhia: a solidão ( sabendo que ao cair da noite estarei de novo acompanhada mas que sempre respeita a companhia de mim!)
    Boa semana
    Terno abraço

    ResponderExcluir
  72. Querida amiga, que belo texto de reflexão!
    Tem momentos na vida que precisamos estar a sós, mas não podemos ser alto suficientes para acharmos que jamais precisaremos de alguém!
    Afinal, não fomos feitos para vivermos só!
    Obrigada por tudo!
    Beijo,
    Mariangela

    ResponderExcluir
  73. Olá Smareis querida... que lindo texto! Tão claro e objetivo.
    Acredito e sempre digo e afirmo que precisamos primeiramente está e paz com nós mesmo, tentar aprender como funcionamos, ficar em comunhão com nosso corpo e pensamento.
    O que na realidade acho super complicado, no meu caso, é uma constante aprendizagem, tirar um tempinho para ficar só, longe de barulho zuada, sempre me dou esse tempo para ver como trabalho diante de mim!
    Concordo que precisamos nos autoconhecer, apreciar nossa própria companhia, nos conhecer por dentro... identificando nossos sentimentos e angustias!
    Uma linda semana cheia de permissões para ser feliz!
    Beijinhos.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  74. Smareis

    Implícita e explicitamente o texto toca as várias vertentes da solidão.
    Mas, na verdade, solidão é quando nos recusamos encontrar com nós mesmos.

    Beijos

    SOL
    http://acordarsonhando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  75. Muito lindo aqui :)
    Adorei sua visita e vim conhecer seu cantinho de reflexões.

    Acho que esse lance de solidão é relativo. Quando a gente sabe apreciar nossa própria companhia é gostoso estarmos sozinho, mas tem hora pra tudo. Há momentos em que precisamos mesmo é de companhia e momentos em que pra refletirmos precisamos somente da nossa. Afinal a única pessoa que vai nos entender inteiramente em qualquer situação somos nós mesmos, por isso a importância de sabermos acender nossa luz própria :)

    bjocas pra vc!

    ResponderExcluir
  76. Olá Smareis
    Mais uma vez tenho que tirar o meu chapéu ao seu post.
    Há pessoas que têm blogues para dizer bobagens, e há outras que aproveitam esse privilégio de poder chegar a todo o mundo para escrever artigos do interesse geral que obrigam a reflectir e, por vezes, ajudam a transformar a vida das pessoas para melhor.
    O tema de hoje, a SOLIDÃO, é actualíssimo porque muitos milhões em todo o mundo são vítimas dessa terrível situação.
    A solidão e o isolamento são a causa de muita infelicidade no mundo.
    Normalmente, a população mais afectada pela solidão e isolamento são os idosos, pessoas que trabalharam a vida inteira para a família e a sociedade e acabam os seus dias completamente sós, abandonados.
    Não é justo que depois de uma longa vida de trabalho, um idoso tenha que suportar o infortúnio da solidão e do isolamento.
    Gosto do seu blogue, Smareis porque através dele, muitas pessoas têm oportunidade de ler e reflectir sobre os mais variados temas que afectam a humanidade.
    Se todos os blogues fossem positivos, dariam um grande contributo para tornar o mundo melhor.
    Parabéns Smareis.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  77. Só tem uma maneira de lidar com a solidão. E é com respeito... hehe! Bjz, minha amiga! Linda semana pra ti!

    ResponderExcluir
  78. OI SMAREIS!

    BELA REFLEXÃO SOBRE SOLIDÃO.
    REFLETINDO...
    A ÚNICA MANEIRA, DE CHEGARMOS A NOS CONHECER EM TODA NOSSA PLENITUDE É CONSEGUIRMOS FICAR A SÓS COM NÓS
    MESMOS,PARA NOS RESOLVERMOS, SEM NENHUMA INTERFERÊNCIA EXTERNA OU DE OUTREM...

    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  79. La soledad elegida puede ser placentera por que a veces necesitas eso soledad para encontrar tu espacio. El problema es cuando es forzada por los acontecimientos separación, enfado,
    o cualquier otro motivo entonces si cuesta de sobrellevar. Pero hay otra soledad aun peor y es sentirte solo entre mucha gente porque te sientes ignorado, porque crees que no importas a nadie, o porque no encuentras tu sitio y te sientes desplazado, fuera de lugar.
    Que buena reflexión haces querida Smareis en tu escrito sobre algo tan difícil de sobrellevar como es la solead.
    Una muy bonita entrada la que has puesto para aprender a sobrellevarla.
    Te dejo un beso.

    ResponderExcluir
  80. Samareis, um beijo no seu coração! É sempre um grande prazer poder passar por aqui e me deparar com as belas publicações de seu blog. Você de fato tem o que escrever e sabe como escrever.

    ResponderExcluir
  81. Belo texto,querida. A solidão,também, possui o seu lado bom. Um abraço...

