Quando o amor vai ficando para trás

06:09:00

Para se viver a dois, tem-se de manter acesa a capacidade de seduzir e de conquistar. O tempo, por si, nada resolve. O amor vai ficando para trás quando um dos parceiros pensa que a conquista está definida e relaxa. Como um general romano que, depois de ter conquistado um país, parte para a invasão de um novo território. Porém, todo bom general sabe que, mais do que conquistar, é preciso trabalhar no sentido de manter o território conquistado.
É muito comum homens e mulheres pensarem que, com o casamento, a pessoa amada já está conquistada e, então, partem para outros desafios, sejam profissionais, financeiros ou sociais. E quando se olha para trás, vê-se que ela já não está ali esperando. Ela não ficou estática, como se fosse um apartamento que foi comprado e que permaneceu ali, à espera de mobília.

O amor vai ficando para trás quando se pensa que o casamento dá o direito de fazer cobranças ao outro e se passa a viver exigindo que ele cumpra o que seriam suas obrigações. Ele poderá até cumpri-las, mas o fará sem prazer, com a mesma vontade que caracteriza alguém que faz algo somente por obrigação. Para se viver a dois, tem-se de manter acesa a capacidade de seduzir e de conquistar. Fico pensando nas pessoas que nada recebem de presente no Dia dos Namorados, por exemplo. Muitas devem se sentir tristes... Uns porque não tem namorado; outros, porque eles não se lembraram! Agora penso que se alguém não recebe presente no Dia dos Namorados, a responsabilidade não é só de quem não lembrou de comprá-lo, mas também daquele que não soube provocar nele a vontade de dar presentes.

Saber seduzir é saber provocar no outro a vontade de dar presentes, de sair, de fazer um poema, de dar um beijo. Puxa vida, e tantos outros milhões de coisas!
Quando a pessoa esquece a capacidade de provocar vontades, começa a cobrá-las e, o que é pior, a cobrar do outro essas mesmas coisas acompanhadas de romantismo.
O amor vai ficando para trás quando não se percebe que cada um dos parceiros muda a cada dia, a cada momento e se exige do outro que permaneça igual ao que foi ontem, que deixe de lado a sua curiosidade em relação à vida. E quando alguém aceita uma vida limitada, contida, é quase inevitável que se sinta infeliz.

Um pássaro preso numa gaiola, com as suas asas inúteis, lembrando dos dias em que voava livre, belo, com todas as suas forças, só pode sentir-se infeliz. Para que servem as asas a um pássaro engaiolado, senão para mostrar-lhe o quanto ele perdeu e o tanto que é infeliz? O amor vai ficando para trás, quando somente se curte atingir um objetivo, esquecendo-se do prazer de realizá-lo juntos, pouco a pouco. Acumulam-se bens, tem-se a casa de campo, a casa de praia, o carro de último tipo, com computadores que indicam tudo. Mas o uso individualista desses bens acaba mais isolando o casal do que proporcionando momentos de intimidade. Há partes da casa que são do marido, e a mulher não se sente bem de estar lá, e vice-versa, como se fossem duas casas em uma.

O amor vai ficando para trás, preso em detalhes muito sutis, como os adiamentos que nos dão a impressão de que logo ali na frente retomaremos nosso rumo: só mais um pouco, no ano que vem tudo se arruma, depois que nos casarmos, depois que os nossos filhos crescerem, depois que tivermos a nossa casa... Deixamos para começar a viver somente depois que algo esperado acontecer, sem nos importarmos com o que estamos vivendo. A promessa de começar a viver em um possível futuro nos ilude. E ao nos darmos conta, estamos muito longe do que queríamos. Parece-nos impossível, então, retomar o rumo. As pessoas ficam se prometendo que logo ali, em um futuro bem próximo, tudo será diferente, e não percebem que estão se afastando de si mesmas e de sua felicidade.Pensar que ser paciente vai resolver os problemas é uma ilusão.

Ao invés de ficarmos quietos, deveríamos estar gritando bem alto: "Ei, vamos parar um momento! Dá para fazer tudo isso, mas de um jeito que a gente se sinta juntos". Mas ficamos esperando que tudo se resolva com o tempo e que logo no final da floresta encantada encontraremos os remédios para nossos males. Todo mundo sabe realmente o que precisa ser feito e que, no fundo, é tudo muito simples. Tão simples quanto ser preciso regar a flor, ou você ser responsável por aquilo que cativa. Porém, as pessoas se distraem, com a mesma alienação com que os apóstolos dormiram no Monte das Oliveiras, quando Cristo lhes pediu que estivessem alertas porque aquele seria seu último dia com eles.

Cada um sabe da importância do momento mas, como uma criança na floresta, vai-se distraindo aos poucos e, de repente, está totalmente perdido. Chega uma hora em que o que parecia só acontecer com os outros acontece conosco. Portanto, fique atento ao seu amor. Se ele é prioridade em sua vida, cultive-o.

Roberto Shinyashiki 

Postagens Passada

127 comentários

  1. Bom dia, manter um relacionamento de anos, implica muito mais do que amor, companheirismo, cumplicidade, atenção e carinho, cuidar, enfim, passa a ser um amor alem da intimidade. Um relacionamaento duradouro implica em aumentar esse amor para alem do carnal, coração e sim vida a dois...E dificil, mas se existe amor suficiente, vai muito mais alem, vira eterno...Bjin

    ResponderExcluir
  2. O grande erro... acreditar que a pessoa amada renova seu amor a cada manhã sem qualquer estímulo. A maior conquista é manter um amor ao seu lado como quando a primeira vez que o viu...

    Um beijo e ótima semana lindona.

    ResponderExcluir
  3. Ah, a arte de seduzir: cultivar o amor sempre, regá-lo como uma plantinha...
    O amor precisa de atenção, senão se perde, sim.
    Não é necessário tirar a liberdade do outro, amar não significa possuir ou prender numa gaiola...
    É simples!
    Adorei o texto, beijos da Mery.

