Que nome daria ao seu relacionamento? Tênis ou Frescobol?

21:37:00

Edwin Georgi
Hoje em dia a relação entre casais tem se tornado assunto constante em conferências, palestras, entrevistas, livros e crônicas ...
Uma dessas crônicas, intitulada "Tênis e Frescobol", de Rubem Alves faz uma analogia entre o casamento e estes dois esportes. As diferenças entre os relacionamentos competitivos e cooperativos. Alguns casais vivem se desentendendo quando conversam, mas se dão super bem em outras questões. Também há aqueles que conversam sobre tudo e melhor ainda, têm as mesmas opiniões. A conclusão que se tem do texto "Tênis e Frescobol" é que os casamentos podem sim dar início como um jogo de tênis e acabar como uma partida de frescobol ou vice-versa. O que vai determinar os bons ou maus caminhos da afinidade é a forma como o casal vai conduzir a "bola", que nada mais é do que os sonhos individuais e conjugais. Quem apostar na cooperação e no diálogo certamente vai enxergar na "bola" os anseios do parceiro e pegá-los para si, tornando-os reais. Agora quem aposta na competitividade e nas confusões, brigas monstruosas, tende a ver seus sonhos e os do outros transformados em frustrações e decepções. Acho importante numa relação, ambos pensar parecido, e ter idéias e visões de vida semelhantes.( Essa é a minha opinião).

Compartilho abaixo, essa crônica extraordinária do nosso grande Mestre, Psicanalista, Educador, Teólogo e Escritor Brasileiro Rubem Alves. Espero que gostem!

Tênis e Frescobol

Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os casamentos (relacionamentos) são de dois tipos: há os casamentos do tipo Tênis e há os casamentos do tipo Frescobol. Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam mal. Os casamentos do tipo Frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de ter vida longa. Explico-me.
Para começar, uma afirmação de Nietzche, com a qual concordo inteiramente. Dizia ele: "Ao pensar sobre a possibilidade do casamento, cada um deveria fazer a seguinte pergunta:
"Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até sua velhice?"
Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.

Sherezade sabia disso. Sabia que os casamentos baseados nos prazeres da cama são sempre decapitados pela manhã, e terminam em separação, pois os prazeres do sexo se esgotam rapidamente, termina na morte, como no filme. O Império dos Sentidos. Por isso, quando o sexo já estava morto na cama, e o amor não mais se podia dizer através dele, Sherezade o ressuscitava pela magia da palavra: começava uma longa conversa sem fim, que deveriam durar mil e uma noites. O sultão se calava e escutava as suas palavras como se fosse música.
A música dos sons ou da palavra - é a sexualidade sob a forma da Eternidade: é o amor que ressuscita sempre, depois de morrer. Há os carinhos que se fazem com o corpo e há os carinhos que se fazem com as palavras.
E contrariamente ao que pensam os amantes inexperientes. Fazer carinho com as palavras não é ficar repetindo o tempo todo:
"Eu te amo". Barthes advertia: "Passada a primeira confissão, eu te amo não quer dizer mais nada". É na conversa que o nosso verdadeiro corpo se mostra, não em sua nudez anatômica, mas em sua nudez poética. Recordo a sabedoria de Adélia Prado: "Erótica é a alma".

Tênis é um jogo feroz. O objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: O outro foi incapaz de devolver a bola. Jogam-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, é justamente para aí que ele vai dirigir sua cortada. Palavra muito sugestiva - que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

Frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra. O erro de um, no frescobol, é um acidente lamentável que não deveria ter acontecido. E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...

A bola: são nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras. Conversar é ficar batendo sonho pra lá, sonho pra cá...
Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada. Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão. O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.
Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração.

O bom ouvinte é aquele que, ao falar, abre espaços para que as bolhas de sabão do outro voem livres ao vento. Bola vai, bola vem - cresce o amor... Ninguém ganha, para que os dois ganhem. E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim... (Rubem Alves)

                 
Obrigada a vocês pelo carinho da presença,  hoje em especial ao nosso querido amigo, o professor Armando Nembri que esteve me visitando, deixando seu comentário em agradecimento, por ter compartilhado o vídeo com sua história de vida, deixando-me imensamente feliz com sua presença. Muito obrigada meu amigo por esse exemplo de vida que muito nos fez refletir. Meus agradecimentos em nome de todos os leitores da postagem anterior que assistiu ao vídeo. Muito obrigada! Que Deus te ilumine sempre, você, e toda sua família.



Deixo beijos pra quem é de beijos!
Abraços pra quem é de abraços!
Beijos e Abraços pra quem é dos dois!  
  
