A tristeza é parte da vida...

19:10:00


Há dias em que a gente acorda sem ânimo, sem nem saber o porquê daquilo que se sente. Nem o sol brilhando la fora, te convidando para viver um lindo dia, te atrai... As forças parece apagar-se por completo, ficamos angustiado por um tempo sem uma razão específica. São momentos, em que existe somente uma única frase em nossa mente: Que desânimo! É como se tivéssemos perdido o rumo e não soubéssemos como enfrentar aquele momento. As vezes os amontoados de decepções, perdas, sonhos perdidos que acumulamos ao longo de nossa jornada, chega uma hora em que tudo acaba sobrecarregando. São momentos, que todos nós sentimos uma vez ou outra, a gente queira, ou não. Nem sempre conseguimos controlar nosso estado de alma. A tristeza, muitas vezes, surge e toma conta do cenário interno. Podemos ficar triste, sim, pode se sentir mal, desanimado, e sem vontade para seguir em frente, sim. Não somos obrigados há sorrir e se forte o tempo todo, nenhuma pessoa consegue ser alegre desde o amanhecer ao anoitecer. 
Mergulhar na tristeza às vezes é necessário para sair fortalecido, mas, sem demora exagerada para que essa dita "coisa" não começa alimentar o interior completamente. O pensamento quando alimentado, fortalece e cria raízes espalhando pelo interior. E se por um segundo acharmos que somos fracassados e que nada vai dar certo, com toda certeza, a chance de que as coisas irão dar certo, vai ser mínimas. 

O pensamento além de poderoso é rápido e ágil. Ele pode te levantar em segundos, ou te derrubar de uma vez só. Só vence os problemas quem não se curva as dificuldades. Mesmo que longa e difícil se faça a jornada, é preciso avançar; ninguém caminha para permanecer no mesmo lugar. As vezes enfraquecemos tanto perante os problemas, que esquecemos de lançarmos o olhar acima para descobrirmos as alternativas que temos para vencê-los e acabamos perdemos a outra metade que tínhamos. A vida nós apresentam problemas todos os dias, não vai dar moleza não. Mesmo quando o dia parece calmo, tranquilo, lá vem "ela" sorrateira lhe dá uma rasteira só para te despertar... Às vezes, durante a caminhada perder-se um pouco faz parte para que possamos aprender a achar o próprio caminho, e fortalecer-se ainda mais para seguir em frente. As dificuldades, os desânimos sempre irão surgir em nossa jornada, mas com eles sempre irá nascer à esperança para ultrapassá-los. Saber administrar os momentos de aflição nós traz uma luz que tanto necessitamos nos dias nublados e tristes. Sempre vai haver dias que iremos acordar triste, sim, desanimada, cansada,(o) mas, permita-se sentir triste, viver a sua tristeza, mas não deixa que ela lhe consuma e se torne a paisagem da sua alma. Tenha mais paciência, pois é ela que protege dos grandes desgastes, já que as adversidades acontecem independentes da nossa vontade.

O propósito da vida é valioso, imenso, glorioso, grandioso, maravilhoso. Para cada problema que passamos, a vida nos dá sempre uma solução, além de trazer aprendizados importantes, nos humaniza e faz crescer interiormente. Sou sempre grata por tudo, até pelos meus momentos maus, porque através deles, é que eu me fortaleço, me invento quantas vezes forem necessárias. Se olharmos com gratidão pelos que possuímos, iremos perceber o quanto somos abençoados. Talvez até sem merecermos, DEUS nós dá o necessário e nós acolhe sempre em nosso momento de angústia, enviando o ESPIRITO CONSOLADOR para nós acalmar... Se esvazie um pouco de tudo que não lhe faz bem. Não acumule coisas que te faça mal. A vida é uma dádiva de Deus. Seja grato pelos dias bons, e também pelos dias ruins. Agradeça simplesmente!

Um abraço e um punhado de sorrisos. 
Que o mês de julho seja plenamente de paz e harmonia.
Até a próxima postagem!




"Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada." (Paulo Coelho)







                                    Grande poeta - Oswaldo Montenegro - Estrada nova

Postagens Passada

126 comentários

  1. Adorei este pedacinho de leitura. Curiosamente identifiquei-me tanto com tudo aquilo que diz. É verdade, a vida é um ciclo de momentos felizes e outros tristes. A vida é isso mesmo...momentos. São esses momentos que nos fazem crescer, aprender e evoluir nesta caminhada que chamamos vida, e que nem sempre e facil, mas que é nossa. Um beijinho e adorei aqui voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São esses momentos que traz lições importantes Júlia... Seja de alegria, tristeza, frustração, dor, infelicidade. Da pra transformar um momento de tristeza em alegria, basta ter um olhar positivo sobre tudo.
      Feliz por você voltar. Gosto dessa troca, eu vou, você vem, e assim sucessivamente.
      Bom fim de semana!
      Um beijo!