    ResponderExcluir
  4. Roberto foi mais uma vez maravilhoso...Lindo e verdadeiro...Amor deve ser cuidado e tratado,sem acomodações...beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  5. Assim é, Smareis... e precisamos vigiar os nossos próprios sentimentos, para que não se percam no tempo. Boa escolha; bela semana!

    ResponderExcluir
  6. Penso que a reflexão do autor voltada para o casamento vale para muitas outras situações da vida. Nas amizades, por exemplo, se elas não contribuem para a evolução interior, se elas esquecem de prestar e dar atenção, acabam esfriando. Na vida profissional, se nos estagnamos no burocrático, o trabalho se transforma num fardo pesado que interfere no humor da vida.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Em junho, assiti ao filme Blue Velvet que apresenta essa crítica do esfriamento do amor.
    Particularmente, acredito que, a conquista é algo diário, nas pequenas coisas, no abraço, no olhar, no sorrir, no respeito, na cumplicidade.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo este texto minha querida...que pena que deixar o amor pra trás é uma constante na vida das pessoas...quando será que nos daremos conta que amor é algo pra ser vivido, demonstrado, falado, enfim, ternamente cultivado todos os dias de nossas vidas?
    Beijinhos e boa semana Smareis...
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Existem muito pessoas que deviam ler este texto.
    Há um detalhe muito simples que me faz uma enorme confusão: vejo casais de namorados andando de mão dada, porém, assim que se casam, deixar de andar assim. O que mudou? Um papel? Mas as pessoas não são as mesmas?

    ResponderExcluir
  10. Eu as vezes me odeio pelo que digo, mas não consigo é mais forte do que eu. Conheço todo o tipo de relação que acabou, desde a boazinha com o malandro até a malandra com o otário.

    Não deu certo. Os relacionamentos dependem do entorno, do social, de nossas crenças de nossa educação e de tantas outras coisas que amor torna-se só uma palavra.

    Citando os homens os amores duram dois anos, depois a gente empurra, se for conveniente.

    Desejo a você um lindo dia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Amiga, agradeço seu carinho e sua opinião deixada em minhas páginas.
    Roberto Shinyashiki sempre tem grandes lições para nos passar em cada um de seus textos.
    Gosto muito! Há que se priorizar o AMOR, sempre, em nossos dias e sempre ter a atenção de ver em que lugar ele se encontra...
    Uma grande semana para si.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Smareis!
    O amor é mesmo uma florzinha delicada que necessita ser bem cuidada e regada com muito carinho e atenção!

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  13. Olá minha linda, estou completamente de acordo com a sua postagem, as pessoas quando se casam tem a paixão toda à flor da pele, mas depois fica o amor que com o passar dos anos apenas se transforma em carinho.
    Isto se a relação continua porque na maioria se transforma em ódio.
    Beijinhos de luz em seus dias...

    ResponderExcluir
  14. Nem mais. Temos mesmo de fazer do amor uma das nossas prioridades. Por vezes tomamos as coisas por certas e não lhes damos o devido valor. É preciso mudar isso.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  15. Não tenho experiência de um grande amor......mas já tenho experiência de um amor fracassado.....Estou
    em vantagem para o próximo....
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Não há dor maior que aquela nominaa indiferença. E é nela que se transforma o amor não cultivado. Da rotina se chega ao cansaço, ao desapego, de onde se vai à indiferença. Esse caminho não tem volta, daí a razão da necessidade de surpresas, de demonstrações de afeto, da troca de palavras em confiança e cumplicidade.


    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Smareis, tudo bem?
    Pois é, com certeza, o ser humano nunca é uma linha reta, estática. Assim como está pronto para conquistar, também quer ser conquistado; e para manter esse "jogo", se precisa em muito, criatividade, ânimo, mas principalmente, vontade!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Como vai amiga Smareis? Seu espaço cada dia fica mais primoroso com as palavras que postas.
    Oh,o amor e seus mistérios. Sempre me fascina em nossa natureza essa forma de expressão da alma. É como Roberto Shinyashiki escreve que distraímo-nos com o trivial e esquecemos o excencial. Cada um sabe da importância do momento mas, somos como crianças na floresta, distraidos aos poucos e, de repente, estamos totalmente perdidos. Chega uma hora em que o que parecia só acontecer com os outros acontece conosco.
    Então devemos ficar atentos amor. Se ele é prioridade em nossa vida, cultive-mos ele.
    Saudações cristãs,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  19. MUY INTERESANTE Y POLÉMICO TEXTO. UN PLACER VISITAR SU ESPACIO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  20. Que excelente escolha,Smareis!Um lindo e reflexivo texto sobre o amor, as relações amorosas e como manter aquela chama sempre acesa!...rss...adorei o exemplo do passarinho na gaiola!Foi mesmo perfeito!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  21. Sobre uma arte das mais delicadas. Viva!
    Beijos Smareis,
    Carla

    ResponderExcluir
  22. É a pura verdade. Permitir que o amor caia na rotina, que a magia desapareça, que o encanto se desfaça, é destruir as chances desse relacionamento dar certo. Cultivar o amor, dar o melhor de si pra manter acesa a chama é o que se deve fazer para preservar essa relação.
    Um ótimo texto, uma ótima escolha.
    Beijokas e uma semana feliz pra vc.

