Amor e amores...

16:29:00

Imagens: Amanda Cass
Assistia algumas semanas atrás uma entrevista com um famoso relatando que por vários anos alimentou um amor platônico, ou seja, um amor impossível. Durante anos ocultou essa paixão. A pessoa amada só ficou ciente após a biografia do protagonista da história ser publicada. É bem curioso amar alguém que esteja tão perto, e ao mesmo tempo tão longe. Muitas vezes a pessoa tem um amor impossível, proibido, secreto e não tenta sair dessa fase porque tem medo de se machucar ou medo de verificar que as suas fantasias e expectativas não correspondem à realidade. Mesmo tendo certeza que talvez nunca seja concretizado esse amor, guarda esse sentimento por anos a fios, ou mesmo até para sempre. Talvez seja pelo romantismo interiorizado acreditando que encontrou sua outra metade, acreditamos que essa pessoa é perfeita para si, e que, se estivesse ao seu lado, à vida teria mais encanto.

Alguns estudiosos no assunto, relatam que os grandes sucessos literários são os que mais relatam à dor dos grandes amores impossíveis, amores que não se concretizaram. Aqueles que fracassam ou que, simplesmente, nunca irão acontecer fora da mente apesar de ter lutado e feito todo o possível. É muito complexo um amor não correspondido, deixa uma constante sensação de desconforto e angústia, muitas vezes, a pessoa não tem como evitar esse sentimento, tão pouco expressar como gostaria. São esses tipos de amores os que dão origem às aflições mais profundas, e às vezes são os mais difíceis de esquecer. É paradoxal porque, se eles finalmente não floresceram, na teoria não deveriam dar lugar a tantos sofrimentos. Aqueles que amam em silêncio, sem poder compartilhar o que sentem, sofrem e carregam sua dor bem lá no fundo escondidinha sem poder compartilhar. Neste sentido, a amargura aumenta quando imaginamos como seria se esse amor fosse correspondido. Como seriam, se eu estivesse ao lado dessa pessoa!

Sem querer, muitos de nós somos sonhadores irremediáveis. Não nos conformamos tão facilmente com a ideia de que os limites existem e de que às vezes não temos escolha senão aceitar o fato. Um amor que não pode se solidificar, por alguns ou muitos motivos, além de trazer uma tortura muito grande, precisa de alguma impossibilidade para se manter vivo, para conservar o desejo. E quando essa impossibilidade é absoluta, a alma queima, mas também queima a capacidade criadora e a vontade de viver e morrer em um só instante. Eu lia certa vez que os poetas, são os que mais tem fantasia com amores impossíveis. Através desse sentimento é que nasce as mais belas poesias e liberta o poeta que carrega dentro de si. As poesias mais belas, são a que o autor coloca dor e sofrimento. Não importa a circunstâncias em que tudo acontece. De repente tudo muda de algum modo na visão do poeta, a vida, o olhar, a lua, o mar, uma flor, um sorriso, a dor, a melancolia tudo vira poesia num instante. Certa vez Pablo Neruda disse: “A poesia tem comunicação secreta com o sofrimento do homem.”
Imagine se não fosse essa força dominante que o amor tem sobre os poetas. 
Imagine como seriam a vida sem as canções, as poesias.
Imagine como seria o mundo. Nem dá pra imaginar!

Uma curiosidade!
Os especialistas no assunto dizem que existem basicamente três tipos de amores impossíveis.

1-Amor fantasma  
2-Amor narcisista 
3-Amor difícil

Amor fantasma - corresponde aos casos em que a pessoa se apaixona por alguém que não existe. Precisa amar e atribui para a outra pessoa características e virtudes que ela realmente não tem.

Amor narcisista - Nunca conseguirá encontrá-la: muitas vezes, acredita que merece alguém tão perfeito que passa a vida inteira procurando por ele e não o encontra. É como uma espécie de egoísmo exagerado, em que acreditamos que somos o melhor e queremos encontrar alguém igual. É como amar o vazio; desejando uma versão melhorada de si mesmos. Quando se ama dessa forma só existe solidão. Não aparece ninguém para realizar as suas fantasias.

Amor difícil - o amor impossível pelas dificuldades. São amores difíceis de serem concretizados. Existem circunstâncias específicas que os tornam muito complicados. Por exemplo, essa pessoa já tem um compromisso ou é alguém que simplesmente não está apaixonado por você. Ou, em outros casos, há fortes oposições religiosas ou ideológicas que impedem a concretização desse amor.

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor platônico, não se fundamenta num interesse, e sim na virtude. Platão criou também a teoria do mundo das idéias, onde tudo era perfeito e que no mundo real tudo era uma cópia imperfeita desse mundo das idéias. Portanto amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas no mundo das idéias.