      Excluir
    2. A música é belíssima, a página também,
      mas o que você me disse ontem, lá em
      casa não tem medida. Adorei sua visita,
      suas palavras, seu carinho e essa ami-
      zade bonita e sem compromisso que tem
      por nós, seus leitores.

      Um beijo e obrigado.



      .

      Excluir
  2. Sadness is part of life, but bright life will always prevail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sadness can be present in moments, but joy is certainly witnessed daily!
      Good weekend Catalin.

      Excluir
  3. Um belo texto para refletir ... um perspicaz pensamento para finalizar e um som que eu gosto!!!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Gracinha!
      Obrigada!
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  4. Bem verdade...Não somos robôs programados a sorrir e mostrar dentes a toda hora. A vida deve ter emoção e com elas coisas boas e ruins acontecem,! Lindo post e música! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos mesmo Chica, não dá pra sorrir 24hrs por dia. É difícil alguém consegui essa proeza.
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  5. A tristeza apoquenta a vida,
    melhor seria viver sem ela
    se houvesse mais alegria
    a vida seria mais bela!!!

    Tenha um bom dia com muita alegria, nada de tristeza.
    Um abraço cara amiga Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza que seria sim Edu. Que não nos falte vontade de sorrir.
      Bom fim de semana!
      Abraço meu amigo.

      Excluir
  6. Há dias assim, os dias não são todos iguais, assim como as pessoas não são todas iguais, mesmo nós próprios não estamos sempre da mesma forma!
    Muito bom esse texto!
    Abraço e obrigado.

    Rui
    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Rui, nenhum dia é igual ao outro. Pode até ser parecido, mais não igual.
      Bom fim de semana!
      Abraço!

      Excluir
  7. ¡Hola Smareis!

    Así es la vida, de momentos dichosos y otros no tanto y en una larga estancia en este mundo uno encuentra de todo y, bueno si no fuera así, si todo fuera un camino de rosas, sería un aburrimiento, bien es verdad que no nos gusta los fracasos las decepciones las enfermedades o la perdida de un ser querido, nadie queremos eso en neutras vidas, pero todo forma parte de ella y alguna vez tenemos que afrontar la carga que se nos cae encima; y de todo ello vamos aprendiendo muchas cosas, aprendemos a dejar ir, a vaciar nuestra mochila y a caminar mas ligeros por la senda sin muchos pesos con humildad y la cabeza muy alta. Felicidades por esta preciosa entrada.

    Ha sido un placer pasearme por tu bello espacio. Me despido de los blogs hasta septiembre. Nos vemos para entonces, si Dios quiere.

    Te dejo mi inmensa gratitud y mi gran estima.

    Un abrazo y hasta septiembre.

    Se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdad Marina, si la vida fuese sólo un mar de rosas, perdería la gracia y el sentido de vivir. La vida es un desafío. Perder o ganar. La vida es una rima tiene momentos tristes, momentos alegres, momentos inolvidables. La vida es una mera prosa de melodías.
      Buena vacaciones, y hasta septiembre mi amiga.
      Buen fin de semana.
      abrazo..

      Excluir
  8. Boa tarde, querida amiga!
    Que belo texto reflexivo!
    Na espiritualidade, aprendemos que o tempo estável é o favorável às decisões...
    Tanto na desolação como na consolação há que se ter muita cautela!
    Respirar fundo na desolação pois logo virá a consolação...
    Armazenar reservas de alegria para a desolação que também virá...
    A Vida é feita de altos e baixos e a gente vai dançando conforme nossa estrutura confiando na Sabedoria que nos rege e nos contempla.
    Deus não dá o frio além do nosso cobertor.
    Muito bom ler seu post nesta hora de serenidade após almoço!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida amiga!
      Na vida precisamos ser sempre cauteloso e sábio. Viver não é nada fácil, há sempre um motivo para nos entristecer e mais alguns para nos alegrar. É preciso tentar compreender o que a vida quer nos mostrar.
      Bom fim de semana!
      Beijos!




      Excluir
  9. la vida es un río y en el transcurre de todo

    buena semana
    saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La vida es eso, puede ser buena, puede ser mal, depende de cada uno.
      Buen fin de semana Elisa
      abrazo.

