Um dia de cada vez...

12:13:00

 

 
Olá minha gente!
 
Peço desculpa a todos pelo sumiço, e como estava sem inspiração pra blogar, achei melhor dá um tempinho. Agradeço a todos que vieram aqui mesmo não tendo atualização, também aqueles que me enviaram e-mails. Obrigada a todos de coração! Comigo está tudo bem, só resolvi fazer uma pausa pra refletir um pouco. Cheguei a passar algumas vezes pelo blog, mas tudo que escrevi foi pro rascunho. Hoje só se fala sobre pandemia, politica etc e tal, isso acaba desgastando mentalmente a gente... O que posso dizer a respeito disso tudo é nossas vidas foram mudadas de um dia para o outro e passamos a viver exclusivamente dentro das nossas casas. E pior de tudo não fomos avisados com antecedências, e o ser humano precisa de um certo tempo pra se preparar e se sentir seguro. Acho que todos nós de uma forma ou de outra, estamos meio que perdidos diante dessa reviravolta que o universo está passando. Vivendo um dia de cada vez. A gente nunca sabe como vai ser o dia de amanhã.  Não sei qual a mensagem que o Criador quer nos dizer, só sei que cada um, com certeza irá tirar algum aprendizado disso tudo. Confesso que minha sensibilidade anda a flor da pele, e as vezes não consigo controlar alguns medos que chega de mansinho querendo fazer morada. Quem disser que não tem medo de nada nessa vida pode ter 99,9% de certeza que é mentira. A gente passa a vida inteira com alguns medos escondidos, por ex: medo de guerra, medo de terrorismo, medo de entrar em avião, se vai ter uma bomba, se vai ter um fanático, lunático, medo de assalto, bala perdida, acidente de carro, incêndio, medo de tsunami, afogamentos, elevadores, enfim, medo de coisas palpáveis. Mais algo invisível que ninguém consegue ver, é o que ronda o nosso planeta, é que colocou todo mundo em alerta dentro de suas casas. Eu não sei quais seus medos, mas sei que alguns medos você tem. Ser corajoso na maioria das vezes não é enfrentar o medo, mas sim, dizer que o tem... Como podemos perceber são diversas situações que podem fazer com que o indivíduo sinta medo sobre alguma coisa. O medo mais constante que ouvimos as pessoas dizerem por aí, é em relação a morte. A gente tem esse medo como toda a humanidade, pelo menos a humanidade como o todo tem esse medo. 

Quando a gente pensa em ser dizimado do planeta, a gente pensa em algo maior que a gente. Agora ter medo do desconhecido, do invisível é uma coisa que mexe com nosso psicológico. Estamos vivendo uma situação agora talvez nunca vivida nessas proporções. O planeta já viveu algumas dessas proporções mais não do jeito que estamos vivendo agora. E todos estão sendo atingidos. Classe alta, média, baixa. Hoje do pobre ao rico todo mundo está no mesmo barco. Esse vírus veio pra igualar todo mundo. Não existe mais separação entre classes sociais. Colégio hoje é passado aulas via digitais. Muita gente estão em suas casas trancadas, a vida parou, parou a profissão, trabalho, projeto, e muitas dessas pessoas  ainda não parou pra entender o que está acontecendo, parece que a ficha ainda não caiu. O mundo parece anestesiado, nós estamos sentindo na maioria pessoas impotente, aquela que não pode fazer nada nesse momento. A maior parte de todos nós estamos com esse sentimento. O grande dilema é que não tem dinheiro que resolva o problema, não tem força militar, não tem poder, não tem prestigio, não tem fama, não tem força física, não tem governantes, praticamente nada pode conter essa ameaça que está nos subjugando nos colocando de joelho pedindo clemencia. Esse monstro que está conspirando contra a gente nesse momento, ele não recebe dinheiro pra ir embora, não responde a chantagem, suborno, ou pede pra checar seu limite do cartão de credito.
Nesse momento, a fama, vaidade, roupas de marcas, os objetos de valores, estão em baixa, pessoas que colocaram sua vida nisso, são a que mais agora se vê num vazio espiritual. Não só espiritual, mais num vazio existencial, pois muitas delas não sabem mais nem porque existe. Pra que serve agora, pois se todos estão trancafiados dentro de casa. 

Hoje o objeto de valor é uma máscara, um par de luvas e um vidro de álcool em gel. Se isso faltasse no mercado a pessoa pagaria em ouro ou dava seu carro de luxo pra obter um pouco. Ninguém precisa de roupa de grife pra deixar o lixo na porta, ir à padaria, farmácia e mercado. Todas classes sociais tem acesso a shows que antes nem sonhava em ver. Cantores famosos fazendo live de graça. Colégio hoje é passado aulas via digitais. Hoje  no centro da cidade o comércio estava bem devagar, os shoppings, as lojas, as igrejas, tudo muito vazio como nunca pensei em ver. O mundo parece que parou completamente, pelo menos por aqui. O dia em à terra parou já dizia o Raul SeixasAs pessoas hoje estão sem chão, impotentes, e as perguntas começa a povoar nossas cabeças, sem respostas. Nesse tempo difícil, a gente vê que ricos e pobres estão entregues a mesma sorte ou ao mesmo azar. Chegamos à conclusão que tanto rico é importante, quanto o pobre, e nenhum vive sem o outro. A empresa é obrigada a parar, e o pobre fica sem emprego, o pobre para, e a empresa quebra. Não tem classe não tem diferença tudo é igual. Pelo menos deveria ser sempre assim, igualdade a todos. Todos nós somos reduzidos a um denominador comum. Somos novos habitat do novo vírus. Fama e poder não vai ajudar nessa hora. O abraço, aperto de mão, olho no olho que já nem existia, agora sim que estão proibidos. O trabalho duro do profissional de saúde que estão dando a vida pelo povo, pessoas sem emprego, faltando comida em suas mesas, enquanto políticos continua como abutres comendo as "migalhas" no meio dessa guerra. Eu não sei quem é mais perigoso no meio dessa guerra. Se é os políticos , a mídia, ou esse vírus. Interessante que o ser humano endeusou e venerou tanto a internet que ela o engoliu. E hoje a gente vive uma vida virtual como muitos já estavam vivendo e dizendo que hoje estar diferente. Não, você já vivia assim, grudado em WhatsApp, em Instagram, Facebook e tantas outras redes sociais. Você já não falava direito com as pessoas, só que não dava conta disso.  

