Três Dias Para Ver
07:17:00Recebi esse texto e gostaria de dividir com vocês essa história real... O texto é um exemplo de vida, mesmo grande vale a pena ler. Depois que li esse texto, comecei a enxergar com os olhos da alma, ver tudo mais bonito, e de uma forma diferente que antes nem percebia os detalhes. Helen Keller, cega e surda desde bebê, deu a sua resposta neste belo ensaio, publicado no Reader's Digest (Seleções)
O que você olharia se tivesse apenas três dias de visão?
Várias vezes pensei que seria uma benção se todo ser humano, de repente, ficasse cego e surdo por alguns dias no princípio da vida adulta. As trevas o fariam apreciar mais a visão e o silêncio lhe ensinaria as alegrias do som.
De vez em quando testo meus amigos que enxergam para descobrir o que eles vêem. Há pouco tempo perguntei a uma amiga que voltava de um longo passeio pelo bosque o que ela observara. "Nada de especial", foi à resposta.
Como é possível, pensei caminhar durante uma hora pelos bosques e não ver nada digno de nota? Eu, que não posso ver, apenas pelo tacto encontro centenas de objetos que me interessam. Sinto a delicada simetria de uma folha. Passo as mãos pela casca lisa de uma bétula ou pelo tronco áspero de um pinheiro.
Na primavera, toco os galhos das árvores na esperança de encontrar um botão, o primeiro sinal da natureza despertando após o sono do inverno. Por vezes, quando tenho muita sorte, pouso suavemente a mão numa arvorezinha e sinto o palpitar feliz de um pássaro cantando.
Às vezes meu coração anseia por ver tudo isso. Se eu consigo ter tanto prazer com um simples toque, quanta beleza poderia ser revelada pela visão! E imaginei o que mais gostaria de ver se pudesse enxergar, digamos por apenas três dias.
Eu dividiria esse período em três partes. No primeiro dia gostaria de ver as pessoas cuja bondade e companhias fizeram minha vida valer à pena. Não sei o que é olhar dentro do coração de um amigo pelas "janelas da alma", os olhos. Só consigo "ver" as linhas de um rosto por meio das pontas dos dedos. Posso perceber o riso, a tristeza e muitas outras emoções. Conheço meus amigos pelo que toco em seus rostos.
Como deve ser mais fácil e muito mais satisfatório para você, que pode ver perceber num instante as qualidades essenciais de outra pessoa ao observar às sutilezas de sua expressão, o tremor de um músculo, a agitação das mãos. Mas será que já lhe ocorreu usar a visão para perscrutar a natureza íntima de um amigo? Será que a maioria de vocês que enxergam não se limita a ver por alto as feições externas de uma fisionomia e se dar por satisfeita?
Por exemplo, você seria capaz de descrever com precisão o rosto de cinco bons amigos? Como experiência, perguntei a alguns maridos qual a exata cor dos olhos de suas mulheres e muitos deles confessaram encabulados, que não sabiam.
Ah, tudo que eu veria se tivesse o dom da visão por apenas três dias!
O primeiro dia seria muito ocupado. Eu reuniria todos os meus amigos queridos e olharia seus rostos por muito tempo, imprimindo em minha mente as provas exteriores da beleza que existe dentro deles. Também fixaria os olhos no rosto de um bebê, para poder ter a visão da beleza ansiosa e inocente que precede a consciência individual dos conflitos que a vida apresenta. Gostaria de ver os livros que já foram lidos para mim e que me revelaram os meandros mais profundos da vida humana. E gostaria de olhar nos olhos fiéis e confiantes de meus cães, o pequeno scottie terrier e o vigoroso dinamarquês.
À tarde daria um longo passeio pela floresta, intoxicando meus olhos com belezas da natureza. E rezaria pela glória de um pôr-do-sol colorido. Creio que nessa noite não conseguiria dormir.
No dia seguinte eu me levantaria ao amanhecer para assistir ao empolgante milagre da noite se transformando em dia. Contemplaria assombrado o magnífico panorama de luz com que o Sol desperta a Terra adormecida.
Esse dia eu dedicaria a uma breve visão do mundo, passado e presente. Como gostaria de ver o desfile do progresso do homem, visitaria os museus. Ali meus olhos veriam a história condensada da Terra -- os animais e as raças dos homens em seu ambiente natural; gigantescas carcaças de dinossauros e mastodontes que vagavam pelo planeta antes da chegada do homem, que, com sua baixa estatura e seu cérebro poderoso, dominaria o reino animal.
Minha parada seguinte seria o Museu de Artes. Conheço bem, pelas minhas mãos, os deuses e as deusas esculpidos da antiga terra do Nilo. Já senti pelo tacto as cópias dos frisos do Paternon e a beleza rítmica do ataque dos guerreiros atenienses. As feições nodosas e barbadas de Homero me são caras, pois também ele conheceu a cegueira.