                     Por Smareis                                      

"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção. "(Rubem Alves)

                                            Aqui você lê a postagem anterior

Postagens Passada

128 comentários

  1. Bom dia Smareis, é essencial estar com alguém, mas sinceramente nos dias de hj tem mais casais indo para uma guerra armados até os dentes, do que desfrutar do amor que eles dizem sentir um pelo outro, acredito no amor, mas encontrar um casal que viva ele tá complicado, acho que tem muito advogado ficando rico com a penca de divórcios que vem ocorendo, casmentospor status muitas vezes, só levam a isso.. e tem mais, estamos com a pessoa que atraímos, se atraímos uma pessoa briguenta, só vamos brigar, se atraímos uma só para o sexo, é nele que vamos nos perder, é tanta coisa negativa no ar, que possamos focalizar e desejar só o melhor.. ficou ótima a tua colocação.. beijos de bom dia, até smepre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel realmente tem razão, as pessoas parecem que estão indo pra guerra, sem medo de ferir ou sair ferido. Hoje em dia tem advogado se dando bem na profissão. Virou "moda” a forma rápida de enricar ou obter fama. Simples e fácil casar e separar logo em seguida... Isso é o que tem acontecido com muita freqüência em alguns relacionamentos de hoje. O amar virou um jogo de interesse, acho que isso tem deixado o ser humano meio que confuso e em alerta. Não tenho preconceito com nada sinceramente, cada um faz o que lhe é apropriado, mais convenhamos que a casos de alguns relacionamentos que nos chama bastante atenção pela forma que é conduzida.

      Obrigada pelo carinho!
      Um beijo e ótimo fim de semana!

      Excluir
  2. Muito inteligente! bem... acho que o melhor para qualquer relação é a colaboração mútua, respeitando a individualidade de cada um, mas nem por isso, deixar de ser um conjunto. parabéns, Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo Beija-Flor, quanto tempo, estava com saudades.
      Obrigada pelo carinho. Depois que me ausentei do Face acabei perdendo contato com alguma pessoas. Feliz em lhe ver.
      O respeito e a colaboração são muito importantes numa relação.
      Deixo um beijo e ótimo fim de semana!

      Excluir
  3. Olá Smareis :)
    Ganhei o dia lendo essa postagem tão interessante.
    Compartilho da sua opinião,pois numa relação,quando ambos pensam
    semelhante e possuem ideias e visões de vida parecidos,a probabilidade de permanecerem juntos aumenta.
    Olha,não conhecia essa frase do Nietzche,e vou começar levá-la em consideração,pois faz muito sentido!!
    E bom seria se o 'frescobol' fosse jogado com mais frequencia nos relacionamentos! (Essa crônica do Rubem Alves é inteligentíssima).
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau que bom que gostou da postagem.
      Obrigada pelo carinho!
      Realmente bom seria se o frescobol' fosse jogado com mais freqüência nos relacionamentos, a possibilidade de uma relação ser duradora era bem maior.
      Beijos e ótimo fim de semana!

      Excluir
  4. que bueno que siempre repartes cariño hahaha

    besotes y abrazotes para ti tambien

    ;D

    El amor en estos tiempos dificiles con la interconectividad hahaha

    Que bueno que aun se pueden generar relaciones interpersonales aunque sea atras de un monitor

    te deseo lo mejor chica
    seguimos en contacto

    la mejor de las suertes para ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. besotes y abrazotes para ti tambien
      la mejor de las suertes para ti Reptilio.

      Excluir
  5. Com o meu marido há muita bola que vai, muita bola que vem e sempre muita discussão. Concordamos no essencial, mas discordamos em tudo o resto...:-)
    Belo texto, que não conhecia, muito bom para reflectir, e gostei desse significado dado à bola.
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, acho que concordar no essencial já é um bom caminho.
      Obrigada pelo carinho!
      Um grande beijo!
      Ótimo fim de semana!

      Excluir
  6. Smareis querida!
    Muito boa essa analogia, fiquei pensando por aqui... e como existem casais que jogam tênis, heim?
    A relação no dia-a-dia é uma coisa complicada mesmo, ceder, principalmente, a paciência... e por aí vai, para que siga a parceria, tem de haver companheirismo e uma boa praia, de preferência :)

    Smareis, muito obrigada pelas palavras por lá! Fiquei feliz e respondi a ti, como fiz a todos.

    Grande beijo e ótimos dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa querida, e como jogam, difícil enumera-los.
      Os relacionamentos 'duráveis' andam meio que escasso.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos e ótimo fim de semana!

      Excluir
  7. Oi Smareis! Como seria bom se todos pudéssemos encontrar cônjuges frescobol. Excelente fim de semana! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Renata. Seria bom demaisss.
      Beijos e ótimo fim de semana!

      Excluir
  8. Muito interessante a comparação!
    Ou se vive em um clima de competição, cada um querendo se afirmar sobre o outro, ou se faz um jogo de cooperação, onde o importante é manter a bola em jogo, e ambos saem vitoriosos, pois cada um conta com o outro...
    Excelente post, Smareis!
    Abraços amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonel meu amigo.
      O importante é manter a bola em jogo, e ambos sair vitoriosos. Seria o ideal!
      Abraços e ótimo fim de semana!

      Excluir
  9. Muito boa Smareis!
    Sábio!! Uma analogia que joga duro.
    E qto a nós, bola para a frente e sem deixar a peteca cair...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla,
      A peteca não pode ir ao chão, é vida que seguem...
      Beijos!