Esse é um momento muito crítico que estamos vivendo, o que precisamos é confiar e acreditar em coisas que a gente nunca deu valor, ou coisas que o mundo capitalista nunca deu valor. A Fé. A Fé em Deus! Precisamos repensar o que é importante no momento pra nós. Depois que tudo isso passar, porque vai passar, não sabemos quando, mais vai passar... Podemos ser pessoas melhores, podemos ser um mundo melhor, com certeza o mundo vai estar mais limpo. Mais limpo de fumaça, os mares estarão mais azuis, as praias mais limpas, os rios mais despoluídos. E o céu anda tão azul que nunca tinha observado como vejo hoje. Será que há diferença para quem observa o céu durante esse período de isolamento social? Ele está mais claro, mais azul? As estrelas estão mais brilhantes? Tenho visto essa mudança durante esse período. Se você ainda não observou, tire alguns segundo e observe. As árvores finalmente vão ter respirados, nos agora estamos entendendo o que as árvores passam, até por que essa doença causa problema respiratório. Na verdade, até parece que estamos passando por um processo de seleção natural. Infelizmente muito já foram embora, e não sei quantos ainda irão, só sei que precisamos ser forte, sábios para  aprender a se adaptar a esse novo mundo. Mundo esse que nos virou de cabeça pra baixo num período tão pequeno, mudando nossos hábitos e costumes. Será que estamos tirando o verdadeiro aprendizado desse período que estamos vivendo? 
Será que vamos ser a mesma pessoa depois que tudo isso passar? Eu com certeza vou ter um olhar diferente pra muitas coisas. Se você disser que vai ser a mesma pessoa você ainda não aprendeu.

Um sorriso e um abraço bem apertado, pois vou te dizer uma coisa, sorrisos e abraços me desarma totalmente. Então quando tudo isso acabar, não economize mais abraços e nem sorrisos.😃😂♡

P.S: Eu já havia escrito esse post alguns dias, me desculpa por ter ficado tão longo.   
Espero que meu próximo post seja bem diferente desse de hoje.
Obrigada a todos!
Até a próxima postagem pois creio que será breve.


“As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças”.


Postagens Passada

87 comentários

  1. Oi, que bom te ver! E podes crer, como tu, todos nós, cada um ao seu modo, sentiu as estruturas serem abaladas. Normal esse sentimento, pois nós estamos trancados em casa, afastados da família toda, sem abraços dos filhos, netos, saudades muitas... E pior é que não temos ainda a certeza de QUANDO teremos a segurança pra encarar normalmente a vida!

    Mesmo assim, seguimos esperando que uma vacina efetivamente segura nos chegue !

    Vamos que vamos! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Pois é Chica, depois que li uma matéria do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, dizendo que talvez nunca encontrarão uma vacina eficaz pra conter esse vírus, minhas certezas ficaram um pouco abalada.
      A pesquisa sobre vacinas contra a Covid-19, que em alguns laboratórios ao redor do mundo já se encontra na fase final dos testes, é esperançosa, mas “talvez nunca haja uma panaceia contra essa pandemia”, advertiu nesta segunda-feira o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Várias vacinas estão na fase três de testes clínicos, e todos esperamos que saiam delas vacinas eficazes que ajudem a impedir que as pessoas sejam infectadas, mas agora não há panaceia e talvez nunca haverá”, admitiu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva.
      Uma notícia que ninguém está preparado pra ouvir. Mas devemos ter esperança que logo, logo, tudo isso vai passar, e que os pesquisadores encontrem uma vacina eficaz para que a vida volte o normal. Eu acredito muito que vamos vencer tudo isso.
      E vamos que vamos seguindo em frente.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos!