O amor impossível é algo normal, é o que mais acontece com as pessoas. Assim dizem os especialistas... Quase todos nós já passamos por alguma experiência em relação ao amor pelo menos uma vez na vida. O inalcançável, o difícil, o incognoscível costuma ser atrativo, causa curiosidade. Sempre tem alguém que adora o que não é seu ou que é impossível. O problema é sempre se apaixonar por um amor proibido. Aí já não estaríamos falando de má sorte, mas sim que, inconscientemente, a pessoa está buscando isso. O coração é um terreno que ninguém tem acesso a não ser a própria pessoa. Que atire a primeira pedra aquele que nunca se sentiu atraído pelo impossível, proibido e difícil.

Que sua semana seja cheia de coisas boas.
Até a próxima postagem!
Um grande abraço e muitos sorrisos!

Conforme a psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir. Os abraços são importantes no nosso dia-a-dia. “Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer”. 
Que você seja todo dia abraçado tanto no real quanto virtual.



Luana Camarah vocalista da Banda Malta canta muito. O novo álbum da banda, "Indestrutível" ficou muito bom.

Postagens Passada

115 comentários

  1. Desde el umbral de los sueños, los amores son esa voz querida que desde lo platónico ..real..deseado, llegan a nuestro corazón como una dulce caricia. Es como todos los amores..el palpitar suave de la mano amada.
    Cariñosas, Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre costumo dizer.
      é preciso amar
      alguma coisa ou alguém
      não interessa o quê
      nao interessa quem...

      é muito bom amar e ser amada...

      boa semana.

      beijinhos

      :)

      Excluir
    2. El amor es ese sentimiento increíble que todo puede.
      Buena semana Emy.
      Un abrazo.

      Excluir
    3. Amar nos tornam melhores, é a chama que nos mantém vibrantes, nós faz bem, e isso é fato.
      Boa semana Piedade!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Mas que postagem linda amiga com estas descrições e analise das poesias com seus criadores. Coincidentemente nesta semana passada escrevi algo sobre porque poesia, divagando sobre a dita arte de fingir as dores, que aqui se define muito bem. Não dá para atirar a primeira pedra amiga. O amor é mesmo o sentimento mais complexo e estranho. Alguém já disse que só pela sensação que ele existe a gente já se sente feliz e imaginem como será ao sabe-lo verdade. Bem assim né? Amar e amar, sofrer e sofrer nesta eterna busca do amor total, do que nos completa se é que há esta completude, uma vez ser o homem um ser mutante.
    Bom lhe ver de volta com seus belos textos amiga.
    Que tudo tenha se resolvido para sua paz e da família.
    Linda seja a semana.
    Beijo no coração amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, as poesias mais bonitas são aquelas que o poeta coloca aflição e dor. Ás vezes o amor é mesmo bem complexo, foge de todas as explicações imagináveis. Sentimento algum é tão teimoso quanto o amor, até quando passa, não acaba. Colocado de lado, jamais se conforma. Mesmo se afogando na impossibilidade, não morre. O amor tem esses mistérios para confundir o ser humano e nos propor a pensar.
      Obrigada amigo, sempre é bom te ver aqui.
      Uma boa semana!
      Um beijo no coração.

      Excluir
  3. Olá querida, que maravilha de texto, irretocável composição! Amor platônico, aff, o pior dos amores deve ser.Há muito perfis que se encaixam no tema.Amor proibido já vivi, confesso que foi muito bom,cheio das mais diversas emoções; Parabéns pelo post!
    Grata pela visita.
    Boa quinta e bjs no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Diná, amor proibido com certeza a grande maioria já viveu, ou ainda vive, muitos tem receios de dizer que já viveu essa experiência. De um lado é complicado, do outro emoções diversas. Não existe idade nem tempo pra viver um amor proibido. De repente surge sem que se crie, cresce sem que se alimente. É tanta emoção contida que não dar pra esquecer, perdura sem que se explique.
      Uma boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Hola amiga, el aire está lleno de Amor y amores, unos nos dejan como bien dices el alma perfumada, y otros una herida sangrante, como la vida sigue, mejor la seguimos con una sonrisa de oreja a oreja, para el bien de nuestra alma y de los que nos rodean.
    Excelente post, mi felicitación por tu buen hacer.
    Felizsemana.
    Un abrazo y cariño.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amar a una persona puede ser una experiencia cautivadora, diferente de cualquier otra. Sin embargo, cuando no somos correspondidos, la sensación puede ser devastadora. El amor no correspondido puede lastimar mucho, pero es posible superarlo.
      Buena semana amiga. abrazo.

      Excluir
  5. Que coisa tão legal de se ler...Falar de amor e amores é sempre bom e viver o amor, melhor ainda! Gostei de saber dos tipos dele. Belo post! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste seu texto. Grata.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, um olhar interpretativo perfeito! Parabéns pelo maravilhoso,post. Grata pela visita, volte sempre, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lourdes, grata eu, pela sua assídua e carinhosa presença.
      Uma boa semana!
      Abraços!