      Excluir
  10. Opposites attract is a cliché often heard, and I think they do despite the fact it does not make sense and usually means defeat in the end. I think there are as many reasons as there are stars in the sky why a relationship might fail, but the most prevalent probably is lack of common interests.

    Using myself as an example, I do not enjoy doing things alone. If I go to a film, to a museum, swimming, out to eat, I want my companion with me. But, even if I find a woman who enjoys these things, too, there still might be problems: Maybe we do not care for the same type of films; I want to go to a history museum, she wants to go to an art museum; I want to swim in a lake; she only likes swimming in pools; I like American steak and potatoes, she wants Italian cuisine. Add to that, people often change over a few decades, and couples often go in separate directions.

    Work, sacrifice, luck and a desire to make the other happy and content is the only way to make a relationship last, I think, and finding two people who can carry their share of the burden for years and years in the storm of life's obstacles and difficulties is unusual in these times.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fram,
      I think there are some truths in 'opposites attract', shame
      The relationships always end with both injured.
      Doing the same things and bad alone. The lack of interest in both ends is that many relationships. The human being is random.
      Thank you for caring!
      A hug and a great weekend!

      Excluir
  11. Ola Smareis! Como e maravilhoso ver um belo novo post de voce - sempre um prazer vir e ver o que voce tem para compartilhar, amo a imagen tambem.
    Conversa agradavel, humor e bondade, é o que eu espero do meu parceiro. Apenas me casar e espero ser feliz por muitos anos! :)
    Espero que voce esta tendo um fim de semana feliz, beijos***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, obrigada minha querida pelo carinho!
      Ser feliz é o que importa. Conversa agradável, humor e bondade isso é maravilhoso quando se dá e recebe.
      Beijos e ótimo fim de semana.

      Excluir
  12. Olá!Bom dia, Smareis!
    perfeita analogia ... do Rubem Alves..parabéns pela postagem!
    eu penso que toda relação envolve expectativas, mas também frustrações. Sabemos que não vivemos em um conto de fadas, mas ao mesmo tempo, temos , de um dia encontrar o (a) parceiro (a) ideal. E o diálogo e a confiança são essenciais para evitar as brigas e o desgaste dentro de um relacionamento. Se o casal não conversa, não consegue manter um vínculo de cumplicidade e de confiança . Então é necessário que o casal estabeleça uma rotina de conversa desde o começo do namoro. O ciúmes e falta de flexibilidade para entender as questões individuais de cada um são fatores que geram rompimento com uma maior facilidade. É necessário que o casal procure entender os problemas individuais e o seu modo de ver as coisas e respeitar a opinião de cada um....
    Agradeço pelo carinho, muito obrigado, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felis,
      Obrigada pelo carinho,
      É necessário o diálogo, a lealdade e confiança para evitar as brigas e fortalecer a relação pra não haver desgaste quando surgir problemas dentro do relacionamento. Cada opinião dentro de uma relação tem que ser respeitada ambas as partes com certeza.
      Deixo um beijo e desejo de um ótimo fim de semana!

      Excluir
  13. Achei excelente a analogia dos jogos com os relacionamentos....
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lisette pelo carinho!
      Beijos e ótimo fim de semana!

      Excluir
  14. ¡Hola, Smareis!!!

    Es un placer venir a leerte, nos deja un texto súper- interesante. El amor no debería ser un juego, es algo hermoso y tan delicado como un flor, que habremos de tratar con mimo y sumo cuidado las dos partes, si queremos que llegue lejos con plena felicidad. ¡No queda mucho de esto hoy día no! Por desgracia.
    Claro está que lo que comienza en la cama, no es amor, es sólo una noche de discoteca y de sexo y eso siempre termina como el rosario de la aurora.
    Vivimos en un mundo con muy pocos valores, esos valores se fueron perdiendo en el tiempo. La libertad se ha convertido en libertinaje. Creo que debería comenzar en los colegios, la educación de respeto, de amor de todos los colores, en aspectos de la vida cristiana. Y como no. También Sexual. Los jóvenes de hoy, son pocos los que saben distinguir amor y sexo.
    Gracias Smareis, querida. Este post es toda una lección de exquisita sabiduría.

    Te dejo mi cálido abrazo y mi estima siempre.
    Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Marina, sus comentarios son siempre muy inteligente y siempre me hace muy feliz su opinión.
      El amor no debe ser sin duda un juego de la historia, tiene que ser tratada como si se debe, en lo que respecta tanto en una relación. El amor está disminuyendo corazón del ser humano, tantas separaciones que luchamos a los pocos testigos famílias.Com seguro de que vivimos en un mundo con muy pocos valores, estos valores se han perdido en el tiempo. También creo que hay pocos que pueden distinguir entre el amor y el sexo, por lo que las bodas un día comienza y termina en otro.
      Gracias querida!
      Un beso y un gran fin de semana!

      Excluir
  15. Muito boa Smareis
    Thanks for your light on my little blog,in these dark Belgian winterdays!
    Even in to the cyberworld ,i can feel the difficult things for people in the real world..