    ResponderExcluir
  23. Mas será que sabemos mesmo o que tem de ser feito? E será que conhecemos mesmo as expectativas do outro, mesmo ao fim de vários anos?
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderExcluir
  24. Os textos que você escolhe, são perfeitos, alta reflexão minha querida amiga, cada vez que entro, não consigo parar de ler, fora que seu blog, nem tenho como negar que é perfeito, como já disse, um dos mais lindos que conheci e afirmarei sempre! Em se tratando desse texto, concordo que as pessoas casam e se acomodam, no começo, tudo lindo e maravilhoso, depois vem a acomodação, cada um em seu canto, aindo sou daquelas, que cortejar e com o homem, manter p casamento é de ambos e saber lidar com isso da melhor forma possível! Sou a favor de tudo ser dividido e não cada um ter seu espaço, pois isso, dá asas com certeza a traição, percebo muito na net o quando os homens traem suas mulheres procurando outras e vice-versa, claro que não generalizando, mas não adianta tampar o sol com a peneira, pois realmente tudo que for individual, eu já desconfio, se casou é unir laços, um laço une tudo, agora ter cada um o seu cantinho, claro, que se vc gosta de algo e ele de outro, seda, seder ajuda muito num relacionamento (só não falo isso de time de futebol) kkkk, mas realmente está faltando muita união, algumas mulheres (sem generalizar) e alguns homens também (sem generalizar) tomaram uma liberdade que está complicado hoje em dia, que muitos homens ficam assustados! E confundem! Todos deveriam rever a união. Se deu certo, é a alma gêmea, se não deu,separa, mas trair, não tem perdão ao meu ver. Casamento não é conto de fadas e nem brincadeira de casal, são vidas em jogo e sempre uma das partes saem ferida, é preciso rever muito essa relação casamento hoje em dia! Amei o texto, estou refletindo muito e perdoe o tanto que escrevi, adoro desabafar e ainda com textos tão inteligentes! Beijos querida e muito obrigada pelo carinho em meu cantinho! Aceite meu award com todo carinho! Beijocas!

    ResponderExcluir
  25. Cada dia é novo... óbvio?
    Poucos enxergam o óbvio.
    Tudo precisa ser reciclado.
    Preservação = dedicação.

    Boa semana p/ você.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  26. Oieee querida amiga Smareis!
    Com certeza amiga,todo e qualquer relacionamento tem que haver vontades que sejam verdadeiras,isso no Amor,na amizade e por ai vai.

    Onde há dor, desejamos paz e perdão.
    Onde há dívidas próprias, desejamos confiança renovada
    em sua capacidade de lidar com elas.
    Onde há cansaço, ou exaustão, desejamos compreensão,
    paciência e força renovada.
    Onde há medo, desejamos amor e coragem.


    Desejo-te um final uma Feliz Semana Bjs.
    Com carinho da amiga Nati

    ResponderExcluir
  27. Teu texto super amadurecido quantas verdades ele contém acredito que todas estão aqui expostas elegantemente com muita vivencia. Parabéns. Essa parte é da maior importância: "Ao invés de ficarmos quietos, deveríamos estar gritando bem alto: "Ei, vamos parar um momento"! e tudo o mais tem que se ler com o coração e colocar na balança todos esses detalhes que fazem a vida ser uma grande obra de arte.

    ResponderExcluir
  28. El amor y lo que se siente por una persona, hay que demostrarlo día a día y alimentarlo para que nunca se extinga.
    Un abrazo !

    ResponderExcluir
  29. Os maiores inimigos de uma relação amorosa são o silêncio e a rotina! Ambos conduzem inevitavelmente ao tédio...


    Belo texto!
    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  30. Smareis, o amor infinito requer renúncias, convergências, transigências e etc., porque nada, nem a própria vida está garantida para sempre.
    Devemos viver cada dia com nossas conquistas diárias. Sou personagem desta história e procuro sempre a satisfação mútua. Sinto que a felicidade a dois não é impossível nem complexa se tivemos sorte na escolha.
    Sou obrigado a concordar com a frase, que não me recordo de quem é:
    "o verdadeiro homem não é aquele que conquista várias mulheres e sim aquele que conquista várias vezes a mesma mulher".

    Parabéns pela escolha, pois é espetacular!

    Obrigado pela visita e comentário gentil no meu espaço!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite!
    Meu Blogue “Lusofonia Poética“ está sendo Homenageado no Blogue “Um Farol Chamado Amizade”. Convido a todos para irem até lá e conhecer esse espaço cultural.
    Sua visita me deixará muito feliz.

    http://nuestramizade.blogspot.com/

    Beijo,
    Mara

    ResponderExcluir
  32. Pois é Smareis, Molière disse:"Viver sem amar não é realmente viver." todos concordamos, mas entramos na tal rotina e pouco a pouco instala-se a dúvida..........

    Abraços.Celeste

    ResponderExcluir
  33. Assim como um belo jardim, o amor deve ser bem alimentado e carinhosamente cuidado. belo e verdadeiro texto. Ótima escolha. Parabéns!

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  34. Fantástico esse texto Smareis!.. Realmente nada sobrevive nesta vida se não for cuidado e reconhecido.. e principalmente o amor, que mesmo sendo um forte sentimento, sem os devidos cuidados, não perpetuará através do tempo.

    Um beijão imenso em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  35. O Roberto é simplesmente perfeito!!
    Adorei o post....
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Olá Smareis,

    A família é alicerce da sociedade, e o amor é o que permite que essa estrutura se mantenha sólida e inabalável.

    Um excelente texto, parabéns! Saudade! Bjs! Bjs!
    http://umblogsemfrescura.blogspot.com/

    Enigma

    ResponderExcluir
  37. Nunca nada é certo!
    O amor é uma conquista diária!

    Não podia deixar de vir aqui no regresso de férias deixar um beijinho!