      Excluir
  8. Bom que está de volta...
    O amor é algo que possui muitas faces e cada um denós vamos senti-lo mde acordo como somos e reagir devido a isso também. O importante é que vejamos o amor como um sentimento lindo e saudável.
    Um grande abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor é uma benção, transforma as pessoas.
      Um grande abraço Élys.
      Boa semana!

      Excluir
  9. Olá, querida amiga Smareis!
    Amar é um dom divino. Não se ama pela nossa bondade, nosso carisma, nossa 'beleza' ou outros...
    O amor nos alcança... é bem assim!
    Você, às vezes, está distraído... nem está pensando em tal coisa e zas, ele acontece lindamente desafiando a tudo e a todos ainda que se lute e relute no inicio, ele finca raízes e vem pra ficar no coração que seja puro... o recipiente precisa estar limpo... purificado...
    Obrigada pelo comentário carinhoso em meu blog... fiquei muito feliz, querida!
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor é um sentimento rejuvenescedor, louvável e generoso Rosélia. Às vezes aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina, permanece pra sempre na nossa memória. Amar-nos torna melhores dia após dia. Como bem diz a frase de Martinho Lutero. "Os que amam profundamente, jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens".
      Boa semana minha querida!
      Um beijo!

      Excluir
  10. Olá Smareis, linda postagem, o amor de Deus é belo. Gostei de saber que precisamos de 12 abraços por dia para crescer. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma beleza sem igual o amor de Deus. Tem abraços que são como pequenas orações de fé, de força e energia. Um abraço pode aliviar muita aflição. Sou de abraço todos os dias.
      Boa semana e um grande abraço Lucinalva.

      Excluir
  11. Oi Smareis, delícia de postagem e muito interessante!!
    Ssbe de uma coisa, hoje penso que talvez amor passional seja uma baita de uma ilusão humana, que nos dá prazer, sofrimento, sensação de completude, de não estar sozinho nessa vida...Enfim, torna a vida uma aventura mais legal, mesmo sabendo ser uma ilusão.
    Adorei te ler, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia também penso que seja mesmo ilusão Dalva. A gente sabe que o amor está aí para que possa ser desfrutado, saboreado sua doçura e permitindo alcançar a sua melhor versão. Mais precisa ser com cautela, cuidado, quando se trata de alguns tipos de amores. O difícil e complicado às vezes é atrativo aos olhos da pessoa. No amor passional a pessoa age de acordo com as emoções, deixando para trás o raciocínio. Uma pessoa apaixonada não mede suas ações, apesar do sentimento se destacar mais no desejo, na fantasia, na excitação, e nas emoções, mesmo assim ela se deixa levar pelo encantamento do momento. Muitas dessas paixões podem causar danos muito fortes e frequentes em um relacionamento. É importante repensar a relação quando lhe traz sofrimento.
      Boa semana!
      Abração!

      Excluir
  12. Smareis, nos muestras las formas del amor que existen...En realidad, todos vamos aprendiendo con el tiempo a distinguirlos y a valorar el verdadero amor incondicional.
    Te felicito por tu profundidad y tu buen hacer.
    Mi abrazo y mi cariño.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El amor surge de varias formas en la vida de la persona María. Necesitamos aprender a descubrir cuál es el amor que llenamos completamente. El amor es algo simple; pero difícil de explicar, tiene esos misterios para confundir al ser humano y proponer a pensar. La belleza de la vida está en los amores incondicional.
      Buena semana querida.
      Abrazo.

      Excluir
  13. Adorei o teu post! Muito completo e sim o amor pode ser muito diferente dependendo das pessoas e das circunstâncias!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim. Cada pessoa tem uma forma de ver o amor.
      Beijos e boa semana.

      Excluir
  14. Uma bela partilha que permite refletir!
    Não conhecia o vídeo e gostei ... bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do vídeo Gracinha.
      Fiquei feliz com sua presença.
      Uma boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  15. el amor es como un carrusel
    hay de todo para todos

    gracias por tu huella
    buena semana para ti también

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Una buena semana Elisa.
      Gracias por la presencia.
      Un abrazo.