      Excluir
  10. Adorei ler este maravilhoso texto, identifiquei-me um pouco com ele.
    Há dias bons outros menos bons, temos momentos altos e baixos.
    Gostei da música
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto Amélia.
      Entre dias bons e ruins, vamos seguindo em frente.
      A música é Magnífica. Quem amou e ama, se encaixa bem nas músicas que ele canta. As canções de Oswaldo traz um misto de paz e dor
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  11. Que lindo!!
    amei
    abraço
    Maria Alice
    https://www.mariaalicecerqueira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Maria Alice.
      Seja Bem vinda!
      Bom fim de semana!
      Abraço!

      Excluir
  12. Bom texto para se refletir, pois só aprendemos os verdadeiros valores da vida, quando estamos vulneráveis, sentir a vida em todas as suas nuances!
    Abraços apertados e bom mês de julho, caminhando para o segundo semestre, tempo passa rapidamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só damos valor a alegria quando estamos tristes, mas o contrário não acontece.
      Obrigada pela presença Ivone. Estava com saudades. Passarei por lá.
      Feliz julho pra você e os teus.
      Boa semana!
      Beijos!

      Excluir
  13. As dificuldades da vida, os erros que cometemos, as alegrias e as dores, são tudo parte do nosso aprendizado.
    Adoro o Oswaldo Montenegro.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é lição Elvira... Nada passa na nossa vida, sem nos deixar algo.Tudo serve de aprendizado.
      Bom fim de semana!
      Abraço!

      Excluir
  14. Olá querida Smareis.
    Um belo texto para esta particularidade de viver e ser.
    Lembrou-me uma musica do Chico, que fala que da gente estancar de repente e o mundo gira muito rápido sem dar tempo para pensar muito o depois.
    Ser feliz nem sempre é sorrir, nem cantar e há o direito de se recolher e depurar-se. Uma bela canção amiga.
    Um Julho feliz e com todas possibilidades amiga.
    Carinhoso abraço de paz e luz.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Toninho.
      Essa música do Chico Buarque que você fala deve ser "Roda Viva". uma música lindíssima.
      “Tem dias que a gente se sente
      Como quem partiu ou morreu
      A gente estancou de repente
      Ou foi o mundo então que cresceu
      A gente quer ter voz ativa
      No nosso destino mandar
      Mas eis que chega a roda-viva
      E carrega o destino pra lá."(Chico Buarque)

      Que o mês de julho seja de muitas benção amigo.
      Um abração!
      Beijos!



      Excluir
  15. Bello texto ..La tristeza es parte de la vida...es cierto............un placer leertey reflexionar....saludos. Bello blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo se aprende para nuestro currículum personal.
      Gracias por la presencia.
      Un buen fin de semana.
      Un excelente mes de julio Sandra.
      Abrazo!

      Excluir
  16. Bonjour,

    Un publication qui donne un titre juste à cette tristesse qui nous atteint tous. Un combat de tous les jours entre la tristesse et la joie. Pour apprécier la joie de vivre, je pense que la tristesse est nécessaire. Elle nous aide à voir les belles petites choses de la vie qui resteraient invisibles avec de la joie constante. Elle nous permet aussi de percevoir l'émotion de la joie.
    Un très jolie billet.

    Gros bisous et bel été à toi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La vie n'enseigne pas seulement dans les bons moments. Au contraire, même les pires jours ont quelque chose à nous apprendre. La douleur ne souffre pas simplement. Plusieurs grandes possibilités peuvent en être les conséquences. Il est nécessaire d'apprendre à vivre avec et tirer le meilleur parti possible des différentes situations.
      Un bon week-end.
      Un beau mois de juillet Martine.
      Bisous

      Excluir
  17. Esqueci de dizer que adorei a música, aliás adoro Osvaldo Montenegro,adoro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música é lindissima Júlia. difícil saber qual é a melhor canção desse grande mestre. Um artista UNO, ele consegue penetrar no fundo do coração da gente, consegue transcender nossa alma. Vale a pena assistir uma apresentação dele ao vivo.
      Beijos!

      Excluir
  18. Bom texto, acompanhado pelo sempre excelente Montenegro.

    Abraço grande e feliz Julho :)

    ResponderExcluir
  19. Tão certeiro e ajustado artigo! É esclarecedor e positivo. A tristeza é invasora, mas a vida é para ser vivida - sem adiamentos.
    Parabéns, Smareis.
    Voltarei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Teresa, não dá pra adiar... O importante é saber aproveitar cada momento bom, e saber tirar um aprendizado de cada momento de dificuldade. Assim, nada é perdido, e todos são aproveitados.
      Sua presença me fez feliz.
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  20. Bom dia, Smarei
    "Nem sempre o sol brilha, também há dias em que a chuva cai..." - como diz a canção "Mar de rosas".
    Dias de tristeza e desalento, dias de alegria e até euforia... tudo faz parte da vida e contribui para o nosso enriquecimento espiritual.
    Preocupante é quando os dias de tristeza se sobrepõem, em grande escala, aos de boa disposição. Isso pode dar lugar a depressão, o que, sendo por vezes desvalorizado, pode ser muito grave - em casos extremos pode levar ao suicídio.
    Há, pois, que tentar manter o equilíbrio, para uma boa saúde mental.
    Gostei muito do teu texto.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mariazita!