    ResponderExcluir
  82. Sou muito solitária...entendo o abandono, não tenho família; não gosto dessa vida, mas procuro me aproximar de amigos e crianças que são a meu mundo, estou adotando uma e se Deus quiser vou conseguir apesar de tanta burocracia...*
    Beijos, me visita! voltei depois de uma ausência.

    ResponderExcluir
  83. Amiga Smareis,
    Obrigada pela sua visita!
    Sim, a solução para quem sofre com a solidão, deve passar pelo autoconhecimento, pelo saber lidar com as suas emoções por mais obscuras que sejam.
    Parabéns pela escolha do tema e tenha uma semana bem legal e inspirada!Beijos!

    ResponderExcluir
  84. As vezes necessitamos de ficar só, para refletir, ou meditar, mas é evidente que só é bom se for uma situação passageira. Para longo prazo só pode ser sofrida.
    Lindo texto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  85. Hace tiempo que no paseamos por nuestros mundos de poesía. Un placer volver a visitarte y leerte.
    Pienso que la soledad elegida nunca es mala aunque no por ello deja de ser soledad.
    Besos

    ResponderExcluir
  86. Oi Smareis,

    o ser humano é na sua essência um ser só. Solidão é quando isso torna-se dolorido.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  87. Smareis, tudo bem?
    Ser solitário, é uma coisa...
    ser sozinho, é outra...
    linda mensagem!
    Quantas vezes não ficamos sozinhos nessa vida...

    Beijoss e ótimos dias! :)

    ResponderExcluir
  88. Otimo texto amiga para falar da solidão, que bem sabemos que a pior delas é esta de nos mesmo.Solidão é fogo amiga.
    Um carinhoso abraço a voce.
    Bju.

    ResponderExcluir
  89. Nunca me sinto só amiga, pq Deus está comigo!
    Mas esse texto é a pura realidade, tem gente q entra em depressão por motivos bestas.
    Depressão no meu dicionário não existe.
    Tinha motivos de sobra pra entrar nessa qdo adoeci, mas ergui a cabeça e não tropecei nas pedras q apareceram no meu caminho!
    Bjs e ótima quarta
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  90. Olá Smareis,

    O texto demarcou bem as modalidades da solidão. A solidão sempre dói, mas dói mais quando nos ausentamos de nós, quando temos receio de ficar a sós conosco ou não amamos a nossa companhia.
    Muitas vezes o estar só conosco mesmo é salutar, só não podemos adotar a solidão como morada.

    Excelente!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  91. É, já me disseram uma vez, que se eu me gostar muito e estiver feliz comigo mesma, não sentirei solidão. Será?! Sei que ajuda mas daí a resolver, não sei!

    Adorei teu blog, obrigada pela visita! Pode voltar por lá sim, vou adorar!

    Voltarei aki tb, bjão!

    ResponderExcluir
  92. Um dia repleto de carinho paz e poesia pra ti minha amiga querida...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia minha linda amiga!
    Vc como ninguém deixa para todos nós textos maravilhosos .Eu sempre me delicio com todos pois trata de um ensinamento e de um aprendizado para quem o ler...vc é destaque sim...
    Estava viajando,ou melhor repousando em paisagens lindas...passa lá no meu cantinho para apreciar um pouco do recantinho que moro...
    bjs para rechear teu dia !

    ResponderExcluir
  94. Minha querida Smareis,
    Voc^e escolheu um texto lindo sobre a solitude,e estou me sentindo muito assim,com meu notebook cheio de sequelas e me impedindo de escrever normalmente:estou com um teclado que nao me obedece,sem os acentos e tambem sem o skype,minha forma de conversar com os amigos distantes.Sei que existem pessoas com problemas muito maiores,mas este pequeno contratempo me afeta muito.
    Gosto de minha companhia,mas preciso interagir com amigos...
    Bjssssss,amiga
    Leninha

    ResponderExcluir
  95. Concordo em gênero, numero e grau: muitas vezes precisamos dela, para encontrar o nosso verdadeiro Eu. Boa semana!

    ResponderExcluir
  96. Este blog nos coloca nas nuvens. Muito bonito e muito cheios de poesia. EXCELENTE!

    Obrigado pela visita.
    Já faco parte dele.

    Obrigado,

    Márcio

    ResponderExcluir
  97. Oi, Smareis!

    Como eu lido com a solidão? Muito bem. Bem demais, até. Aprendi que não devo condicionar a felicidade a estar necessariamente com outra pessoa. Claro que estar com alguém agradável é muito, muito bom mesmo, mas quem disse que esta pessoa agradável não pode ser o "eu" mesmo? Não se trata de egoísmo, é algo que precisamos aprender a cultivar.