      Excluir
  2. Boa tardinha de paz, querida amiga Smareis!
    Li tudo com calma e prendeu a atenção do início ao fim.
    Como tenho observado o céu, como tenho postado diferentes céus... Lua que vem na tardinha. Pássaros que cantam em revoada no entardecer... Bem-te-vi cantando como nunca...
    Tenho fé de que tudo vai passar depois da vacina e vamos poder nos abraçar, olhar, acarinhar, beijar, como nunca e, se nunca o fizemos, tão vindo do 💙...
    Que sua cidade esteja bem normalizada no perigo mais eminente, amiga!
    Nosso ES está na cor azul, mas queremos ver todo o Brasil e o mundo azulado para sempre.
    Também tenho dias de desânimo, momentos, mas logo um anjo me põe de pé, com boas vibrações.
    Tenha dias melhores e abençoados, querida!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vim reler, amiga. Agradecer o lindo buquê de flores e o contrário lá tão amável. Noite de paz e amanhecer bonito aí. 💐😘

      Excluir
    2. Boa noite minha querida, linda Rosélia! A natureza está conseguindo respirar um pouco mais agora. O céu está com um azul lindo demais. Eu tenho tirado algumas fotografias com esse céu maravilhoso. Alguns pássaros param de cantar quando há barulho. Agora parece que todos voltaram a cantar novamente. É hora de repensarmos nosso estilo de vida e nossa forma de consumo, que nos aprisionam em um sistema econômico fadado à destruição do meio ambiente. A natureza agradece a quarentena. Pois é minha amiga, sobre a vacina, precisamos ter esperança que isso passe logo, e que essa vacina chegue para aliviar essa tensão que todos nós estamos passando. Mesmo que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, não esteja tão otimista com o resultado das pesquisas, não podemos perder a esperança. Minha cidade não está bem na fita não. Os resultados ainda estão bem críticos. O povo não está querendo obedecer muito às regras do distanciamento social e isso tem aumentado bastante os casos por aqui. Espero que 2020 passe logo para eu acordar desse pesadelo.
      Obrigada pelo carinho e amizade! Beijos no coração!

      Excluir
    3. Uma noite de paz e lindo amanhecer pra ti minha amiga.
      Beijos!

      Excluir
    4. 💐🕊️🍀🏡🌈🐦🙏👼😘

      Excluir
  3. Smareis writes: "I don't know who is more dangerous in the middle of this war. Whether it's the politicians, the media, or that virus."

    My thought is that the virus eventually will pass, but that the politicians and the media will always be with us, and I do not think the pen is mightier than the sword, so that places the politicians firmly in the "most dangerous" to us zone.

    Smareis later asks: "Will we be the same person after all this is over?" noting that she "will definitely have a different look at many things."

    I am not certain how I will be affected by this virus over the long term. Many believe the worst is yet to come. I like to think I treat others the way I want to be treated and, hopefully, will try even harder to be that way when this "plague" has gone away.

    John Donne wrote in Meditation XVII: "Any man's death diminishes me, because I am involved in mankind, and therefore never send to know for whom the bells tolls; it tolls for thee."

    I like to think I am that way, too ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So Fram, you are absolutely right, the virus will eventually pass. When? I don't know yet, but we know it will. And this rot of politicians is certainly the most dangerous, and this is the most difficult to eliminate.
      I will definitely have a different view on many things Fram, after all this is over. Especially in relation to nature.
      It is good to think like you ... This phrase by John Donne is very clever, and one of his best known.

      “No man is an isolated island; each man is a particle of the continent, a part of the earth; if a clod is dragged into the sea, Europe is diminished, as if it were a promontory, as if it were your friends' house or your own; the death of any man diminishes me, because I am part of the human race. So don't ask who the bells toll for; they double for you. ”

      Good week Fram!
      Lots of smiles for you.

      Excluir
  4. Olá querida Smareis,
    Saiba que é muito bom te ver novamente postando no blog, gosto muito dos seus textos e me inspiro também. Com relação ao que estamos vivendo acho que você tocou no ponto certo, precisamos aprender alguma coisa com esse isolamento, não dá pra sair a mesma pessoa depois de tudo isso. Hoje temos medo de sair nas ruas, de tocar nas coisas, de passar perto de alguém, tudo virou motivo de preocupação, mas não podemos cair na paranoia. Esse ano não tem sido fácil, mas acredito que sairemos melhores do que antes.
    Espero que em breve nós possamos voltar a beijar e abraçar novamente, isso faz falta!
    Boa semana e cuide-se!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alécio, também feliz em ter você aqui amigo.
      Realmente esse ano não está sendo fácil, bom fosse acordar logo desse pesadelo. Não dá mesmo pra sair desse isolamento sem não ter aprendido alguma coisa... Não deveríamos passar por uma experiência tão difícil, arriscada e dolorosa para mudar os nossos hábitos, mais se temos que passar por isso, que seja uma oportunidade de reavaliarmos, repensarmos e ressignificarmos como queremos viver daqui pra frente. Realmente hoje tudo virou motivo de preocupação, medo de estar perto de alguém. Eu estava numa drogaria essa semana, e um camarada deu um espirro perto de um caixa eletrônico, mesmo de máscara o pessoal que estava por perto se assustaram. Foi muito constrangedor. Eu acho que numa pandemia dessa, as pessoas precisam se policiar mais ao entrar em lugares públicos. O povo anda tão apavorado que qualquer gripe já é suspeita. Conviver com uma coisa invisível é muito complicado. Precisamos mudar nossos hábitos pra aprender a conviver com esse vírus.
      Como eu gostaria que tudo isso passasse logo, ninguém sabe quando tempo ainda vai durar, espero quando passar, que tenha sido uma experiência que nos leve a um novo sentido de Humanidade.
      Um abraço faz muita falta mesmo...você tem razão!
      Boa semana Alécio!
      Beijos!