      É necessário se manter equilibrado diante da tristeza. A cura dos sofrimentos está dentro de nós, somos os responsáveis por liberar as diversas forças invisíveis guardadas dentro do coração.
      Bom fim de semana!
      Um excelente mês de julho Mariazita
      Beijos!

      Excluir
  21. Amei o texto Smareis!
    Temos que saber ultrapassar as pedras que nos aparecem,mais tarde nos servirão de degraus para uma evolução na vida.
    Pensamentos sempre positivos,afastam as tristeza.
    Bjs e obrigada pela visita e comentário.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamento positivo sempre, esse é o lema Carmem. Tudo passa, tanto os bons quanto os maus momentos. Assim, nunca podemos desanimar, pois um tempo melhor sempre surge.
      Bom fim de semana!
      Ótimo mês de julho!
      Beijos!

      Excluir
  22. Oi Smareis! A vida é uma gangorra, nos intervalos da brincadeira precisamos de silêncio, de sentir e ouvir nosso interior.
    Lindo seu post!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos sim Dalva, e muito, desse silêncio. Esse é um guia mais confiável que podemos ter para sentir é ouvir nosso interior.
      Bom fim de semana!
      Excelente mês de julho!
      Abraço!

      Excluir
  23. You have a habit of seeing the world as it is and of understanding people as they are, Smareis, even if fog conceals the earth and even when some individuals attempt to cloak themselves behind a mask. Your words and your smiles always brighten my world and, for that, I am glad and happy to know you.

    I like Oswaldo's voice / I like his song / I love his hair ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I wish I had the knack of understanding at least a few Fram people. The human being is very complex, each head is a world, hence the diversity of thoughts, postures, attitudes, tendencies that make each person an odd being. No one is equal to anyone. If we are not smart and sensible enough we suffer much more. Living really is not easy. Glad you're back Fram.
      Montenegro is just poetry, his songs stir the soul and the heart. I also like his hair.
      A good week! A July full of good things.
      Smiles!

      Excluir
  24. Querida Smareis,

    Um texto maravilhoso, na profundidade e sabedoria que
    a vida nos pede para seguir em frente. Adorei esta frase
    na perfeição da sabedoria, como um lema não a ser esquecido:
    "O pensamento além de poderoso é rápido e ágil. Ele pode te
    levantar em segundos, ou ter derrubar de uma só vez."
    A tristeza faz parte do caminhar, mas ela não é recomendada
    a ficar num estado de alma, pois a Depressão é um quadro
    doloroso de doença a ser tratada. A tristeza, ansiedade e
    angústia numa instalação contínua podem desencadear
    à Depressão.

    A escolha da música sensacional, como aprecio...

    Grata por este momento aqui.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Suzete que tenha gostado do texto. É normal de vez em quando sentir-se triste, a tristeza faz parte do nosso dia a dia. Ao contrário da depressão, que persiste, aparece do nada e pode prejudicar muito a qualidade de vida de uma pessoa, caso, não procure um tratamento adequado.
      Ouvir o Oswaldo Montenegro é se apaixonar todos os dias pela vida... Adoro as suas canções.
      Bom fim de semana!
      Bjs!

      Excluir
  25. OI SMAREIS!
    MUITAS VEZES NOS PEGAMOS A PENSAR NO QUANTO DE BÊNÇÃOS RECEBEMOS A CADA DIA DE VIDA POIS, CADA UM PODE SER O ÚLTIMO DAÍ ENTENDERMOS SUA VALIOSIDADE E SERMOS GRATOS A DEUS POR ISSO E POR TUDO O MAIS.
    UM TEXTO BELÍSSIMO E PROFUNDO ARRANCANDO DE CADA UM DE NÓS, O MELHOR.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Zilane, é importante valorizar as mínimas coisas da vida, e aprender a dizer obrigado a Deus e às pessoas. A vida agitada do dia a dia quase não percebemos que nós recebemos bem mais do que damos, e a vida não pode ser rica o suficiente sem essa gratidão. Precisamos reconhecer os grandes e pequenos gestos com gratidão.
      Bom julho pra você
      Bom fim de semana!
      Bjs

      Excluir
  26. Minha querida Samareisamiga

    A tua visita e o teu comentário (que muito agradeço) levaram-me a vir até cá e em boa hora o fiz pois vim concentrar um blogue sensacional, daqueles que o poo costuma qualificar de cinco estrelas. E com razão!