Assim, nesse meu segundo dia, tentaria sondar a alma do homem por meio de sua arte. Veria então o que conheci pelo tacto. Mais maravilhoso ainda, todo o magnífico mundo da pintura me seria apresentado. Mas eu poderia ter apenas uma impressão superficial. Dizem os pintores que, para se apreciar a arte, real e profundamente, é preciso educar o olhar. É preciso, pela experiência, avaliar o mérito das linhas, da composição, da forma e da cor. Se eu tivesse a visão, ficaria muito feliz por me entregar a um estudo tão fascinante.
À noite de meu segundo dia seria passada no teatro ou no cinema. Como gostaria de ver a figura fascinante de Hamlet ou o tempestuoso Falstaff no colorido cenário elisabetano! Não posso desfrutar da beleza do movimento rítmico senão numa esfera restrita ao toque de minhas mãos. Só posso imaginar vagamente a graça de uma bailarina, como Pavlova, embora conheça algo do prazer do ritmo, pois muitas vezes sinto o compasso da música vibrando através do piso.
Imagino que o movimento cadenciado seja um dos espetáculos mais agradáveis do mundo. Entendi algo sobre isso, deslizando os dedos pelas linhas de um mármore esculpido; se essa graça estática pode ser tão encantadora, deve ser mesmo muito mais forte a emoção de ver a graça em movimento.
Na manhã seguinte, ávida por conhecer novos deleites, novas revelações de beleza, mais uma vez receberia a aurora. Hoje, o terceiro dia, passarei no mundo do trabalho, nos ambientes dos homens que tratam do negócio da vida. A cidade é o meu destino.
Primeiro, paro numa esquina movimentada, apenas olhando para as pessoas, tentando, por sua aparência, entender algo sobre seu dia-a-dia. Vejo sorrisos e fico feliz. Vejo uma séria determinação e me orgulho. Vejo o sofrimento e me compadeço.
Caminhando pela 5ª Avenida, em Nova York, deixo meu olhar vagar, sem se fixar em nenhum objeto em especial, vendo apenas um caleidoscópio fervilhando de cores.
Tenho certeza de que o colorido dos vestidos das mulheres movendo-se na multidão deve ser uma cena espetacular, da qual eu nunca me cansaria. Mas talvez, se pudesse enxergar, eu seria como a maioria das mulheres – interessadas demais na moda para dar atenção ao esplendor das cores em meio à massa.
Da 5ª Avenida dou um giro pela cidade – vou aos bairros pobres, às fábricas, aos parques onde as crianças brincam. Viajo pelo mundo visitando os bairros estrangeiros. E meus olhos estão sempre bem abertos tanto para as cenas de felicidade quanto para as de tristeza, de modo que eu possa descobrir como as pessoas vivem e trabalham, e compreendê-las melhor.
Meu terceiro dia de visão está chegando ao fim. Talvez haja muitas atividades a que devesse dedicar as poucas horas restantes, mas acho que na noite desse último dia vou voltar depressa a um teatro e ver uma peça cômica, para poder apreciar as implicações da comédia no espírito humano.
À meia-noite, uma escuridão permanente outra vez se cerraria sobre mim. Claro, nesses três curtos dias eu não teria visto tudo que queria ver. Só quando as trevas descessem de novo é que me daria conta do quanto eu deixei de apreciar.
Talvez este resumo não se adapte ao programa que você faria se soubesse que estava prestes a perder a visão. Mas sei que, se encarasse esse destino, usaria seus olhos como nunca usara antes. Tudo quanto visse lhe pareceria novo. Seus olhos tocariam e abraçariam cada objeto que surgisse em seu campo visual.
Então, finalmente, você veria de verdade, e um novo mundo de beleza se abriria para você.
Eu, que sou cega, posso dar uma sugestão àqueles que vêem: usem seus olhos como se amanhã fossem perder a visão. E o mesmo se aplica aos outros sentidos.
Ouça a música das vozes, o canto dos pássaros, os possantes acordes de uma orquestra, como se amanhã fossem ficar surdos. Toquem cada objeto como se amanhã perdessem o tacto. Sintam o perfume das flores, saboreiem cada bocado, como se amanhã não mais sentissem aromas nem gostos. Usem ao máximo todos os sentidos; goze de todas as facetas do prazer e da beleza que o mundo lhes revela pelos vários meios de contacto fornecidos pela natureza. Mas, de todos os sentidos, estou certa de que a visão deve ser o mais delicioso.
Helen Keller
Fonte: ler para ver (Site na qual se trata da deficiência visual)
112 comentários
Sensível e emocionante.
ResponderExcluirLindo de fato.
Obrigada por um presente tão belo neste início de semana.
Um grande bj
Que divino este texto querida...
ResponderExcluirAté quando o ser humano só vai aprender a dar valor em algo ou alguém quando o perde?
Quando vai aprender a se maravilhar com cada sutileza, cada pequeno milagre que nos cerca a cada dia e nem nos damos conta, porque não prestamos atenção ao que é realmente essencial?
Belo exemplo de vida nos foi dado nestas palavras...grata por compartilhar conosco.
Boa semana Smareis...beijinhos amiga...
Valéria
Tremenda lição em linhas carregadas de sensibilidade.Como nos toca esse relato tão verdadeiro e tão essencial.Quem tem olhos e não sabe ver, perde grandes espetáculos todos os dias.Enquanto eu atuei em sala de aula repetia constantemente aos meus alunos: olhem as coisas(fatos,etc)com olhos de quem vê, pois a superficialidade do olhar afasta a real essência.