      Excluir
  5. Como já hoje comentei temos que aprender a viver COM o vírus.
    Como já vivemos com tantos outros.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Pedro. É bem assustador tudo isso, apesar de todos os esforços que estão fazendo pra descobrir uma vacina, nós precisamos admitir que talvez precisemos conviver com o vírus por um longo tempo.
      Beijos!

      Excluir
  6. Bem vinda minha amiga e como diz o amigo Pedro e com toda a razão temos que aprender a viver com este maldito virus.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Francisco, enquanto não se descobre uma vacina, será preciso aprender a conviver com a circulação desse vírus.
      Um abraco e continuação de boa semana.

      Excluir
  7. Não consigo acreditar que uma vacina esteja pronta em tão pouco tempo, apesar de todos os nossos avanços tecnológicos. É um vírus do qual ainda se sabe tão pouco e que já sofreu algumas mutações, então acho que estamos a ser demasiado optimistas quando se diz que no final do ano a vacina chega e pronto. Acredito que vamos ter de nos habituar a esta nova realidade e viver com ela da melhor maneira possível. Entretanto, parece-me que todos nós aprendemos a dar mais valor a beijos e abraços. Tem sido um tempo para reflectir e para muitos, altura de decisões que adiávamos há muito. Um beijinho e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso da mesma forma. A vacina seria a melhor ferramenta nesse momento, mas é quase impossível chegar ainda esse ano... Mesmo com esse avanço tremendo da tecnologia, esse vírus ainda é desconhecido da ciência, e apressar essas fases de teste, colocaria em risco ainda mais, a população. A vida não vai voltar ao normal de uma hora para outra. Teremos de adotar novos hábitos, novas formas de viver, levar uma vida mais restrita, e aprender a conviver com esse desconhecido.

      Um beijo e continuação de boa semana MAD.

      Excluir
  8. Bom dia, Smareis.
    A sua crônica é belíssima, e você enfatiza de forma
    bastante precisa, clara e com o talento literário que
    lhe caracteriza, o atual momento tão profundamente
    triste pelo qual a humanidade está passando.
    É dos mais elogiáveis a sua referência em relação
    à lição que essa pandemia nos deixará, no sentido de
    vivermos do modo mais solidário possível no afã das
    vinhas do bem para o qual fomos criados.
    Meus efusivos parabéns, e um grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Antenor!

      Essa pandemia demostrou o quanto somos insignificantes, é lição de humildade. O tempo vai mostrar pra nós com mais clareza quais serão os resultados. Imagino que nada será como antes. Obrigada pelo elogio Antenor, fico sempre muito feliz com seus comentários, pois sei que realmente você lê todos os textos que posto.

      Um abraço, e continuação de boa semana.

      Excluir
  9. Querida Smareis

    Gostei muito deste seu regresso, com um texto profundo que nos toca a todos pelo tema
    que nele desenvolve. Somos todos atingidos por essa pandemia, em todos os aspectos
    da nossa vida. Tudo o que era certo parece agora sem conteúdo. A esperança de que surja
    uma vacina para vencer esse vírus é o que nos acalenta. Um desejo comum que une o mundo inteiro.

    Desejo-lhe saúde bem como aos seus.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Olinda!

      Pois é minha amiga, esse é um desejo que o mundo inteiro tem nesse momento. Que encontre uma vacina eficaz para brecar esse vírus. Mas os estudos e pesquisas recentes apontam que ainda vamos conviver com esse vírus por bastante tempo, não há expectativa de vacina a curto prazo. Muitas pessoas têm a ilusão de que ele vai passar. Não vai passar, vai continuar circulando. Eu também pensava que tudo voltaria o normal dentro de uns 3 meses, Olinda. A gente assiste essas reportagens que vai sair a vacina até o final do ano, e fica toda animada, mais penso que tudo isso é pra iludir o povo... Vamos ter que mudar os nossos hábitos, forma de vida, pois tudo indica que é um vírus que veio para ficar.
      Um beijo e continuação de boa semana!😘

      Excluir
  10. Gosto muito de ler os seus textos inspiradores, este ano não tem sido nada fácil, mas temos que saber lidar coma a triste realidade e saber viver com o vírus que tanto nos preocupa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano não está fácil pra ninguém Amélia. Mesmo querendo, vai ser difícil alguém esquecer esse ano de 2020.
      Beijos e continuação de boa semana.

      Excluir
  11. The closing quote is very well chosen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Catalin.
      I think this quote has everything to do with this pandemic that we are experiencing.

      "The species that survive are not the strongest, nor the most intelligent, but those that adapt best to changes".

      Good week continues!

      Excluir
  12. Um belo texto!
    Vamos viver com todas as precauções, plenamente, um dia de cada vez. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso mesmo Nina, um dia de cada vez...
      Beijos e continuação de boa semana.

      Excluir
  13. Também estive ausente por muito, muito tempo. Esse isolamento nos fez rever vários conceitos e estabelecer prioridades novas. Ainda hoje estive pensando que o medo é nosso atual companheiro e temos que nos acostumar com ele porque não pretende partir. Você fez uma real abordagem desses tempos difíceis, nos quais abraçamos com vigor a fé e a esperança. Grand abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, que bom te ver de volta! Eu também estive bastante ausente dos blogs.
      Então, pra mim a fé, a esperança, precisam estar de mão dadas num momento como esse. O medo e a ansiedade as vezes é até bom, pois ajudam a estimular os novos hábitos. Assim, os cuidados com a saúde e o bem-estar, estarão em alta, para conviver com esse vírus. Essa pandemia praticamente uniformizou a diferença de classe: Todos somos seres humanos sofrendo com a mesma situação. Entender que mundo novo é esse, é importante para nos prepararmos para o que vem por aí. Se existe uma coisa que o coronavírus ensinou de forma equívoca é que estamos todos nós mesmo barco. Não existe outro caminho para superar essa crise que seja darmos as mãos uns aos outros e fazermos juntos essa travessia.
      Um abração!

