O maior desafio do ser humano é conviver com as diferenças do outro...

Painting-Paul David Bond
A vida é um desafio diário, e creio que o maior de todos eles, é o desafio de conviver com as diferenças do outro...
Existe uma frase bem conhecida que sempre utilizamos, e com certeza todo mundo conhece muito bem: “Nem todo mundo é igual!” Que bom que assim seja. Absolutamente ninguém é igual a ninguém, seja física, emocional ou espiritualmente. Ninguém precisa pensar e agir como ninguém, mas é preciso respeitar e aceitar a opinião, e o pensamentos do outro. “Fazei aos outros aquilo que queiras que os outros façam a ti”. Relacionar-se com o outro implica em muitas dificuldades, possibilitando o aparecimento de conflitos e confrontos. Essa necessidade do igual, do semelhante, que na maioria das vezes não existe, faz com que o ser humano tenha tanta dificuldade em aceitar as diferenças. Aprender aceitar as diferenças é essencial nas nossas vidas porque junto com esses entendimentos vamos ter muito a ganhar com a vida. Atualmente é comum em redes sociais, em blogs presenciarmos quizilas intermináveis sobre determinados fatos e assuntos que acabam gerando uma grande discórdia. Isso por que cada qual quer defender sua posição e quer que o outro é que mude. Dificilmente alguém tem humildade suficiente para admitir o erro. Como conviver com essas diferenças? Existe uma palavra que por vezes fica esquecida numa discussão mais acalorada, RESPEITO. Respeitar o outro, independente de sua cor, credo ou cultura, é além de uma questão ética é legal, é respeito à própria vida. 

Vivemos numa sociedade que se diz aberta, mas que não aceita diferenças individuais; que cria padrões e normas daquilo que cada um deve ser, fazer, pensar e agir; cria até normas daquilo que deve ser o nosso percurso de vida; se seguirmos esse “padrão” seremos supostamente pessoas normais, contudo, muitas vezes, infelizes. A sociedade exige demasiado do ser humano, pede-nos uma perfeição que não nos é intrínseca e o que acontece é que, perante perdas, frustrações e sonhos destruídos o ser humano fraqueja e adoece, desistindo de si e do que o rodeia. Aos poucos as pessoas foram reduzindo a forma de respeito para com o próximo, hoje, entretanto, respeito virou arte, coisa rara, objeto não identificado. O respeito às pessoas, que até bem pouco tempo era a base da educação familiar, parece que foi colocada em segundo plano, o bem estar social agora é que dá a tônica. Não se respeita o idoso, não se respeita o negro, não se respeita o homossexual, não se respeita o nordestino, não se respeita o deficiente, não se respeita o professor, não se respeita às opiniões, não se respeita as ações, e os pais, são os mais desrespeitados, porque não ensinou o filho a respeitar...

A vida em sua plenitude não teria sabor nenhum se fossemos todos iguais, deveríamos ter direitos iguais sim, e não temos! Pois, esse mundo tá repleto de injustiças contra a humanidade independente da identidade que assumimos. Saber conviver com as diferenças, no entanto, é exigência de um mundo cada vez mais complexo e diversificado. São tantas diferenças: credo, política, futebol, diferenças físicas, como a etnia e o biótipo, classes sociais e culturais, e tantas outras. Muitas pessoas são excluídas de um meio social por não conseguir se adaptar devido as suas diferenças. Se viver em sociedade fossem fáceis, as pérolas não viviam dentro de ostras... Aquilo com o que não concordamos que possamos ao menos respeitar para que possamos ser respeitados quando as nossas ideias também forem únicas.  
Deus criou todo ser humano diferente na aparência, nos pensamentos, nos talentos, porque ele não queria ninguém igual a você. Somos únicos e exclusivos para o Criador. Cada um é peça importante nessa construção do universo. É por isso que somos tão diferentes uns dos outros. Cada um de nós responde a uma necessidade, e todos nós somos parte do plano geral de Deus. Quando tentamos ser como os outros, perdemos a nós mesmos. Olhe para os dedos de sua mão. Eles são diferentes. Ainda bem né? Exatamente por serem diferentes eles são harmoniosos quando vistos em conjunto. Já imaginou se eles fossem todos iguais? Certamente teríamos dificuldade de fazer o que fazemos de maneira tão natural. A humanidade pode-se dizer, é semelhante a uma mão. Uma criação perfeita do Criador...  

Pensem nisso e reflitam: Como eu estou lidando com as diferenças dos outros? 
Compreender e se comunicar com todos os tipos de pessoa será sempre uma empreitada engrandecedora. Por essa via poderemos acumular um conhecimento de vida muito mais rico do que com uma atitude crítica que, na verdade, exclui e despreza tudo e todos que não forem como nós somos

E lembrem-se ”Nosso alvo na vida deveria ser não o de ultrapassar os outros, mas o de ultrapassar a nós mesmos”. (Babcock)










"Um sorriso e um abraço sincero falam melhor que mil vezes “obrigado”. Terás sempre o meu sorriso, e receba agora o meu abraço."




Até a próxima postagem!
Boa semana!