    Kisses,Willy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for the great affection artist.
      Great weekend!
      Kisses Willy

      Excluir
  16. Samaris..Tocas un tema muy interesante..¡Hay que respetarse!.
    Pero comprenetars en todo. Es dificil.
    ¡Gracias!.
    Feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es un tema muy interesante para asegurarse Juolina.
      Gracias por cuidar usted!
      Besos y buen fin de semana!

      Excluir
  17. ¸.•°♪♬♫º°
    Esse texto é de um dos poucos gênios da literatura e da arte de viver!

    ❥ Bom fim de semana!
    Beijinhos.♩♫♬°º•.¸
    Brasil.°º✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Inês pelo carinho.
      Beijos e ótimo fim de semana!

      Excluir
  18. O amor de Deus é considerado o mair de todas as conquistas.
    por isso este é o amor de maior força em nosso coração.
    E através desse amor , que depositamos nossa fé e esperança
    em tudo ,que planejamos para nossas vidas.
    Como já é tradição minha a nove anos falar de fé , esperança e
    amor hoje não poderia ser diferente voltar sempre , que preciso me ausentar
    falando de amor , fé e esperança.
    Eu espero , que um dia o amor de Deus seja o maior dentro de todos os corações.
    Obrigada pelo seu carinho comigo, obrigada por saber , que existe um cantinho
    para mim no seu lindo coração.
    Que seu Domingo seja tremendamente lindo beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seu Domingo seja tremendamente lindo também Evanir.
      Obrigada pelo carinho!
      Um beijo!

      Excluir
  19. Oi amiga, adorei o texto! Não sei dizer qual dos dois é o meu casamento. Acho que um pouco dos dois! kkk
    Tenha um ótimo final de semana, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Arione,
      Uma probabilidade excelente.
      Beijos querida, ótimo fim de semana!

      Excluir
  20. A vida a dois é uma aprendizagem constante e não é fácil! Achei imensa graça ao termos utilizados. Está realmente bem pensado.
    A vida é complicada ou somos nós que complicamos tudo?!
    Bom fim de semana Samreis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Maria Emília a vida a dois é uma aprendizado diário.
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir


  21. Escucha el silencio del poeta al pronuncia sus versos,
    Escucha el silencio de los sentimientos al decir te quiero,
    Escucha el silencio de la aurora al besar las cumbres del olvido,
    Escucha el silencio del rocío al acariciar los pétalos del pensamiento.
    Escucha, el silencio del teclado creando sueños imaginarios antes de quedarse dormido…
    Escucha en silencio las rimas de las palabras que han sido pensadas para ti.

    Un abrazo y feliz fin de semana estimada amiga!!

    Atte.
    María Del Carmen



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por cuidar María Del Carmen
      Una gran semana!
      besos!

      Excluir
  22. Olá Smareis, sempre edificantes as suas reflexões! Nunca tinha pensando em comparar os relacionamentos com os desportos e achei muito interessante esta comparação de Ruben Alves e que a amiga tão bem completa! A vida em casal não é fácil, mas se o amor esteve na base da união ele nos conduzirá até ao fim. Um beijinho e bom fim de semana. Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ailime, o amor como base numa relação tudo flui melhor.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  23. Smareis queridona,
    Adoro seus texto e os textos que vc coloca.
    Eu não saberia dizer que tipo de relacionamento é o meu.
    Desde que li Artur da Tavola(amar bonito) eu tento fazer com que meu amor seja apenas bonito sem rotulo.
    Deixo um trechinho pra vc:

    Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor,ou bonitar fazendo seu amor, ou amar fazendo o seu amor bonito(a ordem das frases não altera o produto), sempre que ele seja a mais verdadeira expressão de tudo o que você é e nunca, deixaram, conseguiu, soube, pôde, foi possível, ser.

    Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma. Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você. Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz.
    Artur da Távola
    desejo um domingo repleto de paz e luz.
    Beijinhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bandy queridona ,
      Obrigada pelo carinho.
      Me identifico muito com os textos do Artur da Távola,principalmente esse "Amar bonito". Acho que até já publiquei em alguma de minhas postagens. Ele tem toda razão quando diz: "Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz.Siga o destino dos sentimentos aqui e agora... Quem ama bonito não gasta o tempo dessa atenção cobrando o que deixou de ter."

      Beijos e ótima semana minha amiga.

      Excluir
  24. Olá Smareis,

    A crônica de Rubem Alves é fantástica. A analogia foi perfeita e muito inteligente.
    A competição nunca foi saudável para um relacionamento.
    Quando se ama verdadeiramente o que importa mesmo é a cumplicidade, parceria e respeito pela individualidade de cada um. O casal não precisa pensar da mesma forma e nem gostar das mesmas coisas, mas respeitar-se mutuamente. O diálogo será sempre fundamental e o casal que sente prazer em estar junto, mesmo para uma simples conversa, terá grande chance de viver uma união duradoura. Nenhuma união é perfeita. Não é fácil a convivência de duas pessoas de berços diferentes e com temperamentos diferentes, já que cada um é cada um. Mas enquanto a chama do amor estiver acesa, o casal tudo supera.

    Excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Vera, realmente não é fácil a convivência de duas pessoas de origem diferentes e com humor diverso. É fundamental que numa relação ambos tenham como base, a confiança, lealdade, dialogo e respeito pela individualidade de cada um, e o mais importante “AMOR”. Certa vez Lao-Tsé escreveu: "Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem." Acho que é por ai...Obrigada pelo carinho e pelo comentário clarividente.
      Uma ótima semana!
      Beijos!

      Excluir
  25. Smareis no entardecer da vida fica a capacidade de saber ouvir com o coração e de sentir que também nos ouvem com a alma aberta.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria pelo carinho!
      Muito importante ter a capacidade de saber ouvir e sentir.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  26. Olá, Smareis. È belíssima a crônica! Rubens Alves e suas colocações perfeitas... È uma grande reflexção! Eu simplesmente adorei amiga. Obrigada por partilhar! Uma boa tarde e semana. Muito carinho e paz sempre! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cidinha pelo carinho!
      Que bom que gostou da crônica, Rubem Alves grande sábio!
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  27. cooperacion y competicion son dos buenos ingredientes de la vida, supongo que de la amorosa tambien, siempre que esten compensados. interesante manera de afrontar este tema, sobre todo la frase de Nietzsche. siempre lo digo, la gente esta obsesionada con el sexo como un informe contable.saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El amor, el diálogo es muy importante en una relación, atrás a la competencia mucho dioscordia, lucha.
      Gracias por amigo cuidar!
      Un abrazo!
      gran semana Oteart!

      Excluir
  28. Esse cara é "o cara", adoro R. Alves! Que delícia se todos vivéssemos jogando fresco ol! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito dos escrito de Rubem Alves.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos e ótima semana Sonica!

      Excluir
  29. Oi Smareis!Amei o texto,sempre gosto dos textos do Rubem Alves,ele é imbatível em mostrar verdades por comparação.Acho que todo casal deveria ler este texto,faz a gente avaliar a nossa vida.Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, realmente ele faz muito bem essas comparações, e sempre me faz pensar bastante.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  30. Oi,Smareis! Como vai?
    Sim, um relacionamento "Frescoball" é o ideal!! Diálogo e compreenção são muito importantes num relacionamento! Ótimo este texto de Rubens Alves! Muito inteligente!!!
    Ontem,postei no blog do "Casal de Lobos" um texto que escrevi um tempinho atrás! Se puder passe pra ler!
    Ótima Semaninha!
    Bjinhosss,
    MARY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary minha querida amiga,
      Irei passar no "Casal de Lobos" pra ver as novidades, e ler o teu texto com todo carinho.
      Obrigado pelo carinho minha amiga.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  31. Olá Smareis! Nós, eu e dona encrenca, mantemos um relacionamento já há 38 anos, e priorizamos o método tipo frescobol (compreensão). Só que às vezes, experimentamos o método tênis (discórdia), para em seguida, partirmos para o frescobol, pois assim, a bola é lançada com mais perfeição e o resultado da partida é mais prezeroso. Rsrs. Belo post amiga. Muito inteligente a crônica do Rubem Alves.

    Beijos e um ótimo domingo Pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemildo, quando se tem respeito, dialogo e compreensão tudo flui normalmente num relacionamento e por longa datas. Nenhuma união é perfeita, sempre vai haver discordância em algum ponto, mais nada como uma boa conversa pra resolver esses pormenores. Parabéns pelos 38 anos de convivência com sua amada. Felicidade e alegria são o eu que desejo pra vocês por muitos e muitos anos.
      Obrigada meu amigo pelo carinho!
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  32. Smareis, penso que pelo menos os sonhos tem que ser compartilhados. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Eder, isso é fundamental.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  33. Que comparativo inteligente, gostei muito. Graças a Deus meu casamento é frescobol. Já guardei esse link , dps vou mostrar pra maridim
    Bjim Smareis, tenha uma semana cheia de bençãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito inteligente esse comparativo mesmo Patricia.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  34. Olá amiga Smareis!

    Amiga eu tb estou mais em off devido trabalho, entre outros, sempre que posso vou aos blogs amigos.

    O texto de Rubens Alves, complementa bem, tanto os versos e reversos entre um casal. Seria ótimo se tudo fosse harmonioso. Um casal tem que ter entendimento um pelo outro, o respeito e o Amor supera os obstáculos.

    Beijos amada amiga. Boa semana para você. Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nati minha amiga, andei com saudades de ti por aqui.
      Também tenho andado ausente dos blogs, final de ano a vida parece que corre mais rápida.

      Concordo contigo, o respeito e o Amor supera os obstáculos.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  35. Lindo texto e estamos sempre aprendendo com nosso companheiro! bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anne pelo carinho,
      O relacionamento é um aprendizado constante.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  36. El arte de la conversación! Estoy totalmente de acuerdo. Y el arte de apreciar y valorar las palabras.
    Bellas palabras.
    Un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, una relación que el arte de la conversación es un punto positivo.
      Besos y buena semana!

      Excluir
  37. Creo que lo màs importante de una relaciòn de pareja es la complicidad.

    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fus, sobre todo en relación con la complicidad es muy importante.
      un abrazo y buena semana!