      Excluir
  14. Mil gracias por tu correo y acordarte de mí.
    De casualidad estoy en la ciudad y aprovecho para ponerte unas letras, durante el verano estoy en el pueblo y allí no tengo ordenador ni internet.
    Te deseo todo lo mejor.
    Cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por venir aquí, mi querido Kasioles.
      Muchas gracias por tu cariño.
      Un fuerte abrazo y que tengan un buen fin de semana.

      Excluir
  15. Por decirlo de alguna manera los virus no distinguen de clases. En la oleada de primavera los mas afectados por aquí fueron las personas mayores pero ahora son los jóvenes tal vez por creer que no les afecta.
    Como nos dices quien no tenga miedo puede mentir. Yo antes me gustaba hacer senderismo por la montaña y lo que mas tenía era precaución al igual que hago con el virus.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciertamente, Tomás, este virus no distingue entre clases sociales.
      Mientras no haya vacuna, el virus estará circulando. Tendremos que adoptar nuevos hábitos, nuevas formas de vida, llevar una vida más restringida.
      Un abrazo y un gran viernes.

      Excluir
  16. Respostas
    1. Thank you for coming, my dear!
      A hug and a great Friday.

      Excluir
  17. 🌿🌷🌿🌷 Smareis! Muito bom ver você de volta ao mundo dos blogs, seja bem vinda! Eu voltei também nesta pandemia, antes não tinha tempo pra blogar. Acabou que praticamente estou trabalhando como antes, sou da saúde, mas continuo postando no blog. Estamos vivendo dias difíceis. Nossa realidade mudou muito. Concordo com tudo que vc falou. Meu maior medo hoje é de pegar covid-19 e ter uma evolução ruim...acredito que seja o medo de muita gente. Me protejo como posso. Mas continuo vendo gente que não está nem aí...que não usam máscara, que acham que o comércio deveria estar aberto e que continuam vivendo como se nada tivesse acontecendo...infelizmente! Um grande abraço!🌿🌷🌿🌷

    ResponderExcluir
  18. Muito bom te ver de volta Ane. Você estava muito sumida!
    É minha amiga, tá sendo fácil esse ano não. Acho que as coisas vão mudar muito daqui para a frente, e alguém que tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade. Acho que todos nós temos esse medo de pegar esse vírus Ane. Tem pessoas que ainda não deu conta de como isso pode ser perigoso, caso tenha uma evolução ruim, estão vivendo como se nada tivesse acontecendo. Enquanto não houver vacina, o vírus estará circulando, é preciso se cuidar.
    Um beijo e continuação de boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Com esta pandemia quase tudo mudou.
    E as piores mudanças ainda poderão estar para vir, nomeadamente a partir da crise económica que se poderá instalar em todo o mundo, levando à recessão, ao aumento substancial do desemprego e da pobreza, etc., etc. Mas oxalá que isto passe depressa e a economia também recupere depressa.
    Gostei da sua crónica, apesar de longa...
    Bom fim de semana, querida amiga Smareis.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que muitas mudanças ainda estar por vir Jaime.
      Vamos ter esperanças que esse pesadelo logo tenha fim.
      Beijos!

      Excluir
  20. Ei querida Smareis! Que bom que voltou! Eu fui obrigado a dar uma pausa no blogue por dois meses. Confesso que essa pandemia mexeu muito comigo, além de outros assuntos pessoais. Tenho saudade dos tempos fora dessa internet, que, como você mesmo disse muito bem, engoliu a todos, a ponto , de que se a gente se afasta da telinha para "viver", as pessoas reclamam, como se nossas vidas devesse ser completamente integrada ao virtual. Parecem escravizadas. Me desculpe o desabafo, mas as coisas por aqui parecem ser exclusivamente tecnológicas , e muitos esquecessem, que por detrás da telinha, tem uma vida com todos os seus problemas reais. Tem pessoas sinceras e amigas ? Claro que tem! Contudo , há aquelas que nos sugam a liberdade....Percebi também que o céu está mais azul e durante a noite, mais estrelado. Grande beijo vice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Beto, é desse jeito. Tem leitor que deixa até de seguir o blog, quando demoramos um pouco para voltar.... Eu também tenho essa saudade, mais a tecnologia invadiu nossa vida de uma forma assustadora. A maioria das coisas tudo se resolve na internet. Dia desse liguei para um laboratório e a atendente me falou que qualquer procedimento do laboratório era feito só pela internet. É muito louco isso. Quem não acompanhar essa evolução da tecnologia vai ficar excluído, fazendo com que perca muito conhecimento e oportunidades neste processo. Fora que o significado de realidade está “mudando”. Porque a realidade virtual já está cada vez mais presente na vida das pessoas, as pessoas estão se tornando tão dependente dos aparelhos, que se tiver de voltar ao papel e caneta um dia, notarão dificuldades. Essas mudanças sociais devem ser refletidas.
      Você percebeu como o céu está mais azul, a natureza parece mais feliz.
      Beijos no coração vice! Risos
      Ótima semana!