      Excluir
  16. Smareis, doce amiga,
    Um poeta da praça cunhou esta pérola: para um amor platônico, um abraço homérico! Claro que é uma versão mais atrevida.
    Brincadeira à parte, adorei a reflexão sobre o amor platônico, o que de certa forma todos já o vemos uma dia. O amadurecimento ajuda superar essa fase.
    Não posso deixar de confessar a minha tristeza rsrs ao me acordar e encontrar a sua mensagem como segue abaixo: "boa noite! Não te assuste, entrando bem devagar só para pegar um cafezinho, me acomodar nesse sofá macio e fazer uma bela leitura. Divina inspiração, o vídeo é maravilhoso e o poema lindamente escrito.Estava em off, por isso a demora em aparecer para tomar um cafezinho. Obrigada pela leitura e café estava delicioso".
    Como deixá-la degustar um cafezinho sozinha? O imperdoável.
    Adorei a sua presença aqui, sim. Sempre muito generosa e gentil.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então José Carlos, o amadurecimento às vezes faz grandes prodígios, e muda toda uma história.
      Que triste passar pra uma visita e não te encontrar acordado pra saboreamos um cafezinho, risos. Confesso que meus melhores momentos pra leitura é na madrugada quando impera o silêncio. Mais eu sempre tomo bastante cuidado pra não fazer barulho ao entrar numa sala pra uma leitura. Tiro os sapatos na entrada. O café, e a poesia estavam no ponto certo, do jeito que gosto. Obrigada! Dá próxima vez quero servir-me de um chocolate quente kkk. Hum, será que irei encontrar?
      Boa semana meu caro amigo.
      Um abraço de urso.

      Excluir
  17. Embracing seems as important as breathing air.
    A very nice text written.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abrazar es una de las mejores maneras de demostrar afecto; muestra que te importa con una persona y que la soporta en los buenos y malos momentos.
      Buena semana Catalin. Abrazos.

      Excluir
  18. Adorei ler o maravilhoso texto.
    Uma feliz noite
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Ei Smareis! Desculpas aceitas, e digo que não precisa se desculpar pela correria do cotidiano. Quanto ao amor platônico:Contar os minutos para ver aquela pessoa especial; ficar feliz simplesmente por estar na companhia dela; se despedir e, minutos depois, já estar “morrendo de saudade”; compartilhar planos para o próximo fim de semana e também para o futuro... Há quem diga que amar e ser amado é mesmo uma das melhores sensações!Porém, quando o amor não é correspondido, a situação costuma ser diferente... Muitas vezes causa sofrimento e pode diminuir a autoestima de uma pessoa.E, embora não seja o único, o amor platônico é um tipo de amor não correspondido. Ele está associado à ideia de um amor inalcançável, distante, impossível...A maioria das pessoas já ouviu falar sobre amor platônico, porém, poucas sabem de fato o que ele significa e ainda, grande parte acredita que ele seja um sentimento exclusivo da adolescência. Saudades! Grande beijo e feliz continuação de semana.







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Beto, às vezes a ausência se faz necessária, a vida não dá moleza pra ninguém. Que bom que você compreende as minhas ausências por lá, vice!
      É muito bom sim, poder estar sempre com a pessoa amada, fazer planos juntos, os dois olhar a vida sempre na mesma direção. Quem encontrou na vida o verdadeiro amor deveria escondê-lo, longe do mundo, como uma relíquia. Agora quanto o amor platônico, a forma de amar é bem curiosa e ao mesmo tempo estranha. A pessoa ama o outro mesmo sabendo que aquilo é quase impossível, mas é nesse “quase” que ela sonha todas as noites. Veja a fonte de força de um artista. Vem do amor platônico que os fãs têm por eles. Tem fã que dá a vida pelos seus ídolos, um amor que é quase impossível, mesmo assim acham lindos e perfeitos. A graça está na impossibilidade. Assim, quanto mais difícil, mais o amor parece ser grande, excepcional e único. O que explica o porquê de uma pessoa amar outra pela eternidade e nunca se declarar.
      Uma boa semana!
      Um abraço bem apertadinho cheio de sorrisos e amizade.
      Beijos!

      Excluir
  20. Deixo o meu abraço e a minha apreciação ao texto:
    o amor é de uma imprevisibilidade tremenda. Gostei.

    Beijinho, Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Teresa pelo carinho.
      Uma boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  21. BOA NOITE QUERIDA
    Gostei do texto falar de amor é uma linda poesia. Passando para fazer uma visita. Gostei do video. Uma quinta feira de luz para vc.

    ResponderExcluir

  22. Olá Smareis,
    O amor pode até ser impossível, mas a dor é real. Uma postagem que me fez voltar no tempo, na minha adolescência quando me apaixonei pelo meu professor de matemática. Eu tentava ser a aluna número um, para provar que eu era estudiosa, inteligente. Aquilo que era um amor platônico... sem chance nenhuma. No ano seguinte mudei de escola e nunca mais ouvi falar no tal professor. Esse amor acontece mais na adolescência, mas na fase adulta acontece também. Não dá para brincar com sentimentos. O amor impossível, proibido também pode ocorrer pelo medo de sofrer. Como ele dificilmente se realizará, é bem mais fácil para algumas pessoas lidar com ele do que com os possíveis desapontamentos e tristezas inerentes à uma relação real. A gente amadurece e tudo muda de figura. Semana de muita paz para você. Deixo aqueleeee abraçoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dor de um amor sempre é real Sô. Não importa se é impossível ou possível o amor. Tem quem diga que as histórias de amor deviam ter sempre um final feliz. Melhor, o amor nunca deveria ter fim. Talvez ainda melhor, quem se ama não devia estar separado. Melhor, era não haver amores não correspondidos. Na adolescência acontece muito de alunas se apaixonarem pelo professor, ou vice versa. Li uma reportagem há pouco tempo que na Califórnia um aluno se apaixonou pela professora de literatura que tinha o dobro da idade dele. Ela só soube da história quando o colégio a transferiu para outro colégio a pedido dos pais do garoto. Os pais encontraram um diário onde o garoto escrevia sobre seu amor platônico. Às vezes pode trazer muito sofrimento principalmente na adolescência o amor platônico. Realmente não dá pra brincar com os sentimentos. Obrigada Sô, aparece quando puder.
      Boa semana!
      Abração!