ResponderExcluirMaravilhosa partilha, Smareis. Obrigada!
Bjos,
Calu
Lindíssima postagem!
ResponderExcluirEu já fiz algumas vezes a simulação de estar cega, eu ando no escuro em minha casa, pegando nos objetos bem devagar, sentindo tudo, percebendo tudo e é um ótimo exercicio de poder meditar sobre a vida e todas as suas benesses!!!
Em meus blogs eu posto sempre algo que fala da vida e da natureza, da beleza do existir e do agradecer!!!
Agradeço a cada momento, a cada momento, mesmo porque em minha idade isso é a maior benção!!!
Estou na "adolescencia da envelhecenia" como costumo dizer em brincadeira, pois há muitas pessoas bem mais velhas do que eu e vivem muito bem, eu as tenho como modelo!!!
Abraços e parabéns pela postagem linda e de uma lição de vida sem igual!!!
Ivone Poemas
henristo.blogspot.com
Meus blogs: "poemas sem peias" e "levitar em brancas nunvens"
Emotivo texto, amiga.
ResponderExcluirEu conheço a vida de Helen Keller, e isto è um ejemplo do seu pemsamento.
Umabraço
Nossa...que texto lindo!!! Que lição heim?
ResponderExcluirObrigada pelo presente!!!
bjOo.
Minha querida Esmareis: A veces no nos damos cuenta de la belleza que nos rodea teniendo los cinco sentidos para poder apreciarla y basta que nos falte uno de ellos para poder apreciar entonces lo que hemos perdido.
ResponderExcluirGracias por compartir el texto.
Brisas e beijos.
Malena
Hola cielo. Paso a saludarte y decirte que tienes un premio en mi blog.Te dejo el link por si te apetece pasar a llevártelo.
ResponderExcluirUn fuerte abrazo
http://elbienestarylasaludestaenti.blogspot.com/2011/10/premio-de-lenn.html
Muy linda entrada con mucha leccion, besos y buen comienzo de semana
ResponderExcluirSmaries, a reflaxao de Lellen Keller é muito interessante. É un exemplo a seguir, con uma vida inteira de esforço. Nao há obstáculos que nao podemos vencer é apenas cuestión propô-lo para nós. Obgrigado por tu post.
ResponderExcluirAbrazos
Boa tarde Smareis,
ResponderExcluirQue emocionante este relato, adorei, toca o coração!
É, muitas vezes não sabemos usar aquilo que Deus nos dá. Tantas coisas ela faria que, acredito eu, muitos não fazem. Fico a imaginar como estava a pulsar o coração dela na hora de responder, mas um pulsar de emoção, de vida. É hora de despertamos pra vida! Ela finaliza com um ótimo conselho/ sugestão para todos, que devemos tomá-lo de muito bom grato.
Parabéns pela postagem!
Bjs, tenhas uma abençoada semana!
Lindo de perder o fôlego!!! Já disse o poeta:
ResponderExcluir" A vida é tão rara"
COmo precisamos nós ter este olhar por sobre a raridade da vida...a luz que ilumina nossos caminhos foi mesmo tão detalhista! Um presente perfeito...
Emocionante!!! =D
...Un texto que llega al corazón y hace reflexionar!!
ResponderExcluirUn beso!
Não damos valor ao que temos, somos mesmo uns chatos, reclamões.
ResponderExcluirLindo texto, bela lição de vida.
Um beijo.
Realmente o ser humano tem mania de dar valor quando perde. Se perdesse de repente a visão ou audição, creio que estariam mais atentos ao que se passa à volta.
ResponderExcluirVemos tantas belezas e não as enxergamos, ouvimos tantos sons e reclamamos do barulho... Nunca nos basta apenas sermos perfeitos, saudáveis e a abençoados, necessitamos também sermos reclamões e ingratos.
Lindo texto, e maravilhosa reflexão sobre tudo que temos e nao notamos.
Beijokas doces.
Oi amiga, lindo demais este texto e muito emocionante. Nunca havia pensado na "visão" nesta forma que é relato no texto. Muito bonito e nos faz refletir muito. Parabéns e obrigada por compartilhar com a gente!!
ResponderExcluirMuitos beijos e uma semana muito feliz e abencoada pra vc!!! XD
Es un texto muy emotivo..Ala falta de un sentido se nos desarrolla otro paralelo,en este caso el tacto..¡No apreciamos lo que tenemos es verdad!.
ResponderExcluirBonita reflexión...
.Gracias por visitarme
Buenas noches..
Un abrazo..
Hola Smareis!!!...muchas gracias por visitar mi blog, es un gran honor para mi, y por darme la oportunidad de conocer tu impresionante trabajo...precioso blog!!!
ResponderExcluirUn abrazo!!! ;)
Eu olhava para o céu estrelado, lagos com cisnes e campos de rosas!
ResponderExcluirBeijo enorme para você, querida Smareis. Seus textos são maravilhosos.