127 comentários:

  1. Exatamente, Smareis! Essa postagem é reflexiva e sempre necessária, afinal, como tem gente com dificuldades em entender isso. Uns mais que os outros, diga-se. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo Sérgio!
      Feliz Dia do Amigo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Samareis:Pura realidad lo que dices en tu texto. Nadie somos iguales..Por tal el respeto impera..Pero no se práctica.
    .¡Muy interesante tu reflexión!.
    Un abrazo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El ser humano crea un nivel de perfección para nuestra especie y todo lo que es lo contrario, será ignorado.
      gracias Juolina
      Feliz dia DEL AMIGO
      Un abrazo

      Excluir
  3. Minha amiga como concordo com aqui foi dito .
    É isso , o respeito a atitude que se encontra na base de toda a vivência e convivência .
    Porém , tudo inicia com o respeito que temos por nós próprios .
    É com grande desgosto que vejo quão fácil e barato nos vendemos .

    Forte abraço , agradecendo o da Smareis ,
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Maria. O maior erro da humanidade é não perceber que são as diferenças que nos tornam iguais.
      Feliz Dia do Amigo!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Bom dia
    Tem razão. Este ano tenho andado meio perdido.
    Obrigado pela visita. Este é um modo de acordar os mais distraídos.
    Gosto de ler os seus trabalhos. São momentos de boa reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Luís, tem época que a gente se perde um pouco.
      Obrigada!
      Feliz Dia do Amigo pelo dia de hoje!
      Abraço!

      Excluir
  5. Smareis, querida amiga
    Uma passadinha muito rápida só para fazer uma observação.
    Porque você não viu meu último post? Comentou de novo o anterior... não tem a actualização?
    Convido-a a ver o último. Acho que vai gostar...
    Voltarei com tempo para ler e comentar.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mariazita, tive problema pra comentar na sua primeira postagem, não aparecia pra mim, mais já voltei e consegui achar a atualização da mais recente. Obrigada!
      Um beijo e continuação de boa semana!

      Excluir
  6. I don't read very well, at least the picture is great.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Bob
      Happy Friend's Day for today's date.

      Excluir
  7. A falta de tolerância e compreensão, e de considerar que apenas um lado está certo (o governo) está agora acontecendo em meu país. Isto leva ao conflito e divisão da sociedade. Bad sobre o morto. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Giga, as diferenças levam a muito conflitos, principalmente se tratando do povo x governo. Os poderosos sempre sai com a razão.

      Feliz Dia do Amigo pela data de hoje.
      Meus cumprimentos.

      Excluir
  8. Voltas em grande minha querida Smareis. E penso que o respeito está nma base dectanta coisa ! Sem ele as pessoas atropelam se querendo incutir o seu ego na essência do outro Eu . Porque todos iguais mas todos diferentes , eis asrabilha da Criação . Há sempre uma pontinha de esperança numa mudança da humanidade
    E isso é a força que nos faz renascer cada dia
    Um grande e terno abraço , querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Manu!
      A diferença é que faz esse universo ser tão encantador. Eu aprendi a aceitar os erros e as diferenças das pessoas, para que elas façam o mesmo em relação a mim.
      As diferenças estão nos olhares de quem as vê.
      Feliz Dia do Amigo!

      Beijos e muitos sorrisos!

      Excluir
  9. Cara amiga.
    O seu Blogue foi sempre um dos meus preferidos, as suas mensagens são ricas, claras e muito interessante.
    Eu sou um ingrato que tenho andado num desencanto e vou esquecendo, faço por isso, a vida dos Blogues, embora com muitas saudades.
    Fui ao Sol de Esteva, porque ele me mandou um e-mail.
    Estou aqui, espero me perdoe. Nunca esqueci, impossível esquecer.
    Espero voltar com mais calma e atenção. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel, obrigada por você esta aqui mesmo estando ausente do blogue. Seu blog esta na lista de minha leitura preferida. Espero que um dia você volte. É importante dar uma pausa sempre que necessário. Eu mesmo faço isso sempre que fico sem inspiração. O maior problema é à volta. Sempre é mais difícil, às vezes o desencanto pelo blog toma conta de uma forma que a volta vai se alongando a cada dia mais...
      Essa semana eu passei por alguns blogs que estão parado, deu-me saudades. Principalmente o teu.
      Obrigada mais uma vez pelo carinho e amizade.
      Feliz dia do Amigo!
      Um abração!

      Excluir
  10. Smareis, gosto imenso dos seus textos, sinceros e muito bem escritos e com os quais concordo inteiramente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nina!
      Feliz Dia do Amigo!
      Um beijo!

      Excluir
  11. Olá, Smareis,

    Você foi muito feliz ao escrever isso, acho que ao escrevermos lutamos todas a lutas para que o mundo seja melhor. Obrigado pela visita. Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Geraldo!
      Feliz Dia do Amigo!
      Abração!

      Excluir
  12. Fiz um poema para meus amigos aqui no Blogger... e com toda certeza você não poderia ficar de fora <3

    Mais um dia nasce
    E com ele uma comemoração especial...
    Um dia mais que perfeito
    Uma aurora boreal!

    O dia que estava faltando
    Homenageando uma pessoal genial...
    Aquele que nunca desgruda
    Que faz da nossa vida um carnaval!

    No calendário está marcado
    Na folinha já da pra vê...
    Um dia especialmente dedicado
    Todinho só pra Você!

    Agora vamos ao festejo
    Todos vocês comigo...
    Vamos juntos nos abraçar
    E comemorar o dia do AMIGO!

    (aramas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo o poema Samara!. Obrigada!
      Havia esquecido dessa data de hoje!
      "Dia do Amigo".
      Feliz Dia do Amigo pra você.
      Um beijo!