    "A própria sociedade discrimina quem não tem tantos amigos, sendo muitas vezes taxado como anti-social. Os tímidos que o digam... como sofrem por serem mais fechados." Este é meu problema. Como sou muito tímido e bastante "fechado" à primeira vista, as pessoas logo fazem uma imagem diferente de mim. É só isso que me deixa chateado. Aquele papo de "primeira impressão" é o que predomina, mas quantas chances perdemos por não termos um pouquinho de paciência com aquela pessoa tímida e introvertida? Eu confesso que pra mim é um desafio e tanto fazer amizades, mas vou tentando melhorar.

    Um beijo pra você e tenha uma ótima semana, Smareis!

    PS: mas que história aquela da colega blogueira e o e-mail, hein? Infelizmente é o que ocorre...

    ResponderExcluir
  98. Muito bom este texto. Nele, estão contidos as perguntas e as respostas.
    Sim, concordo que a busca incessante por companhia esconde um medo enorme de ter que encarar a si próprio.
    Esse processo de auto conhecimento é longo e muito doloroso, mas também é muito compensador. O diabo não é tão feio assim quanto parece!
    Já passei por este processo (e ainda estou nele). A princípio quando você começa a se enxergar, fica um tanto quanto revoltado ao descobrir seus próprios defeitos e vulnerabilidades! Mas depois, com o tempo, você começa a se aceitar como é, visto que, todos nós seres humanos, não somos perfeitos. Temos falhas, defeitos de caráter, medos, inseguranças, etc...Só é preciso aceitar esse fato, se perdoar e seguir adiante. Quando você se conhece melhor é mais fácil ir corrigindo os defeitos, pois, você deixar de projetar isso nas pessoas com as quais convive e passa a prestar mais atenção em si mesmo.
    O processo é lonnnnnnnnnnnnnnnnnngo, cansativo, mas muito gratificante!

    Beijão

    ResponderExcluir
  99. Capitão Caverna é TUDO nessa vida... hahahaha! Bjz, querida!

    ResponderExcluir
  100. Querida Smareis...

    Ai está um sentimento que se pode contradizer a ele próprio. Podemos sentir-nos sós no meio de uma multidão, ou acompanhados estando sozinhos.

    As vezes, solidão aguça a saudade das pessoa(s) principalmente dos, momentos muito felizes que com ela(s) passamos.

    Por mais que tentemos muitas vezes tem momentos que é impossível não a tê-la como companheira. Somos nós que a geramos.

    Sinto-me à vontade falar sobre isto, porque vivo só mas sinto-me acompanhada! Por quem? ?
    Sinto no meu corpo e na minha alma! Quem? Só Ele sabe!

    Minha eterna confidente das noites de solidão é a lua.

    É meu desejo que a solidão nunca seja sua companheira amiga!

    Baci con tutti i colori dell'arcobaleno nel tuo cuore...
    Buona settimana...

    ResponderExcluir
  101. Solidão nos faz valorizar a vida....beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  102. Querida Smareis
    Gostei muito deste texto, acho que analisa muito bem o problema da solidão.
    Eu penso que estar só não é, forçosamente, estar solitário.
    Houve um período da minha vida em que, por motivos da profissão do meu marido, estivemos separados - ele em Angola e eu em Lisboa.
    Nas férias os meus filhos foram para junto do pai, e eu, que estava a trabalhar e não pude acompanhá-los, quando chegava a casa a primeira coisa que fazia era ligar a tv. Era uma forma de não sentir a falta dos ausentes.
    Cada um de nós procura formas próprias de combater a solidão.

    Obrigada pelo sei apoio lá na minha «CASA». Vou aguardar, quem sabe o problema se resolve por si mesmo???

    Uma semana feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  103. Olá querida e "especial" Smareis,

    Passei, só mesmo para lhe desejar um dia santo, com afagos e abraços.
    Virei, depois, comentar seu texto, que já li sobre a "solidão".
    Eu não sei fazer nada "em cima do joelho".

    Beijos de muita luz, contemporânea.
    Dois blogs é dose, querida, só lhe digo.

    ResponderExcluir
  104. Gostei muito do texto,
    qdo estou sozinha não me importo porque sinto que por mais que queremos ,nunca estaremos só....
    Gosto de estar com as pessoas que amo mas gosto muito também de ficar só e não na solidão,porque mesmo estando sozinha não me sinto só estou completa...
    Um gde beijo...

    ResponderExcluir
  105. Às vezes me sinto assim, meio fora de mim, meio distante de tudo. Dif´cil dizer assim, como lidar, mas lembro sempre a mim mesmo que me amo, e aos poucos tudo vai passando. beijos e parabéns.

    ResponderExcluir
  106. "Na verdade, só se sente sozinho quem não aprendeu a apreciar a própria companhia!"
    Nesta excelente crônica, esta frase resume a minha atitude em relação à solidão!
    Talvez por isto não me lembro de sentir solidão estando a sós.
    Mas, já me senti deslocado no meio de outras pessoas!
    Abraços, Smareis!

    ResponderExcluir
  107. É verdade tudo o que aqui nos deixa mas, penso eu, muitas vezes somos nós próprios, a criar a solidão e depois não sabemos bem lidar com ela.