    Uma belíssima simbiose entre o texto a foto e a música deixam-me encantado porque dás-me um retrato verdadeiro e sem rodriguinhos da vida tal qual ela é. Pode gostar-se ou não, a Liberdade é isto. Eu gosto e não preciso justificar-me. Gosto Ponto.

    Vou já inscrever-te nos blogues que sigo e tentarei vir por cá sempre que puder; aliciaste-me...

    Muitos qjs = queijinhos = beijinhos deste teu novo amigo e admirador
    Henrique, o Leãozão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu novo amigo Henrique!
      Seja bem vindo! Que bom que gostou, e se inscreveu no blog. Fico muito feliz! Também gostei muito do teu blog e espero voltar por mais vezes.
      Bom fim de semana!
      Um abração!

      Excluir
  27. Obrigada Querida!
    Bom fim de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Uma necessária reflexão, Smareis. Bela postagem. Bjs e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  29. Olá Smareis
    É gratificante saber que nos momentos de tristeza, Deus nos fortalece. Ótima postagem, bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gratificante Lucinalva, sentir o mover do Espírito Santo nos trazendo paz e alegria no coração. A presença de Deus em nossas vidas nos proporciona a capacidade de sermos alegres e estarmos em paz nos momentos difíceis da vida.
      Bom fim de semana!
      Bjs!

      Excluir
  30. Excelente texto! Gostei imensamente. Realmente a vida é sempre um aprendizado e à medida que palmilhamos o caminho vamos aprendendo, pois o pensamento é tudo. Há de se pensar para o bem! Disse Emerson, pensador americano que a mente é tudo e tu te tornas aquilo que pensas. Parabéns pelo maravilhoso texto! Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mente é tudo Laerte. O que você pensa você se torna. Oscilamos muito, em alguns momentos estamos no topo e em outros estamos lá embaixo. É por isso que devemos manter mente e coração abertos, para este aprendizado...Bom fim de semana!
      Abração!

      Excluir
  31. Olá, Smareis

    Como sempre os seus textos trazem-nos grandes temas para reflexão. A Vida é algo maravilhoso. Está certo dizer-se que tudo faz parte dela. Embora não desejemos a tristeza ela acontece. Isso nos induz a apreciar os bons momentos na sua justa medida e a dar-lhes o valor devido.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, que bom te ver de volta amiga. Estava com saudades! O teu regresso me deixou feliz.
      Então, tem dias que a tristeza toma conta da gente queira ou não, entra sem pedir licencia, é por isso que dar valor os momentos de felicidade são importantes. A alegria da vida está em se saber viver.
      Bom fim de semana!
      Bjs!

      Excluir
  32. Es un sentimiento que todos conocemos en algunos momentos de nuestra vida. La reaalidad nos hiere y no sabemos que ha podido pasar, por qué la vida nos castiga de ese modo pero...como muy bien adviertes, forma parte de estar vivo y si no es patológica, es algo que todos superamos. Interesante tema. Estoy encantada de volver a poder leer los temas llenos de interés que siempre propones. Saludos cordiales.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Fransiska. Que bueno que está de vuelta. Tanto tiempo que usted no aparecía por aquí.
      La vida es un libro de aprendizaje, cada día que pasa aprendemos y vivimos cosas nuevas.
      Buen fin de semana
      Un feliz julio para ti.

      Excluir
  33. Muito pertinente. Um bela reflexão. Tudo faz parte do caminho que temos de percorrer. Precisamos de interiorizar que a vida não pode ser só alegrias caídas do céu; tudo o mais, ainda que doa muito, nos fará crescer se soubermos aproveitar a oportunidade para dar volta a nosso favor. E saber receber a ajuda que nos é oferecida do Alto, sempre! E agradecer.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, tudo faz parte da caminhada... O mais importante é saber contornar cada obstáculos que vem ao nosso encontro. Afinal a terra não é um paraíso, muito menos um parque de diversões, as lutas são constantes e a caminhada é árdua. Ajuda do criador é necessário e importante. Que seremos gratos as bençãos recebidas.
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  34. A vida é feita de momentos bons e outros menos bons, sem dúvida. Temos que saber dar valor ao que realmente é bom . Beijinho e Feliz fim-de-semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ser grato por tudo em nossa vida.
      Bom fim de semana Sandra!
      Beijos!