      Excluir
  23. A prova da veracidade do dito que o coração conhece razões que a Razão desconhece.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Pedro. O fato, é que esta frase é bem verdadeira, pois o coração costuma pregar peças inesperadas, criando algumas situações meio inusitadas, e isso pode acontecer em diversas épocas de nossa vida.
      Como escreveu Luís de Camões : "Amor é fogo que arde sem se ver;
      É ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer. Não existe coisa melhor do que amar e amar. As pessoas se apega aos amores impossíveis por que nele cabem todos os sonhos, todas as perfeições. A impossibilidade é atraente.
      Boa semana!
      Beijos

      Excluir
  24. Maravillosa entrada dedicada al amor.
    Para mí el amor, sea posible o imposible, incluso ese amor platónico, es una de las razones por las que merece la pena vivir, es un estímulo que te mueve a caminar con ilusión y eso es muy importante para la vida.
    Hoy quisiera dejarte un abrazo muy especial.
    Kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hay muchas razones que nos llevan a la verdadera felicidad, pero sólo las razones del corazón, aún no comprendemos totalmente. No importa la forma de amar, todas las formas vale la pena. El amor es una bendición.
      Una buena semana de Kasioles.
      Un abrazo grande.

      Excluir
  25. La mayoría de esos amores platónicos idealizan la figura de la persona amada, dotándola de virtudes y cualidades que son las que tu querrías. Si se hubiera materializado esta relación, el compartir el día a día el hogar la haría despertar del sueño y ver que tan sólo todo aquello que pensaba que era la persona amada solo existía en su imaginación. El verdadero amor supera obstáculo y soluciona los problemas que surgen en el día a día en su convivencia.

    Te agradezco tu visita y comentario en mi blog.

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas veces la gente se aferra a los amores imposibles por la propia carencia sintiendo la necesidad de llenar el vacío dentro de ella.
      Gracias mi querida por la presencia.
      Buena semana.
      besos

      Excluir
  26. thank you so much for the magnificent post my friend!

    each word touched my heart !
    i love plato's ideas about love and totally agree that LOVE IS PURE and only a deeply sensitive and pure soul can plant this love within!

    you are truly an amazing writer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por el cariño Balli.
      Hablar de amor siempre añade algo bueno en la vida de las personas.
      Una buena semana.
      Un beso.

      Excluir
  27. O amor é uma coisa tramada e quase sempre rima com dor.
    O platónico, ou o não correspondido, foi, é e será uma fonte inesgotável para os poetas de todos os tempos.
    Excelente crónica, parabéns.
    Continuação de boa semana, amiga Smareis.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os poetas têm essa sensibilidade de enxergar o amor de forma sublime que encanta os leitores de sua obra. Embora as poesias na maioria das vezes retratarem os sentimentos de dor, tristezas e angustias, são as que mais agradam os leitores.
      uma boa semana Jaime!
      Um beijo!

      Excluir
  28. Olá, Smareis!
    Gostei de a ver no meu "rol de leituras". Obrigada!
    Amei esta crónica/lição sobre o amor. O que eu aprendi... Sim, porque sobre o amor nunca sabemos tudo.
    Fantasiem os poetas e escrevam belos versos de amor, para nosso encantamento.
    Eu, vou contar os abraços que dei/recebi hoje e aceitar um chá seu. Pode ser?
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa feliz com sua presença.
      A poesia é uma das formas mais lindas que o poeta encontrou de expressar os sentimentos, quando o amor toma conta do coração não tem como lutar contra isso, só versos e mais versos.
      Fique a vontade pra tomar um chá Teresa. Você será sempre bem vinda.
      Muitos abraços pra você!
      Boa semana!

      Excluir
  29. Olá Smareis,
    Texto ótimo, bem elaborado
    e o assunto pra lá de interessante!
    Tomara que os poetas continuem
    flertando com os amores impossíveis,
    sendo assim, nunca faltará
    a eles inspiração para compor
    belos textos...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara Clau, as poesias de amores impossíveis são as mais bonitas. Os amores impossíveis, proibidos, sempre será uma fonte abundante e preciosa para os poetas.
      Boa semana!
      Beijos!