Vc sempre pronta para nos presentiar com textos magnificos...me encantei e quase que não vou embora daqui,kkkkkkkk
ResponderExcluirbjssssssssssssssss
Smareis, o ser humano com sua visão, digamos, normal ainda não percebeu que não é com essa visão que se enxergará o seu semelhante. Os nossos irmãozinhos que não têm a faculdade da visão conseguem enxergar muito além de nós, pois desenvolveram a visão da alma, a mais verdadeira. Um beijo lindo no seu coração. Lindo e emocionante texto.
ResponderExcluirSmareis, Helen Keller sempre tem muito a nos ensinar.
ResponderExcluirRealmente não damos valor às nossas capacidades enquanto somos capazes nem o que temos enquanto possuímos.
Temos o dom da visão, porém olhamos e não vemos tudo que somos capazes pela nossa desatenção com vida.
Enquanto Helen Keller tem uma visão sinestésica, ver muito mais que nós com os olhos.
Como bem diz essa maxíma: "O pior cego é aquele que não quer ver".
Quando o texto é prazeroso, nunca é grande.
Se tivesse apenas três de visão, no primeiro dia, eu contemplaria o Céu estrelado; no segundo, eu contemplaria o campo e no terceiro, contemplaria o mar.
Parabéns pela ótima escolha!
Abraços do amigo de sempre!
Olá,Amiga Smareis! Tudo bem?
ResponderExcluirQue texto magnífico! O deficiente visual enxerga mesmo com a alma,eu creio,né?!
Vim ver as 9dades e convidar pra ver as tendências de Cabelos para a nova Estação,no "Natureza Feminina".
Ótima Semaninha!
Beijinhos,
MARY.
http://naturezafeminina.zip.net
UM TEXTO MARAVILHOSO E SENSÍVEL!
ResponderExcluirMinha querida
ResponderExcluirUm texto muito tocante e cheio de emoção, adorei ler.
Deixo um beijinho com carinho
Sonhadora
me gusta esta reflexión que nos has convidado hoy, es para apreciar mas y quejarnos menos.
ResponderExcluirY sobre todo para ser agradecido de lo que tenemos.
Un abrazo y que tengas una linda semana.
REALMENTE O TEXTO NOS TOCA.
ResponderExcluirPARABÉNS
QUE BOM QUE GOSTOU DO VISUAL E DO QUIZ LÁ DO BLOG RSRSRS
FICO SUPER FELIZ QUANDO ALGO QUE FAÇO AGRADA ALGUEM.
ABRAÇO
Smareis,
ResponderExcluirGrande lição de vida de quem, mesmo cega e surda, sabe ver e ouvir com a sensibilidade, com amor, com a alma. Obrigada por partilhar!
Girassóis nos seus dias.
Beijos
Seu blogue faz jus ao título, refletindo com a Smareis. Este texto é de intensa reflexão e um soco no meio do nariz de quem fica com o que chamo de "síndrome do coitadinho", se vitimizando trancados nos quartos, dramatizando tudo e fazendo tempestade em conta-gotas.
ResponderExcluirUm verdadeiro exemplo de vida e que nos traz uma nova visão, literalmente, da vida.
Adorei seu blogue, sigo de volta.
Olá Smareis, tudo bem com voce?
ResponderExcluirMenina, amei muito esse texto, quanta verdade foi
dita, é de arrepiar. Obrigada
um beijo
Regina Célia
Muito bom... Suas reflexões sempre recheadas de doçuras e encantos. Bjos querida e excelente semana pra você.
ResponderExcluirOlá Smareis
ResponderExcluirNa realidade somos mais cegos e surdos do que imaginamos. Obrigado por comentar no meu blog
Um abraço, paz e bem
gracias por la huella
ResponderExcluirhermoso texto reflexivo y super aleccionador
ideal para los que buscan consejos o andan medios perdidos en sus horizontes
Felicitaciones
desde Chile un abrazo grande de paz
Menina, adorei este texto! Uma lição de vida com uma sensibilidade incrivel... Parabéns e obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirTenha uma linda semana querida! Beijocas!!!
Oi Smareis! Lindo, verdadeiro, profundo e bastante pertinente este texto, principalmente nos dias atuais, quando o ser humano só valoriza as coisas quando as perde.
ResponderExcluirBeijos e ótima semana pra ti e para os teus.
Furtado.
Olá amiga, e estou te seguindo, tem um blog legal, espero aproveitá-la com mais calma, como estou no escritório. Se você olhar para os seus fãs, eu estou lá com a bandeira do Panamá. Obrigado pelo seu interesse e saudações do Panamá
ResponderExcluirOlá amigo, e estou te seguindo, tem um blog legal, espero aproveitá-la com mais calma, como estou no escritório. Se você olhar para os seus fãs, eu estou lá com a bandeira do Panamá. Obrigado pelo seu interesse e saudações do Panamá
ResponderExcluirHola Smari, bellisimo texto, que encierra una gran verdad, pocas veces le damos el debido valor a todo lo que nos rodea.
ResponderExcluirUn fuerte abrazo.
KIIDINHA tô feliz ..completei a marca de 100 mil visitas ...affy quantas visitinhas kkkk ...valeu amore espero que goste da festinha que preparei para vc!!!!