      Excluir
  35. A tristeza também faz parte da vida, na verdade.
    Sem ela, as alegrias nem teriam o mesmo sabor...
    Excelente texto, parabéns.
    Amiga Smareis, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teria mesmo com certeza.
      Bom fim de semana Jaime!
      Beijos!

      Excluir
  36. Minha doce Smareis
    Tenho sido pegada por alguns “ mimos” que não sendo graves ...moem e fazem doer a alma de tanta insistência . Daí o veres ausente . Daí sentires a minha tristeza hoje e ontem e ontem ...
    Sei que o azul está azul , mas que importa se a alma o vê de outra cor?
    Sou mestre em nostalgia que não quero casar com tristeza . Subo cada degrau em direção à luz , sempre com a esperança que ela não se apague
    Grande reflexão a tua que dava para não sair daqui
    Lembra : nunca te esqueci , jamais te esquecerei . Fazes parte do meu mundo . Mas as vezes parece que tudo fica longe demais !
    Bom fim de semana e aquele abraço bem apertado cheiinho de carinho ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Manuela. Sua presença sempre me deixa muito feliz.
      Há dores difíceis de entender e que custam a passar.Sei bem o que é isso. Mas minha amiga, eu só tenho uma coisa para te dizer: vai passar! Por trás de toda nuvem escura há um infinito céu azul. Fé e esperança é o fio de luz que nos empurra pra frente. Os degraus da vida podem ser difíceis, mas olhe para eles e diga que é capaz de chegar ao topo, mais cedo ou mais tarde. Não perca tempo observando como são altos, estreitos, difíceis de enfrentar. Siga em frente, subindo um de cada vez. Pense nisso e mantenha a calma!
      Manuela, é difícil esquecer uma pessoa como você, de alma linda e pura. Jamais te esquecerei doce amiga. Você faz parte desse meu mundo. Quanto tempo caminhando junto. A vida é assim, um dia tudo está tão distante, outro, tudo tão perto que até pode ser tocado. E assim seguimos em frente. Conte sempre comigo.
      Uma ótima semana!
      Deixo um suave abraço, daqueles que só a sensibilidade da alma consegue captar. Um beijo no coração.

      Excluir
  37. Oi minha querida Smareis! Adorei o texto! Todo reflexivo e que vem em boa hora aos nosso olhos. Quantos não devem estarem tristes nesse exato momento, pelos diversos problemas que nos consomem a cada dia? E esse problema Brasil que nos molha com suas enxurradas ácidas!Bom, me desabafei um pouco , pois sei exatamente o contexto do texto. Obrigado pelo carinho de sempre vice! Grande beijo, e feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tudo meu amigo e querido Beto vice!

      Que bom que gostou do texto poeta. A vida é esse amontoado de pontos altos e baixos. Às vezes estamos bem, e de repente uma tempestade chega bagunçando tudo. Mas só o fato de estarmos vivos já é uma bênção.
      Uma boa semana cheia de coisas boas pra ti. Um beijo grande e um abracinho de muito carinho.
      Uma feliz semana!

      Excluir
  38. Reflectindo e mastigando este teu belíssimo texto. Magnífico.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  39. Esse texto foi um bálsamo para esse meu coração em retalhos.
    Concordo muito com tudo que tu disseste.
    Obrigada por compartilhar um texto tão importante assim.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Aline, fico feliz que a leitura tenha lhe trazido conforto ao teu coração. O mais importante é nunca deixar se abater pois todo aprendizado é importante. Sempre em frente minha querida.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  40. Olá Smareis,
    Dias ruins e bons fazem parte da nossa jornada...
    Que possamos tirar proveito de cada um,
    e aprender viver no ritmo das alegrias e tristezas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é um grande aprendizado Clau.
      Beijos e boa semana!

      Excluir
  41. Boa tarde, excelente texto, o vento que passa nunca é igual ao que já passou, aqui, está a importância da vida, se esta fosse igual dia após dia, certamente que seria uma chatice para ser vivida, há dias em que a motivação é nula, porque razão?.
    Sem motivação não se vive intensamente o que a vida nos proporciona, julgo eu, que é sempre possível recuperar a motivação, se for tentado o que se deseja viver para o momento.
    Feliz domingo e semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida sempre nos surpreende, e Deus nos ensina lições importantes através das coisas mais difícil...Seguir em frente sempre!!!
      Boa semana!
      Abraço!

      Excluir
  42. A vida é feita de dualidades por isso sempre teremos dias de alegria e dias de tristeza.
    Como sempre uma brilhante reflexão.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  43. La tristeza forma parte de la vida y también la alegría. Debemos tener una mente positiva y reponernos de los golpes bajos de la vida, con una inyección de optimismo.