      Excluir

  30. Querida Smareis

    Um título muito bem escolhido: Amor e amores. Porque o Amor propriamente dito, o verdadeiro, não exige nada, apenas que seja correspondido, e não sendo possível a pessoa continua a amar a outra de uma forma incondicional. Coisa bem diferente é o que se vê por aí, amores exigentes, ciumentos, obsessivos que levam a extremos de violência e que muitas vezes acabam mal.

    Sobre o que assinala logo no início, de pessoas que amam e não têm coragem de confessar esse amor, isso acontece muito. O que fazer? Nem sempre se consegue ultrapassar essas condicionantes, é verdade. Mas, isso também poderá ser exercitado no sentido de tentarmos ultrapassar os obstáculos que existem dentro de nós. E boa sorte para quem esteja a viver uma situação dessas!!!

    Minha amiga, adorei esse seu texto, aliás, tem sempre o condão de nos fazer pensar e meditar nas coisas da vida com os temas que aqui nos traz.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, eu concordo com você, hoje os amores estão muito complicado, incontestável, tudo gera interesse e condição, ninguém ama apenas por amar. Determinados relacionamentos geram muitos sofrimentos aos envolvidos devidos a interesses, classe sociais, ciúmes doentios etc e tal. No começo parece tudo perfeito, de repente, num abrir e fechar de olhos, já está tudo virado do avesso. O final sempre termina em sofrimentos ou em tragédias. A beleza da vida está nos amores pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. O amor está em primeiro lugar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. Segundo a etimologia da palavra, incondicional significa que não está dependente de condições, que é obtido sem qualquer questão que possa interferir que não tem restrições. Amar incondicionalmente advém de um sentimento bastante forte, que só é possível quando há total entrega de ambas as partes da relação. Todas as pessoas amam de forma diferente e gostam de partilhar experiências diferentes e é isso que torna cada uma das relações únicas e especial.
      Amar é coisa mais linda e divina que existe, é uma benção. Não importa se é um amor impossível, um amor proibido, o que importa é amar como ama o amor.

      Uma boa semana minha amiga!
      Um beijo!

      Excluir
  31. Olá, Smareis
    Ah! o Amor! Rios de tinta se gastaram falando dele, e tanto há ainda por dizer!
    Aliás, o tema é inesgotável...
    Gostei de ler sobre as diversas formas de amor, e as opiniões dos entendidos...

    Eu vivi um amor proibido, sabe? Tinha 14 anos, mas uns 14 anos muito acriançados :))) E então foi um amor proibido porque as famílias, dum lado e do outro, quando descobriram fizeram um escândalo! :) Mas nós continuámos a amar-nos às escondidas... :)))

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos limitados para entender ou definir algo tão grandioso e divino quanto o amor Mariazita.
      Os filósofos, poetas e artistas já tentaram transmitir em palavras este profundo e complexo sentimento, mas o amor foge a todas as explicações.
      A adolescência é uma fase cheia de aventuras, mistérios e segredos. É a fase onde se encontra os grandes amores proibidos, amores impossíveis. Eu já tive um amor proibido na minha adolescência, uma história um pouco parecida com a sua. Foram muitos encontros e desencontros. É muito complicado saber que você ama alguém, que este alguém também te ama, mas que ambos não podem ficar juntos. As mais belas histórias de amor vividas na ficção, normalmente são amores proibidos. O tempo passa, a gente amadurece e tudo muda. A vida é assim, um aprendizado constante.

      Boa semana minha amiga!
      Um beijo!

      Excluir
  32. OI SMAREIS!
    AMOR, MOLA MESTRA DO MUNDO E UM PRATO CHEIO PARA QUEM GOSTA DE ESCREVER SOBRE ELE.
    É CLARO QUE TRAZES UM TEXTO ABALIZADO E INTERESSANTE, NOS PONDO A PAR TODOS OS TIPOS DE AMORES E SUAS MUITAS MAZELAS.
    ABRÇS AMIGA
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor é a grande inspiração dos poetas.
      Boa semana Zilane!
      Abração amiga!

      Excluir
  33. Adorei a postagem, Smareis. E, olha, me identifico tanto com isso.... rsrsrs Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também rsrs. Bom fim de semana Sérgio.
      Um beijo!

      Excluir
  34. Que el amor nos acompañe siempre... La imagen es de una gran belleza
    Un saludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias Ildefonso por la presencia
      Una buena semana.
      Un saludo

      Excluir
  35. Minha querida Smareis,
    Eu começo pelo abraço ! É o espaço que fica entre dois braços . Parece simples mas nesse espaço está contido todo o calor de um coração que bate contra o outro que o procura . E por vezes procuramos o impossível ou o inatingível ou porque não deve ser nosso ou porque tem outro caminho . A realidade nem sempre é aquilo que vemos ou pensamos que vemos . Antes aquilo que É. E neste mundo tão limitado , só os filósofos se perdem em cogitações enquanto nós procuramos viver a NOSSA realidade . Se assim não fosse, seríamos eternos peregrinos à procura de nós . E mesmo assim , não nos encontramos!
    Fantásticas reflexões como sempre
    Um grande , grande abraço nosso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Manuela.
      Bom te ver de volta aqui.
      Um grande abraço abraçando o teu.
      Um beijo enorme nesse coração lindo.