ResponderExcluirTem miminho para vc tb...e espero vc no pétalas e rosas ..homenagem para minha 5 poetisa..a Maryzinha do blogger cozinhando!!!! beijus queridinha amo vc... valeu fuiiii ..feliz semaninha e com bastante festinhaskkkkk
http://petalaserosas.zip.net/
((MENINA QUE TEXTO BELO...A GENTE RECLAMA DE TUDO NÊ KKKK LIÇÃO DE VIDA !!!
KIIDINHA tô feliz ..completei a marca de 100 mil visitas ...affy quantas visitinhas kkkk ...valeu amore espero que goste da festinha que preparei para vc!!!!
ResponderExcluirTem miminho para vc tb...e espero vc no pétalas e rosas ..homenagem para minha 5 poetisa..a Maryzinha do blogger cozinhando!!!! beijus queridinha amo vc... valeu fuiiii ..feliz semaninha e com bastante festinhaskkkkk
http://petalaserosas.zip.net/
III DOLADINHA MEU PC CADUCOU ..E AGORA QUE Ñ SEI SE O COMENTS FOI KKKKKK
Il est triste de penser que certaines personnes soient aveugles et insensibles à la beauté qui nous entoure... Tout est merveille...
ResponderExcluirLes odeurs aussi qui accompagnent les sons et les formes sont autant de plaisir.
Faut-il prendre seulement le temps d'écouter, de regarder, de s'arrêter et d'aimer simplement.
gros bisous
Olá minha amada ,fiquei feliz com sua visita ,já estava com saudades .Tudo bem com você ? Amada fiz um blog só com os vídeos das músicas do Roberto , o endereço é esse
ResponderExcluirhttp://robertoemocoes.blogspot.com/
Quando puderes faz uma visitinha.Beijus na alma.amiga .
Olá, tudo bom? Como chegou no Submundo?? Estou com pouco tempo agora, mas já deu pra começar o começo, e gostei do que li!!! Depois volto com mais calma!
ResponderExcluirBem!...
ResponderExcluirA blogosfera, por vezes, entra em paranóia...
como nós todos... aliás...
Bjsss
Já li várias referências a ela, que muito me encantaram. Mas você colocou um texto completo, excelente. E ainda há tantas pessoas que perdem a unha e se sentem incapacitadas para a vida!
ResponderExcluir(Só consegui entrar, agora, porque você deixou o link e cliquei nele. Não entendo o que acontece, porque sempre cliquei em Smareis e entrou seu perfil. Loucuras do blogger)
Bjs.
Smareis,
ResponderExcluirque texto, amiga! Nooosssa!
Creio que se nos fosse permitido saber o fim, talvez prestigiássemos mais o durante...
bela reflexão! ótima escolha!
Smareis, eu nãoe estava conseguindo entrar em seu blog hoje, (ou melhor,ontem, dia 3), tentei entrar pelo teu perfil e dava inacessível, o que será que houve? Agora, deu!
Beijos e ótima semana!
Boa semana para ti.
ResponderExcluirBjos.
Hola Smareis, muy interesante y bella reflexion la que compartes amiga. Besos, cuidate mucho.
ResponderExcluirEs un texto escrito con los cinco sentidos.
ResponderExcluirUn abrazo,
Ricardo
É de arrepiar!Só lendo estas coisas nos apercebemos realmente que não damos valor ao que temos!
ResponderExcluirMuita gente devia ler esta enternecedora mensagem...
Beijo
Amável e Sublime Amiga Linda:
ResponderExcluirUm texto intenso de muita ternura.
Dá sentido precioso ao observar a vida, mais que ver.
Excelente. É fabulosa e repleta de magia literária num conteúdo admirável que é uma lição de vida extraordinária.
Fiquei feliz com a sua visita que adorei.
Bem-Haja, pela deliciosa visita no meu blogue.
Parabéns. O seu talento é magistral e perfeito.
É uma honra estar aqui.
Beijinhos de pureza, gratidão e respeito.
Sempre a admirá-la, amiga maravilhosa.
pena
Adorei.
O seu preciososmo é de fascinar.
Bem-Haja, terna e gigantesca amiga.
Felizes sao aqueles que podem perceber tudo o que existe!!
ResponderExcluirSaudaçoes a PEPE..(From KING, my little dog)
Abraço,Willy
Não sei o que dizer aqui. Tão lindo é esse texto, que fiquei sem as palavras.
ResponderExcluirA percepção é algo muito milagroso e muitas vezes não nos damos conta.
Como é importante perceber os detalhes, a riqueza que possuímos em pode exergar, andar, sorrir, falar,sentir.
Privilégiados...
E ainda assim não sabem distinguir a beleza que é poder contemplar apenas um nascer do dia.
Amei amada.
Beijinho
Olá!
ResponderExcluirTexto maravilhoso,Smareis,é muito bom começar o dia lendo coisas boas.Dia feliz para ti, querida.Beijos e abraço apertado.
Bom dia,Smareis!!
ResponderExcluirNossa ...com um depoimento deste nem tenho o que dizer...a não ser, seguir o conselho dela e começar a ver como se fosse o último dia.