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo lo que sucede en esta vida tiene un lado bueno, incluso los días de tristeza. Cuando usted necesita aprender a manejar una situación difícil, usted madura.
      Buena semana.
      besos

      Excluir
  44. A minha alma estava sequiosa deste excelente texto .

    Forte abraço , Smareis .
    Maria

    ResponderExcluir
  45. A vida só é boa devido aos seus altos e baixos. Se tudo fosse como nós quiséssemos a vida não teria a mínima graça, se transformaria numa eterna mesmice. Já imaginou a emoção que sentimos quando encontramos a solução para um problema que já há muito nos aflige? Belo post Smareis.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário passarmos por dias ruins, para aprendermos a evoluir como seres humanos, além de dar mais valor os dias bons.
      Boa semana Furtado!
      Beijos!

      Excluir
  46. Aplaudo, sem ressalvas, este teu post, Smareis! Realmente, tristezas e alegrias fazem parte da vida; e, embora a alegria torne mais leve o nosso caminhar, é a tristeza que nos ensina as maiores lições! Obrigado, amiga; boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é assim, precisa ter os dias tristes para que os dias alegres sejam sempre bem lembrados e consagrados em nossa memória.
      Boa semana amigo Árabe!
      Abraço!

      Excluir
  47. Querida amiga, uma beleza de texto e reflexão nesta postagem bem elaborada. Somo isso um poço de sentimentos e nele há tristeza aos montes e o que fazemos dela nos diferencia pela vida. Mergulhar sempre e refazer cada passo, cada emoção e sentimento e emergir sempre renovado e determinado, somente assim tudo é válido amiga.
    Que saibamos sempre florir neste pântano da tristeza.
    Que Julho seja muito e muito diferenciado com esperanças brotando em cada manhã.
    Bom lhe ver amiga.
    Beijo de paz.
    Muita luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tarefa de viver é dura, mas fascinante Toninho. Todos nós são pegos por momentos de tristeza e acontecimentos involuntários da vida. A tristeza é um dos raros momentos que nos permite reflexão, uma volta para nós mesmos, uma possibilidade de nos conhecer melhor, de saber o que queremos, do que gostamos.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  48. Smareis
    A leitura, com a voz e a música de Osvaldo Mostenegro, para mim torna-se mais interessante. Se bem que o teu modo de expressar, o que, a cada momento de postagem te ocorre, vale ter em conta. Realmente, quando temos uma mente positiva, os momentos menos felizes, podem ser necessários. Podem até ser clarividência de algum acontecimento menos bom que se aproxime. De qualquer modo, o que não se pode é nos deixarmos deprimir. Então temos deixar que passe, porque atrás de tempo, vem tempo!...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, tudo certo amigo?
      A tristeza funciona bem só mesmo em poemas, músicas, etc e tal, todo mundo gosta, aplaudem, mas na vida real, ninguém gosta ninguém quer. O estado de melancolia tem seu lado bom, podendo até ser produtivo em muitos casos, quando é um sentimento passageiro e leva-nos à reflexão, para perceber o que está causando a tristeza.
      Um beijo e bom fim de semana amigo.

      Excluir
  49. Não fale em tristeza que eu fico
    triste. Quando eu sinto que a tris-
    teza busca me ceifar a vida lá fora,
    no frio. Eu puxo a cadeira para onde
    o sol bater e se ele não me queimar
    a pele, pelo menos bronzea o meu corpo.

    Beijos, amiga sumida. Beijos.



    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssimo Silvio.
      Como diz a musica do Jota Quest. “E se quiser saber pra onde eu vou... Pra onde tenha Sol. É pra lá que eu vou”!

      Fiquei feliz com sua presença.
      Beijos e bom fim de semana.

      Excluir
  50. Muchas gracias Smarei, la vida es complicada y en este momento para mi bastante dura, me encanta leerte. perdona mi falta de tiempo. Un beso enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La vida es difícil lola, yo sé, sé bien, para nadie es fácil, vivir es tarea dura, pero no podemos perder la esperanza de días mejores.
      Besos y buen fin de semana.

      Excluir
  51. Hoje pela manhã, agora há pouco,
    vi um comentário na minha página
    dizendo que os meus textos são es-
    critos na primeira pessoa, ao que
    respondi que só enquanto o mocinho
    estiver sacando antes do bandido.
    Depois até me torno figurante, para
    não sair do set.
    Digo isso porque você também se a-
    treve a falar acerca de si.
    Um beijo, parabéns pela postagem
    e bfs.