      Excluir
  21. Smareis, querida!

    Fiquei feliz com seu comentário no mulheres e saber que tinha postagem nova sua. Algumas vezes precisamos de um tempo de recolhimento para entender as emoções, curar algumas feridas, ou ao menos, permitir que o tempo amenize algumas dores.

    Para mim esse ano é de completa interiorização, mas percebo que nem todos estão assim, alguns voltam o olhar pra fora e não pra dentro, mas compreendo que cada um de nós tem seu próprio tempo de amadurecimento e percepção.

    A insegurança faz parte da nossa rotina atual, principalmente ao sair de casa, há sempre um pouco de tensão, de pressa em resolver tudo que é preciso e retornar para casa.

    Oremos para que tudo passe o mais rapido possivel, oremos pelo mundo, pelo nosso semelhante e por nós mesmo.

    Um abraço com carinho,

    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Sônia, é muito importante ter um tempo só nosso para entender algumas dores. As vezes nem o tempo consegue anemizar algumas emoções. Um amigo sempre diz que o tempo só coloca as nossas emoções doídas para dormir, e mesmo assim, por um tempo indeterminado. Nós que somos os responsáveis por acordá-las ou não. Faz sentido.
      Oremos para que essa pandemia tenha fim.
      Boa semana, minha querida.
      Um abração!

      Excluir
  22. Gostei muito de te ler, e como concordo com tudo o que diz!

    Fique bem.
    Um abraço! :)

    ResponderExcluir
  23. Paciência será o nosso único remédio que, ainda, poderemos ter disponível. Para com calma enfrentar o bicho mau que nos veio pôr a vida em sobressalto. Temos que ter habilidade para lidar com o inimigo invisível até que ele desimpeça o nosso espaço, para podermos sem perigo circular livremente.

    Desejo para si amiga Smareis, um bom fim de semana, que seja bem ao seu gosto. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Edu. Paciência e também muita esperança.
      Um ótima semana pra você amigo.
      Abração!

      Excluir
  24. O teu regresso é como o refrescar de um dia quente de Verão. Sê benvinda ao "meio" que te estima e segue.
    As tuas Crónicas são uma mais-valia que faz falta.
    Os tempos de hoje estão mais difíceis de "digerir" por causa da Pandemia. Mas estamos seguros que tudo irá passar para a normalidade total, seja isso o que seja.
    Gostei destas tuas reflexões.

    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil esse tempo que todos nós estamos vivendo amigo Sol.
      Eu tenho esperança que tudo isso vai passar, pode demorar um pouco vai passar.
      Boa semana pra ti!
      Beijo!

      Excluir
  25. Boa noite tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  26. Também achei melhor dar um tempo no blog por causa da falta de inspiração, ficar me cobrando produtividade só iria me deixar frustada, e o momento que estamos enfrentando já é difícil. Vamos torcer para que esta pandemia acabe logo
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer Ana que as coisas volte a normalidade se isso ainda for possível. Mas pelo menos que essa pandemia tenha um fim, com vacina ou sem vacina.
      Boa semana e um beijo.

      Excluir
  27. ¡Holaaa, querida Smareis!

    ¡Me alegra mucho saber que estás bien! En esta situación que vivimos el mundo entero, me gusta saber que todas las personas con las que me relaciono por este medio están sanas y salvas. Me siento mejor, amiga. el miedo es libre, y habrá pocas personas que no lo sientan.

    Y quiero decirte que estoy talmente de acuerdo con todo tu escrito, todo el planeta pasa por lo mismo. ¡Culpables, unos más y otros menos, todos somos de un modo u otro! El planeta se revela, porque los humanos lo hemos herido de muerte.

    Pero, claro, los que peor le están pando, es la gente más humilde, aquí en España hay mucha solidaridad a Dios gracia, tratamos de ayudarnos unos a otros. En todo lo que se puede y a veces más.
    Gracias Smarei, por tu visita y por este importante Post.

    Un abrazo y bendiciones que te acompañen siempre.
    Se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias mi amiga Marina,
      Esta pandemia nos ha afectado a todos. De pequeño a grande, todo el mundo está pasando por este momento tan crítico y doloroso.
      Tenemos que esperar que esto pase lo más rápido posible, ya que hay mucha gente sufriendo en ese momento. Creo que el mundo nunca volverá a ser el mismo después de esta pandemia.
      Buena semana y un beso en el corazón.

      Excluir
  28. Importante conocer tus observaciones sobre estos tiempos de confinamiento, que indudablemente, lo ha cambiado todo, y que fuerza a mejorar el comportamiento humano. GRata tu vuelta, y te estamos leyendo. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este encierro fue un gran momento para que todos hiciéramos una buena reflexión sobre unos valores que se pierden un poco entre las personas. Confiaremos y creeremos que algo bueno sucederá después de que todo esto termine.
      Buena semana.
      Un abrazo Carlos.