Beijos pra ti!
Vim agradecer a visita que me fez e gostei do que postou, uma transcrição que me faz reflectir.
ResponderExcluirA vida de Helen Keller sempre me "apaixonou", privada dos sentidos que o comum dos mortais considera essencial, ela é o maior exemplo de uma aceitação que não a impediu de ser feliz.
Com os meus netos costumo fazer uma brincadeirinha, fecharem os olhos e escutarem atentamente, depois tentarem descodificar os sons que ouvem...
Abracinho meu!
Que belo texto!!!!
ResponderExcluirAs vezes um risco num papel e um risco... as vezes para algumas pessoas e um ceu..uma nuvem...
Ve o belo quem o tem dentro do coracao.
nem da para criticar, porque somos a soma d nossas vivencias.
AS pessoas muitas vezes se habituam a ver o lado negro da vida.
triste isso.
Temos que olhar vida com o olhar do coracao. Assim podemos ver o belo que existe nos lugares, nas pessoas...
Um bj...
Sensível, emocionante, puro, muito reflexivo,,,realmente precisamos as vezes dessa leveza de alma,,desses momentos atípicos pra podermos refletir o caminhar...grande beijo de bom dia pra ti querida.
ResponderExcluir.
ResponderExcluirUm beijo de agradecimento e companheirismo.
Vou tentar seguir este blog pela simplici-
dade da beleza.
silvioafonso
.
Olá Smareis!
ResponderExcluirTenho andado um pouco a leste, por culpa do meu computador, então eu comprei isto para me espairecer, e afinal isto da-me mais tristezas que alegrias.
Mas eu não estou aqui para me queixar, as outras pessoas não têm culpa dos meus problemas.
Há cerca de dez anos assim de um dia para o outro, perdi o aroma e o sabor, gastei rios de dinheiro o resultado foi zero, ao fim de um ano deixei de ir às consultas deixei de fazer tratamento, e ao fim de dois anos pouco a pouco tudo foi voltando ao normal,comecei a fazer investigação por minha conta, e hoje tenho a certeza que foi derivado à extradição de um dente, que fiz na altura, por um médico dentista daqueles feitos à faca, ejectou demasiada anestesia, e lixou tudo.
Bem tenho que parar por aqui.
Desculpa lá os meus desabafos, os amigos também servem para isso.
Um beijinho grandão,
José.
yo tedejo mas luzzzzz amiga Dios te bendiga♥
ResponderExcluirSmareis,
ResponderExcluirhá muito tempo li a história de Hellen Keller exatamente nas Seleções do Readers Digest.
Apreciei muito este depoimento que publicou. É marcante a sensibilidade de Hellen, que, sem a visão, conseguiu captar tanto de nosso mundo.
Ser gratos a Deus pelos dons que nos dá e saber usá-los da melhor forma possível é uma forma de louvor ao Criador.
Smareis, estou agora comentando de uma nova conta para onde migrei meus blogs. Visite-me, amo suas visitas.
Abraço da
Celina
QUE TEXTO MAIS LINDO!!!
ResponderExcluirREALMENTE NOS ESQUECEMOS DE VIVER O HOJE COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHA E DEIXAMOS DE OLHAR PARA COISAS QUE FARIAM TODA A DIFERENÇA.
Gracias por tus buenos deseos depositados con cercanía en mi blog.
ResponderExcluirEs un placer recibir tus visitas. Te deseo una semana llena de satisfacciones.
Lástima que no pueda empaparme de tus escritos, mi portugués es muy cortito, pero me gusta leerlos por su sonoridad.
Besos
Como descuramos, tantas vezes, os sentidos que temos!
ResponderExcluirNa verdade, só se vê e ouve bem com o coração.
A melhor visão é a da alma,e essa nem todos sabem que tem.
ResponderExcluirBoa semana querida.
Bjka
Querida Amiga.
ResponderExcluirEstava tentando entrar no seu blog a 2 dias sem exito .
Dizia ser só para convidados.
Lindo texto quantas e quantas vezes esquecemos
de viver o dia de Hoje..
Pior minha amada que tudo que estou passando não vejo a hora que chega amanhã pedindo a Deus que seja melhor.
Tenho fé amada amiga que vencerei todos os obstaculos.
Um beijo carinho.
Evanir
;P pues si solo me quedan 3 dias a disfrutarlos como nunca, hacer las cosas que no dije y tratar de estar en paz
ResponderExcluirque tengas una buena semana
Nossa. Esse é para mais que apenas "ler". É pra refletir mesmo! Maravilha! Bjz, querida!
ResponderExcluirQue hermoso texto, conmovedor!!!
ResponderExcluirGracias por tu visita amiga!
Besitos desde Argentina!!!
Roos
http://planetamujer.blogspot.com/
É um texto fantástico de uma pessoa fantástica.
ResponderExcluirObrigada por o ter inserido e também por se
ter registado como seguidora do meu blogue.
Virei dentro as m/possibilidades visitá-la.
Beijinho/Irene
Eu conhecia o texto, mas foi muito bom ler de novo! Obrigado, Smareis, e boa semana!