    ResponderExcluir
  38. Linda postagem, Smareis.
    A admiração mútua que se tem um pelo outro é o alicerce da união . Um difícel desafio que deve ser cultivado dia a dia.

    bjs

    ResponderExcluir
  39. Infelizmente vamos nos acostumando com os adiamentos dos projetos, dos sonhos, das vocações... Em prol da família, dos filhos, do emprego, do conjugue, dos relacionamentos, do dito amor, e vamos vivendo meio capenga, meio por meio, meio feliz, meio contente, tudo pela metade. Aliás vivemos tudo pela metade, quando não ousamos viver em plenitude, quando nos contentamos viver a mesmice e deixar que a vida nos roube o entusiasmo e a personalidade. Na verdade, é isso mesmo: Pássaros com enormes asas, em uma gaiola...
    Adorei o texto Smareis.
    Beijokas doces.

    ResponderExcluir
  40. Bonito texto e uma grande verdade.
    O amor deve ser conquistado todos os dias, se não vira monotonia.

    Um beijãooo querida e uma ótima semana ;)

    ResponderExcluir
  41. Ola Samareis, e um texto de grande sabedoria. O amor é um cristal muito delicado, é não permanecer sozinho. Temos que trabalhar na relação todo o tempo...
    Bella publicação, um beijo y linda semana!

    ResponderExcluir
  42. Para viver um grande amor é preciso mesmo este reinventar todos os dias.É preciso parar e reencontrar na conquista e assimpreservar uma relação com carinhos e cumplicidade.Um texto perfeito amiga.
    Bela semana Smareis.
    Meu abraço terno de paz.
    Bju de luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  43. Amiga como poderia eu deixar de enfeitar meus cantinhos com seu carinho ?
    Eu é que agradeço tamanho carinho e atenção:Eu posso dizer tenho uma amiga ,que nunca vi ,mais que mora no meu coraçaõ.Jesus te abençõe e te de em dobro todo carinho que você me tem.Beijus no coração

    Amizade

    Amigos verdadeiros, são para sempre porque...
    não importa a distância,
    no coração estarão sempre perto.
    não importam as diferenças,
    no coração sempre terão um ponto de acordo.
    não importam as brigas,
    no coração sempre haverá lugar para o perdão.
    não importam circunstâncias,
    sempre haverá um ombro para recostar,
    mãos para ajudar,
    olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,
    bocas para expressar as verdades e sorrir.
    Amigos, verdadeiros são para sempre, porque
    quando dois corações se unem, formando um só,
    DEUS se manifesta ali, através do amor
    e o amor é mais forte que a morte,
    é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera.
    não se ufana, nem se ensoberbece, apenas ...ama.
    certamente, permanece.

    Alessandra S. L. Nascimento

    ResponderExcluir
  44. Muitas verdades. É como uma planta, se não cuidar, morre. Beijos!!

    ResponderExcluir
  45. O amor tem de ser cultivado todos os dias.
    É a única forma de manter vivo esse sentimento.

    O jogo de sedução e de dar e receber tem de existir sempre.

    Bjs

    http://rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Lindo e verdadeiro Texto Smareis!
    Viver a dois é mesmo uma arte e vale a pena tentar,pode ser muito bom!
    Vim retribuir sua visita!
    Estou adorando tudo que vi!
    Será sempre muito bem-vinda no meu cantinho!
    Beijos e linda semana!

    ResponderExcluir
  47. Realmente, o vídeo faz muito sucesso, mas postei pensando na minha mãe. Ela vai fazer uma cirurgia para retirar um tumor que está pressionando o nervo óptico dela, eu amo a minha mãe, eu queria poder trocar de lugar com ela. Enfim, Deus vai fazer um milagre acontecer e ela vai melhorar. Um beijo doce!

    http://umblogsemfrescura.blogspot.com/

    Enigma

    ResponderExcluir
  48. Minha querida e amada amiga!
    em poucas palavras te digo que teu texto me fez sentir que o nosso amor está entre dois mundos...
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  49. Amo os textos do Roberto Shinyashiki, e esse, em especial, foi um dos melhores que já li dele.

    Obrigada por compartilhá-lo com a gente!

    É aquela história da plantinha, né?
    Se até a planta necessita de tanto zêlo para ficar viçosa e saudável, quem dirá o amor?

    Ano que vem, marido e eu faremos "Bodas de Rubi", ou seja, quarenta anos de casados.
    E nos sentimos imensamente abençoados!

    Beijos pra você, Smareis, e tenha uma linda e feliz semana.

    Cid@

    ResponderExcluir
  50. Manter um relacionamento através dos tempos, é tarefa muito difícil, mas não impossível. É preciso respeito, cumplicidade e companheirismo, para se manter vivo o amor.
    Bjux

    ResponderExcluir
  51. Amei o texto querida.
    Bela escolha.
    Concordo plenamente com ele.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  52. OI SMAREIS!!!
    EXCELENTE TEXTO DE TUA POSTAGEM. NO AMOR TEM DE HAVER, COMPANHEIRISMO, CÚMPLICIDADE E HONESTIDADE. TEM UMA EXCELENTE SEMANA...BEIJOS...

    ResponderExcluir
  53. Cheguei doladinha saudades..estava sem tempo ..mas agora tô aqui kkkk ...misericordia vida a dois tem horinha que é flórida mesmo kkkkkkkk..mas sabendo um ceder ..ai fica delicioso ...faremos ...eu e edu dia 19 de setembro 35 aninhos casados..com muito respeito e amor..mas tb temos nossas briguinhas é claro ninguem é de ferro kkkk..e quando fazemos as pazes fica bom pra cacete kkkkkkkkkkk !!Vim desejar uma semaninha feliz..junto daqueles que te amam!!!
    As pessoas não se tornam especiais
    pela maneira de ser ou agir
    mas pela profundidade em que
    atingem nossos sentimentos
    Numa Alegria em Silencios
    Beijokinhas te dolu !!!

    ResponderExcluir
  54. O amor é flor, é jardim que tem que ser cultivado dia a dia..jamais esquecido,,,então que ele nunca caia na rotina,,,na mesmice e tenha sempre o cuidado pra florir...beijos de bom dia.