      Excluir
  36. O Amor é sentimento único. Amores, é sensibilidade, carinho, compreensão, amizade...
    O verdadeiro Amor tem cumplicidade; quando impossível, é sofrimento real.
    Os Poetas "dizem-no" em versos com a harmonia das palavras.
    Um texto magnífico.
    Parabéns.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amor impossível pode marcar uma pessoa mais que toda uma vida vivida ao lado de outra.
      Uma boa semana Sol!
      Um beijo!

      Excluir
  37. Todos conhecemos, mas cada um sente de
    maneiras diferentes.
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  38. Querida Smareis,

    Um texto muito interessante e reflexivo, que leva a cada
    leitor ao seu porto de memória e interpretação. O amor é a
    grande fonte e o grande acontecimento, com uma força
    transformadora e revolucionária na vida...

    Apreciei também a imagem escolhida e as músicas e cantores
    (antes, lembro de ter escutado o Poeta Lulu Santos?...)

    Um feliz final de semana com o meu abraço de paz
    nesta sua alma luminosa (sinto em você...)!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro as imagens da Amanda Cass Suzete. Todas pinturas são muito criativas.
      Quanto o vídeo do Lulu eu acabei trocando pelo Malta. As vezes eu mudo os vídeos da postagem.
      Uma boa semana pra ti.
      Um abração, e um grande beijo.

      Excluir
  39. ¡Hola Smareis!

    Nos dejas una interesantísima entrada, para hacer algunas reflexiones sobre amores imposibles. No cabe duda que los hay, yo conocí un chico que se enamoro de la mujer de un amigo, el caso es que ella también le correspondía. Llevaron su amor en secreto tan bien guardo que duro muchos años hasta que ella murió. Y siendo el viejito se lo contó a un buen amigo, ya había muerto también el marido de su amante, amada.
    Ha sido placentero leerte, amiga

    Te dejo un besito y mi inmensa gratitud y estima.
    Se muy. muy feliz,

    Perdona no haber pasado antes, estuve sin ordenador y no he podido escribir para mí. Con en móvil y con dificultad fui dejando algún comentario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hay muchas historias lindas de amores imposibles, amores prohibidos que a la gente cargan por toda la vida, como la que usted citó. Las historias más bellas en el cine en la literatura son amores imposibles o prohibidos. Creo que si las más bellas historias de amor vividas en la ficción, normalmente son amores prohibidos, cuál es el error en vivir un amor prohibido en la vida real. Si la persona cree que estar feliz así es problema de ella. El amor es una bendición divina Marina.
      Una buena semana mi amiga.
      Un gran abrazo.
      Un beso.

      Excluir
  40. O amor é lindo. Dar amor e receber amor torna a vida feliz. Beijinho e Feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor é uma benção na vidas pessoas.
      Boa semana Sandra!
      Um beijo!

      Excluir
  41. Gostei de ler. O amor é uma coisa complicada. Penso que o amor é a roda que movimenta o mundo. Os amores impossíveis sãos as pedras que tentam travar a roda.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é bem complicado Elvira, mas a verdade é que tudo muda e se transforma perante o amor.
      Uma boa semana!
      Um abraço!

      Excluir
  42. Amar e ser amado é uma bênção… Os amore difíceis são para alimentar a literatura e o cinema… Gostei muito do texto.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse os amores complicados, penso que a literatura é o cinema não fariam tanto sucesso.
      Uma boa semana Graça!
      Um beijo!

      Excluir
  43. Tema interessante e belo post, Smareis! Para aqueles que encaram o amor como um sonho, sem dúvida é mais interessantes mantê-lo platônico. escapando assim das pequenas decepções do dia a dia. Contudo, cabe a pergunta: se assim for, o amor existe de verdade? :) Como eu disse, tema interessante! Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns aspectos talvez você tenha razão Árabe. Manter um amor platônico pode ser que dá menos trabalho, com toda certeza. Continuação de boa semana!

      Excluir
  44. Bom dia, o amor impossível é aquele mais vivido e o que mais magoa, infelizmente por varias razões não é possível declarar o amor sentido, é uma situação que pode chegar ao pontos de causar distúrbios mentais.
    O texto é excelente, relata uma das realidade da vida.
    Continuação de boa semana, muitos abraços fortes e sinceros,
    AG

    ResponderExcluir
  45. Penso ser muito difícil definir o que é amor...talvez nós não consigamos saber, realmente, o que é amar verdadeira, incondicionalmente. Porque em quase todos os ditos amores, há um "se" ou um "mas". Parece-me que apenas Deus ama plenamente...pois nos ama apesar de nossas falhas e tropeços, mais ou menos como amamos nossos filhos e nossos cãezinhos, que podem bagunçar toda a nossa casa e a nossa vida ainda assim nós os desculpamos e amamos, talvez ainda mais por isso.
    Enfim, não deveríamos sofrer por amar; pois o amor verdadeiro é tão desprendido e incondicional, que não se machuca mesmo se o ser amado não ama de volta ou até nos faz mal.
    Um abraço!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definir o amor é muito difícil mesmo. Realmente só Deus conhece verdadeiramente o amor. ELE nos ama sem olhar defeitos, erros. Isso é o verdadeiro amor.
      Um abraço amigos.

      Excluir
  46. Será algum amor impossível o bastante para ser perfeito?
    GK

    ResponderExcluir
  47. Eu tive muuuuuitas paixões platónicas na adolescência, era muito tímida :)
    Beijinhos e 12 abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a grande maioria já teve alguma paixão platónica.
      Bjs M!
      12 abraços pra você também!

      Excluir
  48. Querida amiga, hoje para lhe desejar um feliz domingo,
    que inspire uma semana vitoriosa e sem os transtornos desta,
    mas que uma lição tenha aprendido os governantes.
    Tudo de bom amiga.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Toninho, desejo um final de semana bem feliz pra você.
      Difícil esses governantes aprender alguma coisa.
      Beijos no coração amigo!

      Excluir
  49. Los amores imposibles o posibles, compartidos o no, siempre han estimulado la imaginación y han abierto el corazón de aquellos que lo han sentido y han sabido expresarlo en bellos poemas.
    El amor es y será el motor de la vida y algo maravilloso por lo que merece la pena vivirla.
    Me ha encantado tu entrada de hoy.
    Cariños y buen fin de semana.
    Kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Kasioles.
      El amor forma parte de la vida de todo ser humano. Muy importante poder ser amado y tener a alguien para amar, dividir una vida.
      Un buen fin de semana.
      un beso

      Excluir
  50. No sé si entro en la propia publicacion, me parace que es de junio y los comentarios de mayo.
    Tus letras son profundas y propias para reflesionar sobre el amor y sobre todo el imposible, creo que casi todos en la vida hemos pasado por esa fase.

    Un abrazo.
    Ambar

    ResponderExcluir
  51. O amor é lindo, mas existem situações dolorosas.
    Gostei muito de ler esse maravilhoso texto explicativo!
    Bj

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
  52. Bom dia, o texto és perfeito no amor e nos amores, cada um tem a sua necessidade de amar e ser amado, todos precisamos que alguém precise de nós para ser amado(a).
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida se torna mais leve e bonita quando se ama, e é amado.
      Bom fim de semana!

      Excluir
  53. Passando para dar um ola;
    E dizer que já tenho post novo.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  54. Um amor é sempre um amor. Entre amar o impossível e não amar coisas nenhuma, é sempre bem melhor a primeira opção. O amor seja ele platónico ou não, transforma-nos em seres bem mais sensíveis, fraternos e leais. Nesta "balburdia" egoísta, que o em que mundo se transformou, falta isso mesmo, o amor a tudo que vive e tem direito a viver!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor nunca esgota. Não importa se é impossível, platônico sempre vai valer a pena. Se for recíproco, quanto mais der, mais receberá de volta.
      Abraço Julia!

      Excluir
  55. Eu acho que amar alguém é
    mais importante que ser a-
    mado, simplesmente. Quantas
    pessoas já nos amaram e a
    gente fugiu delas? Esse amor
    platônico, não sei se posso
    chamá-lo assim, é tão impor-
    tante quanto se platônico não
    fosse.

    Adorei, beijos.


    .

    ResponderExcluir
  56. Olá Smareis, tudo bem?
    Cheguei para uma visitinha, faz tanto tempo que não falamos.
    Olhe, há uma enorme diferença entre amor e paixão, claro, você bem sabe. A paixão tem um efeito tão encantador! Mas é passageira, tem término. Mas é por ela que os amantes vibram. Eu acho que a maioria das pessoas nem ama o amado e sim estar apaixonado. Os amores nem interessam tanto, porque são idealizados. Não se ama quem o amado verdadeiramente é, porque nem se conhece. É complicado minha querida! É complicado.

    ResponderExcluir
  57. El amor es una parte indivisible de tu vida

    ResponderExcluir
  58. Ah! Se o amor pudesse ser entendido o mundo seria bem melhor, quantos amores são deixados de lado porque um dos dois não conseguiram enxergar além do que era palpavel. Gostei muito do texto. Um abraço, paz e bem.

    ResponderExcluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!