      Excluir
  29. Querida Smareis que bom lhe ver no ensaio de uma volta.
    Reflexão perfeita deste momento que estamos em total desconforto, mesmo dentro do lar.
    Perdi a amigos que não pude homenagear e outros que saíram ilesos, mesmo depois de dezenas de dias intubados. A vida parou muito mais do que diria Drummond, passamos a seres mascarados com medo de nossos amigos e vizinhos. Assimilamos um novo normal, que é difícil de aceitar com fidelidade. O sonho de um novo ser melhorado pós pandemia, já não me inspiram diante dos absurdos de intolerâncias que assistimos. Mas de uma coisa temos que ter fé, que é de sair desta e retomar a vida.
    Cuide-se com todos seus medos e vamos conhecer a manhã que tanto ouvimos falar.
    Uma boa linda semana renovada de esperanças.
    Que a família esteja bem amiga.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom lhe ver também Toninho!
      Aqui também tivemos muitas perdas, e alguns embora ter ficado em aparelho conseguiu vencer o vírus. O pai do meu afilhado teve que ser transferido até para o RJ. Ficou com algumas sequelas no pulmão e está em tratamento no momento. 15 dias atrás foi a minha vizinha, todos na casa dela, filhas e marido. O dono de empresa que mora perto da minha casa fez um churrasco de aniversário no pátio da empresa, e todos que participaram se contaminaram. As pessoas ainda não se conscientizaram que estamos vivemos uma pandemia. Enquanto não descobrirem uma vacina vamos ter que aprender a conviver com esse vírus e tomar os cuidados necessários se não as coisas complicam ainda mais. Eu vi uma matéria de um médico infectologista dizendo que vamos ter que usar máscaras pelo menos até 2022, pois mesmo que a vacina chegue não vai proteger 100%. O que me assusta talvez seja o que vem quando essa pandemia acabar. Mais vamos ter fé e esperança que coisas boas aconteça pra anemizar tanto sofrimento.
      Boa semana meu amigo!
      Um beijo!

      Excluir
  30. Fez bem em voltar. E logo com uma crónica assim cheia de lucidez e sensibilidade. Concordo consigo. Mas precisamos de cultivar as esperança e não nos deixarmos desanimar...Havemos de vencer este vírus que está a transformar as nossas vidas.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Graça!
      Com fé e esperança vamos conseguir vencer sim.
      Uma boa semana pra voê.
      Um beijo!

      Excluir
  31. Belo post, Smareis... e inteiramente verdadeiro! É bem como você disse: um dia de cada vez. O mundo mudou... e duvido que, algum dia, volte a ser o mesmo! Esperemos, apenas, que algo de bom nos venha dessa mudança; que nos faça entender a nossa pequenez, diante dos mistérios do Universo. Meu abraço, amiga; boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia de cada vez amigo Árabe, e vamos seguindo...
      Boa semana amigo!
      Um abraço!

      Excluir
  32. Por vezes é fundamental parar e organizar as ideias!
    Fico feliz com o teu regresso!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  33. Oi Smareis! A maioria dos seres humanos convivem razoavelmente com o medo visível real ou não, mas temo que esse inimigo que não conseguimos enxergar não coloca muito medo em uma boa parte da população. Moro na periferia da cidade de São paulo, povo tá nem aí, usa máscara do jeito que quer e porque é obrigado, não respeita o distanciamento e ainda olha de cara brava se reclamam...Amam tanto a vida social que arriscam a própria vida e por tabela a vida de quem se preocupa com o mínimo de racionalidade. E nos bairros da classe A é até pior, os mocinhos e mocinhas querem expor seus rostos jovens, saudáveis e cheios de "vida".
    Sinceramente não sei no que vai dar tudo isso, só me sinto segura em casa e isso depois de uns 4 dias após ter saído.
    Continue se cuidando o possível, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, aqui também está desse jeito. Povo não quer nem saber se vão contrair esse vírus, ou infectar outras pessoas. Na casa da minha vizinha todos pegaram por falta de cuidado das filhas, elas participaram de festas, pegaram o vírus passando para o pai e mãe. Parece que não aprenderam, estão andando na rua todos eles sem máscaras, fazendo festa em casa. As vezes não entendo o ser humano, parece não dar valor a própria vida. Eu quando preciso entrar em lugar público e fechado, eu sempre fico muito apreensiva. A gente nunca sabe quem passou por ali. O infectologista disse que enquanto o povo está descuidado, o vírus está circulando e pegando todo mundo de surpresa. Eu fico sempre muito apreensiva com o que possa vim depois dessa pandemia.
      Uma boa semana para você, e vamos nos cuidando e aprendendo a conviver com esse vírus.
      Beijos!

      Excluir
  34. Olá Smareis
    Ótimo texto. Estamos vivendo tempos trabalhosos, que Deus nos fortaleça sempre e nos ajude a superarmos os obstáculos diários. Precisamos uns dos outros. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucinalva,
      Que Deus nos fortaleça a cada dia, para vencermos tudo isso.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  35. Quizás no se trate solo de sobrevivir a lo Darwing, sino de ser mejores,,, o al menos aprender a vivir sin miedo

    Paz

    Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Isaac
      La paz es lo que realmente necesitamos.
      Buena semana

      Excluir
  36. Aos pouco vou voltando ao normal.
    Levo comigo a máscara na cara e no
    bolso o alcoolgel pra as mãos.
    No espaço o distanciamento social
    e coisa e tal. Portanto já não
    almoço ou janto sozinho em casa,
    mas nas casas onde me servem há
    anos como a ninguém.
    E que Deus tenha pena de mim
    como tem dos ouros.
    Beijos e beijos, querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ai poeta, o importante é tomar todos os cuidados necessários e seguir firme.
      Se nós fizermos a nossa parte, Deus faz a dele, que é cuidar de nós.
      Beijoka no coração poeta.
      Ótima semana!