    ResponderExcluir
  55. Olá, Smareis ...que saudade!
    O que dizer depois desse texto?
    Realmente somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos...O texto é claro...um dia de cada vez...e muita observação ao outro...a a nós mesmos...uma constante troca de ideias e ideiais.
    Quero ir contrindo minha parceria com muita parceria...ajuda, força, cinema, viajar, nadar, me comprometer com a saúde....esperamos ter saúde para fazermos viagens....e fazer planos...é o que importa...sentar...e fazer planos....ascender a vela...
    Bjs, bjs, bjs,

    ResponderExcluir
  56. el amor es una planta que requiere los mismos cuidados, sembrarlo cada día, regarlo, sacar la mala hierba, oxigenarlo...
    saludos querida amiga mia, te abrazo

    ResponderExcluir
  57. FILOSOFIA MARAVILHOSA DE VIDA!
    Excelente semana
    Abraço,Willy

    ResponderExcluir
  58. Bom dia,Smareis!!!

    Lindo o texto!! Pra ser feliz à dois é melhor nunca esquecer as pequenas delicadezas que fazem muita diferença, o cuidado, a atenção, o respeito!!O se importar com o outro!!!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  59. Olá Samareis!
    Bonito texto, com muitas verdades à mistura, e essa comparação ao General Romano fez-me rir, mas é verdadeira, é como quem diz esta já está partimos para outra, e depois nem se ganha a outra e perde-se aquela que parecia já conquistada.
    Bom texto,
    beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  60. smar, tanta exigencia, tanto trabajo, tanta complicacion puede ser muy perjudicial tambien; veo mucho debe ser....mucho tendria que ser, mucha indicacion de como tiene que ser, y poca experiencia propia. saludos y siento el verso suelto.

    ResponderExcluir
  61. Olá Smareis,

    Que belo post reflexivo sobre o amor.
    Quem ama está a todo momento a conquistar o ser amado com amor e respeito, e busca a todo tempo manter essa chama acessa com alegria entre ambos. Viver o amor como obrigação em meio a cobranças não é bom, o amor se dá de coração é uma entrega espontânea.

    Muito bom Smareis. =)
    Bjs e abraço, tenhas um abençoado dia. Obrigado pelo teu comentário.

    ResponderExcluir
  62. Olha esse texto descreve muito bem o casamento. Sempre falo que meu marido está em primeiro lugar, até na frente dos meus filhos, dá trabalho mas vale a pena o resultado o melhor é conseguir mudar o relacionamento para melhor em cada etapa vencida. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  63. Realmente sabio lo que decís. Te agradezco el compartirlo!
    Besos...

    ResponderExcluir
  64. Preciosa e Linda Amiga:
    Um dos Posts mais lindos que já li na imensa Blogosfera feito com o seu ser sensível e extraordinário.
    Sim! A cada passo, não devemos pensar que o amor conquistado, está solidificado, doce amiga.
    Concordo absolutamente com a sua narração brilhante e que serve como " alerta" às pessoas.
    Um Post que é uma lição de vida que já registei no que sou.
    Só podia sair de si e do seu talento.
    Beijinhos amigos de respeito,estima e consideração.
    Sempre a admirar o que confecciona de beleza imensa. SEMPRE!

    pena

    Excelente! Linda.
    Bem-Haja, pelo seu génio fabuloso.
    Adorei. É perfeita.

    ResponderExcluir
  65. Gostei, mas eu "escrevinho" mais sobre (des)amores:)!
    Bjo

    ResponderExcluir
  66. O amor é a coisa mais importante na vida do ser humano, não devemos deixar apagar a chama do amor de dentro de nossos corações e saber cultivá-la!
    Já está participando dos sorteios dos meus blogs? Tem 18 peças da Sanremo que vai até amanhã e outros sorteios. Acesse o link e veja todos http://viviass.blogspot.com/p/sorteios.html
    Bjks
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  67. Queremos ser amantes, irmãos, amigos desse ser que nos comove.Mas no fundo veremos depois do primeiro impulso que continuamos apenas tão humanos, tão limitados, como sempre fomos e haveremos de ser.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  68. Infelizmente isso é tão comum! E é tudo o que não queríamos que acontecesse. Depende de cuidados, atenção e , especialmente da doação de cada um. Belo texto. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  69. Regar sempre é preciso, valorizar, admirar, desejar, compartilhar, dividir, amar...
    Tudo necessário, mas às vezes ficamos tão acomodados que tudo isso acaba tão rápido como qdo começou...

    Beijosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  70. Um barco parado no cais de espera
    Amarras soltas do frio ferro
    Uma gaivota adormeceu sem penas
    Uma criança chora no meio do aterro

    Cheio de penas amarro a alma
    Uma saudade arrocha meu peito
    Sou um caçador de nuvens breves
    Um romântico sem ponta de jeito

    Um barco de papel perdido do norte
    Roseira plantada num campo de pedras nuas
    Uma casa perdida da sua cidade
    Um labirinto feito de mil e muitas ruas


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  71. Oi Smareis!É verdade,amor a gente cultiva como uma plantinha preciosa.Nada de cair no comodismo e na rotina,né?Estou de novo endereço,viu?Bjos pra vc!

    ResponderExcluir
  72. Que coisa mais linda esse trecho do Roberto S.!
    Verdadeiro, muito verdadeiro!
    Juro, me emocionei!

    Amiga, eu passei prá te contar que amanhã, 24/08, o Blog Projetando Pessoas completa 1 ano de existência! Sua atenção e gentileza fizeram a diferença nesse período! Espero você para um brinde!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  73. Querida amiga,

    Este texto tão maravilhoso e com tanta sensibilidade surpreendeu-me ao final por ser o autor homem! O que o torna ainda mais fantástico na forte sinalização nas questões do amor, porque envolve sentimentos e observações comuns. Obrigada!