ResponderExcluirLOS TEXTOS QUE USTED NOS COMPARTE, SIEMPRE SON MUY REFLEXIVOS.
ResponderExcluirUN ABRAZO
Um texto lindo!!!
ResponderExcluirFabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/
Um excelente texto cheio de sensibilidade. Actualmente a humanidade (salvo raras excepções) atingiu um nível tal de egoismo que não vê mais nada senão o seu próprio umbigo.
ResponderExcluirUm abraço
Esse belo texto é uma lição e tanto! foi muito bom lê-lo.
ResponderExcluirBeijos
una leccion magistral, saludos.
ResponderExcluirola me llamo jesus, veo k eres un seguido de cazas y elicopteros yo tambien lo soy jeje e de decirte que yo tambien tengo un blog militar el cual trata mas o menos los mismo temas k el y me gustaria k le echaras un ojo y me dieras una valoracion y de paso si te gusta poder seguirme = k lo estas aciendo con cazas y elicopteros nos podemos seguir mutuamente para ayudarnos entre nosotros ejjej saludos Mi blog es http://poderiomilitar-jesus.blogspot.com/
ResponderExcluirArrepiante leitura...reflexão à flor da pele. Emocionadíssimo. Grato por presentar teus leitores com esse texto.
ResponderExcluirSabe sempre li sobre ela e ainda não tinha deparado come ste belo e profundo texto.Que viagem ela nos ensinou Smareis.Uma fantastica leitura longa mais cheia de emoção,por instantes exercitei ficar cego.
ResponderExcluirParabens e grato por esta bela generosidade em trazer este texto.
Um carinhoso abraço amiga.
Bju de luz nos seus dias de bela visão.
Belíssima postagem.Smareis, o egoismo tomou conta da humanidade, ninguém tem olhos, ouvido para enxergar, para ouvir e apreciar o que está acontecendo ao seu redor,muitos não conseguem expressar esses momentos, porque não está em seu coração.
ResponderExcluirTodas as manhãs, faça sol, chuva, vento frio e neve, eu criei um hábito de caminhar, moro numa provincia onde o espetáculo da natureza é respeitado, disciplinado, cultivado e cada dia no meu caminhar eu descubro uma infinidade de tantas coisas belas, o cantar dos pássaros, o som do balanço das árvores, até meu caminhar é diferente... com isso eu renovo cada amanhecer comigo mesmo e depois distribuo bondade, amor, graça aos que passam por mim, porque me enchi das coisas belas que o Criador nos deixou.
Eu tenho uma filha deficiente auditiva, e ela nos surpreende com o que vê, as vezes parece entrar em sintonia e tocar uma melodia em sua mente... ela mergulha na paisagem e transmite exatamente o que vê, tem -se a impressão de ouvir o som da beleza que vem do seu coração, cada dia aprendemos mais com ela a valorizar todos os instantes e momentos, o que Deus nos proporcionou.
Lindo dia cheia de bençãos pra ti
Abraços
Giovanna
LIndo demaissss Smareis!!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar querida!!
Ontem não consegui acessar seu blog de jeito nenhum...dava uma mensagem escrita perfil não disponível.
Agora vou dormir com seu post no coração...
Bjs
Olá!!
ResponderExcluirO Senhor chama a você para que possa cultivar um relacionamento mais profundo com Ele, pois nada pode substituir o nosso relacionamento com Deus.
Passa lá em nosso blog ver a cobertura que fizemos no retiro paroquial.
Abração na Paz e no Amor de Cristo,
Reinaldo
Olá Smareis, desejo que tudo esteja bem contigo!
ResponderExcluirNós humanos estamos mal acostumados, somente valorizamos algo quando deixamos de ter.
Eu sempre agradeço por todos os dias poder apreciar o nascer e o por do sol e perceber em cada arvore que vejo as novas folhas, sempre tento observar tudo ao meu redor. Isto faz bem!
Bela postagem como sempre pra refletir profundamente o que fazemos e o que deixamos de fazer.
E eu por cá venho agradecer por tuas visitas e comentários sempre tão gentis, e desejar a você e todos ao redor um intenso e feliz viver, grande abraço e até mais
Lindo e emocionante. Uma bela lição!
ResponderExcluirBeijos Smareis
Smareis
ResponderExcluirA biografia de Hellen Keller é algo de emocionante, faz-nos meditar e pensar assim: há sempre alguém pior e que navega no positivismo, sendo e útil à sociedade, e a deixar exemplo para a posterioridade.
Beijos
sem duvida, eu tenho saudades dessa infancia **
ResponderExcluirBeijinhos,
Pensando com Arte.
Great text, I like it! Come and visit my blog, and if you like it, follow me, I'll be waiting for you!
ResponderExcluirCosa mi metto???
Smareis,
ResponderExcluirQue belo texto, olhos do coração, a sensibilidade a toda a prova a sentir o que vai dentro de cada irmão.
Quanta coisa não seria possível compreender e amar a tudo e a todos sem distinção.
Lindo de viver...
Bom Dia
Bjs
Livinha
Que lindo!!!
ResponderExcluirRealmente emocionante...eu não sei o que eu faria em 3 dias, mas esse texto toca na alma da gente com a beleza da descrição e a importancia da lição de vida que ele passa.