      Excluir
  38. Sou fã de Rubens Alves e de você querida Smareis.
    Já conhecia este texto, mas sempre é bom reler e editar sobre esse assunto.
    Meu marido também leu novamente e conversamos mais uma vez sobre ele.
    Bom demais, graças a Deus nosso casamento é como se fosse uma partida de ''Frescobol".
    Um grande abraço querida, ah, compartilhei no Face, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Maria Tereza!
      Maravilhoso um relacionamento assim...
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  39. Nem sempre será assim!
    Também há a outra parte que deixa a disputa e assume o amor em plenitude.

    ResponderExcluir
  40. Maravilha isso... hehehe! Digamos que por aqui temos nossos dias de tênis, os dias de frescobol e também os de ping-pong... hehehe! Bjos, querida! Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred meu querido amigo,
      Gostei do ping-pong kkkkk.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  41. Mais uma bela escolha, Smareis! Obrigado pelo belo texto, que você tão bem complementou. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Árabe pelo carinho!
      Um abraço e ótima semana!

      Excluir
  42. UN TEMA MUY INTERESANTE. GRACIAS POR COMPARTIRLO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  43. Olá Smareis,
    boa tarde,
    Adorei o post de hoje
    a crônica de Ruben Alves, foi fantástica,
    refletem os diferentes jogos com a vida,
    foi maravilhoso,
    agora eu entendo porque esse homem é um verdadeiro mestre.

    Desejo-lhe uma bela semana
    um grande beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubem Alves realmente é um grande mestre.
      Obrigada pelo carinho Ariel.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  44. Olá Smareis!
    Creio que nenhum dos dois. Nunca parei para classificar meu casamento, mas sei que somos companheiros nestes 24 anos de casados e 30 de convivência. Passamos por muita coisa junta e isso conta mais que qualquer competitividade... Mas nem tudo é sempre flores, reconheço... Adoro Rubem Alves! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudinha pelo carinho!
      Isso é muito importante num relacionamento. "Companheirismo"
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  45. Olá, querida
    Interessante o seu post e prova a sua inteligência ao postá-lo pois reflete bem os casais atuais... quem vive um relacionamento a dois deve perceber as sutilezas do amor e prestar bem atenção ao que o outro não diz, não faz e não 'joga'... do que propriamente o inverso disso...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Orvalho pelo carinho!
      O amor é uma peça chave num relacionamento.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  46. Querida Smareis, muito obrigada pela visita e pelo carinho de sempre! Ando sumida mesmo amiga, a vida "real" nos cobra "presença" e a "virtual" vai ficando um pouquinho abandonada... Mas está tudo bem! Acredito no AMOR, o dia que deixar de crer não vou sobreviver, é o ar que respiro, a água que sedenta minha sede... Falo do AMOR por tudo e por todos e não apenas pelo ser com quem compartilhamos nossa caminhada, com quem acordamos ou seja o namorado, marido, "namorildo", enfim... Mas observamos que cada dia está mais desafiador encontrar alguém que tenha essa visão de "compartilhar" ser competir! Rubem Alves, neste texto perfeito, descreve o que acontece hoje, jogos, competições em nome do amor... Adorei o texto mas, fico refletindo com a tua frase:

    "Acho importante numa relação, ambos pensar parecido, e ter idéias e visões de vida semelhantes."

    Com certeza, esse sim é o AMOR que acredito! Que busco viver...
    Uma linda semana, com muito amor, ternura, alegria e todas as energias luminares que do Universo emanam! Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nyce pelo comentário generoso e atilado. Estava com saudades de sua presença aqui.
      O amor é a peça mais importante num relacionamento.Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.
      Obrigada pelo carinho!
      Um beijo e ótima semana!

      Excluir
  47. O problema do casamento é que termina todas as noites depois de fazer amor e ter que reconstruí-lo todas as manhãs antes do café e depois jogar uma partida de tênis e deixar vencer...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lucrecia, você disse verdades em poucas palavras.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  48. Interesante. De acuerdisimo con tu texto.
    Un abrazo enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Betty pelo carinho!
      Beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  49. Os olhos azuis falsos foi de chorar. Lágrimas de sangue, nzé? Hahahahahaa! Cada coisa nesses dias!!! Beijos, queridona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred, nem em sonhos ela entra no BBB. Nem tatuagem, e nem olhos azuis vai colocar ela dentro da casa do bbb. O que o povo não faz por dindim e fama.

      Beijos queridão!

      Excluir
  50. Oie vidinhaaaa que legal o texto eu e Edu somos bom de bola kkk estamos mais para frescobol kkkkkkkkkkkkkkkkkk..dolu meu baixinho ..pow são 37 aninhos de casados e 7 de namoricos kkkkkkkkkkkk..beijus vidinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Queridona, onde andaste tava com saudade de ti. Linda união de vocês mesmo... Que Deus os abençoe constantemente a vida de vocês, dando sempre entendimento e sabedoria.
      Deixo um beijo no teu coração e desejo de uma ótima semana!
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  51. Olá Smaires, quanto tempo, amei o texto, acho que posso dizer que o meu é "frescobol" eu e marido somos muito parceiros, já são 14 anos de boa parceria e muito amor graças a Deus, rsrs muito bacana a associação! bjinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kellen pelo carinho!
      Grande dupla “parceria e amor”, rendem só frutos bons.
      Um beijo e ótima semana!