      Excluir
  37. Tenho muita FÉ em DEUS que tudo isso vai passar e, com certeza, o mais breve possível.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Furtado, vamos passar por isso com fé e certeza no coração que dias melhores virão. Ótima semana! Beijos!

      Excluir
  38. Pensei que já tinha comentado o post, peço desculpa. Às vezes leio um ou outro post enquanto a netinha dorme de repente ela acorda, deixo o pc para ir buscá-la e nunca mais me lembro do comentário, até porque depois que a mais pequenina (fez um ano) acorda as duas já não me deixam fazer nada. E à noite com o problema nos olhos raramente consigo vir ao computador.
    Quanto ao corona, temos que aprender a viver com ele. Não podemos nem devemos perder-lhe o respeito não tomando as medidas necessárias para nos proteger, mas também não podemos viver submersos no medo.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número 1176.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  40. Olá, Smareis
    Que bom ver-te de novo na minha "CASA", depois de tão longa ausência!
    Eu regressei da primeira parte das minhas férias. Ficarei aqui uns dia e seguirei depois para a segunda ( e última) parte - este ano “férias passadas cá dentro”…
    Aproveitarei este intervalo para retribuir visitas 😊.

    A vida não está fácil para ninguém pois este problema que nos atinge está presente em todo o mundo.
    Temos de viver um dia de cada vez, com esperança em melhores dias, sem, contudo, deixar de tomar todas as precauções para que isso, realmente, aconteça.

    Desejo que tenhas dias felizes, longe de vírus e todas as preocupações que o mesmo acarreta, assim como a todos os teus familiares e amiga/os.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  41. Quando tudo passar eu vou beijar
    muuuuuuuito, como diz a atriz no
    quadro de humor.
    Beijos, com máscara, e bom dia.

    ResponderExcluir
  42. Uma vez ouvi um profissional da saúde dizer que temos
    que nos preparar para morte como nos preparamos para a vida;
    O ser humano nunca está preparado para falar de morte, mas acho e concordo
    com esse profissional as coisas tem que ser naturais falar de tudo do que
    realmente acontece, e acontecerá um dia para todos nós.
    Sobre o seu comentário sobre as suculentas dar trabalho eu acho que tudo
    que gostamos ou tudo o que realmente é bom dá trabalho k; por exemplo: um quarto bem
    arrumado dá trabalho, piso branco dá trabalho, limpar lustres dá trabalho, ter um bom
    carro k dá trabalho, namorado dá trabalho k, marido ufá! dá trabalho k, e assim
    é a vida...
    Adorei te ler acho que é por aí mesmo.
    Bom finalzinho de mês e obrigada pela sua visita lá na casa.

    ResponderExcluir
  43. Querida Smareis, cá estou, depois de uma longa ausência, para " bater um papinho" sobre este tema que hoje nos trazes, um tema preocupante que afasta familiares e amigos. Concordo inteiramente com tudo o que escreves, mas, felizmente não me revejo no teu texto. Amiga, o meu celular é usado para telefonar quando preciso e o WhatsApp uso para conversar com a minha familia que está no Brasil ou com qualquer pessoa que viva longe. Não tenho face nem qualquer outra rede social; só o blog me faz usar bastante a inernet para pesquisas. Sinto-me bem assim e tenho a certeza que não me deixarei contagiar, mesmo vendo que isso aconteceu com amigas da minha idade, algumas delas por carência. Felizmente , os meus filhos usam estas novas tecnologias com bastante moderação e nunca os vejo colados ao celular, na rua ou em casa; sendo assim, tenho esperança que consiham evitar que os filhos não exagem no uso, embora seja uma tarefa muito dificil. Amiga, obrigada pelo texto tão pertinente e oportuno. Espero que estejas bem de SAÚDE assim como todos os que te cercam. Um beijinho
    Emilia

    ResponderExcluir
  44. Tudo que tem início, tem fim. Quem sabe, depois desta o homem reflita e conclua que a Natureza está acima de tudo, e que temos o dever de admirá-la e, principalmente, respeitá-la? Bela e pertinente a tua crônica minha amiga.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  45. Mil gracias por tus letras, es una forma de saber que todavía te sigues acordando de mí.
    Hace unos días he regresado a la ciudad y aquí tengo ordenador e Internet para poder contestarte.
    Yo también te deseo un buen comienzo de otoño, que la paz, tan deseada e importante en nuestra vida, siga reinando en tu corazón y entorno.
    Felicitaciones por tu escrito.
    Si te he contestado en una publicación anterior, es porque sólo lo hago a aquellas personas que me mandan un correo o me dejan un comentario en mi espacio, no entro en ningún blog, no visito a nadie desde hace varios meses, es una forma de no herir la sensibilidad de ninguno de mis seguidores.
    Repito, mil gracias.
    Cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  46. Hello,
    The virus has changed the world as we know it, I am hoping for a vaccine. So the sickest people can survive. I think most of us will be ok, if we are wearing the face mask and keeping our distance. It takes time and patience, respect each other and unite. I wish you and your family good health. Have a happy day and week ahead.

    ResponderExcluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!