Adorei!!!!
Um grande abraço e tudo de bom para ti querida.
Belíssimo Blog Smareis,
ResponderExcluirparabéns pelas postagens,
todas nos levam para uma grande reflexão do contexto de nossa vida.
Forte Abraço!
Anderson R.
andersonribeiro18.blogspot.com
Um dia repleto de carinho, poesia e paz pra ti minha amiga querida,,,beijos e beijos.
ResponderExcluirAwnnnn, amei seu blog.
ResponderExcluirMuito lindo.
Já estou seguindo.
Segue o meu?
http://blogmuitofofodaaline.blogspot.com
( eu sou Blog Muito Divertido Da Aline, esse meu blog ai pegou virus e esse ai em cima é o novo)
Olà Smareis,
ResponderExcluirlindissimo texto que dà para fazer refletir, no que deixamos de ver e sentir,e apreciar o vemos e sentimos.
Obrigado por escolher tão lindos textos e nos fazer partilhar.
Bjs.Celeste
Helen Keller, um dos maiores exemplos de vida para a humanidade. Ótimo texto, amiga!
ResponderExcluirUma doce semana! Beijos!
Olá Smareis,
ResponderExcluirO que houve? Espero que esteja tudo bem contigo, você sumiu, fiquei preocupada: ((( 1 Bj.
bello escrito salido de tu corazon cual vuelo al cielo azul de los sueños besitos de gaviota en vuelo.
ResponderExcluirUm texto notável que nos faz "ver" a beleza da vida e a sua importância na nossa educação.
ResponderExcluirOlá Smaries
ResponderExcluirEu sou Kinha e vim conhecer seu espaço. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
Venha participar do Sorteio de uma joia criada pela designer Eliana Colognese e uma camisa da grife A COSTUREIRA MADAME. Faca já a sua inscrição.
Bjoooooooo..................
WWW.AMIGADAMODA1.COM
Olá Smareis,
ResponderExcluirPor coincidência, publiquei um pequeno texto referente a Helen Keller a uns dias atrás (precisamente as palavras dela no último parágrafo). Mas este seu texto é completo e simplesmente maravilhoso. Traz uma profunda lição acerca dos valores que deixamos de emprestar às coisas e pessoas.
Temos todos os sentidos sãos e de prontidão, e não conseguimos extrair o que de melhor eles podem nos proporcionar.
Uma bela lição de vida.
Beijos.
Oie Smareis, uma história verdadeiramente emocionante!! Eu fiquei tocada com essa história linda. Muitas vezes temos tudo e reclamos tanto da vida...que liçao!!
ResponderExcluirbjiimm e ótima noite
http://meuamorpaquistanes.blogspot.com
http://muslimahfashionn.blogspot.com/
Lovely tekxt and a lovely picture,
ResponderExcluirvery nice done Smareis.....my compliments.
greetings, Joop
Querida amiga Smareis,
ResponderExcluirEste é um texto que absolutamente TODOS deveriam ler! Acho que o mundo seria muito mais feliz. Agradeço sinceramente. Saber usar os sentidos é fundamental e sensibilidade é exatamente o que este belo texto explica e ensina de forma tão bonita.
PS: Estive aqui logo a seguir a sua última visita no Desnuda ( estava on), mas estava fechado o blog ( não pelos problemas de alerta. Fechado mesmo)
Beijos com carinho e gratidão
Haría algo muy parecido a ella. Sentir los latidos de todo el espacio de la naturaleza, incluídas sus criaturas llenas de vida con sus cantos y sus aromas.
ResponderExcluirAbrazos
Perfeito para uma auto avaliação.
ResponderExcluirAbraços querida.
Amo seu cantinho.
Hola Smareis, un beso grande para ti.
ResponderExcluirGracias por tu visita. No hablo portugués y se me hace difícil seguir la lectura del texto que parece muy interesante.
ResponderExcluirTe envío un saludo desde Rosario, Argentina
Amiga...he quedado encantada con las cosas escritas en este blog y de su forma tan delicada como está hecho...tocas temas que me fascinan como son los sentimientos...gracias por hacerme llegar a ti...te sigo besos
ResponderExcluirSMAREIS
ResponderExcluirQue linda indagação e reflexão. Pura sensibilidade
na escolha do texto.Não somos cegas, mas quando fechamos os olhos para ouvir uma canção ou o canto dos pássaros, por exemplo, a sonoridade , a sensação é muito mais envolvente. Imaginemos então como deve sentir uma cega, surda ou muda para lidar com os cinco sentidos.
Bjs
Sabe... a mim até me parece que a época já é pós-moderna...
ResponderExcluirSaudações poéticas
¡Hermoso y emotivo mensaje!
ResponderExcluirUn abrazo!
Oi Smareis, tudo bem?
ResponderExcluirQue texto maravilhoso, um presente!! Sempre digo: -Imagine que se amanhã perdesse sua visão ou suas pernas, agora me responda o que nesta vida o faria mais feliz? A maioria tem o essencial para viver feliz e não se dá conta de seu valor.
Abração, querida!
Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)
Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.
Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!