      Excluir
  52. Smareis, que boa reflexão!!! E muito oportuna: cada vez mais vejo casais a desentenderem-se ao fim de anos de vida em comum, muito triste!
    Beijinhos, boa semana ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Madalena pelo carinho!
      Triste mesmo!
      beijos e ótima semana!

      Excluir
  53. Eu nem sabia a diferença entre tênis e frescobol, mas lendo as diferenças fez todo o sentido com essa comparação. Sem dúvida é uma analogia e tanto. Reflete bem os tipos de relacionamento e seus conflitos. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio pelo carinho!
      Uma comparação bem definida. !
      Beijos!

      Excluir
  54. Bom dia
    Rapidamente a nossa sociedade alterou todas as normas e conceitos que nos orientaram durante muitos anos. Ninguém contesta a nossa liberdade de escolha e de opções de vida.
    Novas correntes e afirmações que os nossos jovens e toda a sociedade aceitam e vivem com naturalidade.
    Nem todos estão preparados para viver uma vida a dois.
    Penso que existe quem queira simplesmente gozar a vida. Quando as coisas não dão ou se azedam voltam-se de costas e cada um segue novas aventuras... Deixou de se querer viver com amor com entrega e com sacrifício - partilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luis pelo carinho!
      Concordo contigo, acredito que nem todos estão preparado pra viver uma vida a dois!
      Um abraço amigo!

      Excluir
  55. W małżeństwie musi być wzajemne zrozumienie i tolerancja. Mężczyznom czasami to z trudnością przychodzi. Chcieliby zawsze być tymi mądrzejszymi. U mnie jest wszystko dobrze i już razem jesteśmy 40 lat. Pozdrawiam.
    El matrimonio debe ser la comprensión mutua y la tolerancia. Los hombres a veces llega con dificultad. Siempre sería el más sabio. Para mí es todo bien y hemos estado juntos 40 años. La suya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dzięki Giga,
      Zrozumienie i tolerancja jest niezbędna małżeństwa jego jest przykładem tych dwóch istotnych czynników .. Gratulacje!
      Przytulić!

      Excluir
  56. Olá Smareis, este é de facto um assunto sério e aquilo que aqui nos trazes obriga- nos a reflitir sobre ele...
    Mas no essencial e fazendo uma abordagem mais ligeira penso que tem que haver respeito, carinho, partilha e cedências de ambas as partes...
    Um beijo amiga
    anacosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana pelo carinho!
      Realmente o respeito é o ponto principal.
      Beijos querida amiga!

      Excluir
  57. Todos os relacionamentos deveriam ser frescobol, mas creio que, pelo contrário são tênis....Eu não tenho um no momento, portanto, não posso dizer nada...

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  58. Olá querida e "especial", Smareis!

    Li o texto postado e alguns comentários (sou curiosa, é verdade) e não sei se Rubem Alves, tem ou não razão.

    Acho que o relacionamento afetivo, homem/mulher não dá para classificar, porque o meu, por exemplo, não é igual a nenhum outro, pois cada pessoa tem as suas características e age, de maneira desigual.

    O MEU, NÃO SE INSERE NA CLASSIFICAÇÃO FEITA POR RUBEM ALVES, embora, tenha algumas "partes" que são comuns.

    Vivo livremente e penso com a minha cabeça. Faço tudo para não prejudicar o outro, mas EXIGO que tenham a mesma atitude, em relação a mim.

    Não consigo "fazer" por fazer. Não há dia, local, nem hora marcada (semelhante ao fim do mundo. só mesmo Deus o sabe, pois Jesus, Seu filho, desconhece tal facto).

    Gosto de colocar os dados no tabuleiro, abrir bem o jogo, e jogar, espontânea e sinceramente. Se faço ou já fiz batota? Já, mas eu sou mulher, descendente de Eva, e como tal, muito mais inteligente, ou melhor, mais perspicaz, que o homem.

    Nós, mulheres, conseguimos enxergar muito mais além, porque está cientificamente provado, que o cérebro do homem tem apenas dois compartimentos, o do NADA e o do SEXO. No do nada, guardam trivialidades, que eles consideram muito importantes, e no do sexo, nem preciso falar, porque está na cara e não só.

    No cérebro feminino há um montão de compartimentos, que nem dá para classificar, porque só mulher consegue estar cozinhando, ouvir dois filhos falando ao mesmo tempo com ela, atende celular, olhar o tempo, porque tem roupa no varal, e continua atenta a tudo o que a rodeia. Claro que também temos acessórios, mas até esses, sabemos usar muito bem.

    Homem não tem CAPACIDADE para fazer duas coisas ao mesmo tempo, tanto assim, que não se esquecem não, como dizem por aí, mas não conseguem fazer as preliminares, porque o objetivo é outro, ou melhor, É SÓ UM. Interessa-lhes o final da estrada, mas paisagem fica para mulher observar, e nós somos EXCELENTES OBSERVADORAS.

    Voltando à sua questão, eu não "engulo sapos", como se diz por cá, eu sou de uma fidelidade canina e sou muito verdadeira e direta.
    Não escondo defeito de homem, e acho até que é para mostrar e frisar, não em praça pública, tipo Ágora, como na Antiga Roma, mas muito frontal e diretamente.

    Penso que não há relacionamentos perfeitos, e o meu, logicamente, que também não o é, mas, e como já disse atrás, os relacionamentos, com ou sem papel, não dão para classificar e arrumar taxologicamente, como se faz na Zoologia, por exemplo.

    SOU PELO DIÁLOGO, TRANSPARÊNCIA E ABOMINO A HIPOCRISIA E A VIOLÊNCIA.

    Acho que homem e mulher têm papéis distintos na sociedade, e que os devem assumir e cumprir com lealdade, o que, infelizmente não está acontecendo, porque o homem continua dominando a sociedade e a mulher aceitando e se anulando.

    MUITAS DAS COISAS "MALIGNAS", IRRACIONAIS QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NOTICIAM É CULPA DA MULHER, PORQUE NÃO SOUBE, NUNCA SOUBE TOMAR O SEU LUGAR, NEM MOSTRAR O SEU VALOR, COMO SER HUMANO.

    Dizia Jean Jacques Rousseau, filósofo francês do século XVIII, que o HOMEM, no sentido de Humanidade, incluindo, homem e mulher, obviamente, nasce, NATURALMENTE BOM, mas depois, é a sociedade que o corrompe, que o estraga. Também, e para quem é crente, Deus criou o homem à Sua Imagem e Semelhança, mas depois a cópia, não ficou perfeita, e não digam que foi culpa de Eva, não. O homem, Adão, é que não soube entender a inteligência, a perspicácia dela, e descambou/trincou.

    Claro que essa minha análise é muito superficial, porque são MUITOS OS FATORES que explicam o fracasso dos afetos e cumplicidades entre homem e mulher.

    Tenha dias felizes.

    Beijos carinhosos da Luz, que muito te admira.

    PS: deixo rosas vermelhas, como sempre, porque eu sou uma mulher apaixonada, constantemente, e agradecida ao Criador, por ser como sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Queridona Luz,

      Sua analise como sempre é perfeita! É através do dialogo e transparência que as coisas funcionam bem num relacionamento.

      Adorei as Rosas Vermelhas já coloquei num jarro!
      Obrigada pelo carinho e pelas rosas.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  59. Smareis,

    Sinto-me, completamente, limitada, prisioneira e REVOLTADA com o BLOGGER. E porquê?

    Tive, mesmo agora, que eliminar muito texto do meu comentário anterior, porque o BLOGGER só permite, não sei quantos carateres.

    Tenho de perguntar o porquê. Será que é ele que paga meu tempo, minha atitude, meu posicionamento na vida e a tinta do tinteiro do PC?

    EU SOU LIVRE E POSSO ESCREVER O QUE ME APETECER, QUANDO ME APETECER, A QUANTIDADE DE TEXTO, PALAVRAS, QUE ME APETECER E EU ENTENDER, DESDE QUE O FAÇA COM CORRREÇÃO E CIDADANIA.

    Revejam vossos parâmetros, porque LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ATUAÇÃO, VOCÊ, SENHOR BLOGGER NUNCA, MAS NUNCA, VAI CONSEGUIR ME "ROUBAR".

    E não esqueça que há outros meios de temos blogs, outras operadoras, como o SAPO, onde não há limitação de carateres.

    QUAL É A INTENÇÃO DE VOCÊS? POR FAVOR, ME EXPLIQUEM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luz minha amiga, o blogger tem essas coisas de limitar os comentários. É uma falta de respeito com os comentarista, mais fazer o que né?
      Obrigada querida!
      Beijos!

      Excluir
  60. Olá Smareis,
    Excelente crônica de Rubens Alves, uma analogia perfeita, muito interessante. Sem dúvida, uma importante reflexão sobre os relacionamentos afetivos que estão cada vez mais vez mais complicados, num mundo como o que vivemos em que a vida é uma eterna competição. Alguém já disse: "o amor quando não é amor, vira disputa."
    Lindo post! É sempre um imenso prazer vir te ler.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho IIca,
      A frase e super verdadeira.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  61. Olá,Amiga Smareis! Tudo bem ?
    Já está com a casa enfeitada pro Natal! Estou enfeitando a minha!!! Rss...
    E na minha COZINHA tem post Novo,se puder passe pra ver!
    Beijinhos Docessss,
    MARY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary minha amiga,
      Ainda não enfeitei a casa, mais pretendo começar, risos.
      Vou passar por lá linda amiga.
      Beijos!

      Excluir
  62. Smareis, a verdade é que a vida a dois não é fácil, já que o ser humano é bastante complexo. Porém, é preciso ceder e isso é uma arte.
    Beijo no coração e preciso dizer que a música de fundo é estupenda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Shirley pelo carinho!
      A música de fundo eu adoro também.
      Beijos!

      Excluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!