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahaha gostei poeta, embora sua resposta não foi pra mim, foi pra outra comentarista. Acho que foi Majo que falou na primeira pessoa kkk. Tu é mesmo poeta palhaço.
      Bjs!

      Excluir
  52. Aos amigos da Leninha: quando tiverem oportunidade, por favor, façam uma visita ao seu blog (helena.blogs.sapo.pt), pois lá deixei uma postagem que diz respeito a todos os seus amigos blogueiros.
    Atenciosamente,
    Vera Lúcia

    ResponderExcluir
  53. Olá querida amiga
    Este chega como um vendaval nos açoitando para que possamos fazer um balanço das nossas mazelas e possamos ao longo de nossa caminhada encontrar forças para o alcance pleno de nossos objetivos sem que a tristeza e o desânimo sejam os condutores de nossos dias
    Maravilhoso texto. Excelente partilha, querida Smareis
    Beijos e uma semana iluminada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem tristeza, sem desânimo e vamos que vamos Gracita.
      Beijos e boa semana amiga.

      Excluir
  54. A tristeza ataca-nos, mas "não deixemos que nos consuma nem que seja nossa paisagem de alma". Teu texto é, assim, de grande clareza e ajuda. E eu agradeço teu carinhoso chamamento. Como um raio de luz.

    Beijinho, Smareis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Teresa, ja tem outra atualização mais recente também.
      Beijos!

      Excluir
  55. Bom dia, Smareis. É lindíssima a sua retórica sobre as inevitáveis adversidades dos ocasos da vida. O importante é manter a serenidade, mesmo porque, os infortúnios servem para experiências futuras. Parabéns e um cordial abraço.

    ResponderExcluir
  56. 20 de julho dia da amizade.
    Não poderia deixar de vir aqui neste dia tão especial.
    Agradecer a você por fazer parte dos amigos que seguem o meu blog e que sempre que pode passa lá e deixa uma palavra de carinho, um elogio comentando a postagem um oi que para mim é muito significativo. Que seja escrito no momento da visita ou colado, não importa para mim, o importante é ter sido lembrada por você.
    Amigo é aquele que te toca com ternura através das palavras.
    Aquele que te abraça, mesmo longe.
    Aquele que te apoia nos teus sonhos e aquele que critica os teus erros, não para te desmotivar, mas, porque quer em teus caminhos a luz plena.
    Ser amigo é ser luz, ser amigo é transferir o melhor que há ao próximo.

    FELIZ DIA DA AMIZADE!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela bela mensagem de amigo querida!
      bom fim de semana!
      Um beijo!

      Excluir
  57. Sono arrivata sul tuo blog tramite amici, ho letto il tuo testo e mi è piaciuto molto anche perché è un argomento che sento molto, la tristezza ha fatto parte sempre della mia vita, quello che ho sempre cercato di fare è trarne la forza per la mia crescita personale. E' un argomento sul quale ci sarebbe molto da dire, comunque complimenti per il blog e per i testi sarò un piacere poterti seguire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por la presencia querida
      Es un placer recibirte aquí en mi blog. Deseo que vuelva siempre.
      Buen fin de semana.
      Abrazo.

      Excluir
  58. Olá Smareis, qu maravilha de texto, bastante reflexivo. Meu momento se encaixa perfeitamente no seu texto, mas com atenção para que seja passageira a tristeza. não sou dada a tal fado. Amei ler suas edificante mensagem!

    Njs e um bom dia1

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Smareis, sempre aqui encontramos uma pausa para refletir e apreciar a beleza das palavras e das ideias. Um abraço!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  60. Oi Smareis! Apareceu, que bom! Em nossas vidas, somos acometidos por surpresas, algumas agradáveis, que nos deixam felizes e outras que nos desanimam, que nos fazem pensar por que, e questionar o motivo de terem acontecido. Uma coisa temos que ter em mente: nunca teremos explicação para tudo o que acontece na vida. Não somos oniscientes, onipresentes e tampouco onipotentes para querermos dar conta de tudo e para mudar o mundo. Precisamos aceitar nossa condição humana, limitada. Penso até, para muitas coisas não teremos respostas. Como sempre inspirador e reflexivo. Nos leva a pensar sobre a vida. Grande beijo, minha querida.

    ResponderExcluir
  61. Aquí en Colombia, la poesía dio a un vate grande, lírico y de espírito moderno, que fue capaz de decirnos en un poema, de esa tristeza que habla tu texto. Fue Barba Jacob, cuando dijo "hay días tan lúgubres, tan lúgubres", Tu texto siempre deja un hálito de aliento, para que sentimientos como la tristeza o la melancolía, no nos apabullen,y los pongamos en remojo. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!