    Beijo com carinho e ótima noite amiga.

    ResponderExcluir
  74. Olá Smareis,
    Este texto do Roberto é perfeito e foca bem a importância de se priorizar o amor em nossas vidas.
    A correria e os desgastes naturais que interferem na vida cotidiana do casal acabam destruindo a magia do relacionamento.
    É sabido que o amor não sobrevive sem cuidados,
    carinho, atenção, respeito e cumplicidade. O casal precisa atentar para a importância de se surpreenderem sempre. Todos sabemos, mas não o fazemos.
    Que aprendamos a cultivar um relacionamento de amor bem construído e que valha a pena!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  75. Concordo, o amor não existe simplesmente, ele se constrói, nos detalhes, nos olhares, no sentir...

    Ps.: vim cá retribuir a visita e me encantei com o espaço, acabei por ficar =)

    bjus da kirah^^

    ResponderExcluir
  76. Adorei o texto. O amor é mesmo como uma plantinha que deve ser bem cuidada o tempo todo. beijinhos

    ResponderExcluir
  77. Que lindo texto! É a mais pura verdade. O tempo faz o relacionamento esfriar.
    Amei conhcer seu blog.
    Já estou mega seguindo!

    ResponderExcluir
  78. Olá Smareis,

    Parece que lançaram spray de pimenta no meu rosto, os meus olhos ardem e lacrimejam sem parar. Obrigada amiga, amiga, amiga... que Deus a abençoe sempre. Um beijo no coração.

    http://umblogsemfrescura.blogspot.com/

    Enigma

    ResponderExcluir
  79. Texto rico em conhecimento e sabedoria sobre a convivência a dois!
    Amei!!!

    Amada amiga,
    Tua amizade sincera e pura
    Ilumina meu céu...
    Acorda a aurora, faz minha vida raiar
    Leva embora a tempestade
    E meu Sol volta a brilhar!

    Carinhos mil pra ti, viu?
    Beijos
    Suelzy

    ResponderExcluir
  80. Quantas vezes estamos tristes, desmotivados, meio perdidos ou até estamos passando por algum período de muito sofrimento. Coisas assim acontecem com todos, mas tenho algo a dizer para você. Não desista.Peça ajuda a Deus para que lhe guie e de sabedoria, porque Ele pode te ajudar quando você estiver triste e desmotivado. Peça a Ele para te dar mais força para você agüentar esse período difícil e para que não desista. Vamos, sei que você consegue. Fale com Ele.Estou em mudança em busca de meus sonhos vou ficar um tempo afastada mas volto logo. Deus abençõe vc bj no coração!

    ResponderExcluir
  81. Passando rapidinho, só para te agradecer pelas palavras e por me seguir. Estou te seguindo também. Parabéns pelo blog, Smareis!!!

    Tenha um ótimo dia!!! Beijos

    ResponderExcluir
  82. Olá Smareis
    Gostei do seu texto p´ra caramba! Ele é elucidativo quanto à forma de cultivar o amor e um excelente tema de reflexão para todos mas especialmente para aqueles que não fazem nada para o cultivar (o AMOR) e depois se queixam que são uns infelizes.
    Uma semente só poderá dar bom fruto se de facto encontrar boa terra e depois for cuidadosamente tratada.
    Há de facto muita gente que só se preocupa em conquistar mas depois descura a defesa dessa conquista e acaba por perdê-la.
    Hoje, há um insucesso muito grande no casamento porque a vida a dois implica uma grande cumplicidade, compreensão e partilha e as pessoas não fazem nada disso. São exigentes e intolerantes e não assumem as suas responsabilidades, sendo mais fácil atribuir ao outro as culpas desse insucesso.
    O mundo precisa de AMOR e as pessoas precisam de cultivá-lo todos os dias em seus corações para poderem partilhá-lo com quem precisa.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  83. Smareis!

    O amor é construído a dois. Ambos tem percepção e sensibilidade para saber do outro e nutri-lo. Perfeito seu texto!

    Parabéns!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  84. Gracias por su cariñosa visita.
    Ciertamente el amor entre dos personas hay que alimentarlo día a día, decirse con cierta frecuencia «Te amo» n saber darse una caricia sin ningún motivo simplemente para que el otro sepa que le importas y tantos detalles que la vida cotidiana nos ofrece.
    Cuando pueda pase a buscar el PREMIO A LA AMISTAD del día 27 de junio con motivo de mis 60 años. Espero sea de su agrado
    Con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  85. Obrigada amiga pela sua visita.

    Gostei imenso deste texto dum autor que muito aprecio.
    Sobre o tema, está tudo dito.
    "O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá,mais se tem.
    Antoine de Saint-Exupéry)

    ResponderExcluir
  86. Smareis
    Escolha super acertada, minha linda amiga capixaba
    Roberto é um mestre em comportamento e relacionamento humano! Só essa parte do texto já valeu a sua leitura:" Como um general romano que, depois de ter conquistado um país, parte para a invasão de um novo território. Porém, todo bom general sabe que, mais do que conquistar, é preciso trabalhar no sentido de manter o território conquistado".
    Bjkas, minha linda, com muito carinho e ternura. Seu blog só tem textos maravilhosos, de muito bom gosto, que nos fazem refletir SEMPRE. Obrigada!

    ResponderExcluir
  87. Muchas gracias por visitar mi blog y dejar tu huella, tienes un blog muy bonito.

    El amor debe alimentarse todos los días del año, con cada gesto, con hechos, con palabras, con cariño, y sobre todo, con respeto.

    Me quedo viendo tu bello blog.

    Besos.

    ResponderExcluir
  88. Olá querida!
    Preciso disso! Estou intoxicada de sentimentalidade.
    Passa lá no blog para conferir o post que fala sangrando... De amor por um mortal"
    bj

    ResponderExcluir
  89. O amor deve ser regado e cultivado dia após dia. Olá amiga vim te desejar um restinho de semana com paz e amor e te convidar para uma festa dia 1º na Ilha quando entro de férias, passa lá e pega o convite ok? beijos no coração!