    ResponderExcluir
  108. Smareis 'florzinha', que lindo texto, que Deus sempre possa te abençoar sempre, para que você possa continuar escrevendo textos assim, estive aqui pela primeira vez, e vou ficar por aqui mesmo, tudo bem ! Paz e bem http://amaralstarlight.blogspot.com/ estou seguindo ! :D ♥

    ResponderExcluir
  109. Smareis..bom dia amiga
    Comeco por te dizer o seguinte
    Este texto está.. muito completo
    muito mesmo...tem a definicao do que é ou pode ser a " sua solidao"
    Aqui ve.se tudo ao promenor..e muitas pessaos estam incluidas neste texto...

    e agora...chegou a vez de disser-te
    obrigada pelo teu comentario..
    sempre vejo que quando podes me comentas....

    Um dia feliz... e muita paz no teu coracao...

    um beijo amiga
    Rui

    ResponderExcluir
  110. Um dia repleto de carinho e poesia pra ti minha amiga, hoje é aniversário da nossa amiga "re", como eu te vejo sempre por lá, e não sei se você sabe,,,to te avisando..rs..rs...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  111. Um texto muito bem elaborado, acredito que todos sintam solidão mesmo estando junto.

    ResponderExcluir
  112. Olá! A SOLIDÃO NÃO É TOTALMENTE RUIM QUANDO TEMOS CERTEZA DO QUE SOMOS E DO QUE ALMEJAMOS PARA A NOSSA VIDA.
    --
    minha querida, vc tem o dom da escrita. Apesar do texto ser grande, o leitor consegue mergulhar nas palavras e não se cansa de ler. Parabéns pelo talento. SEMPRE É BOM QUEBRAR A MINHA SOLIDÃO COM OS SEUS POSTS (rs). Bjos infinitos!

    ResponderExcluir
  113. Eu nunca me sinto só, mas falo muito da solidão que sinto, pois a solidão a que me refiro nem sempre é a mesma. Companhia é muito bom, mas a pessoa precisa aprender a se bastar. Se amar é mais fundamental que ser amado. Aliás, é dificil se amar alguém que não se ama. Muitas vezes eu sinto a solidão, na maioria das quais fico até feliz de estar sozinho, pois posso ler, escrever, pensar, coisas que gosto de fazer sozinho.

    ResponderExcluir
  114. Doce amiga Smareis...

    O carinho e amizade que tens por mim é reciproco, és uma linda e eu te gosto mais que tu. rs

    Tua presença lá no meu canto, encheste meu coração de alegria. Dizem que quando uma porta fecha-se, abrem-se várias não é? Quero acreditar nisto.

    Tenho-te cá deste lado sabes disto.
    Um beijo acalorado do fundo do coração e um abraço bem apertado querida...

    Mille baci di sole a voi...

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde, amiga. Um texto excelente, que toca vem vários pontos dentro de um mesmo tema.
    Concordo com tudo em absoluto, em cada linha magistral.
    Já senti-me sozinha várias vezes, mesmo no meio de pessoas ou de uma apenas. Na realidade, o encontro tinha de ser comigo mesma, bem como as minhas reflexões.
    Podemos viver um amor mas sentir solidão. É péssimo, doído e gritante.
    Dentre vários pontos do texto, penso que nem todos que são pessoas extrovertidas são repletos de amigos, ao contrário, podem ter conhecidos, o que é bem diferente.
    Considero-me uma pessoa extrovertida, e no entanto, encaixo-me no que acabei de citar.
    Gostaria de ter amigos sinceros, e confesso, que encontrei alguns aqui, dos quais eu gosto muito, e que inclusive já desabafei.
    Você é uma alma linda, que desejo sinceramente que os nossos laços sejam estreitados!
    Parabéns pela escolha!
    Um beijo na alma, e boa tarde!
    Tenha um dia abençoado!

    OBS:ESQUECI DE MENCIONAR QUE A SOCIEDADE DISCRIMINA PRATICAMENTE TUDO, INFELIZMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  116. A mi particularmente me gusta la soledad tal vez porque tengo compañía y disfrutamos de la soledad elegida
    Estupendo como siempre tus reflexiones
    Un beso

    ResponderExcluir
  117. Querida amiga; acho que todos, em algum momento da vida, conhecemos a solidão. Ainda que cercada de companhias, esse sentimento pode nos acometer. Acredito ser um vazio enorme, muitas vezes sem explicação...
    Lindo e reflexivo post! Beijos

    ResponderExcluir
  118. solidão é algo muito triste, não a suporto smarreis abraço minha amiga deus te abençoe por onde quer que passares e que em sua vida não pouse solidão este sentimento tão cruel abraço diana

    ResponderExcluir
  119. que esse antidoto funcione
    o autoconhecimento
    estou confiando nele
    lindo inicio de noite bjs

    ResponderExcluir
  120. Olá Smareis,

    Eu não gosto de cidade grande e de multidão, mas, também não gosto de ficar sozinho muito tempo.
    Obrigado por comentar no meu blog.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  121. Creio que a solidão, como você citou, é um momento de estar consigo mesmo. Para mim, serve para escrever, refletir, avaliar... Claro que o pior da solidão é tê-la dentro de si - mesmo morando com outras pessoas, estando casado, enfim -, aí já é outra história Adorei seu texto. Abraço do Gonçalves.

    ResponderExcluir
  122. Esse texto é maravilhoso, a maioria das pessoas não sabem lidar com a solidão. Obrigado pelo carinho,tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  123. Um final de semana maravilhoso pra ti minha amiga, repleto de carinho, paz e poesia...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  124. ola amiga,

    el ser humano esta hecho para no vivir solo.
    La vida es muy dura para afrontar sozinho.

    FELIZ FIM DE SEMANA
    beijos

    ResponderExcluir
  125. Olá amiga Smareis,bom refletir com esse contigo, mas as vezes a solidão é melhor companhia..eu convivo bem com essa situação, sabe que até gosto da solidão..coisa de maluca né? mas na agitação do corre e corre gosto de ficar com meu eu escondidinha.Bom fim de semana.Bjus

    ResponderExcluir
  126. Que linda postagem e blog. Lido com a solidão me entregando a ela, e isso por muitas vezes é errado.

    to te seguindo, passa lá será uma honra
    www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  127. jeje!! tambien es peligroso gustar de la soledad, despues cuesta mucho convivir...porque no es nada facil encontrar con quien convivir mejor que con nosotros mismos, siempre claro que se disfrute de esa situacion.saludos

    ResponderExcluir
  128. Olá,Smareis!!

    Solidão!!!Já me senti sozinha muitas vezes, até compreender que ela pode ser amiga!Depende de nossa escolha!
    A pior solidão é sim o estar ausente de si!Aí sim, tudo se complica!!!!Bela reflexão querida!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  129. Todos nós temos os nossos momentos mais sós... Seja o sentimento de solidão na alma ou não. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  130. 7 bilhões de pessoas e ainda nos sentimos sós. Tem algo errado, não tem?

    ResponderExcluir
  131. Olá querida e "especial" Smareis,

    Há vários conceitos de solidão. Não irei, aqui, esmiuçar esse assunto, que seria fastidioso para você, e para todos nós.
    Seu texto está escrito com muita sensibilidade e oportunidade.
    Eu convivo muito bem com a minha solidão, com o meu espaço.
    Gosto de ser eu própria, não dividir a minha cama com ninguém, e ter na casa espaços só meus.
    Desde criança, que sempre assim fui. Enquanto as outras brincavam, eu meditava e escrevia.
    Bom, mas nós e o mundo está, em contante mutação e eu não sei se amanhã, eu direi e sentirei o mesmo, que hoje.

    Um sublime fim de semana.

    Beijos de muito carinho e luz.

    ResponderExcluir
  132. Ser só e sozinho são duas coisas diferentes .
    Podemos optar por vivermos sós e não nos sentirmos sozinhos , por sermos pessoas bem resolvidas . por nos conhecermos e gostarmos do que somos .
    Se formos má companhia para nós , seremos para os outros , e aí , sim , aparece a solidão que dói .

    Um beijo ,
    Maria

    ResponderExcluir
  133. Quando a solidão é por opção, ela não dói. Mas se for por imposição da vida, pode complicar. Eu nunca me incomodei em ficar sozinha. Confesso que até acho bom. Se a gente não aguentar a própria companhia, quem aguentará, não é mesmo?
    Beijocas, amada!
    Bom domingo!!!!

    ResponderExcluir
  134. Olá Smareis,
    Lindo texto!
    Tem selinho para você no meu blog de SELINHOS.
    Ótimo domingo e bjs

    ResponderExcluir
  135. Olá caro amiga! Como você está?
    Tô passando aqui para lhe deseja uma ótima e tranquila noite e aproveitei para refletir um pouco sobre seu texto..
    Para mim a pior solidão é aquela que sentimos, mesmo estando rodeados por uma multidão... Eu lido com s solidão bem, acredito eu, acho que de certa forma me acostumei com ela, mas isso não significa que vivo sozinha, tenho meus momentos com os amigos, a família...mas em certos períodos prefiro ficar um pouco só..
    Abraço em seu coração!
    Ass.: Aline

    ResponderExcluir
  136. É tão difícil lidar com a solidão e a saudade ):

    Tem post novinho no meu blog! Confere lá *-*

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  137. Smareis, venho desejar um lindo Domingo, cheio de muita felicidade e AMOR.
    Querida venho convidar para participar do 1º sorteio que está havendo no meu blog!
    Foi feito com muito afeto, para meus leitores:
    http://pequena-

    ResponderExcluir
  138. Passei para matar a saudade do seu blog... amei o texto.
    Boa semana!
    Beijinhos.
    Minas
    ✿⊱╮
    ¸.•°`♥✿⊱╮

    ResponderExcluir
  139. Soledad como un muro impenetrable de incomprension, esta allí, para ser superada, me gusto mucho tu entrada Smareis, un abrazo feliz,

    ResponderExcluir
  140. A solidão é um mal que pode nos alcançar a qualquer momento. mesmo que estejamos cercados por muitas pessoas... Eu procuro me apegar ao que tem realmente valor e cuidar dos meus para que sejamos sempre capazes de conviver e de nos respeitar e amar sempre! Um beijo!

    ResponderExcluir
  141. solidão é coisa complicada.. ainda estou aprendendo a lidar com a minha, estou aprendendo a me conhecer e à conviver comigo.. não me sinto completamente a vontade em estar comigo mesma, pelo menos não por longos períodos, mas já me sinto bem mais confortável do q sentia há algum tempo.. é realmente um processo longo de aprendizado e conhecimento.. bjos mil amiga e ótima semana..

    ResponderExcluir
  142. OLÁ AMADA VIM TE VISITAR E TRAZER O MEU CARINHO ,AFINAL VOCÊ É SEMPRE GENTIL COM MINHA PESSOA. TENHO SENTIDO SUA FALTA .VIM TE DESEJAR UMA SEMANA DE MUITA PAZ E PRODUTIVIDADE.ABRAÇOS FRATERNOS

    ResponderExcluir
  143. Vim ler novamente. A solidão, por vezes, só existe no nosso pensamento,

    ResponderExcluir
  144. Bonita forma de apreciar momentos assim, de afetos interiores.
    Continuo a gostar de passar por aqui, apenas não tenho comentado, aqui e noutros blogues, porque tenho andado com alguns problemas de saúde, os quais em certa medida me têm enfraquecido um pouco. Mas isto passa. E a blogosfera ajuda.

    ResponderExcluir
  145. Muito bom o texto, Smareis.Dá muita margem a reflexão.E isso é muito bom...

    bjs

    ResponderExcluir
  146. FELIZ VIAJE. QUE ESTÉ USTED MUY BIEN.
    BESOS

    ResponderExcluir
  147. FELIZ VIAJE. QUE ESTÉ USTED MUY BIEN.
    BESOS

    ResponderExcluir
  148. Já que não consegui comentar no post da viagem, venho aqui desejar boas "férias" e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  149. Bom, Dia Smareis. Querida amiga desejo que vc tenha uma linda viagem! Seja feliz e aproveite bem os dias. Estarei aqui esperando sua volta! Bjos carinhosos e obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  150. Oi Smareis Aposto que vais brincar ao carnaval
    ..e se vais fazes bem..
    quando voltares quero saber que mascara este ano colocas-te

    "estou a brincar"........

    boas ferias boa viagem e muita alegria.......

    um beijo
    rui

    ResponderExcluir
  151. Buen viaje Smareis: Sólo la soledad buscada es la que necesitamos.
    La impuesta nos lleva por el más oscuro de los senderos.
    Gracias por tus lindas letras siempre interesantes.

    Te dejo mi gratitud y mi estima. Un abrazo y se muy feliz.

    ResponderExcluir
  152. Querida lindo e refletivo post.Sou uma boa companhia para mim mesma.
    Te desejo uma viagem maravilhosa e dias lindos e ensolarados.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  153. Querida amiga Smareis!
    Una hermosa reflexión nos dejas hoy!
    A veces la soledad es difícil de sobrellevar. Pero hay momentos en que es tan necesaria!

    Que estés muy bien!
    Un gran abrazo
    Maribe

    ResponderExcluir
  154. Um belo texto, eu sou uma pessoa que necessita estar só as vezes, e meu esposo respeita isso, nem toda solidão é ruim, muitos são solitários estando juntos o que deve ser pior.

    ResponderExcluir
  155. Minha solidão é altamente reflexiva.


    Um beijo e uma ótima viagem, estarei te esperando!

    ResponderExcluir
  156. ¡Buenas noches!
    No estoy muy por delante de hoy a visitar a mis blogs favoritos.
    De hecho, "Chris está en un congelador en este momento!" menos de 15 ° durante la noche. lo que mantiene el frío no es así?
    Le doy las gracias por su visita y especialmente por tu comentario en mi primer mensaje en el Día de San Valentín.
    Cada pueblo también que dejan un comentario todos los días, no habrá mensajes e imágenes diferentes, os digo que a mis visitas.
    Espero que el día era muy bueno hoy.
    Les deseo una noche muy agradable
    Chris besos

    Imagen de San Valentín
    http://nsm07.casimages.com/img/2012/02/08/1202080107091250289410084.gif

    ResponderExcluir
  157. Para dizer que meu blog mudou de nome, encontro-me agora no wwww.pudornenhum.blogspot.com

    Beijos.

    ResponderExcluir
  158. Acho que ninguém lida muito bem com a solidão...

    ResponderExcluir
  159. Muito bom, desejo que esteja curtindo suas férias! ;)
    Beijo, beijo
    She

    ResponderExcluir
  160. De vez em quando sinto a necessidade de estar só, e essa solidão opcional sempre me faz um bem enorme. Ruim é quando você se sente só mesmo rodeado de pessoas.

    Bjs e boa viagem!

    ResponderExcluir
  161. Olá amiga,
    Desejo que tenha uma óptima e feliz viagem.
    Tenho um miminho para si no meu canto.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  162. minha querida

    em relação ao seu último post,desejo-lhe excelente viagem. e quando regressar cá estaremos à sua espera.

    bjs

    olinda

    ResponderExcluir
  163. Querida,
    Eu sei o que é solidão, apos a perda de meu marido, mas consegui superar, porém é muito triste se sentir-se só, se bem que as vezes temos campania, mas a solidão persiste.
    Mas temos meio de sair dela, com fé e esperança de que dias melhores virão
    Deus te abençoe
    e a ilumine

    ResponderExcluir
  164. Voltei aqui é meu lugar kkkkk agora quem tá passeando é vc nê kkkkk boas férias amadinha ..aproveite tá !!!E tá rolando o carnaval no meu cafofo..se der aparece ...tem dicas legais no meu dicas de beleza ..beijus e feliz carnaval kiida..te dolu...
    http://dicasdebelezadanadja.blogger.com.br/

    ResponderExcluir
  165. A Olá, para lhe desejar um
    Feliz Dia dos Namorados
    http://nsm07.casimages.com/img/2012/02/10/1202100632341250289420436.gif

    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  166. Olá, Samareis.
    Desculpe a ausência, estive bastante atarefado com os estudos e me dedicando um pouco mais. Esse texto está excelente como todos os demais que encontro por aqui, você nos brida todas as semanas como reflexões surpreendentes! Obrigado, ah espero que volte o mais rápido possível.
    Até Breve, Wesley.

    ResponderExcluir
  167. Gostei muito do texto, principalmente por ser uma pessoa muito reservada, que precisa, quase todos os dias, de momentos de solidão para refletir ou simplesmente relaxar. Principalmente relaxar.
    Sou do tipo introvertido e prefiro assim, sou mesmo antissocial assumido e não me importo muito com isto. Não significa que não tenha amigos, contanto, eu apenas escolho onde, quando e com quem estar.
    Do contrário de certas pessoas que conheço, tão extrovertidas, cujas histórias são conhecidas, algumas trágicas, mas estão sempre festejando, bebendo, rodeadas de "amigos". Tenho absoluta certeza de que não são felizes, são pessoas em fuga da dura realidade.
    Este post rendeu comentários. rs.

    ResponderExcluir
  168. Olá amiga querida!
    Saudades... Estou a aproveitar esta paragem de Carnaval pra visitar os amigos e desejar um Bom Carnaval!
    Tem selinho para vc lá no meu blog!!
    Este é o link do mimo:http://dl.dropbox.com/u/2444571/Meu%20Blog/2012/mimo%20carnaval.gif

    Ofereço com maior carinho!
    um grande beijinho e um bom inicio de semana!

    PS: Tem tb mimo do Dia dos Namorados pois em Portugal comemoramos a 14 d Fevereiro...
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com
    http://materialspsp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  169. E como o tempo se vai alongando, passo para deixar um abraço e um carnaval na alegria descansada!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  170. E como o tempo se vai alongando, passo para deixar um abraço e um carnaval na alegria descansada!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  171. Querida amiga,

    Esse texto merece várias leituras diante de sua complexidade.
    Muitas pessoas ainda não conseguem lidar com a solidão e se tornam vítimas dessa condição. Para que ela seja encarada como uma escolha saudável é necessário sim, uma boa dose de autoconhecimento, como bem foi mencionado ao final do texto. Caso contrário pode se tornar um grande fator de risco à saúde emocional e física.
    Obrigado pela partilha de tão bem escrito texto!

    Que seja de paz os teus dias de descanso!

    Beijo carinhoso no coração
    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  172. ¡Hola Smareis!!!

    Benvida a esta casa -atúa casa.
    Me canta tu entrada es un tema de suma importancia, como es la soledad y la solidaridad también.
    Bendita sean las personas que la llevan a la práctica, ser solidario con el que está solo, que no tiene a nadie.
    Uno se siente muy bien con este ejercicio. Es un bien que Dios pagará con creces.

    Ha sido un placer pasar a leerte. Gracias por compartir tus bellas letras.
    Te dejo mi gratitud y mi estima. Un abrazo y se muy feliz.

    ResponderExcluir
  173. Oi Smareis

    As vezes me pergunto porque toda pessoa que escreve, mais cedo ou mais tarde vai falar sobre solidão?
    E aí eu mesma respondo escrevendo sobre ela e percebeo que escrevemos porque ela vive em cada um de nós!

    Lindo post, reflexão maravilhosa!

    Abraços

    Leila

    ResponderExcluir
  174. QUERIDA AMIGA
    AS TEMOS QUE FICAR ´SO PARA SENTIRMOS SOLIDÃO.
    PURA VERDADE. PARABÉNS.

    BOA SEMANA

    A felicidade é como uma borboleta.
    Quanto mais você a persegue,
    mais ela se esquiva.
    Mas se você voltar sua
    atenção para outras coisas
    ela virá pousar calmamente
    nos seus ombros

    Tenha Uma Noite Iluminada

    Bjussssss

    ResponderExcluir
  175. OI QUERIDA VIM PRESTIGIAR VOSSO BLOG
    E LHE APRESENTAR O MEU NOVO BLOG

    ABRAÇO DO BRUNO

    ResponderExcluir
  176. Bom dia!!Realmente a solidão está sempre presente,ela machuca o nosso coração.Temos que fugir e esquecer de tudo!!Eu sei que é dificil,porque passo também por varias situações que me leva á solidão.
    Estarei sempre aqui dando uma olhadinha beijos.

    ResponderExcluir
  177. OI SMARIES AMADA TUDO BEM ? VIM TE DESEJAR UM FIM DE SEMANA DE MUITA PAZ.TEM SELINHO PRA VOCÊ N0 BLOG CLARIDADE E AMOR .BEIJUS NO CORAÇAÕ

    ResponderExcluir
  178. Muitas das vezes sentimos solidão mesmo acompanhado.

    Espero que sua viajem tenha sido maravilhosa. beijo.

    ResponderExcluir
  179. Olá querida amiga Smareis!
    Amiga desculpe minha ausência,estava com problemas no PC e na net.

    Linda postagem e bem elaborada.

    A solidão é um estado de espiríto,muitas vezes estamos rodeados de pessoas,mas mts vezes isso não adianta.E no século 21 algumas pessoas fazem parte dela,eu mesma já senti solidão,acho que é um sentimento que tudo está vazio.E o segredo é ter Fé e acreditar que estando com Deus,não existe solidão.

    Beijos amada amiga.Saudades!!

    ResponderExcluir
  180. Olá Smareis,

    Bom dia,

    Fiquei uns dias ausente, mas estou retornando.

    Desejo um abençoado domingo,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  181. Boa tarde, Smareis.
    Volteia à blogosfera depois de uma série de problemas e agradeço aos teus votos deixados lá no blog.
    Li certa vez que quem se deleita com a solidão é um animal selvagem ou um deus, ou seja, algo muito além ou muito abaixo da humanidade.
    Somos seres sociais por natureza e ir contra ela é perda de tempo.
    Nesta época de múltiplas redes sociais, é fácil fazer amigos e fica-se com a impressão que quantidade quer dizer qualidade.
    Mero engano.
    Amigos de verdade são poucos e eles estão entre as poucas pessoas que conseguem nos resgatar da solidão.
    De qualquer forma, sentir-se sozinho é normal e até mesmo necessário, o que não é normal é sentir-se assim todo o tempo.
    Saber como lidar com a solidão é que faz toda a diferença.
    Senti muita falta de todo o pessoal da blogosfera e me sinto bem em poder voltar a falar com todos.
    Abraço e felicidades, Smareis.

    ResponderExcluir
  182. Olá Smareis
    Espero que tenha feito uma óptima viagem.
    Quanto ao texto, ele é delicioso e encarna mais uma óptima reflexão sobre a solidão.
    Há muitas formas de solidão. Não são só os velhinhos, vivendo isolados que sofrem de solidão. Ela é comum a todas as idades. Muitas pessoas vivem rodeadas de família e amigos e mesmo assim sofrem de solidão. Há pessoas que se identificam com a solidão, gostam de estar sós e evitam o convívio e o contacto com as pessoas.
    É claro que tais pessoas necessitam de ajuda porque não é normal o seu comportamento.
    Mas de facto Smareis concordo com o que escreve: só sofre de solidão quem não preza e aprecia a sua própria companhia.
    Um abraço de amizade.

    ResponderExcluir
  183. Um texto realmente valioso para reflexão. A solidão é um processo do inconsciênte, muitas vezes com origem na fase inicial da vida e por isso, nem sempre se explica. Mas está lá guardadinho, latente e por qualquer motivo vem a tona, sem que a pessoa saiba, o que desencadeou. Muitas vezes também, ela é imprecisa e não sabemos determinar o motivo do estado de solidão.
    Parabéns pelo post!
    Boa semana! Beijos

    ResponderExcluir
  184. Ahora mismo yo prefiero la soledad, pero se dice que no es buena compañera
    Muy lindo texto, para poder reflexionar.

    Un gran beso,

    http://gelois49.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!