      Excluir
  13. Oi Smareis bom dia!
    Que lindo e reflexivo texto, diante de tantas diferenças expostas neste mundo!
    Diferenças que precisam realmente serem respeitadas, a partir de nós mesmos, que somos diferente em relação ao outro.
    E não há diferença melhor nem pior pois ninguém é igual, soménte para Deus.
    Amei teu texto amiga,e recebi sim teus comentários, obrigada!
    Beijo!
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariângela, sou uma apreciadora dos opostos, das diferenças. Viva as diferenças.
      Feliz Dia do Amigo!
      Um beijo e continuação de boa semana!

      Excluir
  14. Bom dia querida Smareis!
    Lindo seu texto e como é verdadeiro, bela reflexão querida amiga.
    Grande beijo em seu coração e grata por sua sempre doce visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Teresa.
      Feliz Dia do amigo!
      Um grande beijo!

      Excluir
  15. Muito bonito e reflexivo. É exatamente o que precisamos ler. Um bela reflexão para o ser humano com indiferenças. Amei!

    Beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não houvessem pessoas com certas diferenças
      o mundo ficaria sem graça.
      Feliz Dia do Amigo pelo dia de hoje.
      Um beijo!

      Excluir
  16. As verdadeiras amizades são como estrelas...
    Não as vemos todas as horas,
    mas sabemos que elas existem.
    E hoje dia do amigo estou aqui
    para te deixar um carinhoso abraço.
    Agradeço por fazer parte
    da minha caminhada.
    Deus abençoe vc sempre.
    Meu abraço e eterno carinho.
    Evanir.
    Amiga uma das mais emocionantes postagens que li no dia de Hoje.
    Saudades de você menina.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Evanir!
    Feliz Dia do Amigo pelo Dia de hoje.
    Que Deus te abençoe sempre.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Qué hermosa lección das de la alterida, filosofía reconocida en el respeto por el otro, en reconocer igual como ser humano, pero diferente en pensamiento. ES también el principio de la otredad. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos cierto. Es que la gente hoy en día ya no son como antes, los valores humanos son completamente diferentes sentimientos parece que ya no existen, el mundo ha evolucionado y la gente está perdiendo cada vez más sus valores y desaprender el verdadero significado de la vida ...
      Un abrazo

      Excluir
  19. Some think a "one-world government" would solve the problem of reconciling the differences in our beliefs, but I am not so sure. Tolerance cannot be dictated by edict. It must be found within ourselves.

    People can and do learn to live side-by-side despite their differences. Too often, it is the leadership in governments or religions which create the situations that lead to the conflicts between us. All an individual can do is try to be on the side of angels while walking through this life.

    I am glad you are beginning to post regularly again, Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So Fram, I think this difference in belief, never have solution. Government has to resolve this discord and difference. It is not wrong who treats all people equally, even though they are all different and unique beings ... Wrong is who treats everyone differently and differently and insists that people are all the same ...
      Thanks Fram, it's always a pleasure to see you here.
      I would like to post more often, more to be honest I have no animation to be updating every week. I think biweekly and a good space to upgrade. Never mind that had almost a month without posting.
      A continued good week Fram.
      They say that today marks the Friend's Day. Twenty of July. So for today's date, Happy Day Friend Fram!
      A basket of smiles!

      Excluir
  20. Gratisimo leerte siempre compartes buenisimos momentos
    Gracias por siempre acordarte de la Abu
    Cariños

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gracias Abuela!
      Continúa buena semana
      abrazo

      Excluir
  21. Querida, sinceramente falando como amo suas palavras, como escreves de uma natureza sincera sem atacar, com sutileza que faz com que jamais desistamos de ler, de deixar recados.
    Eu com toda sinceridade, o que perdi de gente, nem considero amigos os que não respeitavam minha opinião, as vezes você quer colocar algo no blog, no facebook, mas muitas vezes tem que podar justamente por não respeitarem opinião alheia, que tudo tem que ser como os outros querem, se v fez escolhas está errado ou é estranha (muitos pensam assim) tenho certeza. Quando eu não gostava do Facebook no começo e como não gosto de assuntos polêmicos, prefiro nem entrar em questão, as vezes uma opinião sua contrária, pronto, já era. Infelizmente é assim querida. Eu sempre fui a favor do RESPEITO, mas nos respeitarem é complicado demais! Temos como sempre digo de olharmos no espelho, de nos enxergarmos para enxergar o outro e que nem sempre estamos certos em tudo, isso estou aprendendo com a vida e como você mesma disse, nossos dedos das mãos não são iguais, não podemos exigir dos outros o que não queremos para a gente. Adorei demais sua reflexão e cada vez mais adoro, sinceramente de coração você é muito querida.
    Aproveito o ensejo para retribuir: FELIZ DIA DO AMIGO QUERIDA. Super beijo e minha amizade sempre terá.
    Fique com DEUS e em PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cecilia é por essas e outras que não gosto de participar de redes sociais, principalmente Facebook. Tenho dois perfis que já esta fechado faz tempo...
      Devo admitir que eu não tenho mais a paciência de antes para discussões intermináveis, como acontece em alguns perfis. Atualmente fujo de tema polêmico. Se não concordo com algo, registro da minha forma mais natural de como vejo a situação... Sempre com educação e muito respeito ao que foi colocado, e se a pessoa melindrar, eu prefiro me calar, afinal: é melhor ser feliz do que ter "razão". Rsrsrs.

      Obrigada pelo carinho Cecilia. Eu gosto muito de ler seus escritos. Suas postagens são sempre feita com muita maestria. Senti sua falta esse tempo que ficou em off. Conte sempre com minha amizade, e minha visita né rsrsrs.
      Feliz Dia do Amigo, pelo Dia de hoje!
      Beijos e sorrisos!

      Excluir
    2. Como sempre querida, você falou tudo como sempre.
      Muito obrigada pelo carinho e também conte com minha amizade sempre. Sua visita é sempre imprescindível!
      Super beijo no coração querida.

      Excluir
  22. Eu amo vir aqui e me deleitar das suas escritas, da forma como ela nos transmite a essência do prazer que se da ao ler um bom conteúdos com tal gama de assuntos...
    Deixo-te um bj de carinho nas linhas do seu coração....Brigado pela visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada poeta!
      Continuação de boa semana!
      Bjs!

      Excluir
  23. Ola, Smareis, creio que a palavra chave, em qualquer tipo de relação, é o respeito e principalmente o mútuo, pois, cada um é cada um, ninguém é melhor do que ninguém, e que se não compreender o outro em sua particularidade, que pelo menos respeite , reconheça e seja mais receptivos às diferenças.
    Belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Smareis
    A sua "crónica" está óptima, reflexiva, e repleta de verdades.
    O fundamental, em qualquer relacionamento, é o respeito. Desde que as pessoas se respeitem, sejam casados, namorados, amigos, vizinhos ou simples conhecidos, desde que se respeitem, tudo o mais correrá bem.
    As pessoas não têm, não podem, e não é da sua própria natureza serem todas iguais, pensarem todas da mesma maneira, sentirem de igual forma. Ao contrário, não há duas pessoas iguais no mundo (excepção feita para os sósias, se é que existem...). Por isso não podemos esperar comportamentos e gostos iguais.
    Houve sempre um lema que guiou a minha vida: devo aceitar os outros como são se quero que me aceitem como sou. Até hoje tenho-me dado muito bem...

    Respondendo à sua observação, eu não tenho o meu perfil associado ao Google+. Há uns anos, 5 ou 6, não sei bem, o próprio Google fez isso, associou-me o perfil, mas eu consegui desligá-lo. Continuo a ter Google+, sim, mas com perfis independentes. Mas isso você sabe facilmente. Os ícones que aparecem nos comentários são diferentes - os que estão associados ao Google+ têm uma circunferência vermelha com G+ no centro, ao passo que os outros tem um B (de Blogger). Além disso, quando você clica no comentário, quem tiver o perfil associado remete-o para o Google+, e quem não tiver, como eu, vai directamente para o blog.
    Penso que esclareci bem... :)

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas podem até parecer com a outra Mariazita, mais são totalmente diferente em vários aspectos. Ninguém tem digitais iguais, então com certeza tem que ser diferente em alguma coisa. Eu li tempos atrás uma matéria sobre gêmeos idênticos. Talvez as pessoas pensem que, pelo fato de os gêmeos idênticos supostamente compartilharem DNA quase igual, também devem ter impressões digitais idênticas. Não é verdade. São diferentes. As impressões digitais não são geradas apenas com base no DNA. Quando gêmeos idênticos são concebidos, eles começam a vida com as mesmas impressões digitais. Mas durante as semanas seis a 13 da gestação, quando eles começam a se mexer, cada um deles encosta-se ao saco amniótico. (Pra quem não sabe, o saco amniótico ou bolsa amniótica é a bolsa onde o feto se desenvolve no líquido amniótico) Com isso, formam-se estrias e linhas nas mãos resultando em impressões digitais diferentes em cada gêmeo. Por ai a gente vê que ninguém é igual ninguém. O que precisamos e respeitar cada um com seus defeitos e suas qualidades.

      Sobre o Google+ eu conheço bem o funcionamento da rede social. Parei até de comentar em alguns blogs que tiraram o comentário do blogger e colocaram o do Google+. Não vejo problema nisso, cada um coloca o sistema de comentários que melhor se adapta. Só prefiro não comentar para não associar automaticamente meu perfil do blogger ao Goggle+.
      Acho válido e prático colocar também o link do blog no final do comentário como o teu. É prático e rápido pra acessar o blog. Beijos e um ótimo fim de semana Mariazita.

      Excluir
  25. A intolerância é o maior defeito, a tolerância a maior qualidade! Não há ideologia, pensamento, religião, etnia ou comportamento, desde que não constranja alguém contra a sua vontade, que justifique um ato de violência. Um ato só é absolutamente ético se for válido a favor de qualquer pessoa e contra qualquer outra, não importe quem ela seja, independentemente do local, do tempo e da circunstância, em conformidade com o imperativo categórico de Kant.
    Quanto as suas sugestões, agora eu vou ter que escrever um conto que envolva simultaneamente as três ideias : ilha, montanha russa e casa macabra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gosta de desafio Benno, e da pra perceber quando a gente lê seus escritos. Você pediu uma dica, e agora? rsrs. De repente foi o que apareceu na minha cabeça. Acho que você tira de letra, é um ótimo contista. Já deve ter tudinho na cabeça. Se quiser eu troco, vou pensar e te falo.
      Bom final de semana!

      Excluir
    2. Bom, veja lá como ficou. Terminei de escrever o conto, dando o devido crédito a quem sugeriu os conceitos. Chama-se O parque de diversões secreto.

      Excluir
    3. Já fez! Você é muito rápido em?Daqui a pouco já passo pra ler o parque de diversões secreto.
      Boa semana!

      Excluir
    4. Mudei o nome depois para O Parque secreto de Kinster, se bem que poderia ser o parque secreto da ilha Kinster, o que acha? Obrigado pelos comentários :)

      Excluir
    5. Achei bem criativo os dois nomes... "O parque secreto da ilha Kinster" parece que deu mais vida.
      Mais uma vez parabéns Benno. Ficou muito bom o conto.

      Excluir
  26. Smareis

    isto é um texto para reflexão de todos.

    obrigada pela visita.

    beijinhos

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Beijos e um bom final de semana Piedade Araujo Sol.

      Excluir
  27. É pelo amor que quebramos nossos instantes de intolerância.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cadinho, só o amor mesmo.
      Ótimo fim de semana!

      Excluir
  28. Uma oportuna abordagem a um tema atual e ao mesmo tempo relegado ao esquecimento, em razão da vida agitada contemporânea.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é por ai mesmo Victor. Essa vida corrida deixa a pessoa um pouco intolerante mesmo, principalmente quando não consegue dar conta de algumas situações em sua vida. Pode ser por questões que está vivendo hoje, ou por coisas que já aconteceram há muitos anos e não consegue superar. Se tem uma coisa que o ser humano não consegue esconder é suas reações.
      Beijo e ótimo fim de semana!

      Excluir
  29. Boa tarde Smareis :)
    Conviver é realmente uma arte...
    Muitas vezes, somos intolerantes com
    os outros...
    O texto é perfeito e disse tudo,
    afinal nem tudo gostamos ou concordamos
    em relação as outras pessoas, mas se respeitarmos,
    já está de bom tamanho.
    Beijos \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma arte difícil e complicada Clau... Acho que somos mesmo um pouco intolerantes em vários aspectos. Conforme o dicionário, a intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Ou seja, as pessoas não respeitam as diferenças ou as opiniões dos outros.

      Um beijo e ótimo fim de semana.

      Excluir
  30. Smareis, parabéns por ter trazido um tema muito oportuno e muito bem estruturado.
    Concordo em absoluto, a base de uma boa relação e de uma sociedade justa é o RESPEITO!
    Quando esta base falha tudo desmorona. Infelizmente estamos assistindo ao ruir de valores essencial e estamos deixando para as novas gerações um futuro muito preocupante.

    Um beijinho grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fê!
      Sem o respeito nada se constrói.
      Eu acho que a máxima da convivência sem grandes danos é: saiba relevar as pequenas e as vezes as grandes coisas. Senão ninguém se aguenta...

      Beijo e ótimo fim de semana!

      Excluir
  31. Excelente reflexão.
    À que respeitar os outros da mesma maneira que gostamos de ser respeitados.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria, é isso mesmo... Respeito é a base de tudo.. Um beijo e ótima semana!

      Excluir
  32. Oi Smareis! Assim caminha a humanidade mesmo com tantas descobertas tecnológicas, sabemos teclar as máquinas, mas não nos tocamos com afeto e respeito. Cada vez mais complicado conviver.
    Obrigada pelo carinho da visita mesmo sem postagem nova...preciso pensar em algo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e assim a vida segue...
      Ótimo fim de semana Dalva!
      Bjs!

      Excluir
  33. Somos seres diferentes, cada qual num grau de aprendizado e evolução.
    Aceitação, respeito são essenciais para uma convivência harmoniosa.
    Ótima reflexão.
    Um abraço,
    Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o respeito é fundamental.
      Quem trata as pessoas com respeito dificilmente vais ser desrespeitado.
      Abraço!
      Ótimo fim de semana!

      Excluir
  34. Texto muito completo. Reflectes e fazes reflectir e isso é bom.
    Se as pessoas se amarem entre si; se a educação for o que deve ser; se a tolerância se tornar (mesmo) tolerância, então, Amiga, sabemos que trilhamos o bom caminho.

    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em poucas palavras você resumiu meu textos completo Sol. Obrigada!
      Um ótimo fim de semana poeta.
      Beijo!

      Excluir
  35. ¡Hola Smareis!!!

    Que razón tienes, amiga: es verdad que todos somo diferentes a Dios gracias! Pues si así no fuera mal nos iría a todos. Aún así, resulta mu chas veces difícil la relación, tanto de pareja como a veces familiar, todos tenemos distas manaras de pesar, como tú bien explicas en este exquisito texto.

    Ha sido un placer leerte, te dejo mi gratitud, mi estima y un abrazo.

    Hasta septiembre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas relaciones llegan a su fin debido a las diferencias entre ellos. Más cuando hay amor en ambas partes, se aniquilan las diferencias.
      Gran fin de semana Marina
      Un beso

      Excluir
  36. Olá Smareis, boa noite,
    a reflexão é sempre em seus textos, obrigado por isso...
    o prazer de sempre

    Desejo-lhe uma bela noite e um maravilhoso fim de semana
    um beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ariel!
      Um ótimo fim de semana pra ti.
      Um beijo!

      Excluir
  37. Excelente reflexão, Smareis! Muita gente lida mal com a diferença!
    Beijinhos e bom sábado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Madalena!
      Um beijo e ótima semana!

      Excluir
  38. Oi querida aiga Smareis, é verdade....
    Tem dois selinhos para você lá no blog, se quiser pode pegar, ficaria muito feliz! Vim lhe desejar um excelente final de semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Arione!
      Passo por lá pra pegar sim.
      Uma ótima semana Pra você.
      Um beijo!

      Excluir
  39. Excelente reflexão, Smareis! Somos todos diferentes. Cada ser humano é único. Deve ser respeitado. É incrível que o ser humano não aprendeu a praticar a palavrinha chave das relações humanas: RESPEITO! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda faltando mesmo Aline... Respeitar é entender que cada pessoa tem o direito de escolher ser quem realmente é, em sua forma de pensar, de opinar, de sentir, de agir e inclusive nos seus gostos e preferências de vida.
      Um beijo!

      Excluir
  40. Olá querida amiga, uma boa abordagem sobre esta palavra mágica tão em desuso principalmente pelas redes sociais, como temos visto no dia a dia.Respeitar um verbo que deve ser repetido e conjugado em todas seus tempos.E para começar deve respeitar a si próprio e assim começar a distribuir respeito a começar pela natureza e depois para seus semelhantes.Os constantes casos de intolerância que vemos e que nos assombram com as crueldades praticadas vem da falta deste respeito vigente.Aprendi que nem os dedos das mãos são iguais e eles harmoniosamente nos ajudam em nossas tarefas. Precisamos sim Smareis de pessoas que respeitem o outro como a si mesmo e assim podemos sonhar com um mundo melhor, mais tolerante e amigo. Somente assim amiga.
    Parabéns por trazer este assunto e suscitar uma boa interação como lhe é peculiar.
    Uma semana feliz com todos os respeitos sonhados.
    Que cada dia seja de real alegria e muito amor.
    Meu terno abraço de paz e luz.
    Bjs amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Toninho, atualmente as pessoas não respeitam as diferenças ou as opiniões dos outros. Respeito virou arte. O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. “Não faças ao outro o que não queres que te façam a ti”. Esse preceito é óbvio. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação à outra. As redes sociais esta virando um lugar onde as pessoas não respeitam mais, uns aos outros. O respeito trata-se da convivência pacifica entre as pessoas, ninguém deve ir ao perfil alheio e ficar criticando ou contestando o que é postado. Se concordar, curta e compartilhe. Se não gostar e estiver contra seus pensamentos e entendimentos políticos, religiosos ou o que for, basta ignorar ou ler para ver se aprende alguma coisa, mas contestar e criticar é uma falta de respeito com quem postou. Ultimamente anda acontecendo bastante com as pessoas famosas em redes sociais. O resultado mais sublime da educação é a tolerância, e o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

      Obrigada pelo carinho!
      Uma ótima semana pra você com muita paz e luz.
      Um Beijo meu amigo!

      Excluir
  41. Cara Smareis

    Eis um tema que faz parte integrante das nossas vidas. Tropeçamos nele a toda a hora e nem sempre aprendemos a lição. A nossa diferença e as nossas diferenças: somos todos diferentes, cada um pensando à sua maneira, com a sua opinião, a sua maneira de ver o mundo. Respeitando-nos mutuamente, penso que viveremos num mundo melhor.

    Obrigada amiga, por estas sábias palavras.

    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Olinda.
      Quando a gente aceita as outras pessoas sem criticá-la... suas diferenças automaticamente você já está respeitando.
      Um beijo e ótima semana!

      Excluir
  42. Gostei o texto, o que mais me irrita é as pessoas querendo que eu seja politicamente correto, somente para aceitar atitudes que não tem nada a ver com o meu jeito de viver. Eu quero mais é que as pessoas também respeitem o meu direito de disscordar do que eu quiser, se as minhas atitudes não forem agressivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Geraldo.
      Boa semana!

      Excluir
  43. Um texto para ler, reler e pensar. É realmente necessário sabermos conviver com as diferenças. Com todas as diferenças...
    O seu texto diz tudo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza Graça!
      Um beijo e ótima semana!

      Excluir
  44. A maioria das pessoas não consegue ouvir as razões do outro.
    Ou então, no caso das diferenças internacionais, os media não nos dão a perspetiva do lado contrário.
    Excelente texto, minha amiga, gostei imenso do seu ponto de vista.
    Smareis, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada poeta!
      Na verdade tem pessoas que não aceita a opinião do outro. e isso sempre acaba em discórdia.
      Beijo e boa semana Jaime.

      Excluir
  45. Smareis, tudo bem? Há quanto tempo! :)

    E você sempre com ótimas e reflexivas postagens - e com uma perguntinha essencial ao final do texto sobre RESPEITO: "Como estou lidando com as diferenças dos outros?" Muito bom! Lembrei de um caso de uma professora de filosofia em Pernambuco que no primeiro dia de aula entrou na sala de aula vestida como zeladora - os alunos nem notaram a figura, afinal ela "não se vestia como professora", que começou a conversar aos poucos e só depois de um tempo se apresentou, para surpresa de todos os alunos e deu uma aula excelente sobre aparências e respeito principalmente àquelas pessoas que julgamos "diferentes" ou não "se adequam" a certos espaços.

    Lidar com as diferenças é lidarmos com nossas próprias fraquezas e próprias diferenças. O que é normal para um povo é diferente para outro em contexto diferente. E quem não aceita isso dá início a guerras, intolerâncias e violências desmedidas. Respeito, tolerância e ACOLHIMENTO são expressões muito usadas porém pouco praticadas em nosso dia a dia.

    Bjs e obrigado por mais esta reflexão e visita ao meu humilde bloguezinho. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educativo esse caso da Professora de Filosofia Jaime. Uma ótima lição.
      Eu creio que às vezes por covardia, arrogância a gente acaba não aceitando as diferenças e opiniões dos outros. E isso com certeza sempre geram conflitos. O Respeito com o outro é fundamental para uma boa convivência seja com quem for. O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.

      Quanto tempo Jaime! Senti tua falta e fui te ler um pouco. Que bom que veio, Fiquei feliz com sua presença. Obrigada!
      Tem tantos bloqueios ausentes, ando sentindo a falta de vários que não vejo faz tempo. As redes sociais afastaram um pouco as pessoas do blog. Na verdade eu também tenho estado bastante ausente, mais sempre que atualizo dou uma voltinha com meu barquinho pra ver se encontro alguns rsrsrs.
      Bjs e boa semana!

      Excluir
    2. Que show, Jaime!
      Acho que tem tantos preconceitos incutidos em todo ser humano, que nem notamos algo assim.
      Tenho certeza que essa lição ficou gravada em muitos. Adoro exemplos como este.
      Abraços e feliz final de semana.

      Excluir
  46. Oi Smareis, tudo bem?
    Texto muito bom , coerente e cheio de sabedoria!
    Eu acho que o amor problema da humanidade é esse saber conviver com as diferenças e respeita-las.
    Um grande beijo no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos maiores problema do ser humano: Respeitar as diferenças do outro.
      Beijo grande Patricia.
      Ótima semana!

      Excluir
  47. Olá Smareis! passando para me deliciar com a leitura deste teu belo, reflexivo e verdadeiro post. Após a leitura lembrei-me de uma baboseira que escrevi e diz o seguinte: "Ser diferente é não respeitar as diferenças alheias, mesmo elas sendo naturais".

    Abraços,

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua frase é perfeita Furtado. Bem construída e atilada .
      Abraços!
      Boa semana!

      Excluir
  48. Um dos melhores textos que já li, Smareis; parabéns! Aceitar as diferenças dos outros é, sim, o nosso maior desafio. E, talvez, o único caminho para a paz e a harmonia. Boa semana, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o maior desafio mesmo Árabe. E concordo plenamente que pra que haja paz e harmonia só mesmo aceitando as diferenças dos outros, coisas que as vezes é tão difícil.
      Uma boa semana pra você amigo.

      Excluir
  49. Olá, Smareis.
    Realmente, nestes tempos em que é cada vez mais fácil se acessar as opiniões alheias, muita gente acaba esquecendo que cada um de nós é único e insubstituível, o que faz com que cada visão de mundo também o seja e, por falta de sensibilidade, muitos acreditem que devam impor sua opinião aos demais, o que só gera conflitos desnecessários.
    Muitos dos maiores problemas da humanidade seriam solucionados se cada um simplesmente se colocasse no lugar do próximo e tentasse enxergar suas necessidades e anseios, mas muitos não o fazem, por preguiça ou incapacidade.
    Em resumo, deve-se respeitar para ser respeitado, o que se aplica a todos, todo o tempo.
    Obrigado pela visita e até a próxima, Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa colocação Jacques. Eu creio que se a gente se colocasse no lugar do próximo não haveria tantas discórdias em relação à opinião e diferenças sociais. O Respeito e a tolerância são duas palavrinhas que quando bem vividas em relação ao próximo fazem um bem danado e são ótimas maneiras de manter bons relacionamentos.

      Até a próxima Jacques!
      Boa semana!

      Excluir
  50. E, no fundo, como no slogan, "todos diferentes, todos iguais"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim a vida segue...
      Boa semana Pedro!

      Excluir
  51. Respeito é essencial, sim !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza São.
      Bom fim de semana!
      Bjs!

      Excluir
  52. Oi Smareis! Desculpe a demora em responder suas gentilezas sinceras, em Curvas retas e esquinas . A vida e´isso tudo ai... cada um na sua singularidade, e cada um assumindo o seu papel diante deste infinito universo.Cada um enfeitando, trabalhando e vivendo as diferenças... Terminei de escrever Cronicas tupiniquins e já iniciei o segundo volume!Se Deus quiser iremos lança-lo ate o final de ano. beijos carinhosos e obrigado por sempre dar apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz que tudo esta dando certo Beto. Desejo sucesso a cada dia mais nesse teu projeto. Que teu livro lhe traga muitos frutos bons. Quando estiver pronto quero adquiri um exemplar.
      Sucesso poeta!
      Beijos e ótimo fim de semana.

      Excluir
  53. Um destes dias terei o que esperava. A (tua) vida é o que é e (ou) pode ser.
    Voltei a sentir o mesmo da primeira leitura.
    É bom que o Amor (de qualquer tipo) triunfe.

    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  54. Vivam as diferenças, saibamos respeitá-las nos outros como também desejamos que respeitem as nossas.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Fá, o respeito é a base de tudo.
      Bjs!

      Excluir
  55. Passando para desejar um Feliz Domingo e ótima semana querida.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima semana pra ti também Cecilia.
      Beijos!

      Excluir
  56. Boa semana, Smareis. Aguardo o próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Árabe, tive que viajar de repente, e o próximo post ficou pra esse próximo fim de semana!

      Excluir
  57. Nem sempre é fácil conviver com outra metade do mundo... é um assunto refletivo!
    Grato pela maravilhosa partilha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rui, não é fácil, mais é preciso.
      Bjs!

      Excluir
  58. Boa semana, Smareis! O próximo post deve estar próximo, creio. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você também Árabe. Já ta chegando!

      Excluir
  59. Smareis,

    seu texto é pertinente e a reflexão que deixa é mais que um presente. A diferença é essencial para a construção, inclusive, de nosso próprio eu. É através da existência dessas diferenças que analisamos as que atitudes em que podemos nos espelhar e quais repudiar. No entanto, este principio de aceitação ou discordância jamais devem burlar a barreira do respeito, o que torna-se o maior estorvo. É necessário compreender, sobretudo, que é o respeito o alicerce para ações éticas e para existência da cooperação: afinal, somos todos isentos de perfeição. Se formos analisar a maior parte dos conflitos (sejam civis ou religiosos) são gerados por ausentar o respeito nos diálogos sobre as diferenças. Elas existem, são necessárias e precisamos aprender a conviver com isso!

    Uma boa semana!

    Um abraço,

    Wesley Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você esta de volta Wesley. Quanto tempo!
      Feliz com sua presença.
      Realmente precisamos aprender a conviver com as diferenças, porque elas existem e são necessárias. O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças. Obrigada pela presença e comentário.
      Ótima semana!
      Abração!

      Excluir
  60. Bom dia, Smareis!
    Demorei mas cheguei e recebi seu sorriso e abraço sincero, cheia de gratidão e devolvendo o meu ultra-mega-hiper abraço esmagador. Sinta o estralar dos ossinhos rsrs.

    Bom... sabe que sou fã do seu blog e das suas reflexões.
    Infelizmente, esta é uma verdade vivida hoje em boa parte do mundo.
    Uma das minhas insistência em não criar uma conta no face, era exatamente esta - ver que as pessoas se digladiavam para ter razão. Lembro de um texto que li há muito tempo, não lembro a autoria que dizia "o importante é ter razão?". A maioria das pessoas brigam exatamente para que a outra aceite seu ponto de vista. Eu gosto de ouvir, saber o porquê da pessoa pensar deste jeito e no fim, refletir, afinal aprendemos diariamente.
    Quando viajamos para outro país, voltamos cheios de histórias, cheios de observações e acredito que o maior fator responsável por isso é exatamente ver e conviver com todas as diferenças do local.
    Hoje em dia, o diferente que luta pela igualdade, ao mesmo tempo prega o ódio ao que não o aceita como é. Vemos isto em escolas com a nova safra de professores despreparados. Acho, sinceramente, que a maior falta é o amor que deixou de ser ensinado, o respeito ao próximo. Lembro de crescer ouvindo meus pais dizerem o "ninguém é igual a ninguém", mas também dizendo o quão valoroso é cada ser humano. A vó vivia dizendo "o que seria do amarelo se todos gostassem do azul?" rsrs. Saudades daquela velhinha do bem!
    Lembro de um texto que vc publicou aqui sobre "almoçar com o adversário". É por aí... sempre temos muito a aprender e ensinar com amor. Eu não discuto. Tenho minhas ideias, crenças e hoje em dia, mesmo não concordando com muitos, não vejo pq não ouvi-los ou odiá-los pelo que acreditam. Acho que o amor é a melhor forma de transformação, isso já era dito lá atrás por Jesus Cristo e por muitos líderes que se seguiram depois dele.

    Dias melhores e vamos espalhar amor, o mundo está precisando desesperadamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! que bom que esta aqui. Obrigada pelas palavras carinhosas bruxinha. Seu blog excelente, sempre com muitas novidades, adoro as sua postagens.
      Eu também acho que amor transforma qualquer pessoa. O amor está esfriando no coração das pessoas. Triste fatos mais real.
      Beijos no coração!

      Excluir
  61. Reflectir, assim, é bom,
    Pois guia a Alma da gente...
    Ninguém pode estar contente
    Sem sentir o coração.


    Beijo
    Sol

    ResponderExcluir
  62. Oi Minha querida Smareis! Então! Seu sumiço causa aquela saudade da pessoa querida vice! rsrs Obrigado, por ser sempre carinhosa e cooperadora. Creio que participamos dum mesmo mundo, onde afinidades sempre nos poe cara a cara, sem constrangimentos, e sem força...Acho que é assim: Você chama eu vou, eu te chamo você vem. É muito gostosa essa interação livre de arrogância , e repleta de simpatia. Ouço muito de você entre amigos donos de sites, e sua gentileza é apreciada desde muito tempo nessas bandas. Com certeza eu nem sonhava em participar de blogs, ou redes sociais , e la estava você! Essa semana me retirei de um certo site, para não cair num mesmo nível de grosseria...Penso que humildade, é uma pessoa pequena achando, que os outros são sempre maiores que ela... Ai, o meu respeito por você lindíssima ! beijos e abraços !

    ResponderExcluir
  63. Oi meu amigo querido. Boa noite!
    Acho muito bacana as pessoas interagir com as outras. Têm pessoas nesse meio de blog que é muito arrogante mesmo, eu já deixei alguns blogs pelo mesmo fato. Comecei no ano de 2000, essa minha jornada pelos blogs. Eu já tinha meu diário online, depois apareceu o blog. Comecei na brincadeira e acabei gostando de verdade. Melhor temporada de blog foi entre 2003 a 2010. Depois as redes sociais começaram a surgir, as pessoas passaram a deixar seus blogs e ir pra redes sociais. Às vezes dou uma passa, descanso um pouco e depois volto. As redes sociais são muito boas, mais prefiro ainda meus blogs.
    Gosto desse pensar do Tagore: “Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.”
    Obrigada pelas palavras carinhosas Beto!
    Te gosto muito vice!
    Beijos abraços e sorrisos

    Daqui a pouco estou por ai!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!