    ResponderExcluir
  90. Viver a dois
    é muito difícil
    complicado,
    maís é uma sensação
    tão gostosa de ter
    sempre alguém ao lado
    viver há dois é
    tudinho
    de bom.
    linda noite bjs

    ResponderExcluir
  91. Paulo César lhe envia um abraço desde o meu blog, linda! [sorrio]

    ResponderExcluir
  92. Querida!
    Obrigada pelas palavras carinhosas que deixaste no Blogue Um farol Chamado Amizade, ao referir-se ao meu Blogue Lusofonia Poética.Gostei muito.
    Beijo,
    Mara

    ResponderExcluir
  93. Passando por aqui para te pedir para dar uma passadinha no blog do meu amigo e ver o acróstico que Regininha fez prá ele.Deixa teu comentário lá para ela se sentir feliz.É uma menina que precisa do nosso incentivo para ver se aparece alguém que dê força para ela escrever seu livro.
    http://pedrofransilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  94. OI, vim retribuir sua visitinha no meu blog.Fiquei encantada e decidi ficar.
    Sobre o casamento é bem complicado a realção se não tiver amizade, companherismo e cumplicidade.É muito mais que entender e compreender o outro.Passa-se os anos e é isso que fica, eu quero muito ficar com meu marido velhinhos, mas ter o mais importante, sermos cúmplices baseado no amor e respeito.Muitas vezes "eles" lembram do presente, mas erram ou quantas vezes não falamos o que queremos dizer.É complexo e ao mesmo tempo apaixonante...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  95. Grazie per la tua gradita visita.
    Il tuo blog è un diario colmo di riflessioni e meditazioni....complimenti!
    ciao
    Simona

    ResponderExcluir
  96. Querida Smareis

    Os textos que selecciona, para reflexão aqui neste seu espaço, são sempre de grande qualidade e remetem-nos para o sentido da vida e do nosso relacionamento uns com os outros.
    O amor, tal como a amizade, é uma planta que tem de ser regada, precisa de luz e de cuidados. Assim não sendo corremos o sério risco de uma vida ressequida e sem objectivo.

    Beijo

    Olinda

    ResponderExcluir
  97. Hola! Precioso también tu blog, gracias por tu comentario en el mío, te sigo! Besos desde Argentina

    ResponderExcluir
  98. Super verdadeiro este texto Smareis, muito bom.

    Relacionamento é conquista diária.

    Beijos, boa quinta pra você!

    ResponderExcluir
  99. Bello il tuo blog.Anch'io amo gli animali, sono semplicemente meravigliosi.
    Un abbraccio Silvia

    ResponderExcluir
  100. Agradeçoa sua visita m meu blog.

    Gostei, também do seu e já a estou seguindo.
    Manter a chana do amor acesa tem sido a dificuldade da maioria dos casais. Creio que para que ela não se apague é preciso sempre , dia a´pós dia acendê-la com ternura , respeito,cumplicidade e um esforço para manter sempre o melhor diálogo possível

    ResponderExcluir
  101. Maravilha de blog. tb
    estou como sua seguidora, amiga
    sucesso sempre

    ResponderExcluir
  102. Nossa..
    se eu gostei daqui?
    sem comentários, e este post só fala a verdade!
    Obrigada por me seguir, também já sou sua mais nova seguidora!
    Parabéns pelo blog, nota 10 =)

    ResponderExcluir
  103. Querida amiga

    Cpmp são belas as palavras
    inundadas de verdades.

    É preciso se cuidar do amor,
    para que ele não parta de nós.

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderExcluir
  104. Bem dizia minha saudosa mãe: guardar as escovas de dente lado a lado, não é mole não!
    (Amiga, peço-lhe desculpas pela minha ausência; só agora estou me recuperando da dor da perda de meu irmão, neste dia 13/08. A saudade é imensa, mas a dor é um pouco menor. Me desculpe o "copiar e colar", neste recadinho. Beijo grande, com saudade.)

    ResponderExcluir
  105. Olá Smareis! Foste bastante feliz quando na escolha. Bela e verdadeira mensagem.

    Beijos e boa noite pra ti.

    Rosemildo Furtado.

    ResponderExcluir
  106. Que Deus me conserve por mais algum tempo nessa
    morada de sonhos que é a blogosfera
    e meus tesouros de amigas e amigos...
    Cada dia pode ser o ultimo em nossos
    vidas por isso tudo que desejo é paz...
    E se amanhã não me for permitido passar mais aqui
    conserve consigo a humidade que vou deixar
    para sempre com você....
    Creia não existe dor que Deus não cure
    ninguem sofre pra sempre...
    Hoje digo com absoluta certeza
    só Deus sabe quanto você me ajuda com seu amor
    e amizade sincera seu gesto de carinho é tudo
    de bom.
    Um beijo terno e carinho
    guarde contigo meu carinho pra sempre.
    Bjs ,Evanir..
    Um lindo e abençoado final de semana...

    ResponderExcluir
  107. Um texto muito bom, Smareis.Gostei de ler!

    Saber o que se quer é o mais importante e depois, ir a luta... nada vem de graça!

    Beijo e uma linda noite.

    ResponderExcluir
  108. Querida Smareis,precisamos ler os sinais e cultivar nossos amores.Linda e acertada escolha,amiga.
    Bjsssss,Leninha

    ResponderExcluir
  109. Oi minha amiga vim correndo te oferecer um carinho que fiz com muito apreço e dedicação,esta no blog Claridade e Amor ,não fiz referencia ´so coloquei Carinho. Foi postado hoje dia 25/08/2011 . Por que ele é especial pra você e pra outra amiga ..Ficarei feliz se aceitares..Tenha um fim de semana na paz do Senhor Jesus.Beijus no coraçaõ

    ResponderExcluir
  110. Vim conhecer você Smareis e agradecer por seu comentário e visita lá em casa. Seu blog eu adorei. Voltarei com mais tempo para ler com a devida atenção seus escritos.
    Um beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  111. Olá Smareis!!
    Adorei sua visita, que bom que gostou... navegue à vontade!!
    Amei seu espaço e já estou te seguindo.
    Espero você por lá e se quiser me seguir, ficarei muito feliz.
    Beijinhos
    Drica

    ResponderExcluir
  112. amiga, tienes un espacio maravilloso!

    me encantará disfrutar tus preciosas letras, sin embargo, no puedo acceder a los seguidors, he intentado recargar la página, tal como lo indicas pero no he podido, qué pena! de todos modos, retornaré y seguiré insistiendo, hay varios blogs que están teniendo este problema con los seguidores.

    un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  113. Com certeza relação humana é arte que exige treino e prática... hehehe! Valeu pela visita e pelo comment! Beijos!

    ResponderExcluir
  114. olá paz,
    lindo seu blog, tenha uma bela tarde. bjs

    ResponderExcluir
  115. Olá querida amiga !!!

    Maravilhosa escolha do texto, como sempre !!! Sou fã dos textos do Roberto !
    Esta é uma lição muito verdadeira ! Já tive relações onde o amor morreu justamente por isso, porque achamos que uma conquista é algo estático e que não é preciso cultivá-la.
    Aprendi muito com isso e hoje faço de tudo não só pelo meu companheiro, como para todos que amo. Simples gestos no dia a dia, alimentar a cumplicidade, mostrar interesse nas atividades do outro, etc, são coisas que não nos custam nada e que mantém aceso o amor, assim como também o fortalecem.
    Estou com meu marido a 4 anos, e hoje de manhã por exemplo, saí de casa antes dele, e deixei na carteira um bilhetinho carinhoso, cheio de corações, pode parecer bobagem aos olhos dos outros, mas atitudes assim, cultivam o amor e mostram que a relação vale a pena !

    Um beijão e bom fim de semana !!! ;)

    ResponderExcluir
  116. Hola Smareis:
    ¡Qué hermoso texto sobre el amor que nos compartes hoy!
    Al amor hay que cuidarlo de a dos, y para eso es importantísimo que siempre haya diálogo en la pareja.

    Besos

    ResponderExcluir
  117. Obrigada pelo elogio nas fotos, obrigada pela visita e por me apresentar um Canto tão bonito.

    Beijos
    Noh

    ResponderExcluir
  118. Seu texto é fabuloso. Gostei muito. A vida a dois não e muito fácil. Obrigada pela sua visita. Amei te encontrar por lá.
    Carinhosamente,
    Sandra
    Sabe, já faz tempo
    Que eu queria te falar
    Das coisas que trago no peito

    Saudade, já não sei se é
    A palavra certa para usar
    Ainda lembro do seu jeito

    Não te trago ouro
    Porque ele não entra no céu
    E nenhuma riqueza deste mundo

    Não te trago flores
    Porque elas secam e caem ao chão

    Te trago os meus versos simples
    Mas que fiz de coração.

    ResponderExcluir
  119. Meu amor, passei para agradecer as suas orações, carinho e cuidado. Ai amiga, eu não sei como expressar a minha gratidão, primeiro a Deus, depois a você. Obrigada, que Deus a abençoe hoje e sempre. Bjs!

    E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. II CO. 12:9

    http://umblogsemfrescura.blogspot.com/

    Enigma

    ResponderExcluir
  120. Um excelente texto!
    Como uma planta precisa de ser regada para não secar, assim o amor.

    Bjo

    ResponderExcluir
  121. O amor é tal como a plantinha que precisa todo dia da aguinha doce nele, porque as vezes, só uma aguinha doce mesmo para acalmar os ânimos; viver sozinho a gente já arrumar precautos, com alguém, e na intensão de ser para a vida inteira, muito mais precisa ser tratado.
    Passe lá no blog,quanto mais comentar, mais aumenta suas chances em serem sorteados, pois o sorteio será feito através dos comentários! você pode ser contemplado por um autor plus! autor "Plus", é aquele que disponibiliza duas obras para o mesmo sorteio; ou seja, aquele que foi contemplado por um autor plus, indicará, no blog, O clube dos novos autores, a pessoa que este gostaria que fosse contemplado com esta outra obra, seja quem o indicou; seja um amigo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  122. Lindo texto,só quem é casada ha tantos anos como eu sabe bem o que vc descreveu ai.
    Obrigada por passar no blog e deixar seu coments e seu rastro.Estou no seu.
    Bom fds,bjka

    ResponderExcluir
  123. Quantas verdades no seu post.....esquecemos de regar nossos relacionamentos....

    lindo texto verdade!!

    beijo....

    ResponderExcluir
  124. Milhões de parabéns, pela inspiração, beleza e dedicação.
    Amei este blogger, já sigo, e esta no meu, como seguidora.

    Sucesso ainda mais

    AnaLu

    ResponderExcluir
  125. " É falta de responsabilidade esperarmos que alguem faça as coisa por nós."
    (John Lennon)
    Obrigada pelo carinho da visita, desculpe pela demora de resposta...rss...Gostei muito visitar se espaço.

    Bjos...

    ResponderExcluir
  126. Ufa, cheguei...rs. A temática amor sempre desperta opiniões e lembranças... Gostei muito das verdadeiras dicas e visões sobre o relacionamento entre casais, pois até este momento ímpar da nossa vida está sendo "corrompida" pela pressa e pelo individualismo social. Lindo post, parabéns!!!
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir



Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!

Aprenda com o autor da vida!

A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor!